TROCA DE CASA

20.5.18
A cerimónia de final de curso da filha que estuda nos EUA obrigou-nos a nova travessia do Atlântico. Numa cidade pequena, onde a grande maioria dos habitantes são estudantes (relembre aqui), em semana de graduation, os hotéis esgotam e os preços das diárias disparam. Foi em meio a essa dificuldade de encontrar um local para ficar que veio a proposta: Mary Ann, uma senhora aposentada do departamento de atletas da universidade quer conhecer Portugal e sugere uma troca de casa. A chamada home swap: combinamos as mesmas datas para as respetivas estadias e instalamo-nos. Ela em nossa casa, nós, na dela. E foi assim que, de repente, vi-me acomodada numa casa de campo nos arredores de Columbia, enquanto ela, hospedava-se no nosso apartamento no centro de Lisboa. "This will be fun for both of us" disse-nos ela. E foi. Mary Ann esqueceu o carro e galgou Lisboa toda a pé. Nós, longe de tudo, usávamos o seu truck para nos deslocarmos. E a casa? a casa representava totalmente a personalidade da dona, repleta de objetos rústicos e memórias de alguém que tinha sido criada numa farm e que se define como uma country girl.  Com uma planta tipicamente Americana, que integra cozinha, sala de jantar e estar e que se abre a um porch rodeado de verde, os nossos vizinhos mais próximos eram bois, vacas, cavalos, esquilos, coelhos, veados, pássaros, rãs e demais espécies que não consegui identificar. Impossível descrever aqui a cacofonia que faziam à noite e o agradável que era adormecer com esta trilha sonora. Uma experiência única, enriquecedora e inesquecível !




Entre todas as memórias que enfeitam as paredes da casa, a serra circular e os serrotes antigos, ferramentas de trabalho da família, e pintadas com vistas da casa onde cresceu, ocupam um lugar especial no coração da Mary Ann:











19 comentários:

  1. Antes de mais, muitos parabéns pelo final de curso!! Quanto à "home swap", achei a ideia fabulosa: por um lado conhecer de perto o estilo americano "country", por outro, permitir que alguém também conheça o nosso país. :) Deve ter sido mesmo giro e inesquecível! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Oi Val, que experiencia tão agradavel! Adorei os objectos especiais que estao espalhados por essa casa, principalmente o serrote pintado :)
    Dá para imaginar como seria diferente a vida se tivessemos nascido noutro local do mundo :)
    Um abraço
    Teresa

    ResponderEliminar
  3. Que troca gira e interessante! Gostei muito das fotos, principalmente a última, com a tua "pegada". A almofada está linda a dar cor e personalidade ao espaço... :)

    ResponderEliminar
  4. Bom essa da "home swap" é uma excelente ideia, assim os custos são 0 no que respeita a aluguer de casa.
    Um espaço muito agradável bem ao jeito country, gosto imenso.
    As fotos estão uma delícia e a do louceiro deixou-me pregada ao visor.
    Muitos parabéns à filhota por mais esta etapa, deve ter sido uma festa muito bonita.
    Beijinhos e até breve.

    ResponderEliminar
  5. Olá Val,
    Que experiência legal. Trocar de casa em si já é interessante e quando junto vem uma mudança de ambiente, do urbano para o rural e vice versa, deve ser ainda mais divertido. A casa parece muito agradável e lindamente decorada, amei as casinhas de passarinhos na porta, o bule com flores e os potes com plantas, tudo lindo. E a linda almofada em patch com cores que lembram seus trabalhos, foi você que fez.
    Beijos

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Há uns valentes anos atrás, era a minha filha bebé, fiz uma troca de casa. No caso fui para Paris, a primeira vez que lá estive, e graças à troca de casa foi-nos possível ficar por Paris cerca de dez dias, caso contrário teria sido impossível porque as estadias eram (e são) caríssimas. É uma excelente modalidade, cada vez mais rara, agora toda a gente prefere ceder casa em regime de airbnb, mas ainda se encontram amigos que apenas querem trocar de casa e usufruir. Olha, essa casa é mesmo americana!!! Típica!
    A almofada em patchwork tem "cara" de Val :D
    bjinhos*

    ResponderEliminar
  7. Ai que delicia de troca Val! Só vi isso em filme mesmo!
    Muita coisa ali era a tua cara!!!
    E td tão caprichado, deves ter amado.
    Não sei qual curso tua filha formou, mas deixo os super parabéns pra vcs
    por mais esta etapa.

    bju amiga
    ana

    ResponderEliminar
  8. Que experiência gostosa!
    Gostei demais da área externa. Deve ser uma delícia uma conversa de fim de tarde, sentada nessas cadeiras e com essa vista tão linda!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Olá Val, primeiramente parabéns para sua menina, desejando muito sucesso e felicidades em sua vida. Achei o máximo essa troca de casa. Uma troca de experiencia e tanto para voce e a senhora que foi passar uns dias na sua residencia. Imaginei a sua admiração ao ouvir o barulho dos bichinhos durante a noite. A casa é bem confortável e bonita.
    Tudo de bom querida,bjss!

    Obs. Meu pc não está funcionando algumas teclas e não pude usar o acento em algumas palavras.

    ResponderEliminar
  10. Val querida, sensacional sua experiência, olha nunca tinha ouvido falar nisto.
    Que casa deliciosa, tipicamente norte americana. Você não ficou com receio em ceder sua casa para uma completa estranha e o mesmo com relação a Mary Ann?
    De qualquer maneira é algo inusitado pra mim.
    Beijo, minha cara Val.

    ResponderEliminar
  11. Oi, Val!

    Que experiência incrível e enriquecedora...
    Uma casa muito bonita!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  12. Que experiência fantástica Val! A casa é girissima... Parabéns aos papás e à filhota! Um xi-coração.

    ResponderEliminar
  13. Mas que idéia maravilhosa a troca de casa.
    Adoráveis acomodações nesta doce casinha. Muito a espiar na decoração.
    Deixo meus parabéns pela graduação terminada. É sempre um alívio enorme para eles né?
    Um beijo! ♥

    ResponderEliminar
  14. Que espetáculo Val :)
    Que máximo :)
    Deve ter sido uma experiência boa :) Que aventureira :)
    Fantástico :D A casa é linda :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá Val! Parabéns e sucesso para tua menina. A casa parece que fala Val. Tão cheia de história e vida. E muito haver contigo. Que privilégio amiga! Grata por partilhares! Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Val, que legal esta experiência. Com certeza inesquecível.
    Adorei o jeito rútico da casa.
    Bjk

    ResponderEliminar
  17. Beeem imagino o quanto deve ter sido bom juntar o útil ao agradável!! A casa era mesmo como eu gosto térrea e ampla.
    Parabéns pelo fim do curso, que agora dê os frutos que ela precisa ;)

    ResponderEliminar
  18. Bemmmm... Isso mais que uma troca de casa, foi uma troca de experiências giríssima. Gosto tanto de ver os interiores de casas e saber um pouquinho da história de quem lá vive, mesmo que resumidamente. E essa casa parece-me muito interessante assim no meio do campo. Gostei muito das fotos Val.
    Beijinho. Joana.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics