BRANCO SOBRE BRANCO

28.2.20
Branco não é a minha praia. Nunca foi. Aprecio, mas, ao contrário da maioria das pessoas, pintar alguma coisa de cor neutra, equivale a sair da minha zona de conforto. Dá-me a sensação de que fiquei aquém, de que a peça merecia mais da minha imaginação e do meu empenho. No entanto, na minha profissão, não posso olhar só para o meu gosto pessoal, preciso compreender o contexto, entender o todo e aqui não cabia cor nem madeira à vista. O conceito era branco sobre branco, e assim ficou! A simplicidade é por vezes mais difícil de atingir que o complicado. Sei disso. E no fim do trabalho, gostei do realce que o branco deu aos torneados e às ferragens e que o despretensioso toucador, esse eterno feminino, tivesse conseguido ganhar relevância e assumido o seu papel num espaço de alguma pompa e circunstância.












Pelo selo da casa que fabricou os espelhos, fiquei a saber que a peça seria de meados dos anos 60. 60 anos de existência, portanto:

Os elementos todos desmontados e lixados, fizeram-me pensar que, se a peça fosse para um outro projeto, provavelmente teria ficado na madeira, ou num misto pintura/madeira à vista. É disto que gosto, da riqueza de soluções, do que poderia ter sido, mas não foi, e acabou de outra forma, mas igualmente valorizada.  

Entretanto, como tudo é dinâmico, passado uns meses a eu ter feito este post, a penteadeira ganhou um vidro para proteção do tampo, reclames de revistas dos anos 50 e um banquinho mais proporcional ao tamanho da peça:



12 comentários:

  1. Oi Val,
    Eu adoro branco no branco! Amei o móvel!!! Talvez deixasse na madeira o tampo da penteadeira, mas o resto ficaria no branco mesmo. Ficou lindo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Val, eu acho que ficou lindíssimo! Apesar de ter preferido a cor castanha da madeira, gosto da simplicidade do branco com a vantagem de que nunca cansará. Adorei as fotos do antes e depois, fica-se com uma ideia da trabalheira que deu com uma noção mais clara do resultado final. Bom trabalho, cachopa!

    ResponderEliminar
  3. Val, eu sou suspeita prá falar, já pintei muito móvel de branco...rsrs...Ficou lindo, super delicado.Um trabalho perfeito como sempre.Besitos

    ResponderEliminar
  4. Também adorei a versão apenas lixada quando vi a sua postagem no Instagram, mas compreensível a necessidade do acabamento branco neste caso. Não era hora de avaliar só as preferências para o móvel, mas a composição. Ficou lindo o trabalho!

    ResponderEliminar
  5. Mais um projecto lindo, imagino o trabalho que te deu, mas é sempre motivo de grande orgulho,estás de parabéns.
    Também acho imensa graça pensarmos noutro resultado e depois do nada fica totalmente diferente é isso que nos dá luta.
    Beijinho grande para todos vós.

    ResponderEliminar
  6. Olá Val! Apaixonada por este branco puro,delicado simples,elegante e discreto. Tu sabes...Eu amo o branco. Eu acho que por si só ele é tudo. Tu te supera sempre amiga. Impecável,irretocável...apaixonante. Boa semana amiga! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Val, subscrevo, a imagem que nos mostras do toucador apenas lixado é sem qualquer dúvida a minha preferida. Apesar do teu trabalho ter ficado perfeito, o toucador teria ficado muito bonito se não tivesse que ser branco, aos meus olhos assim é mais do mesmo, sem "personalidade própria". Mas é assim mesmo, o cliente manda! bjs*

    ResponderEliminar
  8. OI Val, ficou lindíssimo. Para mim também é difícil usar o branco. A sensação que eu tenho é que me faltou cor, ideia, sei lá. Mas realmente o branco é necessário e a melhor opção em algumas situações. Nessa ficou perfeito.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderEliminar
  9. Parabéns Val, ficou lindo.
    Com cor ou branco ficaria sempre linda nas tuas mãos. Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, Val,
    aqui, 7:42 manhã de sexta-feira com sol.
    Sim....sinto falta de seu toque de cor, mas como você mesmo disse, gosto é gosto, mas o toucador já estiloso, ganhou sobriedade. No final ficou bem harmonioso e bonito. Parabéns.
    Grande abraço.
    Mari

    ResponderEliminar
  11. Branco também não é a minha cor preferida, para estes trabalhos e tenho sempre muito medo de me arrepender de pintar uma peça, quando ela ainda está bem, na cor natural da madeira. Felizmente, nunca me arrependi. Mas ando uns tempos a pensar até me decidir. Tenho algumas peças que quero pintar, mas estou a digerir a ideia.

    Este toucador ficou muito lindo!

    Beijinhos:))

    ResponderEliminar
  12. Que coisa mais linda!

    Bom fim de semana.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics