TÉCNICAS VARIADAS APLICADAS A UM MESMO OBJETO

8.9.21

A peça não é nada de especial, mais um banquinho rústico e de beleza duvidosa que encontrei por aí. Mas sendo pequena e de pouco valor serviu-me para continuar a testar o comportamento das Chalk Paints e também a combinação destas com stencils e transfers, coroando o todo com uma técnica que não é das minhas preferidas e portanto nunca tinha usado e que é o velho e conhecido décapé. Este termo vem do francês e significa decapar, ou seja, arrancar camadas de um dado material atribuindo ao objeto um aspeto envelhecido. E do meu ainda pouco convívio com as chalk paints, parece-me que estas «pedem» esse look desgastado, pois são tintas encorpadas, que quando aplicadas conferem às superfícies uma certa rugosidade e textura. O meu objetivo é usar estas 3 técnicas num móvel a sério e portanto este banquinho serviu para mim como tubo de ensaio para ganhar confiança e me lançar nessa tal peça maior e de mais responsabilidade. Mas enquanto isso não acontece, fica aqui o depois e o antes do pequeno banco.










Não tenho fotos de todas as fases dos processos porque simplesmente esqueci-me de tirar, mas resumidamente, depois de ter dado duas demãos de pintura, apliquei o estêncil, sem me preocupar muito com os defeitos, pois já sabia que iria lixar e portanto as imperfeições desapareceriam:

Assim ficou o banquinho (nesta fase, confesso que achei-o tão, mas tão feio, que duvidei que chegasse a bom porto...) e antes de colocar os decalques, desgastei bastante, com incidência nos cantos para dar o ar de envelhecido. Não tenho foto dessa etapa infelizmente:

A seguir decalquei os desenhos, e com uma lixa bastante fina (nº 180) fui lixando cuidadosamente sobre os decalques para os integrar no envelhecimento e dar coerência à peça:

Quando achei que a peça já estava no ponto de envelhecimento que eu pretendia, fiz o acabamento com cera incolor:

9 comentários:

  1. Merece um uau!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts novos! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  2. Val, ficou lindo, juntou tudo que gosto...rsrs... móvel velhinho, chalk paint, stencil e decoupagem. Ficou um charme e na sua sala combinou, que parece que nasceu ali. Parabéns. Besitos

    ResponderEliminar
  3. Usei chalk paint numa pequena prateleira, pela primeira vez e gostei bastante, Não porque eu seja especialsta ou miseramente entendida em tintas e pinturas, mas porque o lixar da prateleira não ficou como eu desejava 100% lisa e a chalk paint com o seu "relevo" disfarçou. Não foi bonito de se dizer, mas resultou para mim. Tenho um banquinho semelhante a esse, muito velho e desgastado e acho que vou copiar a sua ideia... chalk paint de certeza, a decapagem logo se verá... esse ficou lindo!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, Val
    aqui:8:05 manhã de quarta-feira com céu meio nublado porem já quente.
    Também estou de olho nessa tinta, minhas cadeiras da cozinha já de terceira mão estão precisando de uma garibada e pensei nesse tipo de pintura, sem lixas e muito trabalho.Vamos ver.
    Agora o seu banquinho ficou super estiloso, não bastasse a tinta tem decoupage, stencil você realmente se dedica aos seus trabalhos.Gostei.
    Grande abraço.
    Mari

    ResponderEliminar
  5. Este banquinho levou-me à infância. Havia um lá em casa e eu adorava sentar-me nele bem perto do lume para me aquecer no inverno. Claro que todos os queriam e quando alguém se levantava, alguém se sentava. Detestava que me dissessem: quem vai ao vento perdeu o assento! :) Esse banquinho tinha ainda um buraco no meio para ser de transporte fácil... enfim, recordações!
    Adorei este teu banco, renovado, com cara moderna e a ficar lindo e valorizado em qualquer canto da tua casa. Que trabalheira! Volto a dizer que adoro e admiro imenso estas recuperações e além disso valorizo a tua paciência e o teu bom gosto. Ficou tão bonito!
    Muitos parabéns, obrigada por tão doce e curiosa partilha. :)

    ResponderEliminar
  6. Oi Val,
    A Lete falou que o banquinho lembrou a infância dela, e a minha també. Tinha um banquinho deste na casa dos meus pais, não tão chique e charmoso como o seu ficou, mas bem mais judiado.
    O seu ficou lindo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Olá Val, mesmo o que não é nada de especial e de beleza duvidosa, :) ganh logo um charme e um encanto especial e de nada de especial, passa a especial ... eu gostei muito!
    beijinhos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics