CENAS DE UMA SALA NOVA #2

5.7.20
E cinco semanas depois, a saga das obras na sala finalmente começa a acalmar. Primeiro foi o barulho e o pó que comemos com a demolição da lareira e a abertura do vão para o terraço (se não chegou a ver, pode recapitular aqui ). A seguir entrou em cena o estucador para rebocar a parede de onde saiu a lareira e completar a sanca do teto, mas antes dele o eletricista já tinha ido para adicionar algumas tomadas e mudar a localização da TV. Houve também necessidade de chamar o carpinteiro para completar as tábuas de piso no "buraco" que ficou sob a extinta lareira. O último a aparecer seria o afagador, mas resolvemos testar a cor das paredes e dar pelo menos uma demão de tinta antes de lixar e envernizar o chão. Portanto, neste momento, o grosso da obra está feito (thanks God) e já vou poder colocar os móveis nos seus respetivos locais e começar a arrumar tudo o que foi tirado de dentro deles ao mesmo tempo que faço uma triagem nas milhentas coisas que tenho e não uso. Ainda se adivinha muito trabalho pela frente, mas vem a parte boa e limpa: o sofá novo, as cortinas imaculadas, cadeiras a estrear para a mesa de jantar, o papel de parede colorido. Mas esperem lá, vai ser tudo novo???? Nãããooo, os móveis basicamente serão os mesmos mas em novas posições e os quadros e demais decorações serão reorganizados. Com tempo virá a estrutura de madeira para impedir a vista franca da sala a partir da porta de entrada da casa, tenho em mente pesquisar e comprar dois tapetes grandes para delimitar zona de jantar e área de estar e arranjar também um móvel para a TV. Enfim, são estas as notícias do front de obra, penámos bastante mas já se vê a luz no fundo do túnel...

Nas imagens abaixo, o estucador "remenda" a parede onde foi retirada a lareira e faz o troço da sanca do teto em falta:





Entre idas e vindas dos homens das obras eu aproveito para continuar a labuta na porta. Ainda falta bastante para concluir, tem sido minuciosa a tarefa devido aos vidros antigos. Nem acredito que estou a postar esta foto de mim nesses "trajes" de trabalho!


Enquanto o estuque seca aproveitámos para testar a cor:

As fotos que se seguem mostram o chão já afagado e se notarem à esquerda da imagem vê-se o remendo no piso. Tínhamos tábuas do soalho guardadas e nesse aspeto foi fácil pois não houve necessidade de andar à procura de madeira igual ou parecida. A parte boa é que o remendo ficará exatamente em baixo do sofá:


O piso já com o verniz colocado:

A emenda:


E neste momento a sala está assim: paredes e pisos prontos e os móveis, alguns voltando aos lugares de sempre e outros em novas posições.

Essa parede "inacabada" é onde vai levar papel:

O terraço tem sido o canteiro da obra: móveis, material, tudo à mistura. Com os móveis fora daqui, irá ser limpo e levar um toldo novo.


14 comentários:

  1. Nem dava pela diferença de soalho, se não dissesses. Gosto tanto da cor do chão!
    Está a ficar tudo lindo, ordenado e organizado e confesso a minha curiosidade por saber como é que vais "isolar" a porta de entrada. Agora começa a saber melhor, mas ter obras em casa, ainda por cima nesta altura, é terrível. Continuação de coragem e de muita paciência, o pior já passou! Beijinho grande, até breve.
    PS: Recebeste o meu e-mail?

    ResponderEliminar
  2. Olá Val! Uma "empreitada" que valeu bem a pena. Que diferença de luz e no espaço! Sabem bem estes upgrades e usufruir de um espaço "novo". Parabéns! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Val
    É que grande ficou a tua sala, anular a lareira fez diferença e a adição das janelas maiores também.
    Esse chão ficou bonito que sorte terem ainda dessa madeira o verde das paredes há de ficar bonito com a porta e os móveis antigos.
    Obras é assim mesmo até outras não queremos se meter em mais nada tão cedo.
    Depois de estar pronto vai ficar tão bonito.....
    Bjs Val e bom trabalho
    Lulu

    ResponderEliminar
  4. Espectacular!!! Já está lindo e ainda nem acabaste! a sala ganhou tanto espaço! Esta é a parte boa de uma obra, ver acontecer, materializar ideias. Aguardo pelo "próximo capítulo" ;)
    bjs*

    ResponderEliminar
  5. Oi Val,
    Não vejo a hora de ver a sua sala pronta e com os móveis. Sem mobília ela ficou enorme!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. O chão está muito bonito e estou na expetativa do resultado final!!

    ResponderEliminar
  7. A sua sala é enorme, que espaço maravilhoso! Ainda mais agora, com tudo novo em folha e essa abertura para o terraço. Louca para ver a versão final e todas as suas ideias sempre criativas!

    ResponderEliminar
  8. DEpois de muito pó, muito trabalho, finalmente as coisas vão ficando prontas. Uma fase bem chata, mas depois que passa a gente esquece a trabalheira e só vai curtindo o resultado. Vejo todo o seu amor no restauro desta porta maravilhosa.
    Toda a luz natural que sua sala vai receber, a maior integração com o terraço, o espaço enorme da sua sala atualizam lindamente seu apê amiga!!

    ResponderEliminar
  9. Sorte nessa construção aí.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  10. Olá Val! Que coragem! Parece uma sala muito maior! A porta antiga vai ficar um espectáculo de certeza! E esse terraço só por si é um luxo! Fico à espera da parte 3 ... :) bjns

    ResponderEliminar
  11. Sua sala já era linda...
    Mas é sempre bom variar!

    ResponderEliminar
  12. Olá Val,

    Nossa que trabalheira! Mas obra é assim mesmo quando estiver tudo pronto vai ficar uma beleza. A foto da cadeira e do pedacinho da mesa e do lustre já dá uma ideia de como ficará bonito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Querida Val, essa porta antiga é um espetáculo!
    Ansiosa por vê-la com o "teu toque".
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  14. Val, e que bem ficou... a tua sala é enorme! Estou desejosa de ver o trabalho final dessa porta! Beijinhos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics