Restaurar móveis antigos é sempre um convite à criatividade, mas há peças atemporais, que possuem beleza própria e após anos de utilização tudo o que precisam é de cuidado, respeito e um toque renovador. Penso que esta cadeira é uma prova disso mesmo: chegou-me às mãos desgastada por décadas de uso e não pedia uma transformação drástica. Com paciência e dedicação, libertei-a do estofo coçado, lixei cuidadosamente os seus contornos e reentrâncias e apliquei-lhe goma laca como acabamento, o que lhe deu um bonito tom mel.
No fim, o que era apenas uma cadeira bonita, sim, mas sem brilho, voltou a ser uma peça cheia de charme, pronta a ser usada e admirada mais uma vez.
Antes:
Antes:
Durante a intervenção, já se consegue ver a diferença entre a madeira lixada e as partes que ainda têm o verniz velho e escuro:
A cadeira original teria mais dois enfeites redondos no encosto, que já não chegaram aos nossos dias e deixaram dois buracos de ambos os lados do existente. A foto seguinte mostra os buracos tapados com massa à cor da madeira, ficando praticamente imperceptíveis. Na minha opinião a falta destes adornos não compromete o equilíbrio estético da peça:
Tão simples mas tão bonita!
ResponderEliminarUma verdadeira peça de arte. Parabéns.
ResponderEliminarAdorei o resultado final!
ResponderEliminarBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
A cadeira ficou linda. Adorei o tecido aplicado.
ResponderEliminarBelíssima!!!!!!
ResponderEliminar