Há já algum tempo que sigo a Veronica Kraemer no Instagram e encanto-me com os trabalhos dela, cada um mais bonito e elaborado que o outro. São mesas, bandejas, caixas, molduras e tudo o mais que possa imaginar, feitas com mosaico de pastilhas ou cacos de azulejos. A influência foi tão grande que vim da minha última viagem a Bruxelas com todo o material na mala: turquez, pastilhas, cola, betume, espátula. Tudo o que precisava para me iniciar na arte e não conseguia encontrar em Portugal. E, claro, esperei que me viesse parar às mãos uma peça que se adequasse. A peça chegou, por meio da cunhada, que me entrega uma bandeja de madeira, velha e de dimensões acentuadas ao mesmo tempo que sem convicção diz-me:"leva isto, vê se lhe consegues fazer alguma coisa!"
E levei. Mas o resultado não chegou de primeira. O que eu queria mesmo era fazer um mosaico com cacos de azulejos. Comprei azulejos, mais ferramentas ainda, e ao mesmo tempo que me correspondia por Direct com a Veronica e assistia aos seus videos, tentava partir azulejos em casa. Uma lástima! saltavam bocados de ladrilho por tudo quanto era lado, o vidrado lascava e o músculo do braço pedia arrego. Parti para o plano B, bastante menos ambicioso: pastilhas. Só que com a minha inexperiência, as que tinha trazido da Bélgica, não eram suficientes. Navega daqui, pesquisa de acolá, descubro a Vitrálica, e em poucos dias tenho em casa 8 cores de pastilhas de vidro. Agora era só pôr mãos à obra. A bandeja, tão desgastada, precisou ser lixada e apareceram dois tons de madeira (nos triângulos que reforçam os cantos e nas pegas) o que levou-me de imediato a gostar um pouco mais dela: afinal a feiosa tinha lá seus encantos escondidos e só precisava mesmo era de um pouco de atenção!
E levei. Mas o resultado não chegou de primeira. O que eu queria mesmo era fazer um mosaico com cacos de azulejos. Comprei azulejos, mais ferramentas ainda, e ao mesmo tempo que me correspondia por Direct com a Veronica e assistia aos seus videos, tentava partir azulejos em casa. Uma lástima! saltavam bocados de ladrilho por tudo quanto era lado, o vidrado lascava e o músculo do braço pedia arrego. Parti para o plano B, bastante menos ambicioso: pastilhas. Só que com a minha inexperiência, as que tinha trazido da Bélgica, não eram suficientes. Navega daqui, pesquisa de acolá, descubro a Vitrálica, e em poucos dias tenho em casa 8 cores de pastilhas de vidro. Agora era só pôr mãos à obra. A bandeja, tão desgastada, precisou ser lixada e apareceram dois tons de madeira (nos triângulos que reforçam os cantos e nas pegas) o que levou-me de imediato a gostar um pouco mais dela: afinal a feiosa tinha lá seus encantos escondidos e só precisava mesmo era de um pouco de atenção!
Oi querida Val, também acompanho os trabalhos da Verônica kraemer. Acho lindo estes trabalhos em mosaico. Ainda não me atrevi em fazer um pois acho muito complicado. Quando eu tentar a fazer um, vou fazer assim igual à você. Começarei com essas pastilhas já cortadas e coloridas. Aqui no RJ é fácil encontrar em várias cores. Querida, ficou lindo o seu trabalho em mosaico bem colorido. Um trabalho que exige paciência. Acredito que foi muito bom fazer e ver o resultado final. Também achei muito fofo este cacto em cerâmica.
ResponderEliminarEstou ausente do meu blog. Passei por uns dias complicados e agora já estou animada novamente. Estou bem e com saudades de postar algo no meu blog.
Lhe desejo sempre o melhor! Tudo de bom, bjssss
Bom dia,
ResponderEliminarEste tipo de bandeja é, simplesmente, muito bonito. Também temos uma, por aqui! :) E até a fomos buscar, ontem, para servir de base de um bolo de arroz (feito na máquina do pão, o bolo... claro!)... ;)
http://feltronasmaos.blogspot.pt/2017/04/dia-de-bolo-de-arroz-feito-na-maquina.html
A obra prima, por aqui, tem mãos de um tio (que por acaso mora bem perto da Bélgica!) muito querido...
Beijitos,
boa semana e...
continuação de EXCELENTE trabalho! ;)
Olá Val! Mais um trabalho minucioso, e que resultou na perfeição, como tudo aquilo em que tu te empenhas... Gabo-te a paciência, a persistência e o teu gosto refinado e assertivo:)Estou aqui a pensar se não te devo enviar uns quantos tabuleiros que aguardam no fundo do armário a espera de melhores dias:):):):) Beijinho, Manela
ResponderEliminarAcho que ficou muito bonita para ser seu 1o trabalho.
ResponderEliminarE bem coloria.
Parabéns!
Val,
ResponderEliminarFicou linda a bandeja.A Verônica é uma craque,mas seu trabalho não deixou nada a desejar,um quebra cabeças com tantas cores.Parabéns.
Besitos e tenha uma semana abençoada
Espetáculo Val :)
ResponderEliminarMuito bonito :)
E fica muito bem na decoração :D :D
Umas mãos de fada ;)
Beijinhos
Adoro Val! Tão bonito e cheio de cor!
ResponderEliminarEssa bandeja parece que foi ao cirurgião plástico. Nem parece a mesma. :)
Parabéns por mais um trabalho tão interessante.
Beijinho e boa semana
Boa tarde, Val
ResponderEliminaraqui: 13:10 tarde quieta de segunda-feira com sol e céu azul.
Houve um tempo em que me entreguei a esse hobby, fiz até uma mesa redonda. É gost
desculpe, o dedo bateu na tecla errada.Como ia dizendo é um trabalho gostoso de fazer, precisa de muita paciência, mas super compensador.
ResponderEliminarSua bandeja ficou muito linda, deu um colorido bem harmonico pra ela. Gostei bastante. Com certeza ficará com vontade de fazer mais.
Parabéns.
Grande abraço.
mari
Mais uma ideia genial. Ficou tão linda e tão colorida! Nem parece o primeiro trabalho do género. Está fantástica!
ResponderEliminarMuitos parabéns, Val querida!
Oh val tu estás sempre a surpreender-me com os teus trabalhos.
ResponderEliminarQue linda que está a tua bandeja. Tão cheia de cor como já é costume nos teus trabalhos.
Confesso que fiquei cheia de vontade de experimentar. Não sei até que ponto aqui nos meus lados se consegue encontrar estes materiais.
Obrigada por seres uma inspiração constante. Admiro te tanto 💙💛.
Beijinho enorme e boa semana.
Bom dia Val
ResponderEliminarEste trabalho mostra bem a tua persistência.Ficaste sempre com o desejo de fazer um trabalinho com mosaicos e eis que o resultado está aqui .
Ficou bem bonito o teu tabuleiro e tão bem na tua varanda .
É muito engraçado como estes pequenos trabalhos surpreendem, está aqui uma peça unica e com grande valor .
A junção das pastilhas ficou demais e o vaso em forma de cacto, foi a cereja no topo do bolo .
Estás de parabéns
bjs e dia Feliz
Lulu
Ficou tão bonita! Gosto muito do efeito dessa cerâmica, a pastilha, sempre quis ter uma das paredes cá de casa nesse material, mas ainda não tenho. Na foto em que estás a distribuir os quadradinhos, parece que estás a construir legos ou mesmo a fazer um puzzle, acho que é mais isso :D O resultado final é muito bom, a bandeja ganhou uma nova vida e tu uma nova peça com cores lindas. Parabéns! bjinhos*
ResponderEliminarFicou muito linda! Não sei se tinha paciencia para fazer esse puzzle, mas o resultado final é magnifico!
ResponderEliminarVal, que coisa mais linda que ficou! Estou encantada!! Adoro esse colorido! Vi no Instagram e tive que vir aqui prestigiar seu trabalho; parabéns!!
ResponderEliminarBjo grande!
Manu
www.simplichique.com.br
Olá Val,
ResponderEliminarLinda! Adoro trabalhos de antes e depois, gosto de vê como uma peça abandonada, muitas vezes considerada feia, ganha vida, alegria e glamour. Gostei muito que tenha deixado os detalhes da madeira aparente, realça ainda mais o mosaico e deixando sua bandeja ainda mais glamourosa! Imagino que ainda viram lindos trabalhos em mosaicos por aí, rs.
Beijos
Oi Val!
ResponderEliminarVim espiar de perto essa bandeja e além de dizer de novo que acho linda, acrescento que adoro ver as fotos da fase da transformação que você faz nas coisas.
Um beijo! ♥
Mulher dos 7 oficios, isso sim. E de muito bom gosto.
ResponderEliminarBeijinhos
Também sigo a Veronica, e gosto muito dos seus trabalhos, e sobretudo da sua energia. Mas essa bandeja não fica atrás, está espectacular! Deve ser um processo interessante, porém trabalhoso. Mas valeu a pena! Bjo
ResponderEliminarVal querida
ResponderEliminarVocê é mesmo uma artista plástica, consegue fazer tudo que se propõe e muito bem feito, tem uma paciência de Jó, de invejar.
Parabéns pela linda bandeja de azulejos, ficou um encanto.
Um beijo pra você.
Eu não conhecia a Veronica Kramer mas fiquei a gostar de conhecer.
ResponderEliminarE o tabuleiro ficou muito melhor! Sempre gostei destes trabalhos com estas pastilhas de cor. Há imensos anos nos quintais por trás de casa dos meus pais existiam uns prédios em ruínas onde costumava brincar com os meus irmãos (isto nos tempos em que era normal crianças brincarem na rua) e eu recolhia peças destas de cor que estavam espalhadas pelo chão no meio da vegetação e trazia para casa como se fossem tesouros :) ... enfim deu para divagar um pouco por memórias antigas e felizes de outros tempos.
O tabuleiro está girissimo Val e deu imenso trabalho pela descrição que fizeste. Mas valeu a pena!
Val, mais uma transformação incrível que você fez! Acho surpreendente o quanto você consegue melhorar a aparência das madeira que caem nas suas mãos... eu não tenho paciência para lixar tanto, e com tanta perfeição! Parabéns!
ResponderEliminarVal, td bem contigo e a família? O antes da bandeja deu para ver q estava bem tristonha, aí com sua criatividade e mãos de fada, se transformou ficou, linda, o colorido chamando a alegria, faz bonito em qualquer ocasião. Beijos da Rose do Brasil.
ResponderEliminarOlá Val
ResponderEliminarJá fiz esta aplicação de pastilhas no banheiro da minha casa, é um cão fazer na parede, elas deslizam, mas o trabalho fica incrível apesar do trabalhão que dá, a bandeja ficou ótima.
Bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Ah, tinha visto no Ig e já havia me encantado. Adorei e acho que pode começar a se envolver com esse tal mosaico, vc leva um jeito danado! Há muito tempo atrás fiz um espelho com mosaico, mas usando uma técnica que tirei da cabeça, afinal nem Google rolava...rs. Fiz com azulejos velhos que estavam abandonados na minha mãe e mandava ver o martelo para que quebrassem e eu ia juntando as irregularidades que melhor se encaixavam. Deu um trampo lascado, mas lembro que fiquei feliz com a peripécia. Beijo
ResponderEliminar