BELEZA SEM RETOQUES

12.11.17
Sempre hesito muito antes de publicar no blog os trabalhos que faço profissionalmente. Mas depois que os mostro, a onda de curiosidade em relação a conservação e restauro e a chuva de emails com perguntas sobre estes assuntos são tão grandes por parte de quem me lê, que acabo por me convencer que sim, que quem passa por aqui, tem um genuíno interesse por reabilitação de casas usadas pelas pessoas e pelo tempo. Esta intervenção foi especial, não tanto pelo apartamento em si, (sim, ele é lindo, mas estou habituada a isso, 99,9 % do meu trabalho como arquiteta é em remodelações) mas pelo que pude descobrir depois que levantei o linólio que cobria o piso da cozinha, raspei a tinta do interior da chaminé ou desmontei a parede que dividia duas salas. Por baixo do linólio, revelou-se um chão de madeira interrompido aqui e ali por mosaicos hidráulicos, num patchwork surpreendente. Sob a camada de tinta, apareceram delicados azulejos antigos. E quando descasquei cuidadosamente a parede, surgiu uma estrutura linda, de madeira, como se de um biombo se tratasse. Belas surpresas, que me levam a pensar que é um privilégio trabalhar nesta área, e uma responsabilidade acrescida deixar à vista uma beleza nua e crua, com marcas e defeitos. Sem disfarces.







A cozinha, com o piso em vinil que escondia o chão original e os azulejos antigos da chaminé cobertos com tinta:



A parede que foi descascada e deixada na estrutura:





A mesma parede, antes:
 Antes e depois de outros ambientes da casa:







Planta do apartamento:

16 comentários:

  1. A diferença é gritante! Adoro ver essas transformações, ainda mais quando acrescenta luminosidade ao ambiente, perfeito!

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Val, adoro o teu trabalho e a tua sensibilidade no restauro. Obrigada pela partilha. A casa ficou lindíssima! Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Querida Val estas casas têm realmente uma sorte em se cruzarem contigo!! :)
    Mais um trabalho lindo de morrer! :))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ola Val, como estão as coisas por ai?
    Adorei este teu trabalho de remodelação, muita criatividade e bom gosto.
    apreciei a forma como conseguiste enquadrar na cozinha os vários tipos de pavimentos e aproveitar o que a casa tinha de bonito de se ver, os tecto fabulosos, a cor das paredes linda e aquela parede que transformaste em parede de madeira um bom exemplo de reciclagem.
    muito sucesso. beijinhos.
    como esta a tua Americana?

    ResponderEliminar
  5. Que diferença! Adorei a remodelação, que trabalho lindo e encantador!
    Fazes muito bem em partilhar connosco, ai de ti se o não fizesses, rs... :)
    Beijinho, querida, continuação de belas descobertas!

    ResponderEliminar
  6. Oi Val,
    Adorei a recuperação da cozinha. com certeza esta casa não é no Brasil, pois por aqui não usamos assoalho de madeira em cozinhas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Adoro construções antigas... Ainda mais cheias de charme como essa!
    O seu blog faz crescer ainda mais o desejo que tenho de conhecer Portugal... Nossas raízes...
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Maravilhoso! Descobrem-se verdadeiros tesouros por debaixo dos vinis e das tintas. Imagino a tua satisfação sempre que levantas um chão de plástico, ou raspas uma parede, e encontras essas relíquias. Ah, e adorei o tratamento que deste à parede de tabique, transformaste-a num elemento único! Lindo!!!
    bjs*

    ResponderEliminar
  9. Aqui tenho visto muitos imóveis antigos sendo demolidos, de todos os tamanhos e padrões. Nem os casarões se salvam. Perto de onde moro havia uma casa antiga, em um ponto bem alto, que deu nome ao bairro (Vista Alegre). Quase chorei no dia em que passei por lá e ela estava no chão.

    Além do seu trabalho ser lindo e cheio de sensibilidade, é bom ver alguém que veja essas camadas de tempo como uma coisa a ser valorizada e apreciada, ao invés de escondida a qualquer custo. Estamos nos desfazendo da história por construções sem personalidade e cheias de modismos. O seu trabalho, por ir na contramão de tudo isso, já merece os meus aplausos.

    ResponderEliminar
  10. Super trabalho que é mesmo a tua Marca VAL!!
    Lembrei das tuas restaurações em móveis, redescobrindo o que tem sob cada camada. Saber dosar o novo com o antigo não é pra qualquer um, tem que ter sensibilidade e bom gosto que vc tem de sobra amiga.Imagno a legra ao descobrir um piso de madeira sobre este revestimentos emborrachados.
    Fico encantada com a arquitetura cheia de detalhes, como os painéis de vidros sobre as portas que facilitam a iluminação entre o apê.
    Obrigada pela visita no blog tb no post dos banheiros!

    bju grande
    ana

    ResponderEliminar
  11. Bom Val, como sempre um trabalho extraordinário que merece os meus mais sinceros aplausos.
    Estou de véras espantada com a transformação, as descobertas e a tua capacidade claro não era de esperar outra coisa, dares um visual lindo, transparente com uma simbiose entre o moderno/antigo que vai de encontro as nossas mentes actuais, simplesmente magnifico.
    Imagino-te no meio dessas casas a vibrar por tudo quanto é canto e a cabeça rodar a não sei quantas mil rotações, tudo é pensado ao pormenor e claro as fotos falam por si só.(até os meus olhinhos rodaram não sei quantas vezes para ver toda esta transformação)
    Beijinho muito grande.

    Espero que esteja tudo bem com a filhota.

    ResponderEliminar
  12. Eu sou suspeita por amar o estilo e a beleza dos materiais antigos.
    Este apartamento tem muita história em sua estrutura e é uma pena esconder tudo isso.
    Fiquei aqui imaginando a decoração... como ficará com os móveis valorizando cada cantinho...

    Obrigada pelo carinho com os Anjos.

    Abraços e feliz final de semana.

    ResponderEliminar
  13. Que linda Val :)
    Adore estes este tipo de remodelações :)
    Gosto muito de saber que uma casa quase abandonada, fica como nova :) É bom quando damos nova vida :)
    Parabéns, adoro o seu trabalho :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Val, adorei as remodelações, especialmente na cozinha, os azulejos e o pavimento ficou espetacular! Parabéns por mais um excelente trabalho!
    Bjs

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics