ANTES E DEPOIS DO MÓVEL ESQUECIDO NA DESPENSA

23.2.19
Tudo começou com um whatsapp de uma amiga de quase 30 anos: "vou te enviar a foto de um móvel em mau estado, diz-me se tem salvação", dizia a mensagem. Olhei a imagem que me mostrava o ecrã do telemóvel e reconheci o pequeno móvel que sempre vi em casa dela, primeiro ainda com alguma dignidade, na sala, e mais tarde, na despensa da cozinha onde servia de apoio e de abrigo a tudo e mais alguma coisa que não tivesse poiso certo ou serventia. E eu que até estava na oficina de restauros que frequento uma vez por semana, portanto, altamente imbuída do espírito de renovação, digo-lhe prontamente que sim, que deixe nas minhas mãos, que a peça tem solução. Só não contava é que as mazelas fossem tantas: porta empenada, pés parcialmente comidos pelo bicho que tornavam o móvel claudicante, interiores forrados a papel para encobrir manchas indeléveis, tampo separado em dois. Não consegui dar um jeito a tudo: a porta e o tampo continuaram com os seus defeitos (que eu prefiro chamar de feitios) mas consegui estabilizar o móvel serrando uns pés e acrescentando outros e os interiores, bem, os interiores tornaram-se o efeito surpresa. Um regalo para a vista de quem abre a gaveta ou as portas e, inesperadamente, recebe uma lufada de ar fresco. Fiquei entretanto a saber que, depois de ter pertencido à sala e posteriormente ter ido parar aos cafundós da despensa, ele ganhou novamente as atenções da dona e assumiu recentemente funções de mesinha de cabeceira.












Daqui para baixo, são só cenas de bastidores, para mostrar algumas das etapas pelas quais passamos quando nos propomos a recuperar uma peça. O que vale é que quando acaba, o móvel fica bonito e tudo valeu a pena, esquecemo-nos do que ficou para trás, das horas que gastámos ali e até do desalento que por vezes bate ao olhar a peça despida, desmembrada e sem fim à vista...




17 comentários:

  1. Bela recuperação amiga!
    Realmente uma peça já em fim de vida mas que todas sabemos que nas tuas mãos dá um volta de 360° e fica como nova.
    Gosto de ver o contraste da cor da Madeira ja envelhecida com as modernas pinturas em stencil, ficou mesmo linda aos meus olhos, não poderia pedir mais.
    A dona deve estar encantada com esta transformação, Parabéns por mais um trabalho magnífico.
    Beijinho grande e bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. Olá Val
    Não me conhece, mas há muito tempo que sigo o seu trabalho, que adoro. Admiro o bom gosto e a paciência e perseverança com que recupera os móveis, que para qualquer outra pessoa iria para o lixo. Adoro o seu candeeiro que já conhecia de outros posts bem antigos. Tenho uma base igual cá em casa para lhe dar o mesmo uso, só não tive ainda coragem para o fazer.
    Beijinhos


    ResponderEliminar
  3. Nada se perde tudo se transforma, parabéns pelo trabalho!

    ResponderEliminar
  4. Adorei a transformação, ficou um armário lindo! Parabéns!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, Val,
    aqui: 7:44 manhã de segundona já com um sol a prometer.
    Aos meus olhos o móvel já não serviria mais, mas seus olhos são piedosos e extremamente otimistas a essas criaturas decadentes, e quem sai ganhando é a dona do dito que consegue um móvel novo e sobretudo super estiloso. Adorei a frescura a que se refere no interior dele, é sim uma grata surpresa aos olhos.
    Parabéns pela mágica do embelezamento e pela paciência ao realizar esses feitos.
    Amei o resultado.
    Grande abraço.
    Mari


    ResponderEliminar
  6. Oi Val,
    O móvel ficou lindo, merecia mais do que o quarto, merecia ir para a sala!
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Nossa, que trabalho Val,acho que foi o móvel mais detonado que vc já enfrentou!!
    ADorei o exterior mais comum com o interior tão surpreendente!
    Vc arrasa sempre!! Cada móvel um trabalho único e sempre maravilhoso.
    Bo, gosto é pra quem tem, e vc tem de sobra!!!!

    bjo grande

    ResponderEliminar
  8. Ficou tão bonito! Parabéns pela excelente recuperação!
    Adorava ter oportunidade de frequentar aulas de recuperação de móveis.

    Continuação de boa semana :))

    ResponderEliminar
  9. Olá, a idade para além do caruncho também traz personalidade! Gostei da ideia do interior, faz toda a diferença. Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  10. Olá Val,

    Outro belo trabalho de recuperação! A madeira é muito bonita só precisava do carinho de uma lixa, rs, gosto muito de móvel com o interior pintado e a cor escolhida causa alegre surpresa quando é aberto. Gosto das formas ou detalhes que os móveis velhos adquirem com o tempo (adorei como você chama: feitio), dão personalidade e charme. Estava bem detonado com certeza deu muiiiito trabalho, mas o resultado valeu a pena!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Val!
    Sempre falo com minhas filhas que vou me inspirar em você pelo trabalho e dedicação que tens com suas obras. Mas vai-se o tempo perdido ali e aqui e quase nada é feito.
    Achei maravilhosa a salvação desse armário, que na verdade estava inteiro ainda, porém levou alguns solavancos, o que na verdade eu chamo de vida, de história. Agora começa uma nova etapa para esta belezura, graças a você e a dona dele que quis salvá-lo. Parabéns para as duas!
    Bjus
    Estael
    www.atelieprovence.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  12. Olá Val,
    Que coisas maravilhosas que tu fazes :)
    Adoro estas transformações, admiro o teu trabalho, as tuas mãos :)
    Parabéns :)
    Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Val :)
    A tua amiga é uma sortuda, que vida ganhou esse móvel.
    Esses moveis teem muita utilidade pois podem albergar variadas coisas.
    O teu restauro é de louvar, só quem faz esse género de trabalhos dará o valor. A tua amiga com certeza apreciou bastante e tanto que a peça já ganhou lugar de destaque.
    Adorei o stencil, o dourado com o azul ficou um espanto a madeira na sua cor natural que nunca cansa .Gostei também dos puxadores.
    Não tem nada a haver mas sabes que tenho um fascínio pelo teu candeeiro ;)
    bj querida e bom domingo
    Lulu

    ResponderEliminar
  14. Já tinha visto algumas fotos no Instagram, mas adorei poder ver este trabalho em mais detalhes e com seu texto sempre tão envolvente. Ficou lindo! Às vezes acho que só você teria capacidade para recuperar certos móveis!

    ResponderEliminar
  15. Uau, Val, ficou um espetáculo! É certamente uma peça que mereceu todo o carinho, é lindíssima! Gostei dos novos ares que deu a ela, ficou muito original e cheinha de vida novamente. Coisas que só olhos bem treinados são capazes de proporcionar. Beijo

    ResponderEliminar
  16. Tu és a rainha da transformação, amiga Val! Precisas de muita sensibilidade e talento para transformar o lixo no luxo. Uma peça única e original que fica bem em qualquer lugar! Ah..veio cá. Viu como está triste o tempo? Bom fim de semana amiga,beijinhos!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics