PLANOS PARA O QUARTO DAS FILHAS

16.1.18
Neste final de ano aconteceu algo sui generis lá em casa. Aproveitando a rara ocasião em que as duas filhas estavam presentes, uma vez que ambas estudam fora e é difícil coincidirem em Lisboa, dei-lhes um ultimato para que fizessem uma limpeza aos armários do quarto delas, separando a roupa que já não servisse ou quisessem. Saí de casa e disse-lhes que queria tudo limpo e organizado até ao final da tarde, quando eu voltasse do trabalho. Mas qual a minha surpresa quando ao regressar, dei com a entrada do apartamento atafulhada de sacos: as duas não só tinham separado a roupa para doação como ainda embalaram tudo o que se encontrava no quarto e que elas definiram como artigos infantis que nada mais tinham a ver com elas. Ensacaram bonecas, porta retratos, desenhos, bijuterias, CDs, livros, enfeites. E perante a minha cara de espanto, viraram o feitiço contra o feiticeiro e lançaram-me o repto: que eu me livrasse dos móveis coloridos, das secretárias de estudo que já não utilizam e lhes desse finalmente um quarto de adulto. Reivindicam madeira natural e cores neutras  (vá lá, depois de muita conversa vão deixar-me colocar um só elemento com cor) e uma zona de chill out. Eu sei que elas têm razão em pedir este refresh. São 22 anos de uma decoração que evoluiu com elas até uma certa altura mas depois parou. Parou porque elas não estavam cá. Parou por preguiça minha (confesso). Parou porque a maior parte do tempo o quarto tem estado fechado e esquecido. Planos, tenho alguns. Dúvidas, muitas. A única certeza é que quero começar por tirar o lambril de madeira verde, arranjar uma cor para as paredes na paleta dos cinzas, e tentar remodelar uma ou duas peças velhas que tenho guardadas. O resto, como sempre, confio no acaso, vai cair do céu e vai dar certo!

O quarto depois do desbaste:
















Fuçando os meus "arquivos" encontrei 3 fotos do quarto, tiradas há bons anos atrás, quando este estava novo e tinha coerência estética.
A imagem a seguir, do ano 2000. As camas ficavam mais no meio do quarto, porque as filhas eram pequenas e não tinham secretárias de estudo.

As 2 fotografias abaixo são de 2004. Os móveis já estão colocados tal como se encontram ainda hoje.


E duas peças que em princípio eu pretendo modernizar para aproveitar no quarto: um pequeno sofá de orelhas e pés palito e um baú.


18 comentários:

  1. Olá Val,

    Um projeto perfeito para o inicio do ano e que desafio hem! Falo de decorar sem muita cor, só com tons neutros, rs. O baú é lindo e o sofá muiiiiiito charmoso com seu bom gosto ficará lindo. Também confio muito no acaso, sempre aparece alguma peça ou uma inspiração interessante e no final também ficamos surpresas com o resultado.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. E agora ficamos ansiosos a aguardar a remodelação...

    ResponderEliminar
  3. Olá Val,

    vai ficar maravilhoso de certeza! Gosto muito das mesas (é mandar pa cá faxavor). O sofá é muito giro e estou curiosa como vai ficar depois de remodelado. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A sério ? este quarto das meninas fez-me lembrar a minha casa de bonecas quando era pequena, maravilhoso.
    Acredito que vais fazer umas transformações que vou ficar pregada no monitor do computador mais uma vez.
    Não sei se teria coragem de mudar, acho tudo tão giro e manter o que era delas é magnifico, mas pronto vou apostar na reviravolta.
    Adorei esse sofá de orelhas, vais por certo fazer as nossas delicias.
    Uma boa viagem e um excelente regresso com muitas novidades na mala.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  5. Fiquei cheia de curiosidade por saber o que vais fazer do sofá e do baú... :)
    Gostei muito do quarto das meninas, mas acho que vou gostar mais ainda da volta que vais dar-lhe. Ah, adorei as mantinhas, foram feitas por ti? Fiquei presa... tão lindas!

    ResponderEliminar
  6. Adorei amiga, acabaram por te dar serviço, belas cientes.
    Que menininhas mais lindas, realmente ta na hora de renovar o quarto. Arquitetura dele é super aconchegante com este janela no teto!
    Estou louca pra ver o resultado do desafio, as peças q vc já tem em mente são lindas, o sofá um arraso!!
    Qdo o filho foi fazer faculdade sempre ocupava um pedaço do roupeiro dele com minha tralhas,ate aqui no apê tinha um telescópio no roupeiro dele. Mas agora que mora em casa novamente tomei vergonha na cara e libere o espaço dele pra finalmente acabar a reclamação de ser um deposito seu quarto kkk
    Alias comprar este troço foi empolgação do marido, passa mais de ano sem olhar uma única vez.

    bjus amiga

    ResponderEliminar
  7. Cá estás nas tuas sete quintas :) renovar o quarto das filhas, um excelente desafio para início de ano, tenho a certeza que estás a adorar! Quando a minha filha saiu de casa (na casa anterior a esta onde estou), o quarto dela não demorou a ser modificado, foi uma questão de poucos meses. Custava-me tanto entrar nele e saber que ela não ia lá estar. Combinei com a minha C que ela teria quarto sempre que quisesse lá ficar, e ficava muita vez, mas que seria um quarto dois em um. Transformei-o em sala de leitura. Tinha as estantes dos livros, um cadeirão de leitura uma pequena secretária de apoio e um sofá-cama. Depois, uns cortinados, candeeiro de pé e um tapete novos, mais umas plantas, fizeram o resto. Não tenho fotos, mas garanto-te que ficou lindo e muito confortável. Ela adorou e eu deixei de sentir o desconforto de ter um quarto vazio, de porta fechada. Passou sim a ser uma dependência da casa onde todos passávamos muito tempo, em leituras, sonecas e brincadeiras com os irmãos mais novos.
    Não tenho qualquer dúvida dos resultados fantásticos que vão sair da tua cabeça e das tuas mãos, aliás o baú e o sofá de orelhas já prometem! Bom trabalho e boa diversão!!!
    bjs***

    ResponderEliminar
  8. Olá Val,
    As tuas filhas fizeram a parte delas agora é tua vez. Tenho a certeza que vai sair dali algo de original. Fico à espera para ver nova Deco. Os objectos que estás a pensar reciclar são bonitos no seu estado bruto , com as tuas mãos de fadas, passarao a destacar-se no resto da Deco.
    Boa decoração.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Adorei a tua máxima "vai cair do céu e vai dar certo"!! Não é para todos... Um beijinho e bom trabalho.

    ResponderEliminar
  10. Val, olha só que quarto repleto de sonhos e riso de meninas!!! E como elas eram lindas!!!!!!
    Claro que fico com a curiosidade em alta, para ver o grande depois que vai surgir daqui... E conforme referiu a nossa querida Evelyne, "com as tuas mãos de fada" vai sair daí algo absolutamente original e bonito. Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  11. Olá minha querida!!
    Bem já estou desertinha para ver o que vai sair daqui deste teu novo projecto!
    Uma coisa é certa, seja o que for tenho a certeza que vou gostar. Vindo de ti, não é de esperar outra coisa!
    Aposto que vais surpreender as filhotas e a todos nós que te visitamos!
    Beijinho enorme

    ResponderEliminar
  12. Bem, achei o espaço do quarto lindo e cheio de potencial. Adorei O desenho do sofá de orelhas e imagino só o que vai ser desse baú.

    Fico ansiosa para descobrir as suas decisões para este projeto!

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Val :)
    Esse quarto tem tanto potencial.
    Pensei que as filhotas fossem te dar carta branca para a tua "palete de cores" mas enganei me .
    Seja como for vais te sair bem e vai haver cor com certeza .
    O lambrim é bem bonito, eu deixava e pintava tudo de branco .
    O Sofá que tens para o quarto é suoer giro !!
    Não pode deixar de reparar que tens muita mobília mini nas prateleiras, verdadeiras relíquias .
    Bem Val a parte delas já está feita, agora falta a tua parte ......trabalho não te falta .
    Mas é tão bom começar o ano novo com um projecto destes, mãos á obra amiga.
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
  14. Olá Val! Que privilégio das meninas ter uma mãe arquiteta. O quarto é bastante espaçoso e com a tua criatividade e talento,ficará ainda mais lindo. Ansiosa para ver o depois. Amei a cadeira de baloiço ,as escrivaninha e o banco que fica nos pés da cama.beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. O quarto é girissimo e promete vir a dar uma remodelação muito interessante!
    Fico à espera de ver! E bom trabalho ... :) bjn

    ResponderEliminar
  16. Val... claro que mudar é preciso, ainda mais com elas crescidas, mulheres adultas.
    Mas não te deu uma dorzinha ao ver os resquícios da meninice irem embora do quarto?
    Ai, sou saudosista, não guardo praticamente nada por muito tempo mas é que não tenho filhos, se os tivesse acho que manteria tudo intacto, só pra ter a sensação boba de haver parado no tempo rsrsrsrsrs
    beijossss

    ResponderEliminar
  17. Gente! Colocaram a mãe contra a parede! Hahahaha.
    Arrumou serviço dentro de casa, hein Val!
    Esse quarto é lindo. Eu ficaria com ele assim colorido, aos 32, numa boa.
    Mas sou mãe como você, então nessa situação estaria como você e não como elas. Eu espiei o quarto, já dando uns pitacos, pensando em pintar a madeira verde com outra cor e seguir com a parede branca, deixando tudo clean.
    Também sou do bloco dos coloridos. Elementos coloridos alegram, acho.
    Curiosa pelos projetos com o sofazinho e o baú. =)

    Abraços! ♥

    ResponderEliminar
  18. Olá Val. Isso é que são planos em grande logo a começar o ano. Fico curiosa para ver o desenrolar dos próximos capítulos. Certo é que sairá daí um brilharete e o quarto ficará lindo, como só a Val consegue. Beijinho.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics