EMBALAR AS PRENDAS DE NATAL SEM DESPERDÍCIO

15.12.23

Já há uns anos que deixei praticamente de usar papel para embrulhar prendas, principalmente na altura do natal. Não existe pior visão para mim, naqueles dias logo a seguir ao Natal, que os ecopontos pejados de papéis para presente; tão cheios apresentam-se os "papelões" que as pessoas nem se dão mais ao trabalho de dobrar o que quer que seja e simplesmente despejam tudo na rua, transformando a cidade numa autêntica lixeira. Portanto, de há uns anos a esta parte, comecei eu a fazer os meus próprios sacos de embrulho. Tenho muito mais trabalho, é certo, mas não só nada bate uma embalagem personalizada, como também evito o desperdício embrulhando os presentes de forma consciente, em pacotes prontos a serem reutilizados. Este ano, e como o tempo disponível para fazer estas coisas é sempre apertado, optei por usar tecido cru (bom e barato) num modelo de saco muito simples que ensino a fazer mais em baixo. Adicionei uma barra em tecido natalício, usei os transfers que tanto gosto e tanto efeito fazem, e obtive um resultado bem original. As minhas dimensões preferidas para os sacos são 25cmX30cm e 30cmX45cm, pois permitem colocar objetos bastante grandes, mas na verdade acabo por fazer de diversos tamanhos consoante vão sobrando tecidos que quero aproveitar. Para fechar as bolsas, é usar aquilo que vai lá por casa: cordel, ráfia, fita, restos de berloques, enfim, o que houver à mão. E para complementar os sacos, sugiro que revejam aquiaqui e aqui como fazer cartões e etiquetas que também poderão ser reaproveitadas, gerando desta forma, uma economia circular.

Eu sei, o Natal está à porta, mas quem sabe ainda sobra por aí algum tempinho livre que permita a realização de umas festas mais sustentáveis!



Há um tempo dei-me conta que tinha tanta variedade de fitas e cordéis em casa, tudo restos de projetos ou reciclados de presentes que tinha recebido, que decidi organiza-los por cores numa caixa grande de sapatos, de modo a ser mais fácil visualiza-los e dar-lhes uso:





PEQUENO TUTORIAL PARA OS SACOS.
1- Cortar o tecido cru nas dimensões desejadas e juntar duas barras com tecido alusivo ao Natal:

2- Dobrar de maneira a ficar costas com costas (ou seja, exterior para fora):

3- Coser as laterais com menos de 1/4 de polegada:

4- Dar também um pesponto nos dois lados superiores, só para fazer uma pequena bainha e não desfiar o tecido:


5- Virar o saco de modo a ficar para fora o interior do mesmo, costurar novamente as duas laterais, desta vez com 1/4 de polegada de forma a esconder as costuras que fez pelo lado da frente do saco (ponto 3);


6- Cortar as pontas e desvirar o saco, que está pronto:

7- Agora é só decorar, escolher um decalque e transferi-lo para o saco:


8- Arranjar um atilho que agrade e...voilá:

4 comentários:

  1. Lindos! Só que eu, agulhas e tecidos não nos damos bem 😢

    ResponderEliminar
  2. O ano passado no natal pensei nisso também... excesso de papel "perdido" e a ideia maravilhosa de sacos personalizados. Mas mais uma vez não meti mãos à obra e aqui estou eu a babar-me por esses sacos e cheia de remorsos. Este ano consegui comprar a maior parte das prendas a partir de setembro, coisa que nunca fazia antecipadamente. Para o ano, serão os sacos... tenho esperança.

    ResponderEliminar
  3. Adorei! Incríveis esses trabalhos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics