TÁBUAS, BANDEJAS OU SIMPLESMENTE PRATOS GRANDES...

3.6.21

Quem me conhece minimamente, sabe que eu até me interesso por vários assuntos MENOS por tudo que tenha a ver com culinária. Não tenho imaginação na cozinha e nem sequer vocação. Mesmo ciente disso, a Ciane, amiga que desvirtualizei há alguns anos, resolveu tirar-me da minha zona de conforto e convidou-me para fazer parte de um grupo de 7 mulheres que iriam, no Instagram, postar tábuas de servir, originais e inspiradoras. Relutei a princípio mas não tive como me esquivar e lá fui eu para esse mundão que é a internet, pesquisar sobre o assunto. E foi uma grata surpresa. Sim, nunca pensei que tábuas, bandejas ou simplesmente pratos com alguma dimensão pudessem ser versáteis ao ponto de servir de base a composições tão fora da caixa, diversificadas em termos de texturas, cores e sabores, onde, ouso dizer, não há limites para a criatividade. E mais, para quem não sabe e não gosta de cozinhar, é até uma forma prática de pensar num tema e a partir daí conseguir compor uma mesa bonita e sobretudo, apetitosa. A minha proposta hoje, é fazer uma resenha das 7 tábuas apresentadas, todas elas feitas com muito carinho, empenho e contendo, como todo trabalho artesanal e criativo, muito da personalidade de cada autora. Cada tábua é única e intransmissível, pode ser exuberante ou mais contida, emotiva até. A beleza está na pluralidade. Inspire-se à vontade!

Vou começar pela tábua que montei, uma "Pancake Board" numa mesa que denominei de "Breakfast in America". À primeira vista, pode até impressionar, mas se olharmos com atenção, a composição é muito simples: panquecas no centro e à volta frutas frescas, frutos secos e doces. Uma toalha bonita, muita cor e flores comestíveis completam o conjunto!




A Ciane, @ciane.serra,compôs a tábua que se segue. A inspiração partiu de uns pratos comprados em França há anos, e nunca utilizados. O resultado foi uma mesa rústica em que individuais em palha casam na perfeição com copos alto de cristal. Na tábua, queijos de diversas proveniências, bolachas salgadas, doce. O pão caseiro e já fatiado, repousa ao lado. Repararam na coleção de tábuas que ela tem e que quando não estão em uso, decoram o ambiente?




Vanessa, @diybyvanessa, uniu o útil ao agradável. Melhor dizendo, uniu a dupla imbatível queijos e vinhos à sua paixão pelo tema Disney e sugere uma relaxante hidromassagem petiscando nesta maravilhosa tábua. Viram o salame em forma de flor e o pormenor da "tampa" do queijo?

E chegou a vez da Kátia, @katiacepedarodrigues, que optou por usar vários pratos no centro da mesa, em vez de tábuas. Outono foi o tema da vez numa mesa de aperitivos. Repararam novamente no salame em forma de flor?


Mi, @mi.jebailey, e a sua explosão de cores e sabores. Não usou tábua, nem pratos, mas sim uma enorme bandeja em bambu trazida da África do Sul. No meio um pyrex com gelo e potes de gelado. Os toppings estão ao redor assim como cones, casquinhas e diversos adereços que fazem desta mesa a cara do verão!



Já a Cris,@criatiane.steele, foi mais contida, mas igualmente criativa e usou tábuas de pedra para expor frutas, queijos, enchidos e legumes crus:



Last but not least vem a Any, @anyalves, também com uma tábua de frios (reparem que mais uma vez a tábua é de pedra e não de madeira) com todos os ingredientes meticulosamente dispostos em espiral e onde não faltaram os passarinhos, numa singela homenagem à mãe, recentemente desaparecida. Macarons combinam com charcutaria? até ver esta tábua, eu achava que não...




11 comentários:

  1. Eu diria que são todas bonitas ao olhar, um espectáculo!

    Beijinhos, bom fim-de-semana:))

    ResponderEliminar
  2. Oi Val,
    Todas as tabuas são lindas, ma, como você era e ainda sou: um zero à esquerda em culinária. Não sei cozinha r enada em matéria de cozinha me emociona, justo eu que sou neta de um dono de restaurante e filha de um pai que amava cozinhar.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Val, difícil escolher uma só, cada uma mais bonita e apetitosa que a outra. A sua de pancake, teria fácil saída aqui em casa. Minha filha adora e de vez em quando meu marido preparar uma pilha enorme em dia de domingo, para o café da manhã.Adorei as sugestões para acompanhar.E a de sorvete também, como vê aqui tudo muito diet...rsrs...
    Besitos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Pois... dificil mesmo é escolher qual a mais bonita! Adorei os pormenores de cada uma, e vou registar estas sugestões maravilhosas. Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  5. Olha Val, eu atirava-me a algumas, principalmente as dos salgados :D já no que respeita à apresentação, não desfazendo de nenhuma, a tua tábua de panquecas no meio daquele decor tão colorido (que toalha tãaao linda!) enche-me as medidas, faz-me mesmo bem aos olhos!!
    bjs*

    ResponderEliminar
  6. Tudo lindo e incrível. Adorei!

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  7. Oi Val, eu adora fazer a arrumação usando as tábuas de madeira. Gostei muito da sugestão de colocar o pirex de vidro sobre a tábua e fazer um separador de itens.
    Todas as imagens são lindas. Um post delicioso.
    Um ótimo final de semana.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro essas tábuas e foi muito gostoso acompanhar cada abordagem que vocês tiveram. Por enquanto estamos em um frio desolador... mas assim que a estação mudar e começarmos a fazer as refeições lá fora, pretendo usar toda essa inspiração aqui em casa também.
    Eu simplesmente amei a sua tábua, vai ser a primeira que vou colocar em prática!

    ResponderEliminar
  9. Olá Val, Que tema interessante e apetitoso! Todas as mesas estão bonitas, criativas e inpiradoras. Como sou gulosa e amo queijos e chacrutaria, sorvete, geleias e panquecas ficaria feliz com qualquer uma, rs.
    Beijinhos




    Que

    ResponderEliminar
  10. Confesso que me identifico muito com vc, fujo dos assuntos culinários! Adorei essas tábuas, dá pra preparar um boa mistura de elementos / ingredientes e é uma proposta bem despojada. Adotarei assim que puder receber em casa! bjks

    ResponderEliminar
  11. Wowww, quantas ideias lindas e deliciosas reunidas!!!
    Amiga eu me considero boa de fogão, ainda mais de garfo, ahaha
    Mas mesa posta é minha negação, tenho uma certa preguiça... Por isso fiquei tao encantada com as tábuas montadas, todas originalíssimas.
    Vc consegue fazer uma mesa mega colorida sem que as coisas se misturem, tudo lindo como sempre!!

    bjus
    ana

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics