MÓVEL REPAGINADO COM STENCIL

18.12.17
O que safou este móvel do abandono definitivo, é que era Agosto, mês desesperante em Lisboa, em que meia cidade está de férias, a outra metade em suspensão, faz um calor de rachar e eu com muito pouco que fazer. Achei que lixá-lo até à exaustão e descobrir o que poderia estar por baixo da tinta, seria uma boa maneira de aproveitar os finais de tarde de verão que se arrastam com luz até às tantas. Sim, eu sei, há gosto para tudo. Só não contava é que o móvel fosse feito de várias madeiras e contraplacados, tivesse portas e interiores irremediavelmente manchados e partes bem maltratadas pelo bicho. Algumas razões fizeram no entanto com que eu não desistisse dele a meio do processo: a sua frente assimétrica, os pés palito e o pesadíssimo tampo em pedra de lioz. Dois meses depois, com a peça totalmente virgem e sem decisão de acabamento à vista, acontece de eu embarcar de rajada para os EUA e trazer de lá inúmeros stencils, uma técnica bem em voga ali pelos anos 90 e que ressurge agora em força, com desenhos bem criativos e atuais. Ouro sobre azul para alguém como eu, que gosta de padrões mas que gosta muito mais ainda, de misturar padrões. O móvel está lá em casa, de passagem, pois a sua transformação ainda não acabou. Ele, que durante mais de 50 anos morou numa cozinha, vai ser reinaugurado como bancada de casa de banho. Curiosos? ah, eu também, mas vamos ter que segurar a ansiedade!
Nota: pode vê-lo aqui já no seu local definitivo.









O antes do móvel:


E os bastidores:



O móvel, em teste, na casa de banho em remodelação, para marcação exata dos esgotos e do local das torneiras, que vão ficar na parede:

27 comentários:

  1. Oi Val, ficou divino ! Lindas estampas fizestes com o estencil. Te admiro pela paciência que tens em restaurar móveis. Eu, tenho aqui em casa duas camas e uma cômoda que adoraria modificar. Mas me falta essa paciência,kkkk
    Tudo de bom querida,bjsss

    ResponderEliminar
  2. Olá Val! O móvel ficou um espanto! Amei! Valeu bem a pena o trabalho que precisou até chegar aqui. Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Um encanto, cada trabalho teu, fico mesmo deslumbrada com as transformações que dás a cada peça que aos olhos de muitos não tem valor nenhum.
    Já me habituei a olhar para os amontoados de peças que às vezes aparecem nas ilhas ecológicas e ver alguma peça que se destaque mais, e penso logo ai meu Deus a Val fazia milagres com aquilo, bem sabes que às tuas custas já dei comigo a carregar duas cadeiras para casa ...heheheh, que divertido. Esperam por melhores dias, mas estão lá.
    Esses trabalhos em stencils estão agora muito na moda, gosto imenso! Já me presentearam com duas caixas para as minhas costurices.
    Beijinho grande e até já.

    ResponderEliminar
  4. Magnifico Val!!
    De facto, as pessoas não têm noção quando colocam no lixo móveis deste tipo!! Claro que ninguém consegue fazer o que tu fazes...
    Bjinho

    ResponderEliminar
  5. Como ficou lindo...
    Amei o nome do seu blog e o slogan.
    J'adore français!

    Já estou seguindo, viu?
    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Espetáculo Val :)
    Adoro estas coisas e o móvel ficou lindo :)
    Beijinhos e Boas festas :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Val,

    Ficou lindo, uma recuperação e tanto! Muita coragem sua começar uma operação destas em pleno agosto, ganhou minha admiração, rs. Já estou curiosa para vê o resultado do belo banheiro (já vou adiantando os adjetivos) com o móvel como lavatório.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Se eu visse um móvel desses no lixo, de certeza que iria precisar dele para qualquer coisa ou sitio. Porque sou pior que os desconfiados que acham que tudo é sobre eles e por causa deles - preciso sempre de tudo o que está nos lixos dos outros (estou a brincar, mas adiante). Até o lixava, mas acaba por pintar e pronto. A parte do stencil nunca me ocorreria. Ficou maravilhoso!

    ResponderEliminar
  9. Val,
    Ficou lindo o móvel.Adorei a mescla de stencil.Acho que todos iguais não teria a mesma graça.Espero prá ver como ficará na casa de banho.Desejo a você e sua família um Feliz e Abençoado Natal.
    Besitos

    ResponderEliminar
  10. Val, nem dá pra acreditar que é o mesmo móvel, ficou incrível. E me fala, o que são aqueles vasos de cactos??? Amei.
    Feliz Natal pra você e pra sua família
    Bjk

    ResponderEliminar
  11. Val, você não cansa de me encantar!
    Primeiro, sempre fico de boca aberta com a sua paciência para lixar, lixar e lixar até chegar na madeira original. Segundo que JAMAIS imaginaria um resultado desses quando você mencionou o uso de stencils. Simplesmente sensacional, surpreendente! Imagino como ficará lindo na casa de banho!

    ResponderEliminar
  12. Vai ficar espetacular para o uso que lhe traçaste, tenho a certeza. Um beijinho e bons trabalhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS: E aquelas jarras em formato de cacto são espetaculares.
      PS 2: um feliz natal para ti e para a tua família 💝

      Eliminar
  13. Ai Val .......(com suspiro)
    O movél ficou um espectáculo !!!
    O original da madeira com o stencil branco, os puxadores a lembrar o antigo,o interior cinza, tudo a conjugar na perfeição .
    Consigo imaginar uma cuba branca redonda ai em cima e a torneira suspensa na parede ....Sonha Lulu
    Acho tão giro a forma como descreves o tempo que passas com estes teus "amigos objectos" que te fazem sonhar e criar .Uma verdadeira terapia .
    Bj minha queria e amei as fotos, TOP
    Lulu

    ResponderEliminar
  14. Lindo, lindo, lindo, lindo e lindo!!!
    Incrível como olhas para as peças e consegues vislumbrar resultados absolutamente brilhantes. Muito bom Val, adoro o móvel e ver o antes e depois é mesmo inspirador. A propósito dos etencils, precisamente nos anos 90 criei alguns efeitos na minha casa (duas casas atrás) com os stencils que, como dizes muito bem, eram a grande sensação nos decors da altura. Olha Val, fiquei com vontade de os encontrar (não faço a mínima onde os guardei...) e voltar a usá-los, mas não nas paredes ;)
    Essa casa de banho vai ficar soberba, tenho a certeza!
    beijinhos***

    ResponderEliminar
  15. Oi Val,
    O móvel ficou um show! Ainda bem que vc o salvou do desapego. Deve ser bem difícil tirar a tinta antiga.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Nem parece o mesmo móvel, Val! Ficou tão lindo, tão original e tão bem enquadrado no teu espaço... adoro esta nova vida que lhe deste! Nunca me passaria pela cabeça transformar uma velharia num objeto de luxo. :)
    Obrigada pelas deliciosas fotos e pela maravilhosa partilha/descoberta!

    ResponderEliminar
  17. Passando para desejar um Feliz Natal e Um Ano Novo cheio de saúde, paz e prosperidade.
    bjs

    ResponderEliminar
  18. Val minha querida WOW que trabalho lindo!!!
    Mais uma vez estás de parabéns, mesmo mesmo! Adorei!

    Aproveito para te desejar a ti e à tua linda família um Santo e Feliz natal!

    Beijinho enormeeeee***

    ResponderEliminar
  19. Olá Val! Eu não canso de dizer que tu nasceu com o dom para o belo.Incrivel a tua paciência. Eu adorei! Ficou leve,bonito,original e único! Parabéns tu te supera a cada feitio. Querida,aproveito para te desejar um santo e feliz natal para si e familia! Grande beijinho!

    ResponderEliminar
  20. Que fantástica transformação!
    Festas Felizes, Val.

    ResponderEliminar
  21. Oi Val, já reparei que me andam a escapar algumas coisas. Que lindo os trabalhos com esses stencils. Ainda bem que estão de volta, espero que cheguem cá também. O móvel ficou lindo. Já o estou a ver na casa de banho!
    Um Feliz Natal para ti e todos os teus.
    Um grande beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  22. ADoro sempre as tuas descobertas e soluções pra os móveis que restauras!
    Restauração sim, porque fica sempre incrível amiga, isso é um dom!
    Como eu digo pra mim mesma, bom gosto é pra quem tem, ahaha, tudo que vc faz sempre fica harmonioso, independente da técnica ou da cor. Deveria ter mesmo muitas camadas de tinta no antigo armário!

    Agora falando do Natal eu agradeço sua visita na minha decoração, simples e básica porque sinceramente a cada ano fico mais sensível nesta época, tanto que não tenho muita animação e minha filha que tem que dar aquela puxada inicial. Esta semana mesmo tive que me segurar muito pra não cair em choro no meio do supermercado ao escutar o coral de funcionários que quis deixar a clientela no clima, ahaha. Eu acho que é uma leve depressão, marido diz que é sentimentalismo que ele tb se emocionou.
    Desejo que tenhas com tua família um momento mais do que especial, com todos reunidos, em cima de muita paz e amor.
    Também espero que meus netinhos demorem mais um pouco... tudo a seu tempo... Imagino que delicia viajar pra Finlândia!!
    Desejo também que 2018 seja um ano cheio de coisas boas e essenciais, como paz, saúde, projetos pra vc, seus filhos, seu marido

    bjo grande amiga
    ana

    ResponderEliminar
  23. Ficou mais bonito do que se fosse novo.
    Acho interessante como algumas tendências do passado ressurgem.
    Eu gosto do móvel retrabalhado porque parece que tem uma alma.
    Combina com a cadeira que já passou por aqui antes né, que também tem alma, tem história.
    Senti até o cheirinho de tinta observando o resultado dele.
    Te compreendo quando você diz que trabalha de bom grado numa peça em pleno agosto em Lisboa. Deve ser como se afastar do caos. Se eu aqui no interior da Alemanha, no verão, também gosto de de vez em quando me retirar da obrigação de estar na frente de um lago assim como o resto da cidade, aí então...

    Beijos e bom ano novo, Val! ♥

    ResponderEliminar
  24. Hola val pero qué mueble más bonito,, adore ese trabajo con esa plantilla, le da un toque arábigo,,, se ve preciosa con toda la linda decoración de alrededor

    ResponderEliminar
  25. Adorei Val! Como sempre!
    Adoro estas transformações!
    Cada vez dou mais valor à recuperação ou reutilização seja do que for. Ficam peças únicas e muito mais bonitas!
    Este ficou óptimo!

    ResponderEliminar
  26. Olá Val!
    Sem palavras. Ficou MARAVILHOSO!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics