CANDEEIRO DE PÉ REPAGINADO

3.8.20
Com as obras na sala, alguns móveis mostraram os seus defeitos, ou seja, enquanto estava tudo a precisar de uma manutenção, não se notava, mas com paredes recém pintadas e elementos novos introduzidos, as falhas e deficiências das peças mais antigas e usadas, tornaram-se evidentes. Foi o caso do candeeiro de pé em talha que herdei de uma cunhada há uns bons anos. Um pouco clássico demais para o meu gosto, possivelmente jamais olharia para ele se o visse à venda numa loja, mas o fato é que depois de uma década de convívio estreito, é ele que nos dá uma luz agradável e proporciona um ambiente tranquilo à noite na sala. Além de ser flexível o suficiente para andar mais ou menos pela casa toda quando é preciso. Portanto minha relação com a peça era excelente e só me incomodava o verniz escuro, que não realçava o trabalho da madeira e tornava o todo bastante carregado. Armada de etanol e uma pequena escova de aço, limpei todo o pé do candeeiro. É um trabalho enfadonho: molhar com o liquido, esfregar com a escovinha, enxugar. Molhar, esfregar novamente, passar o pano seco. Repetir. Repetir. E repetir, até ficarmos satisfeitos, só que nunca ficamos. No caso, a madeira era nogueira e não clareou como eu esperava ou então foi o acabamento que dei (goma laca) que não cooperou. Mas melhorou bastante o ar sisudo do candeeiro, e a substituição do abajur por um mais alegre também ajudou. Vai continuar no mesmo canto de sempre, só que agora, gosto do que vejo.


A madeira já depois da limpeza:
Antes, ainda com o verniz escuro:

O pé, já depois do etanol:

Durante o processo, limpo com etanol mas ainda sem acabamento:

Antes:

O candeeiro como estava quando decidi repagina-lo:

Durante o processo:

Depois da limpeza:

O trabalho chato:

A prova de que ele sempre existiu ali, só que nunca ninguém lhe ligou nenhuma:

16 comentários:

  1. Bem... o que é que eu posso dizer que ainda não tenha dito? Adorei, amei esse candeeiro e vestidinho de amarelo ganhou alinda mais luz e brilho. Acho-o lindo, majestoso na sua simplicidade. Confere ao espaço um ar ainda mais acolhedor. Gosto tanto da "magia" que fazes com a tua arte! Obrigada por continuares a partilhá-la connosco. Beijinho grande e... vamos à sala, se faz favor. :)

    ResponderEliminar
  2. Ficou óptimo!
    Val, ainda não mandei mail, mas vou mandar. Quero pedir as tais dicas para pintar a minha mesinha. Mas ainda ando muito ocupada com arrumação de tralhas após a pintura da casa e ainda não tive tempo, nem tranquilidade para o fazer (acumula-se tanta tralha, ao longo dos anos, que uma pintura à casa toda é pior que uma mudança).

    Muito obrigada pela simpatia.

    Beijinhos:))

    ResponderEliminar
  3. Passando por aqui para ver as novidades de última hora... adorei a transformação desse candeeiro, ficou lindo, lindo, lindo a fazer padan com o papel de parede.
    Parabéns por mais uma transformação magnífica, mas já agora .... quando sai a famosa sala para os nossos olhos ficarem regalados?
    Beijinhos para todos vós:))

    ResponderEliminar
  4. Oi Val,
    Realmente o verniz estava dandoum aspecto triste e gosseiro na sua luminária. Sem o verniz o trabalho da madeira foi valorizado, pois pode ser visto.
    Parabéns.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. OI Val,
    ficou linda a peça repaginada. Deu mais leveza e alegria. Ficou perfeito. É uma peça bem flexível e ter essa relação de apego é muito legal.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
  6. Sempre falo isso quando você mostra os seus trabalhos, mas nunca vi ninguém que tenha tanta paciência quanto você para limpar camadas de tintas e vernizes das peças de madeira. E é surpreendente, sempre. Detalhes que estavam apagados de repente apareceram de uma maneira muito sofisticada. Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Gosto do teu candeeiro! Gosto do agora e gosto do antes :) parecem dois candeeiros diferentes, um mais actual, outro mais "vintage". Mas sem dúvidas, o tratamento que lhe deste agora, cujo resultado os meus olhos muito gostam, coaduna-se mais com o novo ambiente que criaste para a tua sala. Olha Val, tu só me dás ideias!!! apetece-me pegar numa série de tarecos que tenho guardados e dar-lhes vida nova, assim, como tu dás aos teus. Um destes dias, atiro-me! eheheheh
    bjinho

    ResponderEliminar
  8. Tudo o que é bonito dá trabalho! E que trabalho!!

    ResponderEliminar
  9. Gente! Que restauração incrível. Parabéns!

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  10. Olá Val :)
    O candeeiro de pé fica sem duvida muito bem integrado nesse new look da tua sala, que diferença fez!Tu estás mesmo determinada e sabes esse tom da madeira fica lindo com o papel de parede.
    Gosto mesmo dessa mistura de objectos que andas ai a fazer.
    Presumo tbem que andas precisada de descanso....
    Continuaremos aqui firmes á espera do grande reveal
    bjs grandes
    Lulu

    ResponderEliminar
  11. Querida Val, fizeste muito bem em dar um tom mais claro (e uma nova oportunidade!) a esse candeeiro, está muito bonito e perfeitamente integrado na decoração da sala. Tal como diz a Lulu, continuaremos aqui à espera da grande revelação!
    Um beijinho e obrigada pelas tuas partilhas, és sempre uma fonte de inspiração.

    ResponderEliminar
  12. A paciência valeu a pena :) Na minha opinião ficou bastante melhor.

    ResponderEliminar
  13. Mas que pinta! E olha que eu já tinha reparado nesse candeeiro. Ficou mais actual,e liga super bem com o papel de parede! Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  14. Adoro esta série de episódios de transformação, muito mais interessantes que muitos programas da TV que se dedicam ao mesmo😉 E o resultado é simplesmente espectacular!👌 Parabéns!!

    ResponderEliminar
  15. Bom dia, Val,
    aqui: 7:27 manhã de sexta-feira bem invernal, probabilidade de neve!!!!!! Pode????
    Bem o seu candeeiro mereceu sua repaginada, bem estiloso e bonito, gosto muito desses abajour de pé. Valeu com certeza o trabalho.
    E mais uma vez, parabéns pelo empenho e mãos à obra.
    Grande abraço.
    Mari

    ResponderEliminar
  16. É uma peça lindíssima, Val, eu certamente olharia pra ela :). Mas sua paciência trouxe o frescor merecido para ela. Bjks

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics