CASA PRÁTICA E ACOLHEDORA

10.1.22

Não é o que mais tem aparecido por aqui, nestes anos todos de blogue, mas é sem dúvida o meu tipo de post preferido: entrar em lares da vida real e registrar as ideias, as soluções, observar como cada um vive a casa à sua maneira, moldando-a mas também adaptando-se ao que ela tem para oferecer. Este apartamento em Bruxelas, e é a 5ª (ou será 6ª?) casa que a minha filha habita em 11 anos de Bélgica. É pequeno, mas bem localizado, ao lado de um parque e num bairro bem fornecido em termos de lojas. Às quartas feiras, um marché instala-se junto à praça principal, animando e perfumando as ruas com seus produtos frescos de diversas proveniências. Para se ter ideia da aldeia global em que vivemos, a dois passos da casa há uma loja de...pastéis de nata! do sabor tradicional aos mais inovadores, com recheio de chocolate belga ou speculoos. Enfim, não existem mais fronteiras nem exclusividades!

O apartamento fica num prédio com mais de cem anos, com uma arquitetura comum aos edifícios Bruxelenses da época e parece ter sido originalmente uma casa unifamiliar, a determinada altura dividida em 3 pequenas moradas para arrendamento. Laura e o namorado ocupam o 1º andar. Não é grande mas tem aquelas características que aumentam e potencializam qualquer espaço: luz natural em abundância, pé direito alto, portas grandes que dividem as assoalhadas sem as enclausurar. Se o quarto é enorme mas não tem roupeiros suficientes, nada de desespero: prateleiras e varões à vista solucionam o impasse. A sala não comporta uma mesa de jantar? sem dramas: a mesa vai para a cozinha, ganha banco com almofadas e até poltrona e luminária à cabeceira, duplicando as funções como canto de leitura. Não existe espaço para uma estante de livros? o parapeito da janela é um bom apoio. Gosto destas soluções descontraídas, que abraçam os defeitos de uma casa e transformam as partes negativas em aliadas de peso. São soluções descontraídas, sem nenhum padrão ou estilo definido mas que definitivamente tornam único, um lar.















12 comentários:

  1. Olá Val, o apartamento está super acolhedor e confortável, tanta luz natural, cada vez mais adoro casas pequenas com o que é essencial mas sem aquele ar de não ter quase nada, adorei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Encantada!!!! Foi assim que me senti ao ver as fotos desse apto. Coisa mais linda e convenhamos, bom gosto vem de berço. Tudo muito lindo, acolhedor. Esse lar parece que abraça as pessoas. Simplesmente maravilhada com as soluções encontradas. Bjs Laura

    ResponderEliminar
  3. Que lar lindo e aconchegante. Adorei!

    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, Val,
    aqui: 9:40 manhã de segunda-feira, com sol
    O título do post define bem, prática e acolhedora.Amei a porta divisória do quarto, muito estilosa.Parabéns pra filhota, o apartamento ficou com certeza, muito aconchegante.
    Grande abraço
    Mari

    ResponderEliminar
  5. Simmmmmm! Amiga, a tua filha tem a quem sair!! Tão, mas tão bonito:) Um xi-coração.

    ResponderEliminar
  6. Deliciosa a morada da sua filha, Val, e se nota bem nos detalhes que teve a quem puxar! bjo

    ResponderEliminar
  7. Olá Val! Ai, ai, ai, que tenho andada tão afastada dos blogues... já não visitava nenhum há umas boas semanas, hoje decidi dar uma voltinha pelos meus blogues amigos :D
    Que linda que é a casa da tua filhota <3 adorei! E até tem um banquinho de cozinha com uma capa em granny squares!! Adoro pequenos pormenores e subscrevo em absoluto a tua afirmação "...soluções descontraídas, que abraçam os defeitos de uma casa e transformam as partes negativas em aliadas de peso." Sem qualquer dúvida, nada como ser criativo para transformar o menos interessante no melhor de tudo. Ah, e a mesinha de cabeceira azul, foste tu ou a tua pequena já aprendeu contigo? :D
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Val,
    Sei muito bem a quem sai essa veia da Laura em tornar um espaço acolhedor e com a lembrança de casa.
    O apartamento já tem muito da sua graça, os janeloes lindos com tanta luz, nem apetece ter cortinados.
    A arquitectura linda
    Gostei de te "ver" aqui e acolá.
    E nesse dia em que nevou e tu estavas ai nesse coziness da cozinha com a luz baixa e essa poltrona, um cafezinho.
    Isto é felicidade, pelo menos pra mim.
    Pra além de que estavas com as tuas filhas ❤️❤️🍀🍀🙏🙏
    Por aqui o sol irradia, já fui andar e agora estou ja dose de vitaminaD
    Ohhh vida boa
    Bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
  9. Olá Val,
    E uma casa encantadora e acolhedora, adorei a solução mesa e cantinho de leitura na cozinha. Gosto muito de casas com o pé direito alto pois mesmo pequenas parecem amplas. Que beleza ter luz em todos os espaços no inverno faz a diferença e para o verão tem essa varanda com mesinha. Linda e muito bem aproveitada é uma casa com vida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá.
    Que casinha tão charmosa. Adorei a luz natural, o estilo nórdico da decoração, o aconchego do móvel antigo mas pintado (toque da Val?), a simplicidade mas "so cosy" e ainda tem parte exterior.... Todo o espaço bem aproveitado. Linda linda.
    Tudo de bom. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ia jurar que já tinha comentado.
    Uma casa linda, acolhedora, organizada e arrumada. Ingredientes essenciais na vida doméstica, para mim. Acrescento a luz natural que aí será bem mais reduzida e por isso deve ser bem aproveitada. Adorei as fotos. Obrigada pela curiosa e interessante partilha, linda Val!

    ResponderEliminar
  12. Muito lindo, muito colhedor o partamento da tua filha e parece ser espaçoso também. Como não amar estas aberturas enormes, a porta de entrada do quarto??
    Apartamento iluminado é tudo de bom. E este deck é lindo e com certeza delicioso no verão!

    bjus
    ana

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics