CRIATIVIDADE SEM FIM

9.8.22

Quando as pessoas olham para coisas que já existem e conseguem a partir dessa observação tecer infinitas possibilidades de transformação, isso é criatividade. Ter a capacidade de dar uma nova roupagem ou função a objetos do quotidiano, é uma qualidade que não me passa despercebida. E quando essas reutilizações e transformações se dão na rua ou em ambientes públicos, isso é sem dúvida fonte de inspiração e referências para qualquer mente fértil, tornando as cidades mais bonitas e os passeios mais prazerosos. Em Julho último estive na Noruega e não pude deixar de observar aqui e ali, utilizações originais que tiram qualquer item comum da "mesmice", não fossem os países Nórdicos ícones inspiradores do design e da arquitetura no mundo inteiro!


Em Oslo, galões de leite transformados em vasos, delimitavam a entrada de uma rua de pubs. Latas de tomate em conserva serviam de cachepots a plantas num café da estação da capital do país e mais abaixo, na estação da cidade de Dombas, um alguidar de madeira ostenta flores e vira canteiro:



Mesas feitas a partir de carretéis de fios elétricos são soluções bastante populares mas no caso que mostro a seguir, uma estrutura foi adicionada de forma a dotar a mesa de bancos:


A Noruega é um país de inverno rigoroso e por essa razão a utilização de peles é bastante comum. Na cidade de Loen, um teleférico leva-nos ao topo da montanha para observar os Fiordes do alto. Achei interessante as peles estarem sobre os bancos do restaurante, conferindo um ar mais cozy ao ambiente:



Despretensiosidade e muita originalidade foram as impressões que tive quando vi, no café da manhã do hotel em Angvik, a manteiga servida sobre uma pedra:

No Hotel em Alesund, uma situação foi sempre recorrente: os quadros encostados às paredes. Não sei se será muito prático, mas deu-me o que pensar:



Outra solução fora da caixa, nesse mesmo hotel, foi a utilização de plafonniers na parede. Ou seja, aproveitar uma iluminação à priori pensada para os tetos como aplique de parede. E neste caso, três globos, coerentes no formato, mas com tamanhos e acabamentos diferentes:


Voltando a Oslo, um restaurante utilizou prateleiras para dividir os ambientes e tornar as mesas mais reservadas. Até aí, nada de novo. O que chama mesmo a atenção é, não só a mistura aparentemente sem nexo dos itens como principalmente a forma totalmente inovadora como os objetos estão dispostos nas prateleiras: na vertical e até de cabeça para baixo, criando novos pontos de vista e uma dinâmica ímpar.




8 comentários:

  1. Val, que lindas inspirações. Eu vi algumas coisas no seu insta e fiquei encantada. Já coloquei na minha lista de países "frescos" prá viajar no verão. Amei o carpete estampado, os plafons na parede, a mesa de bobina de fio e daria dois dentes da frente por uma lata de leite...rsrs...Já vi muita lata pintada, mas essa assim, com a tampa pendurada e planta dentro um show. Besitos

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, Val,
    aqui: 13:15 da tarde de quinta-feira com chuva e frio. Afinal ainda estamos no inverno.
    Realmente a criatividade é sem limites, é o que trato em meu blog.
    E essas amostras demonstram do que estamos falando. Há que se ter olhos de ver e ir além. Adorei as latas de conserva com plantas, e os plafons me deram ideias. Parabéns pelo post.
    Grande abraço.
    Mari

    ResponderEliminar
  3. Muito inspirador, sim senhora! Ora aí está um país onde gostava de ir um dia - Noruega. Tenho especial atracção pelos países nórdicos :)
    bjs*

    ResponderEliminar
  4. A imaginação é prodigiosa! Gosto imenso de ver as ideias de alguém com mais imaginação do que eu e por em prática. Gostei imenso da simplicidade das latas a servir de cachepots e quanto aos quadros encostados em vez de pendurados, devo dizer que não é novidade para mim :). No escritório, da empresa onde trabalho, tenho alguns quadros que foram prenda de um fornecedor e para evitar furar as paredes, estão encostados. Não no chão, mas em cima de móveis ou armários e encostados à parede. Gosto!

    ResponderEliminar
  5. Não sei o que se passa com o blogger, continuo sem receber notificações tuas... :(
    Sua linda, obrigada pelos carinhos mil que deixaste no meu cantinho. É tudo isso que dizes, de vez em quando falta o tal "empurrãozinho" e lá se vai a motivação. Ainda por cima por constatar que muitos ou quase todos os blogs portugueses (relacionados com os meus interesses) já ficaram pelo caminho. Talvez não pareça, mas fazem falta, a mim, muita falta.
    Bom, adorei os olhares que a tua máquina captou, algumas novidades, outras nem por isso. Tenho quadros que me ofereceram em cima das mesas de cabeceira, não por modas, mas porque evitamos furar paredes. Na casa da minha mãe é costume usar regadores de metal (antigos) como vasos e (agora lembrei-me) potes de 3 pernas de ferro, muito antigos, também como vasos. O que eu gosto daquilo! Não tenho casa para isso, mas se tivesse jardim ia lá buscar os potes todos!
    Gostei muito de todas as novidades que revelam o poder da criatividade e até a necessidade de se reutilizarem peças que de outra forma engrossariam as lixeiras... que belos recantos! Mais uma vez, obrigada pelos teus olhares curiosos e inusitados. Beijinho grande, até breve!

    ResponderEliminar
  6. Querida Val, obrigada por mais esta partilha. Podiam ir 1000 pessoas a estes mesmos lugares, mas mais nenhuma partilharia as coisas que lá existem desta forma fantástica que fazes! Um grande beijinho. Susana, minhacasinhad'aldeia.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia querida Val.
    Que lindos registos de um país tal como dizes tão inspirador, tanto pela natureza, como pela sua maneira de estar na vida.
    O registo feito pelo teu olhar é muito interessante, pra mim então que adoro reciclagem e criatividade nem se fala.
    Não sei como não vieste com um daqueles moinhos de café, sei que adoras....
    As viagens despoletam a criatividade a ver o que ainda nos vais trazer.
    Deu me saudades de vir aqui, abri o meu portátil e o primeiro blog que visito é o teu.Tu que nunca nos abandonaste ainda andas por aqui a brilhar, admiro a tua persistência.
    Bem, se nos faz feliz volta se sempre, não é ?
    Bom Domingo querida , esperando que voces todos estejam bem
    Lulu

    ResponderEliminar
  8. Uau! O resultado final ficou maravilhoso.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics