CHEGOU AO PARÁ, PAROU. TOMOU AÇAÍ, FICOU.*

7.11.14
Não foi por ter provado açaí que parei, e muito menos lá fiquei. Mas a verdade é que esta não foi a primeira vez que fui ao Pará e espero que não seja a última, pois voltar é a oportunidade para redescobrir e fazer várias viagens numa só, não fosse a cultura deste estado riquíssima e a culinária, uma das melhores e mais diversificadas do Brasil. Não pretendo escrever aqui um diário dos dias que passei em Belém e na Ilha do Marajó, mas apenas dar-vos a conhecer aquilo que mais me atrai na capital e nessa enorme ilha (na verdade um arquipélago), aos meus olhos de estrangeira. uma estrangeira que volta sempre.
Uma experiência a não perder é acordar bem cedo, preparado para enfrentar o calor equatorial e ir ao encontro dos sabores e os aromas do Pará no mercado de Ver-o-Peso, na parte velha da cidade.












O mercado, que é considerado a maior feira ao ar livre da América Latina, fica às margens da Baía do Guajará, e os produtos chegam principalmente por via fluvial. Aqui a azáfama começa de madrugada, e para mim, este é o melhor e mais autêntico passeio turístico a fazer em Belém. É aqui que se consegue ter uma pequena ideia das riquezas da terra e da vivência do povo.




























































Em Ver-o Peso há de tudo um pouco, e apenas mostro uma ínfima parte, ou este post iria ficar gigantesco. Passei pela zona dos peixes, dos legumes e das frutas, todas exóticas. Lembro-me de em 2006 ter estado em Belém com as minhas duas filhas, e tê-las levado à Sorveteria Cairu, onde, dizem, e talvez seja verdade, prova-se o melhor gelado do Brasil. Mas as miúdas ficaram banzadas e estáticas sem saber o que escolher, pois em vez dos tradicionais chocolate,baunilha ou morango, a montra do estabelecimento apresentava sabores das frutas locais: bacuri, graviola, açaí, taberebá, pupunha, tucumã e por aí seguia...
Onde deliciei-me e perdi mesmo tempo foi com as castanhas do Pará, as farinhas, e o artesanato.
Há anos compro castanhas do Pará no supermercado, e não sabia que ela vinha de um ouriço, onde se encontra uma dezena de castanhas dentro. Foi a primeira vez que vi-as a serem descascadas e vendidas frescas, leitosas e suculentas:














































A mandioca é um produto que sempre esteve presente nos pratos lá de casa, não fosse eu filha de Brasileiros do nordeste. Foi um deleite vê-la no mercado a ser descascada e moída para ser transformada em diversos tipos de farinha.















































Transtornos como a queda de cabelo ou males de amor? procura alguma loção, óleo ou perfume especial? Aqui há de tudo, desde remédios naturais, preparados com ervas locais (jambu,tucupi), aos mais finos aromas: sabonetes de priprioca, andiroba, patchuli. É só escolher a essência ou o problema a curar.





































Os brinquedos de miriti são feitos da polpa da palmeira, e hoje considerados património cultural do estado do Pará, São peças coloridas e singelas que representam os costumes da terra e recriam a fauna da Amazónia:







































E de Ver-o-Peso para o Marajó. Os barcos partem ao raiar do dia, do moderno terminal hidroviário de Belém, sobre o qual a Lia tão bem nos fala aqui. São quase 4 horas de viagem até ao Porto de Camará já em Salvaterra, na ilha, e nem sempre a viagem decorre tranquila, ou não estivéssemos nós perto do equador, onde o clima muda de uma hora para a outra, e de repente vem o vento e cai um toró (chuva abundante). Os barcos são chamados de "pópópó" devido à cadência do motor, e em cada um deles seguem cerca de 800 passageiros.





































No Marajó tudo é rústico e muito simples, um mundo de água e mata. O destaque da ilha são os rebanhos de búfalos. Do leite das búfalas se produz a manteiga e o queijo. O filé de búfalo também é muito apreciado na região, principalmente por ter consideravelmente menos gordura que a carne bovina. Infelizmente, não sei o que fiz com as fotos das manadas que tirei, penso que inadvertidamente as apaguei da máquina. Para compensar, fiquem com o colorido das ingénuas fachadas dos edifícios locais: 



















Uma das praias mais conhecidas, é a praia do Pesqueiro, em Soure. Não espere por grandes estruturas turísticas, mas há barracas rústicas simpáticas que nos encantam pelas suas cores vivas, Aí servem filés de peixe frito, sempre acompanhado de farofa, e o famoso turu, um molusco que vive nas árvores dos mangues. Para beber, uma cervejinha ou um dos inúmeros sumos das frutas locais.




A curiosidade do telefone público na pousada em que fiquei:

Outro atrativo da região, é a arte Marajoara, legado dos indígenas que habitavam a ilha. As peças autênticas recriam a técnica original: o instrumento usado na feitura dos desenhos e padrões é o dente da Sucuri, o chifre do búfalo serve para polir. Os pigmentos são naturais e os objetos vão cozer sobre o fogo ou num forno a lenha. As peças são as mais diversas, desde urnas funerárias a utensílios do dia a dia ou meramente decorativos.



Trouxe comigo duas peças Marajoaras que neste momento ornamentam a mesa da sala de jantar
















* O título do post é um dito popular, que expressa a história de quem pisou solo Paraense e deixando-se encantar pelas belezas da terra, não mais de lá saiu.

40 comentários:

  1. Oi Val,
    ainda nao tive o prazer de conhecer essa terrinha onde tenho parte da família de meu pai morando.Conheco apenas pelos relatos do mesmo.Fiquei encantada com a maneira simples com que descreveu suas férias nesse estado.Nossa parei a imagem por alguns minutos na foto das farinhas e quase cheguei a sentir o gosto da farofa que minha mae faz com a farinha d'água,rsrsrsrsr...bem acebolada e com carne de charque.Aqui onde moramos encontro a mandioca e sempre compro para fazer frita e matar um pouco da saudade de nossa culinária.Bjs e um ótimo final de semana.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Val
    Adorei a viagem que fez,e eu aqui pertinho e ainda nem conheço, mas
    nem preciso explicar por que, tenho uma vizinha que é do Pará , ela sempre
    conta como é, adorei os vasos muito bonitos, a mandioca está espalhada por
    todo país , aqui chamamos de aipim , outros de macachera ....
    lindas as fotos.
    bjs e bom fim de semana.


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de viagem, Val! Tantas cores, tanto exotismo...Quase sentimos os aromas e os sabores!
    Vai mostrando mais, que nós deste lado agradecemos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oi minha linda! Que bela viagem! Eu nunca fui em Belém, tenho uma amiga que mora lá, já morou aqui mas voltou para Belém! Mas ela nunca me mandou fotos de lá, o meu filho já esteve lá a trabalho e trouxe algumas fotos. Mas as suas fotos estão mostrando como é a vida deste povo, parece que o trabalho é pesado por lá. Amei as fotos, sei que deve ter muito mais fotos bonitas para você mostrar. Mas o clima de lá é mais quente que o Rio? Porque se for querida eu tô fora, aqui eu já estou cozinhando na sombra, rsrsrs. Eu odeio o calor excessivo do Rio. Um bj no seu coração.

    ResponderEliminar
  5. Querida Val!!
    Bem vinda de volta, confesso que já tinhas saudades de notícias tuas aqui no teu cantinho.
    Vejo que aproveitastea tua viagem e fico muito feliz por isso.
    Ao ler o que nos escreveste e a ver todas essas formas de certa forma viajei um pouco também. E obrigada por partilhares mais esta tua experiencia connosco.
    Beijinho enorme

    ResponderEliminar
  6. Amei as fotos Val!
    Minha amigona que mora na Holanda é de Belém do Pará e já tive a oportunidade de vivenciar um pouco desse cantinho do Brasil através dela!
    Beijos carinhosos...

