BEADED LAMPSHADE

9.11.18
Desde que vi a luminária de missangas da Regina que não me saiu da cabeça a ideia de fazer uma parecida. Afinal, material havia em casa, e em abundância: um candeeiro já mais do que usado e a precisar de um up e caixas e caixas de missangas e contas que já estiveram a um passo de irem parar ao lixo. Quando as minhas filhas eram crianças "fundaram" em sociedade com os primos uma empresa de bijuterias, fabricavam toda a sorte de bujigangas que vendiam na escola às amigas. Desta fase empreendedora da vida delas sobraram aqui por casa milhares de miudezas dos mais diversos formatos, cores e tamanhos e de materiais distintos como madeira, vidro, plástico ou massa. Com calma e paciência, foi a oportunidade única de usar boa parte do acervo da extinta firma e ainda dar cara nova ao candeeiro já caído em descrédito. Só não me foi possível aproveitar o abajur antigo pois a sua estrutura não me permitia esticar os fios de modo a dispor as missangas. Mas de resto, o candeeiro em si, levou duas cores de tinta em spray (o amarelo para dar a ilusão de que a lâmpada está sempre acesa) e o velho cabo branco saiu para dar lugar a um mais atual, coberto em tecido, enquanto as contas foram enfiadas completamente ao acaso sem que eu ligasse a harmonia ou combinações. De brinde, vai, no final do post, um simplicíssimo tutorial para quem quiser se habilitar a montar um Beaded lampshade!





O candeeiro como estava antes, com o abajur que não serviu para o propósito das missangas:

A nova estrutura de abajur, que eu, no final do projeto, arrependi-me de não ter também pintado de amarelo:

Parte do acervo da extinta "firma" das crianças:

TUTORIAL SIMPLES para explicar como fiz para prender cada fila de missangas e contas.
1- Comecei por dar um nó duplo no lado superior da estrutura do abajur:

2- Fiquei com um fio duplo no qual fui enfiando as contas:

3- Quando completei a fila de contas, dei outro nó duplo muito apertado no lado inferior da estrutura e escondi as pontas virando-as para dentro das missangas:

17 comentários:

  1. Oi Val,
    A cúpula ficou linda!!! Vou divulgar no sábado.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá Val! Ficou tão bonito! E de noite deve fazer um efeito mesmo giro! Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Adorei Val.
    Ficou lindo e cheio de cor :)
    Dá logo alegria a qualquer espaço!
    Nem parece muito difícil de fazer :)
    Boas dicas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Val,

    Ficou uma beleza! Adorei o detalhe da base em duas cores, muito legal. Gosto muito da minha principalmente da luminosidade que a luz ganha quando passa pelas miçangas e do efeito projetado na parede e no teto. Você conseguiu acabar com as contas? Já fiz dois trabalhos grandes e ainda tenho parece que se multiplicam durante a noite, rs.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou lindo Val! Com a luz acesa é um luxo. Parabéns tu tens o dom do belo! Bom fim de semana amiga,beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Val, só tu com essa criatividade ao rubro, para nos abrilhantares o olhar com tanta cor e com tanta alegria. O candeeiro está um luxo, original, requintado, colorido... quem imaginaria tal?
    Adorei, também, o pormenor do pé, pintado em duas cores, lindo e muito elegante. Deste um final feliz às "bugigangas" dos miúdos e suponho que eles devem ter amado o resultado. :)
    Muitos parabéns, obrigada pela partilha e pela curiosa inspiração! Beijinhos, um feliz fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. Fiquei encantada com esta luminária! Infelizmente não levo o menor jeito para empreendedorismo nessa área, hehe. Parabéns!!!

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Ficou tão bonito, Val! Mas olha que a colecção de contas que tinhas por aí é muito bonita, ainda bem que não a deitaste ao lixo, ias arrepender-te. Gosto muito do resultado, ficou tão longe do candeeiro "normal" que era, e a diversidade de cores e feitios das contas e missangas criam um efeito fantástico. Adorei!!!
    bjs*

    ResponderEliminar
  9. Olá Val. Lindo resultado. Gostei mesmo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Oi Val,que lindo que ficou,Alegre e colorido,ele aceso ficou mais lindo ainda,fico imaginando no escuro.Nossa há muitos anos atrás também fiz bijuterias e guardei por anos uma caixa de sapato de miçangas, usava uma aqui outra alí,mas não achava utilidade para aquela quantidade toda,acabei dando a uma amiga,se eu tivesse tido essa idéia tinha feito um desse,eu amei! O biscoito de maizena do meu blog não é difícil dar o ponto não, depois da quantidade exata da maizena, se ele não der o ponto,vc vai colocando colher por colher de maizena até desgrudar das mãos, a massa é muito boa e fácil de trabalhar. Bjss

    ResponderEliminar
  11. Amei seu abajur! Que capricho...
    Fiquei louca prá fazer uma também!
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Eu simplesmente amei esse trabalho! Que lindo!
    Eu me considero uma pessoa "neutra" e sempre me encanto com suas criações super coloridas. Me pergunto se a questão é o bom gosto em combiná-las!
    Enfim, gosto muitíssimo e me lembrava que você já tinha feito outra luminária neste estilo e achei ótimo que você tenha incluído o antigo link! Fui rever aquela crianção também.
    Ótima a idéia de pintar metade da estrutura de amarelo. Esse é um dos pontos que gosto nos seus trabalhos: são divertidos, criativos e sempre têm um detalhe surpreendente!

    ResponderEliminar
  13. Sem palavras mesmo, já tinha passado algumas vezes e pensava eu que já tinha comentado, realmente.... !
    Admiro a tua paciência, dedicação e criatividade nalgumas peças que fazes, esta é mais outra que me deixou de boca aberta.
    Adorava ver fotos das cores projectadas na parede e tecto, mas é como dizes não dá para ver, de noite deve ser maravilhoso os reflexos.
    Espero bem que tenhas conseguido acabar com as missangas todas 😂, senão qualquer dia ainda temos outra peça aí a caminho.... Talvez uma cadeira?
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  14. Se já estava lindo apagado, acesso ficou mágico Val!!
    Amei as contas, em especial umas que me lembraram doces balinhas da minha infância, ahaha. Outro detalhe q amei foi a pintura em duas cores!!

    bju grande, ótimo findi

    ResponderEliminar
  15. Que trabalheira! Mas ficou muito original e condiz lindamente com o banco dos pompons!O detalhe do pé pintado de duas cores foi de génio:)
    Um abraço
    Teresa

    ResponderEliminar
  16. Val, muito lindo o seu abajur! e as contas que vc usou não poderia ir pro lixo nunca, uma hora a gente acha alguma coisa pra fazer com elas!
    bjk

    ResponderEliminar
  17. I love this AND the story behind it. I have a lot of miscellaneous bead like the ones you have here. I plan on going to the thrift store to find a lamp that I will re-purpose and use in my classroom. My aerospace technology students will surely love it!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics