Eu que nem gosto de cozinhar, tive o atrevimento de pedir à Manuela a receita do doce de tomate. Pedido a que ela não só gentilmente acedeu, como ainda descreveu ao pormenor todo o PAP da execução, o que para uma amadora como eu, é fundamental.
Vale a pena visitar o blog da Manuela: os doces são de dar água na boca, tudo home made, com frutas e legumes produzidos na sua quinta. Além disso, ela adora receber e isso fica bem patente nas produções chiquérrimas de mesas, que ela monta, só para nos inspirar.
Portanto, qualquer semelhança entre o post de hoje e o blog cem manias não é mera coincidência.
A tarde de sábado foi então passada a apurar o doce, colocar o produto em frascos e finalmente decorar os potes. Essa é para mim a melhor parte: usei retalhos que tinha em casa, cordel ou ráfia para atar, e imprimi fotos em papel autocolante para servir de rótulo. Achei que não havia necessidade de escrever nada, nem sequer a data, uma vez que a produção foi modesta, ou seja, não vai durar muito...
Depois, e sempre ao jeito do cem manias, foi hora de montar as mesas. Vocês sabem que eu gosto de papéis. Acho que é um material que dá pano para mangas, não é caro, e sendo descartável, é prático e pouco trabalhoso.
Lembrei-me do Le pain quotidien, e da simplicidade com que serve os clientes em individuais de papel pardo.
Foi o mote que eu precisava, para apresentar um chá com cores de outono para quem está na Europa, e um cafézinho primaveril para quem acompanha o blog diretamente do hemisfério sul.
Mais tarde, ao ver as fotos, arrependi-me de não ter trabalhado mais o papel craft. Mas deixo a dica: uns desenhos simples para quem leva jeito, ou uns dizeres com letras de carimbo, enfim, algo sempre com um cunho rústico. Prometo desenvolver a ideia de uma próxima vez.
A versão primavera, foi feita com papel para presente comprado na esquina (literalmente) e as opções são infinitas. É só pensar nas cores das loiças que se quer usar, e tentar conjugar tudo.
Um grande obrigada à Manuela por partilhar connosco doces (e não só) deliciosos e de execução acessível!
Sim senhora, que prendada!!!
ResponderEliminarGostei imenso das duas mesas...cor, sempre muita cor.
Bjs,
MJ
Val adorei o post está muito interessante. As sugestões que deste para duas estações do ano, que são simples de fazer e também gostei muito da forma como decoraste os teus frascos.
ResponderEliminarTal como tu também gosto muito do blog da Manuela, pois ela inspira-nos muito.
Beijinhos:)
Val já vi que acertas te com o doce .
ResponderEliminarEstão muito bem decorados,adorei esse teu louceiro ,e essas mesas estão um mimo.
Ia ,ia bem um chazinho ai .....;)
Adorei post ,inspiração e partilha .E não é para isso que estamos aqui ?
bj e uma boa semana
Lulu
Quanta delicadeza! Os potinhos ficaram tão lindos e apetitosos, parabéns!
ResponderEliminarhttp://naomemandeflores.com
Como costumo dizer... absolutamente lindo!! Parecem imagens retiradas de uma revista! De enorme bom gosto, chique qb, num misto de campestre chique e citadino acolhedor!!! (Não sei se estes estilos existem...). As loiças são lindas, os frascos ficaram um mimo, e os individuais nem se fala! Tudo encantador... E agora, tomo a liberdade de lhe dar uma beijoca repenicada na bochecha pela simpatia e delicadeza para comigo... Cá vai: CHUAC!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarEsqueci de fazer referência aos talheres dourados!!! Lindos! Já vi que também nisso estamos na mesma "onda"...
ResponderEliminarVamos por partes, porque eu adorei tudo!
ResponderEliminar1) que lindo armário azul!!!!
2) e aqueles potes de açúcar e farinha? qual a história deles? parecem bem antigos...
3) que capricho! a colherzinha que traz um pedacinho de limão no cabo é muito meiga!
4) todos os papéis são lindos e que ótima opção ante os jogos amercianos de plásticos, que são práticos mas não me agradam de todo (só pela praticidade!)
5) a mesa com tábuas de madeira parece muuuuito legal.
6) os vidros ficaram um encanto com o rótulo e os retalhos.
Enfim, foi um post delicioso! E agora vou lá conhecer o blog da Manuela.
Bjs
2) os potes eram de uma velha vizinha que os colocou na escada para jogar fora, e eu fui lá buscá-los. Tem mais dois: grão e café, mas já estavm todos sem as tampas.
EliminarBjs Rebeca!
Ah, mais uma coisa: o doce ficou gostoso? Por aqui não é comum doce de tomate.
ResponderEliminarEu gosto de tomate de tudo quanto é jeito, portanto adorei o doce. Aliás o que me chamou atenção na receita foi justamente ser de tomate, que eu nunca tinha visto antes!
EliminarOlá Val,
ResponderEliminarO post dá água na boca! Nunca comi doce de tomate, só colheço o molho agridoce dos chineses, deve ser uma delícia. Adorei a dica de usar papel como individuais, muito prático e bonito. Já com mil idéias na cabeça para combinar com a louça, com as estações ou com as datas festivas!!! Os vidro ficaram lindos e cheios de cores.
Beijinhos
Que lindas suas opções, Val, fiquei super curiosa para experimentar esse doce :). O papel craft e essas toalhinhas bordadas de papel rendem muitos projetos legais. A Manuela é mega caprichosa mesmo, deve fazer coisas deliciosas, eu não tenho muita paciência com cozinha, só encaro um bolo vez ou outra, na "hands" mesmo, porque nem batedeira tenho em casa...rs. Beijo!
ResponderEliminarVal, que mesa linda!
ResponderEliminarQuanto capricho!!!
Eu estou em plena primavera, então amei!!!
E doce de tomate? Nunca vi, muito menos comi... mas amo tomate, então deu vontadinha rsrsrs
beijosssss
Amei a loiça primaveril. Um amor! Bonita composição. :) Beijo
ResponderEliminarOi Val,
ResponderEliminarDoce de tomate para mim é novidade e simplesmente amei a ideia do papel!
Beijos
Oi, Val! Também amo tomates, mas nunca comi a geleia deles. Fiquei curiosa pra saber o gosto, rs. Gosta também das suas fotografias. Elas parecem profissionais, são? Amei todas as dicas, parabéns. Bjs, Clau.
ResponderEliminarHola Val nunca comí dulce de tomate , ni nada parecido, yo el tomate lo como en ensalada , salado,,, linda idea del papel
ResponderEliminarBesos
Armário, potinhos, as cores, quanta delicadeza, quanta beleza.
ResponderEliminarOs decoradores e arquitetos caríssimos deveriam rever seus conceitos.
A decoração mais linda é assim, feita de coração.
Também torço o nariz com tomate. Mas precisaria provar pra ter certeza se é gostoso mesmo. :)
Beijos.
Adoro papel pardo! É tão nosso, tão simples e cheio de charme.
ResponderEliminarBjs
Nunca tinha ouvido falar em doce de tomate, Val, fiquei curiosa agora. Vou visitar o blog da Manuela, adoro receitas;) Os potinhos ficaram fofos demais... As mesas são super criativas e originais, amei;)
ResponderEliminarBeijos e boa noite!
Oi Val, olha eu mostrei a arvore que você não conhecia e você me mostrou um doce que eu nunca vi, nem sabia que existia doce de tomate, ficou igual a geleia de morangos que eu adoro, sera que o doce de tomate é gostoso igual o de morango? Qualquer dia eu tento fazer, a sua arrumação da mesa ficou convidativa menina, pena que você mora um pouquinho longe. Um bj enorme no seu coração.
ResponderEliminarOlá, Val
ResponderEliminarQue coisas mais fofas e meigas. Sobre o doce de tomate, que coisa, nunca ouvi falar rsrs
A mesa de ambas as estações ficaram lindas, parabéns!!
Mil beijos, Sheyla.
Val, que belas imagens! Parabéns pela execução do doce de tomate e pelos lindos potes com tecidos bem alegres.
ResponderEliminarGostei da ideia dos individuais, optima dica!
Sobretudo, apreciei o facto de ter em atenção todas as suas leitoras, as que estão a viver a primavera e as que estão em pleno outono. Bela postagem. Beijinhos. Evelyne.
Adoro o blog da Manuela! E fiquei encantada quando vi o doce de tomate lá, pois não temos por aqui! Adorei a sua produção! Ficou tudo lindo!
ResponderEliminarTenha uma ótima semana!
Beijos,
Rosa
Le Paquet
Sabe que eu nunca experimentei esse doce aliás tenho ouvido falar dele a pouco tempo tenho usado o tomado sempre só para saladas e molhos mesmo tenho curiosidade em experimentar. eu amei os vidrinhos e toda a decoração da mesa tem cara de casa da avó né que coisa mais boa muito caprichado legal gostei da ideia. bjus
ResponderEliminarOlá Val.
ResponderEliminarQue mesas lindas. Adorei o facto de terem sido feitas com materiais tão simples e acessíveis a todos. Obrigada pela partilha. Bjs