    ResponderEliminar
  7. É bom ficar a saber um pouco mais do Brasil pelo que descreves e mostras. A minha viagem de sonho sempre foi uma ida ao Brasil, mas não passa disso mesmo "sonho"...
    Gostei muito das peças de barro e do colorido das peças feitas com a palmeira.
    Boa noite. beijinho
    Pinta

    ResponderEliminar
  8. Olá minha amiga :)
    Quanta coisas novas que descobri com este post ,adoro viajar através da tua camara e dos teus post .
    Da maneira como descreves, por momentos senti estar no Pará .
    Que lugar lindo e calmo cheio de cultura e com a Natureza a dar o seu melhor .
    Acredito que não seja facil deixar essa terra encantada ,ainda mais pelo facto de teres parte da tua família ai .
    Viajar faz nos crescer e é impressionante o que se traz na bagagem que são as nossas memorias .
    Agora vou ,aqui faz sol ,vou aproveitar a minha folga
    DIa feliz e abraço do tamanho do céu
    Luli

    ResponderEliminar
  9. Ai...viajei agora!
    Notas soltas:
    Aquilo é que é castanha-do-pará!? Ai gosto tanto!! Imaginei que fosse tipo uma amêndoa! hihihi
    Adorei o artesanato em geral...e dos Marajoara..que lindo!! Tenho um amor especial por máscaras :)
    Lindo! Adorei este teu post!

    ResponderEliminar
  10. Oi Val.
    O Pará é um lugar lindo e com uma cultura tão rica. Apesar de morar perto, ainda não conheço, mas está na lista dos lugares que quero visitar.
    Lindas imagens.
    Beijos!

    http://simplesmentedecor.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Olá Val,
    nós brasileiros às vezes precisamos de um olhar tão carinhoso pro nosso lado.
    Não conheço pessoalmente essa região, faço mais turismo pro lado do sul, mas confesso que através de seus olhos me deu vontade de conhecer.
    e obrigada por compartilhar seus olhares.
    bjão
    mari

    ResponderEliminar
  12. Que fotos fantásticas! Quem me dera, mas já foi bom viajar assim. ;) Obrigada pela partilha e explicações. Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Oh Val! Tudo fantástico! As fotos, a descrição, adoro os nomes, patchuli, filé, turu ... :)
    Que viagem fantástica! Que inveja (da boa claro!)!
    O que os seus olhos vêem e as suas palavras contam faz com que tenha uma vontade enorme de partir já amanhã :) Gostei muito de ler!

    ResponderEliminar
  14. Parabéns pela viagem Val! Deve ter sido encantador, eu adorava poder viajar e conhecer novos povos e outras culturas. Até mesmo emigrar.... mas o marido nem pensa nisso :(

    Deve ter sido maravilhoso :) um beijinho grande

    ResponderEliminar
  15. QUE FOTOS!!!!!TODO DIVINO.
    ME GUSTO EL TELEFONO...
    UN PASEO HEMOSO.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  16. Que bom que estás de volta ao blogue :)
    Adorei viajar um pouco através dos teus olhos! Sem dúvida que os mercados são um dos melhores cartões de visita de uma cidade, são sempre uma das minhas primeiras visitas.
    Adorei o nome dos frutos e as cores das tuas fotos!
    É verdade, só hoje é que vi o post da Carmen Miranda. Achei genial pois as flores acabam por fazer de turbante não é?
    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Ei Val
    Seja muito bem-vinda, estava com saudade.
    Através do seu relato maravilhoso consegui me transportar um pouquinho até esta capital, Belém, à qual gostaria muito de conhecer, penso que deve ser muito diferente de tudo que
    vivemos e conhecemos aqui no Sudeste aonde moro.
    A Ilha de Marajó parece ser ao mesmo tempo simples e encantadora, a cerâmica é um espetáculo.
    Gostei da sua viagem, as fotos ficaram muito belas, e acho que ainda renderia uma outra postagem.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  18. quanta cor e exotismo. estas viagens são verdadeiros documentários. adorei, Val. boa semana.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Convenceste-me! Da próxima vez vou conntigo:):) São viagens como esta que abrem os nossos horizontes... podes mostrar mais que eu agradeço! Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  20. Saudades dos seus posts!!!
    Fui para o Pará com você, sabia? Que coisa boa seu post, o texto tão gostoso! Como arquiteta você deve enxergar tudo com outros olhos e com certeza se encantado realmente!
    Não conheço o Pará, é uma pena!!
    Amei as duas peças que você trouxe, de muito bom gosto!
    Um beijo e uma linda semana

    ResponderEliminar
  21. Que post sensacional, Val! Morro de vontade de conhecer, tive um amigo de faculdade que era de lá e me relatava os lugares, a cultura, e ficava tentando imaginar. Em todos os lugares onde vou, sempre procuro pelos mercados populares, acho que é a maneira mais eficiente de se conhecer de perto a cultura, aquela que muitas vezes se perde naquele miolinho moderno da cidade. Sem dizer que sempre surgem personagens interessantes para uma prosa, que nos contam uma história, uma curiosidade. Bom demais! Belo passeio, de voltar com os olhos satisfeitos! Beijo

    ResponderEliminar
  22. Val, querida, me encheste de alegria com esta linda postagem! Nem eu, que aqui moro, faria uma postagem assim, tão rica, tão bela.
    Aproveitei para conhecer um pouquinho de Soure, pois não conheço.
    Então conheceste o Terminal Hidroviário. Viste que está uma belezura?!
    É o Brasil que o Brasil não conhece.
    Eu vou tão pouco ao Ver-o-peso. Me inspiraste a desfrutar mais a minha terra!
    As fotografias estão espetaculares! Obrigadaaaaa!

    bjs

    ResponderEliminar
  23. Que belo passeio! Adorei as fotos pelas quais pude conhecer um pouco do Pará. É até irônico que venha a conhecê-lo pela lente de uma portuguesa, não é? Mas amigas são para isso, para partilhar as belezuras da vida, não são mesmo?
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Oi Val, adoro as delícias do Pará!
    Amo a castanha e o açaí, também gosto muito do cupuaçu, sempre que acho a polpa aqui no Rio eu faço uma torta que é uma maravilha :-)
    As imagens da ilha estão lindas, deve ser um paraíso mesmo.
    Quando achar mais fotos, não deixe de nos mostrar!
    Beijinhos e uma bela semana!
    Ene ♡

    ResponderEliminar
  25. Lindas imagens!! Dá para sentir todo o clima do local. E nada como um açaí ou um bombom de cupuaçu. :)



    Uma ótima terça.

    Beijocas
    Danielle
    betweenteaandcoffee.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Adorei seu post Val. Como esse nosso Brasil é lindo! Sou apaixonada por cada cantinho desse país, cada lugar tem sua riqueza e seu diferencial. Adoro esses sorvetes de frutas típicas. Aqui na minha cidade tem dos sabores de bocaiuva, caja-manga e pequi, todas frutas do cerrado. É muito bom!
    Beijos

    http://casinhadanane.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  27. Oi Val, como o meu Brasil é lindo!
    A ilha de Marajó é magnífica, ótima opção aqui nas férias de verão.
    A arte dos nativos são realmente lindas e o colorido encantadores.
    Bjs minha querida

    ResponderEliminar
  28. oi minha doce VAL...que delicia ! entã não conheço o pará mais sei que suas especiarias sao incrivelmente fortes...de tudo .
    as mulheres e homens paraenses são fortes....rsrsrsr
    lindas fotos .
    obrigada pelo carinho sempre.
    beijocas,sejamos gentil.

    ResponderEliminar
  29. Oi Val!

    Visitou o Brasil?
    Esse país é lindo e rico em cultura e costumes!
    O Artesanato sempre criativo, como é o caso da Arte Marajoara.
    Muitas peças são vendidas na minha região, há um excelente intercâmbio entre os estados.
    Belos passeios e lindas imagens!

    Bjksss

    ResponderEliminar
  30. Val, que Brasil maravilhoso!!

    Amo cada manifestação da nossa cultura.

    Suas fotos estão belíssimas!!! Com descrições bem feitas, que aguçam mais a vontade de ir voando para aquelas bandas....srsrsr

    Acalento o sonho de um dia ir conhecer o Nordeste e Norte - que ainda não fui.

    Adoro as peças de Marajoara...eu nem saberia qual adquirir...são lindas!

    beijinhos, tenha um dia bem bonito!

    Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar
  31. Olá Val,

    Que viagem linda você fez! Sempre tive vontade de conhecer o mercado do Vê o peso, deve ter sido um passeio cheio de descobertas, de cores, de cheiros, de ruídos que guardará na memória, embora imagino que tenha sofrido com o calor. Que bonita as suas cerâmicas, as fotos também estão lindas, que bom olho para os detalhes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Val querida... minha msg não foi de novo. o que será que está acontecendo? De qualquer forma se essa chegar pra vc, lembre-se que adorei ver o seu relato sobre o Pará e adorei saber que vc esteve aqui pertinho da gente, bjs, Clau.

    ResponderEliminar
  33. Oi Val! Que lindas fotos! Que delicia de viagem! Amei viajar com vc ao Para! Conheço mto pouco o Brasil! O meu próprio país! Infelizmente, mtas vezes viajar p outros países é mais viável economicamente! Vou colocar o Para na minha lista de destinos novos! Um grande bjo

    ResponderEliminar
  34. Que fotos maravilhosas!!!
    Cada vez que penso no Brasil, penso em cor, e as tuas fotos comprovam isso mesmo. Adorei fazer esta viagem através das tuas fotos.
    Obrigada pela partilha.
    Bjs e bom fds,
    MJ

    ResponderEliminar
  35. Olá bom dia, nossa quantas fotos lindas deu uma vontade de conhecer este paraiso também, deve ser uma delicia, muito grata por partilhar connosco esta experiencia maravilhosa.
    Bom final de semana ♥
    Bjinhos ♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Olá Val, obrigada por nos levares também a viajar. E a cabine telefónica? Demais :) beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  37. Bom fim de semana.
    beijinhos


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  38. E pronto, graças a ti fiquei a conhecer o Pará :)
    E assim vou viajando as tuas custas ;)
    Bj grande

    ResponderEliminar
  39. oi Val

    O Pará é ainda é pouco conhecido aqui no brasil, é tanto destino, tantas praias que nem sabemos por onde começar. Mas uma novela da globo mostrou um pouco do Pará pra gente .
    Amei tuas dicas!!
    Qdo estive na Bahia e em Natal achei que conheceria mais frutas exóticas, mas tudo tem sua e´poca e acho que não fui na época certa, sempre viajamos em setembro ou outubro, antes do movimento da alta temporada.

    bjuuuuuu

    ResponderEliminar
  40. Eu nunca fui ao Pará. Como disse a Ana Maria, é um destino pouco procurado por brasileiros. Acredito que pelo custo altíssimo das passagens. Para quem mora no sudeste, uma passagem para o norte e nordeste custa mais caro que uma para a Argentina, o Chile e o Uruguai. Já vi passagens para Belém e Manaus custando o mesmo que paguei agora para ir à Europa. Para mim isso desestimula. E também esse país é gigantesco, com tantos lugares para se conhecer, é até difícil escolher o próximo destino! hehehe.
    Quanto aos sorvetes de sabores esquisitos, aqui no Rio não tem. Mas provei em Salvador-BA, o que eu mais gostei na época foi o de cupuaçu. Nunca tinha visto isso pelas bandas cariocas! Mandioca eu adoro, mas por aqui se chama aipim.
    Sobre a arte marajoara, estudei sobre ela na faculdade, nas disciplinas de história da arte. Mas nunca vi uma de verdade, de perto, da fonte, sabe? Essas experiências locais são únicas, são vivências antropológicas, né? Seus pais são nordestinos de onde? Você chegou a conhecer o agreste pernambucano? Voltei de lá encantada!

    Beijos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics