Algumas vezes perco a vergonha e mostro no blog trabalhos que faço profissionalmente. Geralmente, são remodelações de apartamentos velhos e devolutos há vários anos. Pouca gente entende esta minha atração por entrar em espaços escuros, sujos e degradados, mas creiam, quanto mais deteriorada e abandonada estiver a casa, mais me sinto desafiada. Se tiverem potencialidade (e raramente não têm) consigo visualizar os espaços acabados quase que imediatamente na minha cabeça. Não vou aqui entrar em detalhes técnicos (e houve muitos nesta obra!) pois o meu objetivo não é ensinar-vos nada e sim e tão apenas inspirar-vos e sensibilizar-vos para andares antigos e cheios de personalidade que existem por aí, só à espera de serem descobertos. O apartamento que vão ver a seguir, é muuuito pequeno, com algum otimismo pode-se dizer que terá uns 30m2. Não tinha casa de banho. A sanita, ficava na cozinha. Sim, leram bem, na cozinha. Ele hoje parece novo, mas o interessante é que as marcas do tempo permanecem: nas portadas que não fecham bem porque estão empenadas, na pedra da chaminé que foi descascada e revelou suas falhas, nas bandeiras das portas ligeiramente inclinadas devido à estrutura do prédio que em algum momento da sua longa existência, cedeu.
Um detalhe que adoro é a janela da cozinha. Nada de abrir para um espaço lindo e cheio de luz, se espreitar por ali, são as escadas do prédio que vai ver! São estas surpresas, impensáveis nos dias de hoje, que me cativam. Para as fotos, trouxe alguns adereços de casa. Já expliquei aqui que o meu trabalho acaba no fim das obras, e que é muito raro eu ter acesso à casa depois de habitada. Então carrego objetos meus para que quem lê possa ter alguma noção do espaço. Aaaah, quando eu fechar pela última vez a porta desta casa de bonecas, vou ter saudades da mini cozinha, da pequena casa de banho e dos cómodos diminutos!
O ANTES:
Um detalhe que adoro é a janela da cozinha. Nada de abrir para um espaço lindo e cheio de luz, se espreitar por ali, são as escadas do prédio que vai ver! São estas surpresas, impensáveis nos dias de hoje, que me cativam. Para as fotos, trouxe alguns adereços de casa. Já expliquei aqui que o meu trabalho acaba no fim das obras, e que é muito raro eu ter acesso à casa depois de habitada. Então carrego objetos meus para que quem lê possa ter alguma noção do espaço. Aaaah, quando eu fechar pela última vez a porta desta casa de bonecas, vou ter saudades da mini cozinha, da pequena casa de banho e dos cómodos diminutos!
O ANTES:
Adoro casas velhas!
ResponderEliminarAdoro estes "antes" e "depois"!
Ficou girissima!
O meu pormenor favorito são aqueles puxadores de porta a dizer "in" e "out"!
O seu trabalho é o máximo Val! :) bj e boa semana :)
Já pelas primeiras fotos dava para ver que o espaço ficou lindo, mas depois de ver as fotos do "antes" é que se compreende a dimensão das melhorias! Muito parabéns pelo teu trabalho, adorei! E espero que voltes a "perder a vergonha" e a mostrar-nos os teus milagres.
ResponderEliminarOlá Val! Adoro estas publicações, pois também adoro casas antigas. Lembro-me que foi através de um post semelhante que encontrei o blog da Val. :) Fez um excelente trabalho, o apartamento ficou lindo! Beijinho
ResponderEliminarOlá Val! Eu já te disse que tu tens o dom da transformação e insisto, tu é expert no assunto. Um trabalho maravilhoso .Fiquei apaixonada por todos os pormenores. Boa semana, beijinhos
ResponderEliminarAh que lindo!!!
ResponderEliminarÓtimo trabalho Val!
A Europa e suas jóias arquitetônicas... Aqui no Brasil não dão valor às coisas antigas como vocês!
Um dia ainda conheço seu país!
Beijo
Olá Val, absolutamente fantástica a transformação.e os detalhes das maçanetas das portas e dos cabides da casa de banho no mesmo tom dos azulejos. Está pensado, bem pensado e ficou um cantinho encantador.
ResponderEliminarPublica mais, please...
Um grande abraço
Teresa
Do que vi, ficou lindo!!!
ResponderEliminarTb eu adoro transformar uma casa velha numa totalmente recuperada. Modestia à parte acho que até tenho jeito para esse tipo de trabalho :) Deu me um gozo enorme transformar uma casa velha de pedra que eram dos bisavós do meu marido, numa casa que está super gira. Tenho é pena de não ter dinheiro e disponibilidade para me dedicar a esse tipo de coisas.
Beijinhos e que continue o excelente trabalho.
Ahhhh esqueci-me de comentar que ADOREI os puxadores da cozinha!!
ResponderEliminarVal, ficou lindo, maravilhoso. Bela transformação. Eu também sou apaixonada por casas antigas; quando vou a São Paulo e vejo aqueles prédios antigos abandonados ou habitados de forma ilegal, fico imaginando como são os apartamentos, os cômodos... e me imagino morando lá, decorando cada cantinho.
ResponderEliminarbjk
Val,
ResponderEliminarComo sempre um trabalho perfeito,maravilhoso.Nem fada madrinha com varinha de condão daria conta de uma empreitada dessas.Tudo lindo,de bom gosto incrïvel.Amei os puxadores dos armarios e o in/out da porta.Parabéns.No centro histórico de Cartagena está cheio desses apartamentos antigos.A maioria nem passa perto.Mas quem vê potencial,compra a preço bom,reforma e aluga prá turistas ou estudantes.Besitos e tenha uma semana abençoada
Val, como eu entendo essa tua atracção por imóveis velhos e devolutos, eu sou tal e qual!!! Assim que os meus olhos batem em casas antigas e abandonadas começo logo a magicar como poderia remodelá-las. É inevitável e mais forte do que! Fizeste um excelente trabalho nesse apartamento, dá vontade de mudar já para lá. :) Como eu AMO TANTO tudooooooooooo; o chão da cozinha e da casa de banho, os puxadores (das portas e dos armários)... Adoro tudo! Parabéns, magnifico trabalho!
ResponderEliminarbeijinho
Boa Tarde Val :)
ResponderEliminarPois por mim devias perder a vergonhas mais vezes,mas que transformação!
Gostei muito do que fizeram com este mini AP.
Os materiais escolhidos, os detalhes fazem deste espaço um lugar muito charmoso.
Gostei da maneira como conjugaste o vintage com o actual, adoro esse estilo.
Consigo sentir te quando tu escreves que vais ter saudades deste mini super interessante AP. .
Quem ficar com o aluguer vai ter de escolher a dedo o que para ai levar, mas acredito que quando acordar todos os dias vai se apaixonar por cada
pedacinho
Gosto de casas pequenas, são muito mais acolhedoras ....
Bj grande e estás de parabéns
Lulu
Que transformação fantástica Val. Já tinha saudades de a visitar :-) Beijinhos.
ResponderEliminarMinha querida que transformação MARAVILHOSA!
ResponderEliminarFizeste um trabalho incrível e estás de parabéns por isso! Impressionante como menos pode ser mais, uma casa tão pequenina e tão bonita. Ao ver estas imagens a vontade que tenho é de me mudar jáaa!!
O chão da cozinha e do wc é lindo de morrer, os puxadores tanto das portas como dos armários são uma delícia, o banquinho um amor, enfim todo o conjunto está um espanto!
Não tens qualquer razão para ter vergonha de nos mostrar estas transformações, muito pelo contrário minha querida!
Beijinho enorme para ti*
Muitos Parabéns Val!
ResponderEliminarQue encanto de transformação, adoro ver estes teus post, onde a mudança é tão radical que até parece impossível.
Fascina-me este tipo de trabalho, do nada aparece recantos lindos.
Beijinho grande.
Olá Val,
ResponderEliminarTambém acho que as casas velhas são cheias de encantamento e o seu olhar sensível e treinado pelo trabalho consegue descobrir e mostrar com muita beleza. Seu toque sempre precioso nos detalhes: os puxadores do armário da cozinha e a maçaneta da porta são adoráveis! Um apartamento pequeno, mas tão agradável e vivivel, uma beleza.
Beijos e boa semana.
Val,
ResponderEliminarvocê devia fazer aqueles reality shows gringos de mudança em casas velhas.
Eu sairia correndo quando visse a forma inicial desse apartamento. Tem que amar muito mesmo seu trabalho.
Eu vejo esses posts seus e fico com vontade de perguntar:
E esse piso? Tava aí? Esses azulejos?
(Possivelmente não, já que o apartamento fica no país onde há os mais azulejos mais lindos do mundo!)
O seu esmalte de unha combinou com o piso! =)
A pessoa tem que ser solteira e magra, mas bem magra para passar nessas portas estreitas né? =D =D =D
Requisito básico da pessoa que vai conceder o aluguel ou vender o apê!
Gosto do seu toque moderno das latinhas e quadrinhos com o retrô doce do apartmento em si. As maçanetas são um charme.
Até gostei da janela pro corredor! Pensei: Mas pro corredor? =)
Morava fácil aí, sozinha, claro. E enquanto magra...
Hahaha.
Beijo! <3
Que trabalho fantástico, Val! Adorei ver a admirável transformação... estou encantada e entusiasmada com a qualidade do teu trabalho. Ainda bem que deste vida ao que jazia sem qualquer utilidade e é claro que se pode morar numa casa pequenina, se houver organização. Não dá para acumular tralha, rs... :)
ResponderEliminarAdorei a inspiração, obrigada pelo delicioso momento!
Minha nossa, Val, que estado deplorável estava o apartamento. A transformação foi fantástica, só algum com muito talento e olho clínico pra deixá-lo nesta belezura que ficou.
ResponderEliminarParabéns querida, pelo seu trabalho magnífico, isto é que eu chamo de uma pessoa altamente criativa e de muito bom gosto pra executar esta obra.
Um beijo
Olá Val, devorei este post, adoro casas velhas e pequenas, não sei porquê, mas fascinam-me mais as pequenas, gosto de ver o antes e depois, e o aproveitamento do espaço, até gostava de ter visto a planta dessa antes e depois, mostra mais vezes casinhas destas, beijinhos
ResponderEliminarE gostei muito do resultado, adorei a pedra da cozinha.
ResponderEliminarUau...
ResponderEliminarComo/ é que se tinha/punha uma sanita na cozinha? Assim em frente a uma porta? Realmente havia com cada coisa.
Do "depois" só posso dizer que está fenomenal, amei os puxadores da cozinha em forma de garfo o da porta da rua(onde vais encontrar estas coisas). A casa de banho (onde se sete uma casa de banho numa casa mini onde não tinha este espaço antes).
Qaunto ao antes.. bom eu achava que não teria nenhum podencial, tão degradado e sujo que está.
Ahh gostei do teu capacete :)
Beijinhos e boa semana.
Pinta
oi Val!
ResponderEliminarSó um olhar clínico e profissional pra ver o encanto deste apartamento, dava medo da feiura dele, tadinho!
Amei a porta da sala, este tipo balcão eu acho. Amei a delicadeza do verdinho no banheiro,os pisos, a remodelação na cozinha com os azulejos branquinhos, as prateleiras com mãos francesas super charmosas, até a janelinha simpática da cozinha. Que capricho vc levar os objetos pra fotografar a cozinha. Amei tb os puxadores de garfo.
Mostre mais do seu trabalho amiga, ficamos muito felizes em ver uma mágica destas.
Aqui no Brasil temos a cultura do derruba tudo e faz novo como vc sabe, mas o antigo tem seu charme inegável, é apaixonante!!!!
bjo querida
ana
www.jeitodecasa.com
Espetáculaaaarrrr Val :)
ResponderEliminarParabéns :) Está um trabalho fantástico :)
Quem diria, a casa estava mesmo velha e estragada. E ficou um encanto :D :D
Extraordinário! É o que se chama de 'ter visão'. Olhar para o que a maioria rejeita, perceber o potencial do espaço e ter a visão futura do mesmo. Ficou fantástico! E são estes loucos desafios que nos movem 😉
ResponderEliminarBeijinhos Val, e mostra-nos mais desafios dos teus, adoramos vê-los!
Val,
ResponderEliminarEu também adoro casas velhas, ms essa estava tenebrosa, hein? KKK
Ai, Jesuis!Eu não dava nada por ela, viu?
Que transformação, parabéns! Quanto tempo levou essa reforma?
Bjks
Adorei a mudança! Admiro esse trabalho.
ResponderEliminarUau¡!!!!!!!
ResponderEliminarVal, adorei as primeiras fotos e já estava gostando demais do resultado do seu trabalho... mas vendo as fotos do "antes", fiquei até assustada! Minha nossa, parecia um apartamento sem solução! Que degradação, não consigo imaginar como chegou a este ponto!
ResponderEliminarSem dúvida, deve ter sido um belo desafio! Que mudança incrível!
Vaa, que impressionante mudança! Menina, um vaso do lado do fogão! Era assim mesmo ? Nossa ! Ficou muito lindo o seu trabalho. Os ladrilhos tipo tijolinho branco, o puxador garfo. Detalhes ricos que amostra o quanto tens de amor pelo o que fazes. Tudo de bom querida,bjssss
ResponderEliminarSe eu pudesse, te acompanharia todos os dias em seu trabalho! Faço ideia das pérolas que encontra, esse clima saudosista e detonado me agrada demais também, é de uma beleza sincera, sem disfarces, nua e crua. Maravilhoso, admiro muito seu trabalho e sua sensibilidade! Beijo
ResponderEliminarOlá Val!
ResponderEliminarVocê faz mágica nas casas, ficou linda!
Você é muito talentosa.
Adoro seu blog, é fonte de muitas inspirações.
Um abraço.
Uau!!! Trabalho maravilhoso! Suas fotos são belíssimas. Você mesma fotografa?
ResponderEliminarestou de quixo caído...que transformação excelente.
ResponderEliminarOlá Val!
ResponderEliminarAmei muito tudo isso, sou também dessas pessoas que amam casas e apartamentos velhos. Fico sempre imaginando as histórias vividas nesses lugares, coisas tristes e felizes, planos, realizações, frustrações, sonhos... isso pra mim é mágico. Sempre que vejo lugares assim fico imaginando também uma reforma, e tudo o que eu poderia mudar. Adoro teu blog.
Um grande abraço.
Ficou incrivel!! 👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderEliminar