VIDA NOVA PARA UM MÓVEL DE COZINHA #2

10.12.19
Finalmente acabei o móvel. Digamos antes que "dei por acabado", prefiro essa expressão, pois uma transformação nunca termina. Consoante o gosto pessoal, as ideias que vão surgindo ao longo do processo e as opiniões de terceiros, vamos tomando caminhos e decisões até ficarmos satisfeitos com o que veem os nossos olhos. Com este armário de cozinha foi exatamente como aconteceu. Não tinha uma ideia definida e acabei por assumir a rusticidade que apareceu por debaixo da tinta velha. No post que fiz há tempos, mostrando o móvel num estado menos avançado, cheguei a pensar tirar-lhe as portas, mas recebi tantas mensagens vossas a sugerir que não o fizesse, que reconsiderei. E penso que em boa hora, pois foi forrando-as com propagandas de revistas antigas que amenizei o decapê do móvel. Ou pelo menos tentei. Os interiores, que estavam bastante sujos e maltratados, pintei-os de um tom rosa velho. A originalidade deste móvel é que todos os lados são acabados, ou seja, daria uma bela ilha de cozinha. E talvez venha a ser este o destino dele, numa casinha dos anos 50, situada a cerca de 80 kms de Lisboa, imóvel (palavra tão fria e pomposa  para uma casinha cheia de charme) que adquiri há cerca de dois anos, cujo projeto passou rapidamente da minha cabeça para o papel, mas a obra nunca começou. Apesar de eu não ser dada a resoluções de Ano Novo, acredito que 2020 será o ano em que o projeto se tornará  realidade e a casinha ganhará novo fôlego e vida. Foi na adega da casa que fiz a sessão fotográfica.





























Originalmente as gavetas apenas tinham 1 puxador ao centro. Mas como já tenho experiência e sei que gavetas grandes e velhas, quando cheias, tornam-se pesadas e difíceis de manusear, optei por colocar 2 puxadores e usei as entradas de chaves que sobraram deste móvel para disfarçar os buracos dos puxadores originais. Nada se perde, tudo se transforma...























Eis a casinha. Não se iludam, de bonito ela só tem praticamente a fachada e as asnas que sustentam o telhado. Muito trabalho pela frente...

18 comentários:

  1. Ficou muito bonito! Parabéns! E que em 2020 consiga realizar o seu sonho!

    Beijinhos e continuação de boa semana:))

    ResponderEliminar
  2. Val, que lindo que ficou! E que surpresa saber que todos os lados são acabados! A idéia de usá-lo como ilha de cozinha é incrível, que personalidade esse móvel irá trazer.
    A pátina ficou muito interessante e achei sua escolha de puxadores perfeita para a composição. Jamais pensaria que a entrada das chaves não é original dessas gavetas!

    ResponderEliminar
  3. Val, ficou mesmo linda! Adoro o tom ligeiramente contrastante, mas delicado, do interior. Nunca me passaria pela cabeça colocar recortes de revistas antigas, nas portas. Onde é que os arranjas? Adorei os puxadores e a ideia de serem dois ainda me encantou mais. Estou surpreendida com o final deste móvel, lembro-me bem dele num dos posts anteriores e tal como já desconfiava, foi um bela surpresa!
    Quanto à casinha, isso é um casarão! Depois de recuperada (ai meu deus, tanto trabalho!) será um mimo de requinte. Beijinho, coragem para o projeto e vamos cá continuar!

    ResponderEliminar
  4. Adoro o móvel e a casa! Belo projeto para ter em mãos! Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, Val
    aqui:10:15 da manhã de quarta-feira com tempinho meio nublado.
    Desculpe minha ausência nos comentários, mas visito você sempre. Parabenizo o blog pelo seus 7 anos, e desejo muitos setes pela frente. Me dá prazer passar por aqui. Mérito seu é claro.
    Amei a "casinha" tem grandes possibilidades e já possui personalidade. Imagino essa casinha sob sua tutela e me vêm à cabeça mudanças estilosas e bonitas. Um projeto para sonhar com certeza.
    Quanto ao móvel só você mesmo para dar vida a ele. Gostei da rusticidade. Parabéns.
    Grande abraço.
    Mari

    ResponderEliminar
  6. Olá Valéria
    Os presentinhos já chegaram, são tãoooooooooooooooo lindos, estou derretida.
    Obrigada e Boas Festas.

    ResponderEliminar
  7. Adoro, ficou lindo! Vai, com certeza, dar uma belíssima ilha na cozinha da casa que vais recuperar no próximo ano (claro que sim!), que aliás é bem bonita. Curiosa agora por ver as recuperações que lhe vais fazer :)
    bjs*

    ResponderEliminar
  8. Uma casinha com muito potencial. Torcendo que venha por em prática seu sonho e projeto. Quanto ao móvel, como ilha seria uma ótima alternativa ou para dividir algum cantinho. Bjs

    ResponderEliminar
  9. Oi Val, a amiga que ama um desafio. Já estou curiosíssima para ver os desafios da casinha, que na verdade é um casarão!!! Quero acompanhar todo o carinho que ela irá receber!!
    Amei o móvel, também teria pena de retirar as portas. As fotos antigas são uma graça e nos rendem super memórias!!

    ResponderEliminar
  10. Arquitectura não é a minha praia, como se diz por aí, mas grande potencial na casinha... e quanto ao móvel, está muito bem e para ilha talvez umas rodinhas com travão, nunca se sabe quando queremos mudar as coisas de sitio...

    ResponderEliminar
  11. Hi Val
    Então sempre vai fazer de ilha, excelente ideia.
    Esse móvel ficou lindo e é super rústico e as imagens vintage nas portas dão lhe originalidade.
    Quanto à casa que grande surpresa!
    Em pulgas para ver como irás transformar esse achado.
    Gosto já das janelas
    Que bom....
    Bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  12. Val... o móvel é um must, e a casa encantadora!! Já imagino a quantidade de projectos e ideias que passam nessa cabecinha para a tornar ainda mais linda!!!!! Um xi-coração.

    ResponderEliminar
  13. Bastante interessante a ideia dos recortes de revistas antigas. De resto ficou um espectáculo.

    ResponderEliminar
  14. PRECIOSO COMO QUEDO !!!
    ME ENCANTA.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  15. Olá, Val!
    Ficou muito bonito. Tenho uma irmã que adora e também faz muito bem esse tipo de trabalho, eu já não sou tão jeitosa, mas de vez em quando me arrisco.

    Um feliz Natal.
    Abraços
    Sônia

    ResponderEliminar
  16. Olá querida amiga Val!
    Quando vi esse móvel em bruto pensei logo o quanto tu o ias transformar e nos regalar a vista, está fantástico e essa ideia de o colocares como ilha é a cereja no topo do bolo.
    Estou já a imaginar essa mansão alterada nas tuas mãos, deve andar aí na tola um turbilhão de ideias, força e eu cá estou para as ver.
    Beijinho grande e um Santo Natal para vocês todos.

    ResponderEliminar
  17. Oi Val,
    Amei o móvel. Ficou lindo. Não entendi a casa... Vc comprou? Herdou?
    Beijos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics