CARTÕES FEITOS COM RETALHOS

21.9.17
Sempre gostei de enviar e receber cartas. Quando isso deixou de existir, cingi-me à correspondência de Natal: remetia a uma longa lista de amigos, que sempre retribuía. Acabou também, substituída por um ou outro gift animado, que nos chega por whatsapp quando a quadra se inicia. Restam os cartões, dos quais não abdico, que acompanham presentes de aniversário, casamento, nascimento e outras comemorações. Quando os vejo bonitos, por aí, compro-os, mas na minha ânsia de dar uma razia nos retalhos que tenho, lembrei-me de fazer alguns com um cunho mais pessoal. Para isso, baseei-me em envelopes de medidas padronizadas (pequenos de 7,5cm X 11cm e um pouco maiores de 11,5cm X 16cm) para decidir as dimensões dos cartões, que cortei em cartolina craft de 280g. E pronto, a partir daí foi deixar a imaginação fluir! Notem que eles são desperdício zero pois podem ser reutilizados por quem os receber, basta substituir a folha branca que se encontra no interior.














E para quem se inspirou e tem a casa cheia de retalhos, deixo aqui um pequeno tutorial do método que segui para fazer os cartões.
1) unir os retalhos como desejar:
2) decidir a posição do cartão:
3) coser à máquina seguindo "o desenho" dos retalhos:
4) cortar o tecido extra:
5) voltar para a máquina e coser a toda à volta:
6) uma dica importante: fazer sempre o retrocesso no início e final das costuras!
7) vista interna do cartão com a folha em branco:
8) como ficam as costuras vistas por dentro:

25 comentários:

  1. Oi Val, novamente encantada com seus trabalhos. Imagino o seu contentamento ao finalizar cada um. Quem os receber terás um belo presente. Também gostei muito da tags do post anterior, lindas!
    Val,recentemente me escrevi no Instagram e tenho feito alguns posts por lá. O nome é osimplesmundodemaria, o mesmo nome do meu blog. Também tenho saudade das amizades feitas pelo blog e as vezes me lembro de você.
    Tenho muito carinho por ti. Desejo o melhor da vida para você e sua família. Tenha um ótimo fim de semana, bjsssss

    ResponderEliminar
  2. Tão bonitos, Val! Gosto tanto! De facto, que não nos falte inspiração e as coisas bonitas acontecem sempre. Também ando a aproveitar sobras, estou a fazer uma manta que está quase terminada. Com as cores bem conjugadas, o efeito destes trabalhos, seja com tecidos ou lãs, é sempre surpreendente e as tuas escolhas fazem-me sempre bem aos olhos!
    E hoje já é sexta! Yes!!! Desejo-te um excelente fim-de-semana ;) bjs*

    ResponderEliminar
  3. Nunca mais vai sobrar um pedacinho de retalho sem uso!!
    Val, que lindeza!!!!
    In love <3

    bjus
    ana

    ResponderEliminar
  4. Olá Val. Eu também adorava receber e enviar cartas em papel, ainda hoje guardo grande parte delas. Sou do tempo em que aguardava ansiosa a chegada dos cartões de aniversário e de dias festivos, é uma pena a era do papel ter passado. Os cartões foram uma ideia genial e original. Parabéns. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Bem Val, imaginação não tem limites, principalmente a tua :)
    Eu também mantenho a tradição, no Natal envio sempre postais!
    Nos anos já não tanto... mas adorei a ideia, já sei para onde vao os restos dos tecidos...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Que lindosss Val! Gosto mesmo!
    Adoro receber e enviar cartas e postais, e embora cada vez mais isso esteja fora de moda, eu continuo a fazê-lo.
    Beijinho enorme minha querida!

    ResponderEliminar
  7. Querida Val, que ideia maravilhosa! Ficaram tão lindos! E essa possibilidade de serem reutilizáveis ainda os torna mais originais. És fantástica. Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Oi Val,
    Nunca tinha visto estes cartões. São lindos! O próprio cartão já é um presente.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Bom, eu já tinha passado por aqui logo que o teu post saiu, mas... achei que não tinha o tempo necessário para o apreciar, daí que só hoje depois de ter passado um belo de um fim de semana, resolvi não deixar nem mais um dia para comentar, rolar para cima e para baixo não sei quantas vezes... perco a conta. Obrigada pelo tutorial.
    Realmente já me tinhas avisado deste post, e eu claro, não tinha duvidas nenhumas que iria ser um estoiro, sem margem de duvida, está uma ideia fascinante onde o bom gosto está sempre presente, não basta a junção de tecidos é preciso mesmo a arte de saber conjugar e o bom gosto, Parabéns não sei quantas vezes.
    Fiquei inspirada nestes teus postais e quando tiver livre do que estou fazendo vou meter mãos à obra. Separar os tecidos por cores e depois vamos lá ver se não te deixo ficar mal.
    Beijinho grande e novamente porque tu mereces e eu não me canso de dizer PARABÉNS.

    ResponderEliminar
  10. Tão lindos, tão lindos! Quero fazer para enviar aqueles dois ou três cartões físicos que sempre envio no natal. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  11. Ohh, que coisa mais fofa, Val! Do que tu te lembras! És a verdadeira inspiração, quer dizer a inspiração existe em pessoa!
    Adorei, adorei! Jamais me lembraria de tal... estou encantada. Obrigada querida, pela inspiração e pelo tutorial tão perfeito.
    Beijinho muito grande!

    ResponderEliminar
  12. Olá Val! Criatividade não te falta! Tu nasceu para o belo e para à arte.O próprio cartão já é um presente! Amei,Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. oi Val, achei o máximo, posso copiar???
    A combinação de cores é perfeita.
    bjk

    ResponderEliminar
  14. Bom dia, Val!
    É um lindo trabalho, assim como uma bela forma de reaproveitar restinhos.
    Acho que muitos aproveitarão sua dica.
    Eu tb passei pelo mesmo processo que vc - cartas, cartões de Natal e depois... tudo acabou :( . Mas eu ainda faço e envio meus cartões, com ou sem presentes.
    Com retalhinhos já fiz, mas colados mesmo. Pena que eu não sei costurar.
    Quem recebe algo tão delicado assim, guardará como lembrança ou reaproveitará, pela versatilidade.
    Lindas composições, parabéns!

    Obrigada pelo carinho com as Bailarinas, também acho que é uma bonita decoração.

    Abraços e feliz final de semana.

    ResponderEliminar
  15. Hi VaL :)
    Sabes que ainda guardo o postal em papel que cozeste á maquina.Tinha um vestido em papel e um laço amarelo. Era o ano de 2013 e achei o tão original na altura.
    Agora esta versão é a mais avançada, alguém que já domina o patchwork e sabe como ninguém conjugar os mil e um tecidos.
    Eu se recebesse mesmo que fosse reutilizável como dizes nunca o daria ;)
    bj mt grande com saudades
    Lulu

    ResponderEliminar
  16. Que lindos! E ainda com tutorial!
    Amei.
    Muito Obrigada
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Que coisa mais linda esses cartões! Obrigada pela ideia e pelo tutorial! :)

    ResponderEliminar
  18. Maravilhosos querida Val, como tudo o que sai das tuas mãos!!
    Cada vez dou mais valor aos presentes feitos com carinho e pensados exatamente para quem os vai receber. E um presente acompanhado por um desses cartões é extraordinário. Duvido, sinceramente, que alguém que o receba o vá reutilizar. O cartão, por si só, já é o presente.
    Um beijinho e obrigado por mais esta partilha.

    ResponderEliminar
  19. excelente ideia. Tenho tantos restinhos.

    ResponderEliminar
  20. Achei a idéia sensacional e a execução, uma perfeição! Super criativos, lindos, mas só discordo de uma coisa no seu texto: reutilizáveis ou não, duvido que alguém tenha coragem de passá-los adiante!

    ResponderEliminar
  21. Olá Val,
    Amei, amei!! São lindos, coloridos, divertidos e ainda reutilizáveis que maravilha. Muito criativo a melhor ideia dos últimos tempos para aproveitar retalhos, ganhou meu coração irei copiar com certeza, rs. Com estes mimos, cartão e etiquetas, suas embalagens ficarão lindíssimas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Que trabajo más precioso echo con retazos ,, una gran reciclahe ,, me encanta el colorido y estamoado de los géneros

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics