A CAIXA DE AMEIXAS

27.4.24

A pessoa que me entregou a caixa, não sabia exatamente qual teria sido um dia o seu conteúdo, apenas disse-me que "estava lá por casa há anos", bastante mal tratada e que talvez eu conseguisse de alguma forma recupera-la. Depois de meses a cuidar do baú, uma peça pesada e difícil, que me obrigou a trabalhar dobrada em duas e de joelhos no chão, a perspectiva de ter entre mãos algo de pequeno porte e fácil manuseio era algo bastante apelativo para mim. Levei então a caixa para a oficina que frequento semanalmente, um espaço de aprendizagem mas principalmente de interação e partilha entre pessoas que têm um mesmo prazer em revitalizar objetos de outros tempos. E foi lá que fiquei a saber, pelos colegas menos jovens, que uma fábrica de Elvas, que produzia ameixas em compota mas também ameixas doces secas, utilizava estas caixas para embalar os seus produtos. As ameixas secas vinham delicada e requintadamente acondicionadas nestas caixas de madeira depois de terem sido embaladas num fino papel rendilhado. Ou seja, um primor e um refinamento muito difícil de se encontrar hoje em dia. O invólucro era de tal forma importante para estas casas comerciais, que cada produtor da zona tinha o seu próprio modelo de caixa de madeira assinada. Uma elegância que se perdeu nos tempos, infelizmente! A minha intervenção na caixa foi cirúrgica: limpa-la o mais possível das manchas que enfeavam a tampa, arranjar um canto partido e no final, cera num tom alaranjado para lhe devolver  a distinção de outrora!

 



A caixa no estado em que me veio parar às mãos, manchas na tampa e uma quina partida:


Processo de acerto da quina partida: Foi preciso cortar em ângulo de 90 graus a parte estragada, colar um novo bocado de madeira, lixá-lo bastante até tomar a forma da caixa e finalmente, tentar igualar a cor da madeira nova à cor da caixa:







As manchas foram tiradas com a ajuda de lixa finíssima, e o manuseio muito cuidadoso de uma lâmina: 

4 comentários:

  1. Adoro estas pequenas caixas de madeira e tenho várias, que vou comprando nas feiras de velharias. Apenas as limpo, ou até lavo, e deixo ficar assim.
    Esta é muito bonita, mais bonita que qualquer uma das minhas. Ficou uma perfeição! Parabéns!
    Beijinhos e uma boa semana:))

    ResponderEliminar
  2. O resultado final ficou primoroso e único. Meus parabéns pelo trabalho.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  3. Muito bonita. Nunca a caixa pensou que, ficaria outra vez jovem e venerada.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics