CENAS DE UMA SALA NOVA #1

9.6.20
A demolição da lareira e da bancada anexa à mesma foi, durante anos, um assunto tabu lá em casa: mal eu o mencionava, o marido hiperventilava. O meu argumento era simples: livrando-me da lareira não ia ganhar muitos metros quadrados na sala, mas também não iria mais ficar condicionada por ela. Teria a possibilidade de mudar o sofá de posição, de abrir uma porta grande para o terraço e usufruir mais da vista do verde lá  fora. Enfim, seria uma lufada de ar fresco numa sala com 25 anos, que viu 3 crianças crescerem e precisava de um upgrade urgente. Os argumentos dele nunca me convenceram: era uma obra chata, havia a dificuldade acrescida de "segurar" a chaminé que vai até ao telhado do prédio, em suma, um capricho meu que em nada iria contribuir para a modernização do espaço. Foram de tal modo as discussões entre nós, que resolvi chamar uma amiga designer de interiores para mediar o casal. E deu certo! com uma voz externa a opinar, uns desenhos bonitos e acredito eu que também com uma grande dose de cansaço de me ouvir, a lareira e respetiva bancada finalmente vieram abaixo! A casa está uma confusão, o pó reina no ar, o fresco da noite entra pela janela inexistente, mas enquanto mais de 70 sacas de entulho saíam lá de casa, um peso se aligeirava nos meus ombros...
Não sei bem nem quando nem como vai acabar a obra, mas já tenho algumas certezas: o sofá (novo) vai mudar de posição, uma estrutura, provavelmente de madeira, impedirá a vista franca da porta de entrada para a sala (não tenho hall de entrada no apartamento) e cortinas fluídas irão esvoaçar quando uma brisa suave soprar.
Abaixo, fotos da sala como estava e imagens da situação caótica atual. Capítulos novos se seguirão consoante o andamento dos trabalhos.



A parte chata, mas nem tão complicada assim, foi segurar os blocos que constituíam a chaminé propriamente dita. Foram colocados uns varões em ferro na laje e a partir desse momento foi possível demolir toda a parte de baixo:


Na foto seguinte, os varões já foram colocados e a janela que dá para o terraço rasgada até a baixo:

A mesma vista, antes e durante:


As fotos abaixo, mostram o outro lado da sala, onde fica a mesa de jantar. Ao fundo à esquerda é visível uma porta de duas folhas que vai merecer um post só para ela.  Tem mais de 100 anos e eu dispus-me a despi-la da pintura branca e deixar exposta a madeira de casquinha:


Ainda estou no início dos trabalhos mas já vejo a beleza da madeira original a aparecer:

19 comentários:

  1. È super chato fazer obras em casa, sei do que falo porque já fiz algumas... aquela confusão de tudo desarrumado e aquele pó fininho que se mete em tudo o que é sítio, tira-me do sério! Mas depois vem a recompensa de se ver algo novo, mais atualizado e ao nosso gosto!Parabéns pela coragem! Estou ansiosa para ver o "depois".... beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obras em casa é um desgaste muito grande, mas quando as coisas ficam a nosso gosto, compensa.

    Ânimo para tanto trabalho, são os meus votos!
    Fica-se à espera do resultado final!

    Beijinhos e boa semana:))

    ResponderEliminar
  3. Uauuu, já estou a imaginar como vai ficar essa obra, sempre a renovar.
    Obras é uma chatice, mas depois sabe tão bem... força aí!
    Adorei essa porta centenária.
    Beijinho grande para vocês todos.

    ResponderEliminar
  4. Val, estou a precisar de umas obras parecidas, preciso de tirar a minha lareira que nunca foi usada e está a deixar entrar fumo dos vizinhos de baixo (moro no último andar). Por vontade do marido já tinha sido, mas por mim... acho que é mais fácil mudar de casa. Detesto, odeio obras e não sei se terei coragem para tanto.
    Tenho a dar-te os parabéns pela coragem, sei que vai ficar tudo lindo e que nos vais maravilhar e surpreender com o resultado! Beijinho muito grande cheio de força e de coragem. Até breve, linda e aventureira amiga!

    ResponderEliminar

  5. Olá Val, que ricas notícias. ✌️
    Lá conseguiste o que há muito querias, já quando estivemos aí já falavas nisso, valeu o mediedor 😂
    Ninguém gosta de fuçada dentro de casa mas que depois dá uma certa alegria e satisfação lá isso da.
    Estou curiosa em ver esse depois a porta de acesso ao corredor vai ficar um espanto
    Sem dúvida que com a saída da lareira vais poder brincar mais com os móveis e usufruir da vista para a basílica da estrela sentada de sofá 🤔😉😉
    Bjs e bom feriado
    Lulu
    ,

    ResponderEliminar
  6. Oi Val,
    Sua sala era linda! É preciso coragem para mexer numa sala tão bonita. Espero que o resultado final seja fantástico e vou aguardar para ver.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Querida Val, que bom que estás a conseguir alcançar o teu objetivo!
    Tenho a certeza que vai ficar tudo ainda mais bonito, mudar faz-nos bem. As obras são só uma pequena pedra no caminho. Tudo de bom, é um grande prazer ler o que escreves. (E não me esqueci,estou em falta com uma fotografia de umas certas almofadas...)

    ResponderEliminar
  8. Olá de novo,
    Eu diria: que mulher corajosa, isso me dá arrepios, morei muito tempo com obras em casa e foi um período muito estressante. Mas concordo que não se pode fazer omeletes sem quebrar os ovos, e vale muito a pena quando tudo termina. Tenho certeza que seu quebra-quebra valerá muito a pena. Fico na expectativa do bom resultado.
    Grande abraço.
    Mari

    ResponderEliminar
  9. Uau! Uma reforma e tanto. Gostei da cor do sofá. Depois mostra como vai ficar tudo.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  10. Ui, gosto tanto de ver estas demolições em que o espaço fica bem mais leve e arejado. Curiosa para ver como tudo vai ficar. Vais mudar o sofá de lugar?

    ResponderEliminar
  11. Uau Val, que coragem! Obras em casa é sempre assustador... muito pó, muita confusão, tudo de pantanas! Obviamente que "o depois" sabe sempre muito bem e dá muito gozo olharmos para os nossos espaços e vê-los tal e qual os idealizámos. A tua sala vai ganhar ainda mais espaço e mais luz, vais ficar com um janelão fantástico e, como dizes, vão desfrutar muito mais das vistas e espaço exterior. A tua sala é grande, como a que eu tinha antes de vir para esta casa, e da qual tenho muitas saudades (refiro-me ao espaço amplo). Vai ficar linda, tenho a certeza, Ah e essa porta é um tesouro, é linda! Boa sorte aí com as obras e a poeirada toda eheheheh
    bjs*

    ResponderEliminar
  12. Que coisa boa é uma reforma tão esperada...
    O post é muito bonito, mas a porta chama atenção entre as imagens porque é linda!
    É engraçado ver como os maridos são iguais em várias partes e de diferentes idades!
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Olá Val. É muito bom realizar pequenos projectos. Conhecedo-a tenho certeza que ficará linda, leve e cheia de vida a tua sala. Coragem e sucesso na obra. Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Vai ficar linda de certeza e imagino que só a expetativa do que aí virá é suficiente para avançar, mesmo no meio de tanto trabalho!

    ResponderEliminar
  15. Olá Val,

    Pra mim reforma é sempre positiva apeser do trabalho e da peninha que dá perder detalhes que gostamos. Com certeza vai ficar linda e já estou em pulgas para ver o final!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Obras em casa são mesmo muito trabalhosas, mas quando vemos o resultado, compensa!

    ResponderEliminar
  17. Que grande obra! A sala vai ficar melhor de certeza!!
    Eu cá adorava ter lareira em casa...

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Val, estou meio ausente dos blogs, por isso estou lendo esse post com um certo atraso. Você já tinha comentado que começaria essa reforma e a retirada da lareira e já se vê a diferença que isso vai fazer na sua sala!
    Ficou ótima a abertura até o chão no lugar da janela, e imagino como aquela porta dupla vai ficar nas suas mãos!

    ResponderEliminar
  19. Minha querida Val, isso é que é coragem! Vou agora espreitar as publicações seguintes... até já!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics