(MINHAS) LOJAS EM BRUXELAS

3.1.17
O meu primeiro post de 2017 vai ser bem diferente daquilo que é costume por aqui (e um pouco longo também!). Como viajo bastantes vezes a Bruxelas e muitas pessoas perguntam-me o que fazer por lá em termos de shopping, deixo um apanhado das lojas que visito sempre que vou. Não são lojas de roupa, porque nesse quesito sou muito prática e fraca consumidora: o essencial que compro, faço-o em Lisboa, de 2 ou 3 marcas que gosto e conheço tão bem, que muitas vezes nem preciso experimentar. O meu vício é outro! são as coisas de casa! Os pequenos nadas que transformam os nossos lares em únicos. Gosto de registar inspirações, tirar ideias daqui e dali, descobrir detalhes interessantes e absorver novas referências. E nisso, minhas passagens por Bruxelas são prolíferas! As sugestões que deixo, nem sempre são nos circuitos turísticos (mas são bem acessíveis por metro) e dividi-as em 5 categorias: 2 bairros com lojas diversas, casas mais viradas para a decoração, lojas essencialmente de cozinha e lojas craft. Vamos passear?

LES MAROLLES
É na Place du jeu de Balle, no coração do bairro Les Marolles, que ocorre todos os dias de manhã, o famoso mercado das pulgas de Bruxelas. Mas sendo Bruxelas a Capital Europeia das Antiguidades, vale a pena perder tempo nas ruas adjacentes à praça: Rue Blaes e Rue Haute, são as ruas por excelência de brocante, ou seja, velharias, antiguidades, roupas vintage e galerias de arte. Mesmo que a intenção não seja comprar, vale a pena apreciar a diversidade e a vivência do local.



A pluralidade das ruas adjacentes:







IXELLES:
A Rue du Bailli é uma pequena rua de lojas "independentes", fica no bairro d´Ixelles, começa na Avenue Louise (rua tradicional de comércio) e acaba na Eglise de Sainte-Trinité. Geralmente para ir a Ixelles, saio na estação Louise e sigo a pé até à Rue du Bailli. A distância é considerável, mas aproveito para ir vendo as montras da Avenue Louise.





































Lá, gosto de entrar na Karma (da qual não pude tirar fotos no interior). É uma loja meia gipsy chic, meia boho. Não propriamente o meu estilo, mas tem sempre novidades interessantes.

























A Zao, é outra das lojas do meu agrado. Vende de objetos de casa a roupas femininas e infantis, sempre num estilo alternativo e colorido. As marcas são variadas, muito design do norte da Europa.













































































A Home Factory vende objetos originais, fun, coloridos e simpáticos. É a loja ideal para se comprar um presente!


DECORAÇÃO:
A Maisons du Monde, fica no Anspach Shopping Bruxelles, à saída do metro De Broukère. A loja é dividida por estilos (romântico, rústico, vintage, contemporâneo...) e os preços são bem convidativos:




A Rue Neuve é uma rua de pedestres, de longe a mais congestionada de Bruxelas. Muitas marcas têm aí as suas lojas, e lá fica a Galeria Inno. Existem várias lojas destas pela cidade, mas atenção, apenas a que fica na Rue Neuve tem departamento de casa, mesa e cama. Estação de metro De Broukère.


Pylones é uma marca que sempre me arranca sorrisos. Em Bruxelas ela fica situada na Rue du Marché aux Herbes, a 5mn da Grande Place.


COZINHA:
Para os amantes da cozinha há duas lojas imperdíveis. A primeira é a Dille & Camille, fica na Rue Jean Staes, uma rua pequenina, cheia de cafés, perpendicular à Avenue Louise, metro Louise. Vende todo o tipo de utensílios para cozinha, produtos alimentares, decoração de mesa, brinquedos, livros e objetos, produtos para jardins. Vale a pena a visita:




A segunda loja é bem mais técnica, vende as melhores marcas da especialidade em panelas e todo o tipo de acessórios para quem cozinha a sério ou gosta de fazer pastelaria. É a Home of Cooking e fica na Chaussée Charleroi, continuação da Avenue Louise. Eu mais uma vez, desço na estação de metro Louise e faço o resto a pé (já perceberam que eu gosto de andar!):





Lojas Craft:
Perco-me neste tipo de lojas, seja em Bruxelas ou noutro lado qualquer. Há sempre um tipo de papel ou tecido diferente, um material que nunca vimos antes pronto a ser descoberto.
Aproveitando que na loja anterior, estávamos na Chaussée Charleroi, continuamos mais um pouco a andar e nessa mesma rua e encontramos a mega loja Schleiper. Tudo o que se possa imaginar em termos de papelaria e belas artes, existe ali. É a loucura!!
A Crea Corner, fica completamente fora do circuito turístico e descobri-a há pouco tempo. Mas não é longe do centro, na Rue Tomberg 52, metro Tomberg. Tudo para trabalhos manuais e patch work, é lá que encontra:



E finalmente, Les Tissus du Chien Vert, no Quai des Carbonnages 50A, estação de metro Comte de Flandres. Esta loja quem me apresentou foi a Catarina, que dela, fala aqui e é de facto, de perder a cabeça. Não só a loja em si tem uma decoração bem original como a diversidade em tecidos, é imensa! é da Catarina a foto abaixo:

31 comentários:

  1. Val querida, que post delicioso, já subi e desci várias vezes, já ampliei as fotos pra ver os detalhes, que maravilha de lojas, eu ficaria doidinha por lá.
    Como somos parecidas, também não ligo a mínima para roupas, meu negócio são artigos pra casa, olha, por aqui não se veem lojas como estas, talvez em São Paulo, a maior cidade brasileira, deve existir mega lojas de objetos utilitários e decorativos.
    Agora, deixa eu dar mais uma espiada nestas coisitas encantadoras.
    Valeu, Val, por nos mostrar estas belezuras, e pude observar que você gosta muito de andar.
    Um beijão.

    ResponderEliminar
  2. Olá Val! Gostei muito da selecção e fiquei com os olhos presos numa ou outra coisa. :) Um Bom Ano! Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo passeio Val! Recentemente Bruxelas foi assunto recorrente cá por casa, isto porque a minha filha esteve por lá uma semana em Dezembro. Das lojas que aqui nos mostras a Creacorner com certeza que me arrancava umas valentes horas do meu tempo :) pensando bem, a Dille e Kamille também! perco-me nesses sítios...
    bjinhos*

    ResponderEliminar
  4. E só assim eu vou a Bruxelas, pelos teus olhos.
    Mas saia de lá com uns belos sacos cheios, desde as malas velhas e móveis rusticos vendidos na rua até ás chávenas e tigelas , tecidos e pratos, formas e colheres de pau.
    Houvesse dinheiro e teria muito por onde escolher.
    Beijinhos e bom ano.
    Pinta

    ResponderEliminar
  5. Olá Val! Essas lojas são mesmo de perder a cabeça. Só fui uma vez a Bruxelas com a minha amiga Catarina e é de uma pessoa ficar doente... Recordo-me de haver mesmo muitas lojas fantásticas de decoração de casa. Julgo termos ido à Dille & Camille e lembro-me bem desse mercado e das suas ruas adjacentes com tanta antiguidade maravilhosa. Queria trazer tudo!!!

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela partilha. Vi por aí umas lojas que é muito bom que estejam longe!

    ResponderEliminar
  7. Oi Val, menina que post é este ! Fiquei "louca" por ver estas fotos,rrssss. Também ampliei as imagens para ver melhor os detalhes. Cada louça linda,linda!
    Temos algo em comum! Também não sou muito de comprar roupas. Gosto de lojas de artigos de decoração e artesanato. Aqui no RJ também temos várias lojas de artigos de casa e artesanato que ficam nas ruas do Saara, Centro do Rio de Janeiro mas nem se comparam com essas daí.
    Quando der nos mostre as novidades adqueridas por essas lojas.
    Tudo de bom querida!
    Bjsss

    ResponderEliminar
  8. Mas que passeio fantástico Val :)
    Isso é uma "loucura", uma perdição :D :D
    Acho que ia adorar visitar essas lojas ;) Ou melhor, adorei o passeio :D :D
    Beijinhos e Bom Ano :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Val, um óptimo Ano Novo!
    Que lojas maravilhosas.
    Beijinhos,
    Sandra

    ResponderEliminar
  10. Coitada da minha conta bancária se eu passo aí! Cada coisa linda e criativa.
    Sou prática como você, mas não sei se me segurava vendo tanta coisa bacana assim!

    ResponderEliminar
  11. Uuuui a minha carteira não ia gostar nadinha lol

    Feliz Ano Novo :D que 2017 seja fantástico!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  12. Uau, Val! Que passeio fantástico!
    Bem, só me perderia pelas lojas de crafts, já que a minha veia minimalista não me permite consumir mais nada para casa, nem preciso, rsrs...
    Agora paninhos, linhas e afins, ui, aí já é mais devagarinho, já me perco e me tento muito mais. Fiquei de água na boca, com tanta escolha, com tanta oferta... adorei "conhecer"!
    Obrigada pelo delicioso momento de inspiração, se não fosse já de noite, acho que saltava para a máquina!
    Beijinho grande, querida amiga!

    ResponderEliminar
  13. Excelente reportagem. Visitei-a sem sair do sofá. Obrigada.

    ResponderEliminar
  14. Como costuma dizer a nossa querida Celine: OH VAL MARIA!!!
    Que post maravilhoso e SUPER inspirador!!! Realmente em Bruxelas lojas de nos fazer perder a cabeça não faltam.
    Já tive o prazer de visitar algumas das que mencionas aqui nas minhas visitas a Bruxelas, e por tua culpa (ihihih) as que não conheço lá terei de vir a conhecer na minha próxima visita ao mano!!!~
    Muito obrigada por tamanha partilha!!!
    Beijinho enorme minha querida!

    ResponderEliminar
  15. Ai Val, eu já vi este post umas 4 vezes, já vi foto a foto ,ampliei o máximo que pude e fiquei rendida a todas elas.
    Acho que tinha que levar uma carteira bem recheada, porque certamente ia trazer uns belos sacos de novidades.
    Adorei conhecer estas lojas em Bruxelas pelos teus olhos, muito obrigada pela maravilhosa partilha.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  16. Minha amiga,da próxima vou contigo! Que este novo ano venha cheio de alegria e cor para combinar contigo... bjinho

    ResponderEliminar
  17. Que delícia passear por esse post!!! E de todas, a que me deu aquela vontade enorme de estar lá foi essa Crea. Muito bom se perder entre cores!
    Adorei, Val!
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Amei este seu post e já me imaginei por ali, por entre essas ruas deliciosas. Talvez seja o próximo destino nas férias. A loga de crfts e onde se compra tudo para o patchwork deixou-me babadinha...ai...o que suspirei. bjo

    ResponderEliminar
  19. Quanta inspiração... ia querer trazer tudo na mala. =)
    Bjs,

    ResponderEliminar
  20. Hola Val querida ,,que gran post con tiendas de decoración y mercadillos de Bruselas , me encantan todos esos objetos vintage ,,

    ResponderEliminar
  21. Olá Val,eu já tinha comentado aqui n sei porque n apareceu. LindOs os teus olhares, obrigada por partilhar. Tão pertinho de mim.Você ainda está em Bruxelas? Bom fim de semana, beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Ai Val, que perdição...
    Óptima visita guiada e com moradas e tudo para nos podermos orientar. A Dille & Kamille também existe na Holanda e é uma das minhas visitas obrigatórias...Um Bom Ano de 2017 e com muita inspiração!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Hi Val
    Lindo roteiro de preferência pata fazer só com mulheres.Estou aqui a pensar como seria eu a arrastar os meus para ai ! (Entravam em duas e já nem queriam seguir mais caminho )
    Iria com certeza me perder ai , nem que fosse uma peça ou outra teria de vir.
    Acho que conheces Bruxelas como Lisboa o teu à vontade surpreende.
    Não sei se já te disse que foste tu que me apresentaste a pip studio , lindíssimo.
    A minha sorte é que lojas desse tipo não há aqui se não o homem jogava se .
    Tem uma boa noite
    Grande bj
    Lulu

    ResponderEliminar
  24. Olá Val!
    Certamente eu ficaria louca e iria me perde deliciosamente pelas ruas de Bruxelas! Gosto de TUDO isso junto e misturado, he he. Pena que meu ap. é pequeno e cabe poucas coisas, que consigo escolher a dedo com características diversas e inusitadas. Adorei passar por aqui hoje, me rendeu algumas novas ideias...

    Beijinho

    Bia <º(((<
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. "Pequenos nadas", adorei a expressão! Sofro do mesmo vício que vc e não tenho a menor dúvida de que nos divertiríamos muito batendo pernas juntas, afinal achei incríveis suas sugestões! :) Beijo e ótima semana

    ResponderEliminar
  26. Val, que post delicioso!
    Sou igual a você quando se trata de comprar roupas: prática e objetiva. Mas as coisas de casa são uma perdição... se deixarem, passo horas dentro das lojas, principalmente em viagens, quando encontro tantas coisas diferentes.
    Adorei as fotos que você tirou e me perdi em cada uma, olhando os detalhes e selecionando os itens que eu gostaria de trazer pra casa. A lista ficou bem grande, como esperado!

    ResponderEliminar
  27. Val, adorei cada foto, que belo passeio nos ofertaste, que alegria para os nossos olhos, tantos pormenores deliciosos, é um post para passear de vez em quando ou para servir de guia numa ida a Bruxelas, beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Ai, as lojinhas de Bruxelas... como são lindas! Lendo o seu post deu vontade de visitar a cidade mais uma vez ~ e ir às compras, claro! Minha favorita é, sem dúvida, a Dille & Camille. Tenho um amor por essa loja e muitos objetos da minha cozinha vieram de lá. Um sonho poder visitar mais vezes. <3

    ResponderEliminar
  29. QUE LUGARES!!!!
    SON MI LOCURA ,COMO LO DISFRUTO ASI EN LA DISTANCIA;)
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  30. Olá Val,

    Que beleza de postagem, tudo de bom para quem gosta de tudo. Dá vontade de pegar o próximo avião para Bruxelas e me perder por lá!
    Beijos

    ResponderEliminar
  31. Tantas e tão giras. Adorei o mercado!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics