DECORAR COM SOBRAS

26.8.23

Já lhes aconteceu de ter em casa um objeto, um móvel, que por alguma razão acabou por se partir ou estragar e a tendência, quando isso acontece, é pensar em pôr no lixo uma vez que o que sobrou da peça não vai ter mais préstimo? Pois talvez tenha chegado o momento de olhar com mais atenção para as partes que sobreviveram, uma vez que estas, utilizadas com engenhosidade podem surpreender (e muito) na decoração.

A loiça da avó que foi se partindo e apenas chegou até nós uma peça desirmanada; aquela panela de esmalte que de tanto ir ao lume, queimou, mas a tampa resistiu; pés de máquinas de costura que não estão mais completos e até o móvel que foi sacrificado pelo bicho mas ainda dá para salvar alguns elementos trabalhados, são só algumas das ideias que vai ver a seguir e que, espero, a poderão inspirar para continuar com uma memória daquela peça pela qual tinha tanta estima e carinho mas que por contingências da vida, deixou de estar inteira!

Esta ideia inicial na verdade quem me enviou foi a regina do Guache Atelier, e mostra as loiças herdadas colocadas numa mesa tipo caixa, que fará vezes de expositor. Achei interessante até porque mesas desse estilo não só existem para vender como também não são difíceis de serem reproduzidas por um marceneiro ( ou marido jeitoso):



Ainda na linha dos enxovais perdidos, atentem nessa parede em que elementos em esmalte sobressaem na parede branca e até as tampas não fopram descartadas e fazem parte do conjunto:



Continuando nos elementos de cozinha, não pude deixar de notar formas, colheres de pau, facas, cubas de gelo e até caixas de ovos, pintadas à cor da parede. Quem nunca colocou no lixo, colheres de pau já mais que usadas? e formas sem préstimo? facas cegas então...já perdi a conta.




Pés de máquinas são dos elementos que mais gosto e acho bonitos, portanto jamais desmembraria um para utilizá-lo fosse de que forma fosse. Mas e se nos chega às mãos um pé de máquina pela metade? recusamos?  Claro que não! uma opção será conjugar as peças com uma estrutura de madeira e transformá-las numa divisória:



O móvel foi comido pelo bicho? mas sobreviveram partes entalhadas ou cimalhas que dá pena deitar fora? Uma solução é recorta-las do móvel comprometido e fazer uma bonita composição na parede. Notem que até uma frente de gaveta foi reaproveitada:



Portas são elementos de grandes dimensões, eu sei, mas já ouvi muita gente a queixar-se de ter vendido a casa dos avós ou demolido por qualquer razão e não ter guardado uma recordação sequer. Uma boa ideia é salvar algumas portas, as mais bonitas, e reaproveita-las numa parede ou numa mesa. Quanto mais usadas e com camadas de tinta, melhor. E nem sequer se vejam livres das ferragens, tudo conta quando se trata de originalidade:



A cadeira ficou sem fundo, além disso não faz falta lá em casa? Colocar no exterior como floreira é uma opção a ter em conta:


E as bicicletas enferrujadas e mais que podres que enchem a garagem? Guiadores e selins estão abaixo aproveitados como se troféus de caça se tratassem. Boa ideia para um quarto de rapaz!


4 comentários:

  1. Gosto muito de algumas das ideias, de outras, nem tanto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Val,
    Gosto muito de usar/reaproveitar velhas peças na decoração. Gosto quando são transformadas, como as peças das bicicletas ou em seu estado bruto, com todas as marcas do tempo, sua coletânea é muito inspiradora. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. As coisas que já coloquei no lixo!!
    Ideias giras...

    ResponderEliminar
  4. Ideias pra lá de charmosas que são pura inspiração, amo ideias assim... Agora a parede com as peças de bicicleta é mesmo coisa de artista, amei a criatividade!
    Aqui em Florianópolis nosso aeroporto está sempre falando em abrir voos diretos para Portugal. Assim que abrir pretendemos aproveitar e ginalmente conhecer o país tão rico, essa arquitetura e charme europeu tem de sobra aí!!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics