A MESA DA JOANA

21.10.16
Apesar do aspeto inocente da mesa (ou deveria dizer mesinha, devido às suas reduzidas dimensões?) eis uma peça que me tirou do sério! Lixá-la, foi muito simples; passar o primário não apresentou dificuldades; pintar, correu até muito bem; conjugar as cores das pétalas, cortá-las e colá-las, é tarefa que não tem mistério. Pior mesmo, foi na hora do acabamento, quando apenas faltava o verniz para proteger o trabalho: no pé da mesa, tudo normal, mas quando passei para o tampo, deu-se o fenómeno e o verniz apresentou bolhas e manchou. Quando eu decidia passar mais uma demão, as nódoas desapareciam de um lado e surgiam do outro. Tentei com o rolo, experimentei vários tipos de trincha, a coisa ia de mal a pior e as minhas soluções e calma escasseavam. Ainda tinha a responsabilidade acrescida, da mesa ser um presente para a 1ª casa da Joana, amiga da filha. Ela vinha seguindo a transformação do móvel pelo whatsapp e estava entusiasmada com o resultado. Enquanto tentava desesperadamente ver-me livre das manchas ao mesmo tempo que mentalmente preparava como iria dar a notícia do fracasso à Joana, e prestes que estava a lixar todo o tampo e recomeçar do zero, lancei mão do último e derradeiro recurso: lixar com uma lixa de água super fininha o verniz defeituoso, muito cuidadosamente para não estragar as flores e usar um novo tipo de verniz, mais gelatinoso. Bingo! nem quis acreditar quando  me apareceu uma superfície suave e impecável! Aí está, querida Joana, não ficou em verde água e estêncil no tampo, como tínhamos combinado, mas é tua, é única e vai alegrar a tua casa cheia de luz.










A mesinha antes e em suas várias fases:


36 comentários:

  1. Só pelo gesto de carinho e por toda a dedicação dada à mesa, tenho certeza que a Joana vai amar! Ficou linda! Eu, que adoro cinza, sou suspeita.
    Adorei o detalhe do suporte embaixo, com tecido estampado. Ficou muito delicado!
    Parabéns pelo trabalho!

    Mariana

    ResponderEliminar
  2. Olá Val! Tão bonita que ficou a mesa e muito original. O efeito das colagens em tecido é muito bom, uma ideia belíssima. Tanta vez que olho para os pacotinhos de tecido colante da Tiger ou da Ale-hop e fico a como posso usá-los. Estou sempre a aprender quando passo por aqui, as recuperações que fazes são tão geniais. E olha que ninguém diria que passaste as passinhas do Algarve com o dito verniz, pois a tua última e derradeira tentativa transformou o assunto em "não se passou nada de nada, está tudo bem!" eheheh. Ora aí está, há sempre uma solução para descobrir ;) bjinhos*

    ResponderEliminar
  3. Olá, Val!

    Que raridade eu ser uma das primeiras a comentar.
    Sempre que te visito, tem uma fila de comentários na minha frente! =D

    Adorei a idéia e a posição das pétalas. Especialmente as que tem
    palavrinhas doces: hugs, love, kiss. Lindo detalhe.

    Beijinhos! <3<3<3

    ResponderEliminar
  4. Val, sempre me espanto com a sua paciência em lixar, lixar, lixar. Eu nunca iria tão longe! O resultado ficou maravilhoso como sempre. Adoro o colorido das suas peças!

    ResponderEliminar
  5. Querida Val, estou encantada com esta mesa.Fizeste um trabalho lindissimo! Sabes que acabei de receber 2 mesas iguais a essa, e já pensava em desfazer-me delas?! Vou pensar o que fazer com elas. Beijinho grande para ti. Perdi o teu endereço, podes enviar por email?

    ResponderEliminar
  6. Fiquei encantada com esta criatividade, valeu toda a persistência, está muito bonita mesmo, a combinação das cores e o efeito do desenho estão um estoiro.
    A Joana deve ter ficado radiante com uma peça tão alegre.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  7. Oi Val
    Meu Deus que peça mais linda, ficou um espetáculo seu trabalho, nem parece que você passou todo esse perrengue pra chegar neste resultado incrível.
    Realmente você é muito habilidosa, paciente, criativa, tem um dom especial.
    Adorei sua mesa de flores, gostaria de ser a Joana.
    Um beijo, querida.

    ResponderEliminar
  8. Super original minha querida! E claro muito bonita!!!
    Tu e a tua super criatividade!!
    Beijinho enorme e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  9. Val, é péssimo quando isso acontece né? Tudo indo bem, até que algo fora de nosso controle acontece e estraga tudo, mas ainda bem que deu certo no final né? Adorei o formato da mesinha, muito fofa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Muito bonita! A Val tem imenso talento! Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  11. Estava em pulgas, ansiosa para saber o que ia dar... afinal deu tudo certo, apesar da trabalheira. :) Ficou um amor, a Joana vai gostar ainda mais, depois dessa tormenta!
    Adorei as palavras amorosas: Kiss, Hugs... e o pormenor do forro da parte de baixo da mesa. Tudo tão original, só podia vir das tuas mãos e do teu coração. :)
    Beijinho grande, adorei, Val querida!

    ResponderEliminar
  12. Que mesa bonita. Jovial, elegante e muito mimosa. Gosto do detalhe da madeira forrada e que as flores não estejam geométricas e claro, a tua combinação de cores é inagualável :)
    Ansiosa pelo teu próximo trabalho.
    Um abraço
    Teresa

    ResponderEliminar
  13. Olá Val,

    Ficou linda! Muito legal usar tecido para as flores, as estampas lindas e alegres deram um ar jovem e moderno, o detalhe das pétalas caindo e o suporte de base recoberto completam a beleza e delicadeza da mesinha, antes tão comum agora transformada em uma peça especial e única. Para quem falou que não leva muito jeito com tintas e pincéis você se saiu muito bem resolvendo o perrengue com o verniz e deixando a peça impecável, parabéns!
    Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  14. Mas valeu a pena tamanha trabalheira!! Certamente que vai fazer feliz a vossa amiga Joana. Esses pequenos percalços também fazem parte, é um facto, mas aborrecem-nos solenemente quando ocorrem :) um beijinho e bons trabalhos (E, já agora, adorei os monstrinhos do post anterior,não tive foi tempo de comentar. Ficam bem em qualquer quarto de criança. Mesmo aceitando que não conseguias dar-lhe expressividade, tiraste partido do que fazes tão bem.)

    ResponderEliminar
  15. E do velho se fez novo e ainda mais bonito. Muito mais ...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. OI Val...
    Achei a mesa linda... tão simples mas com grande efeito. =)
    Bjs,

    ResponderEliminar
  17. Tenho uma parecida que pintei, claro... de branco.
    Beijinhos e boa semana.
    Pinta

    ResponderEliminar
  18. Val o que tu nos ensinas, verniz gelatinoso !Ora bem
    Acho que quando alguém cria expectativa com o nosso trabalho a responsabilidade é bem maior.E não querendo desiludir ninguém incluindo nós mesmos tornámos nos verdadeiros perfeccionistas .
    A mesa ficou linda e olha que não a pintaria de verde agua, o cinza sendo neutro e com o toque das pétalas da lhe um ar interessante sem cansar a vista ou comprometer espaços .
    Gostei muito da pétala recortada com a palavrinha hugs ,so sweet !!
    Felicidades para a Joana na sua casa nova e muitos parabéns á nossa arquitecta/costureira/carpinteira faz tudo ;)Ficou um must :):):)
    mil bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  19. Bom dia, Val
    aqui: 7:13 manhã de terça-feira com chuvinha gostosa.
    A mesa da Joana ficou sensacional, eta mulher criativa que você é, valeu o trabalho que deu. Parabéns mais uma vez.
    Grande abraço.
    mari

    ResponderEliminar
  20. Oh Val, que mesa mais linda e original. Estes seus trabalhos são interessantíssimos porque é uma peça feita para a pessoa, mais ninguém tem igual e isso é especial. A mesinha ficou linda e as pétalas acho-as um amor, mesmo. Gosto muito :-) A Joana vai ficar com toda a certeza encantada. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Essa mesa alegra qualquer ambiente, ficou o máximo, a Joana só pode ter adorado, beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Que coisa mais linda, Val!
    Mais uma vez você arrasou no trabalho. Parabéns a vocè e a Joana que foi presenteada!
    Beijos

    ResponderEliminar
  23. Val,
    Que linda essa mesinha da Joana.
    Adorei essa colagem dos retalhos.Mas imagino o nervosismo com o verniz,é como colocar a vela no bolo e ele desmontar....rsrs...Ainda bem que deu tudo certo.Olha sobre a cama, obrigada pelos elogios, vindo de você que é super talentosa,me sinto lisonjeada.Ando em uma fase Gepeto,não posso nem ir em lojas de bricolagem,estou um perigo.Qualquer dia monto uma cabana...kkk...Besitos

    ResponderEliminar
  24. no final deu tudo certo, e a joana ganhou uma mesa linda e original,
    também já passei apuros com verniz, aquelas a base de solvente, deixei para la, agora só uso a base de água, são ecológicas,
    e não tem mal cheio, e è mais fácil de tirar caso algo de errado.
    parabéns pelo seu belíssimo trabalho.


    blog de crochê

    ResponderEliminar
  25. Tão linda Val :D
    Que beleza de mesa :) Esses pormenores das folhas ficam um encanto :)
    Gostei muito dessa cor, muito bonita, não ficou o verde, mas ficou igualmente linda :)
    Parabéns por essa transformação bonita :)

    ResponderEliminar
  26. Oi Val, realmente estou sentindo falta de seus posts legais, interessantes, sempre nos brindando com seus trabalhos, repaginadas maravilhosos.
    Vou te contar uma coisinha- se Deus quiser estaremos indo para Nova York no dia 13/11, a família toda, vamos aproveitar para conhecer minha sobrinha neta, a Isabella. Mais próximo da viagem vou dar um até breve pra todas as amigas no bloguito.
    Um beijo, querida.

    ResponderEliminar
  27. Oi Val, acabei de crer que além de muito talentosa, você também é muito paciente. Mas nada que insistir até terminar um trabalho dedicado com muito amor e carinho para presentear alguém muito querida.
    Gostei muito, ficou linda, parabéns !
    Bjssss

    ResponderEliminar
  28. Ficou encantadora, Val, delicada com as flores, porém nada "afetada" em função da cor cinza. Gostei muito dessa mistura de tinta + tecido, especialmente usando o tecido para formar um desenho. Dia desses ainda vou experimentar algo assim por aqui :). Parabéns, adoro seus trabalhos! Beijão e ótimo fds!

    ResponderEliminar
  29. OLÁ VAL
    QUE LINDO VALEU A PENA FICOU LINDA. Que talendo é esse show de bola.Depois te muito tempo afastada estou retornando de ao meu blog. Desejo uma semana cheia de coisas boas e feliz para vc. Com carinho

    ResponderEliminar
  30. Olá Val!
    Estou morta de inveja da Joana! Linda ficou a mesa. Fiquei tentando conter minha ansiedade e não pular pro final para ver o que tinha acontecido. E eis que o final foi feliz. Agora, tem como você explicar rapidinho o passo a passo? Ficou como se fosse laqueada.
    Aqui, outra coisa: adorei sua visita, obrigada pelas palavras vindas de uma pessoa tão bacana como você!
    Beijos e tudo de bom querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Estael, o passo a passo é o de sempre: lixei a mesa, passei o primário e pintei de cinza com um rolo pequenino! Não é laqueada mas a tinta cobriu bem a superfície que até ficou parecendo que sim! bj

      Eliminar
  31. Olá Val,admiro o teu talento, tua criatividade e tua boa vontade. Ficou lindíssima e super original, parabéns, beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Hola Val ,,, admiro su talento y creatividad esa mesa ha quedado preciosa , adore la combinación de colores

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics