DE MÓVEL DE CASA DE BANHO A MÓVEL GUARDA COMIDA

31.7.21
Não é a primeira vez que me cruzo com este tipo de móvel. Eram tão corriqueiros há 60, 70 anos, surgiam nas mais variadas formas e tamanhos, ficavam por cima dos lavatórios nas casas de banho, e geralmente chegam aos nossos dias bastante danificados por anos a fio de humidades em instalações sanitárias com pouca ventilação, e também pelo uso ao qual estavam destinados: acondicionar escovas de dentes e demais itens de higiene, como tónicos, loções, líquidos para gargarejar, enfim frascos de toda a sorte que acabavam guardados molhados provocando manchas e algum bolor. Este estava exatamente nesse estado, numa casa de banho de um velho andar em obras e só não foi parar ao vazadouro porque o empreiteiro, contrariado diga-se, fez o esforço de ir ao entulho "ver se ainda lá está" só para não me ouvir mais a perguntar pelo dito cujo. Seja como for, o fato é que saí de lá feliz da vida, com a pequena peça imunda em baixo do braço. Adoro pequenas peças; são fáceis de manejar, dão pouco trabalho e permitem-me fazer experiências. Eu tenho fazes, e atualmente ando apaixonada pelas chalk paints da Annie Sloan. As cores são lindas, dispensam o primário, a cobertura é ótima e conferem uma certa textura. Parece propaganda, e é, só que grátis. Também ainda não me cansei dos decor transfers, antes pelo contrário, portanto sinto que nos próximos tempos a combinação Annie Sloan Chalk paints / decor transfers serão uma constante por aqui....
Mas voltando ao pequeno armário, quando o coloquei sobre a bancada de trabalho, só tinha em mente que queria me ver livre das divisórias interiores, que de tão estreitas tinham pouca utilidade. Arrancá-las, estragou o fundo e facilitou-me a vida. Fiquei com uma tela em branco para pintar e transferir decalques. Gosto quando os móveis não revelam por fora aquilo que têm lá dentro: Beauty comes from the inside, dizem, e eu concordo plenamente. Confesso que primeiro acabei a parte de dentro pois estava numa relação de amor-ódio com a porta: não gostei da madeira que apareceu quando lixei a tinta velha, o espelho não me dizia nada e o vidro pintado menos ainda. Considerei mesmo descartá-la mas lá pelas tantas pensei que se tinha desmontado o móvel, também poderia desmantelar a porta e quando o fiz, achei que com um puxador novo e uma tela, a coisa poderia se compor. Foi assim que de móvel de casa de banho passou a guarda comida. Por força das circunstâncias. E da minha implicância.














A preparar um novo fundo em contraplacado:



Nesta fase ainda ensaiva conservar a porta com espelho e vidro, mas sem muita convicção:


Pintei a tela com a tinta azul do fundo e agrafei-a:


O puxador original estava bastante danificado, troquei por um mais atual que também pintei:

10 comentários:

  1. Que transformação! Como sempre, ficou incrível! Parabéns!
    Adoro a pintura e os decalques, dão logo outra vida à peça sem dúvida.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto destas transformações! Lembro-me bem deste tipo de móvel, na casa das minhas avós e fiquei com vontade de lá ir apesar de achar que já lá não há nada disto. Valem as recordações. :)
    Ficou perfeito na sua nova casa e com novas atribuições que lhe conferem todo o valor. Obrigada pela curiosa e interessante partilha que mais uma vez revela o teu bom gosto, a tua paciência e a tua criatividade. Adorei!

    ResponderEliminar
  3. Olá Val! Só hoje passei por aqui e vi o teu armário pequenino e bonito <3
    Na casa dos meus pais, há muitos anos, quando eu era miúda, havia um assim, mas não sobreviveu até estes tempos(se sim, tê-lo-ia encontrado no sótão). Depois de ver a transformação que fizeste ao teu, caso o dos meus pais ainda existisse seguia os teus passos e recuperá-lo-ia :)
    Ficou bem bonito, assim sem tinta, e as cxs de fermento e chá ficam-lhe a matar! super!
    bjs*

    ResponderEliminar
  4. Adorei a transformação. Incrível.

    Boa semana!
    O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  5. Oi Val,
    O armário ficou lindo! Vc tem um bom gosto incrível!
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Oi, Val!
    O móvel deu uma repaginada que parece outro. Ficou muito gracioso!
    Beijus,

    ResponderEliminar
  7. Ficou tão lindinho! Alertando que o diminuitivo não tem a ver com a fraca beleza mas com a mimosura (nem sei se esta palavra existe :)). Ao ver este mini armário, lembrei-me de um que uma vez achei num lixo e não tove coragem de lá deixar. Já serviu para guardar especiarias depois de uma boa limpeza e desinfeção e acabou por ir parar à ultima prateleira da despensa onde estão as coisas que não vou deitar fora (nunca) mas também não me apetece ou não tenho ideia onde utilizar. Ao ver este trabalho, apeteceu-me "repaginar" o meu e quem sabe colocar à vista em algum lugar.

    ResponderEliminar
  8. Que peça linda, Val, eu também seria muito feliz com ela :). O que bons olhos e criatividade não fazem por uma peça na rua da amargura, hein? Ficou linda! Bjks

    ResponderEliminar
  9. Olá Val,

    Que beleza de recuperação! Uma peça sem graça (melhor dizer feia mesmo) completamente transformada e cheia de graça. Adorei a porta de telinha, o puxador e o detalhe da colagem no interior que deixa o pequeno móvel bonito e sempre "cheio". Ficou lindo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Querida Val, ficou TOP! És incrível... Um xi-coração.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics