CAIXA PARA PESOS

24.9.16
Tenho uma balança de pratos com a respetiva caixa para guardar os pesos há algum tempo. Adquiri-a a uma parente quando esta decidiu descartar-se de uma série de objetos velhos que não lhe interessavam mais. E se a balança, pesada, em ferro e com os pratos em latão, tem servido para algumas decorações aqui em casa, a caixa, nem por isso. Mal tratado, com uma pintura feita sem cuidado algum e em que até o fecho estava preso na própria tinta, o estojo acabou sempre posto de lado, apesar de eu ver nele uma certa originalidade. Sempre gostei de peças pensadas para uma função bem definida e feitas com minúcia, como é o caso desta caixa em que cada peso tem um nicho ao seu tamanho escavado na madeira. A princípio, pensava conseguir deixar a caixa com a madeira totalmente exposta, mas como objetos que viveram outras vidas têm sempre suas peculiaridades, limpar as cavidades dos resíduos de tinta velha revelou-se tarefa difícil, e hesitante, optei então por realça-las com cor. Surpreendi-me com o resultado. Aberta, para exibir sua nova aparência, e colocada junto à balança que ostenta frutas da época, o conjunto faz vezes de centro de mesa e anuncia a chegada do Outono.






Outras inspirações com a balança: já serviu para dar uma graça à mesa do almoço ou decorar a casa para a Páscoa.


A caixa como se encontrava antes:


38 comentários:

  1. Bom dia :)
    Se me lembro desta balança, a primeira vez que a vi foi na tua mesa alusiva á Páscoa e nunca mais me esqueci dela .
    A caixinha destoava realmente pintada de branco, foi um trabalho e tanto de-capar toda essa tinta branca e coloca la na sua forma original .
    Valeu a pena fica muito bem na tua mesa linderrima de madeira e já com toques outonais .
    Bom fim de semana
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  2. Olá Val,estes pequenos tesouros precisa de olhares sensíveis como o teu.Ainda bem que deixou a caixa no seu original. Amei as tua mesas: Outonal e a da Páscoa.A tua casa te representa, linda,colorida de uma menina inquieta e cheia de projectos. Penso que você deve ter tantos sonhos e projectos que n sabe por onde começar e isto me fascina em você. Bom fim de semana, beijinhos

    ResponderEliminar
  3. omg isto é tao giro! adorava ter uma balança assim :)

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito da balança e da ideia de a utilizar na decoração das mesas, de mil uma maneiras, mas fiquei mesmo encantada com a caixa . É muito o meu género de objecto, até tenho uma parecida. E acho que o restauro ficou muito bem, sobretudo a cor nos orifícios que lhe conferiu originalidade e uma luz bonita. Bjo, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Dois objectos absolutamente encantadores, seja a balança ou a caixinha com os pesos. A caixa ficou fantástica após a recuperação que lhe fizeste e a balança é de facto um elemento decorativo extraordinário. Gostava de ter uma balança dessas, são tão mas tão lindas! Sabes, na minha escola primária havia uma caixinha de pesos parecida com esta que nos mostras e eu adorava-a, sempre que podia brincava com os pesos, mas não me lembro de nenhuma balança... os pesos estavam no armário do material de matemática, junto às figuras geométricas, às grandes réguas, esquadros e compassos que eram usados no enorme quadro preto, todos de madeira, e todos tão bonitos! Não tenho dúvidas, muitos dos objectos que partilhas fazem a minha memória viajar :) tão bom! bjs*

    ResponderEliminar
  6. Ficou um restauro muito bom.
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Val querida, que bela recordação me trouxeste! A minha avó paterna tinha uma mercearia e lembro-me de ver por lá, uma balança destas. Não sei o rumo que levou.
    Os pesos ainda andam pelas escolas (penso eu), pelo menos na minha há uma base (não é caixa, ou então seria, só que agora só lá vejo a parte de baixo).
    O teu trabalho está magnífico, comprova-se pela delicada e requintada decoração. Ainda bem que conseguiste recuperar a caixinha, ficou tão linda, tão harmoniosa. Adorei a cor amarela, no seu interior, deu-lhe mais vida!
    A decoração outonal é a minha favorita, talvez porque gosto imenso desta estação. No entanto, todas as outras merecem honrosa distinção. És uma verdadeira artista! Beijinho grande, até amanhã!

    ResponderEliminar
  8. Ei Val, boa noite
    Há quantos anos não vejo uma balança desta nem pesos como estes. Só você com seu talento, seu espírito criativo para enxergar potencial e utilidade para esta peça.
    Você fez um trabalho maravilhoso na caixa de pesos, ficou muito bom.
    Isto sem falar na balança usada para fins diversos, muito original, ficou uma fofura com o tema Páscoa, com coelhos e ovinhos.
    Querida, você nasceu com um dom especial, ainda bem que está sabendo tirar proveito dele com brilhantismo.
    E mais, ainda bem que descobri você, nem me lembro mais como, através de outro blog, sei lá, estou aproveitando muito
    este seu talento.
    Grande beijo.

    ResponderEliminar
  9. Val,
    Acho que você tem uma varinha mágica e não quer contar...rsrs...
    O antes e depois é impressionante.
    O seu trabalho impecável,adorei o amarelo.
    Besitos e teha uma semana abençoada

    ResponderEliminar
  10. Lembro-me de algumas das fotos com a balança. Na mercearia nos meus tempos de miuda havia uma caixa de pesos dessas e haviam uns pesos enormes que serviam principalemte para pesar as sacas de batatas e milho que se comprava avulso... outros tempos

    ResponderEliminar
  11. Achei ótima a sua solução de usar a balança como fruteira! Aliás, adoro esses tomates, acho-os tão lindos! E caixa ficou bem melhor agora! Parabéns pelo trabalho.
    Beijo grande! Thamyrez

    ResponderEliminar
  12. Bom dia, Val
    aqui:6:45 manhã de segunda-feira com sol, céu azul e um ventinho frio.
    Adorei o resultado, os nichos de outra cor colocaram vida à caixinha.
    Aliás, criatividade e capricho é que não te faltam.
    Essa balança me traz recordações, de quando ia à feira com minha mãe. Todas as barracas que exigiam peso tinham esse tipo de balança.
    O resultado sem dúvida ficou muito bom e o conjunto ficou muito charmoso.
    Parabéns,
    grande abraço.
    Mari

    ResponderEliminar
  13. Essas peças antigas dão um toque tão bonito na decoração, Val. Mas a caixa deve ter dado um trabalhão para tirar essa tinta branca e pôr na cor original. Parabéns por essa magnífica remodelação. Ficou muito giro. Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. que espetáculo! Realmente tem muito bom gosto na recuperação de peças. Gosto sempre. bjo

    ResponderEliminar
  15. Olá Val,

    Que maravilha sua balança, adorei o uso na decoração, uma ideia genial, ficaram lindas! Também tenho uma muito parecida, foi o marido que comprou em um "Vide grenier" quando morávamos na frança, restaurei e uso na cozinha, os pesos vieram soltos e só há pouco tempo compramos uma caixinha com os pesos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Uau que belo trabalho! A diferença é notória e ficou muito melhor. Também gosto de objectos especiais e esse ficou muito bonito. Adorei o amarelo na madeira. Fica alegre e parece novo!
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  17. Bom...o resultado final é simplesmente perfeito...mas isso é o que conto sempre nos teus trabalhos 😊 mas o curioso é que esta caixa me trouxe uma memória da primária quando dei as unidades de medida...na sala havia uma caixa igual! Oh Val que memória! 🤗☺️😊

    ResponderEliminar
  18. AS coisas incríveis que tu descobres, e o melhor de tudo é o que consegues fazer com elas! Tens uma criatividade que eu admiro tantooo! Eu nem imagino a trabalheira que a caixa de pesos te deve ter dado!! Mas claro estás de parabéns!!
    PS: fiquei apaixonada pela balança!!!
    Beijinho enorme e boa semana*

    ResponderEliminar
  19. Que bonito. Mas que pena não ter os pesos mais pequeninos! Bom trabalho e obrigada por mostrar estas inspirações.

    ResponderEliminar
  20. Que linda balança e pesos!
    Óptima recuperação! Sempre um trabalho dedicado e com um resultado final lindíssimo.
    Muitos parabéns.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  21. Bom, quase sem palavras!
    Adorei passar por aqui, não foi por acaso, foi recomendado por uma amiga, que fez questão de eu ver, porque achava que eu ia adorar e não se enganou.
    Não me vou limitar a ver só os post recentes, vou ver todos desde o inicio, até porque já comecei a cuscar neles.
    Adorei a balança e os respectivos pesos, não falando na transformação da caixa, ficou magnifica, um trabalho com muita dedicação e sabedoria.
    Muitos Parabéns .
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  22. Querida Val, venho agradecer-te o carinho e a rapidez com que respondeste ao meu pedido: muito obrigada!
    Fiquei esclarecida e o melhor mesmo é começar (já comecei, pronto) a juntar as ourelas e depois ver o que posso fazer com elas. Vou aproveitar todas, ou seja com letras, sem letras, com desenhos, sem desenhos... só estou hesitante nas "peludas", mas acho que até essas vou guardar, não custa nada... depois logo se vê!
    Já espreitei o banco da Rebeca, está realmente fantástico! O que eu aprendo convosco!
    Mil beijinhos, querida!

    ResponderEliminar
  23. Oi Val,
    Tanto a balança quanto a caixa de pesos são um encanto!
    Uma delícia poder dar uma passadinha por aqui.
    Beijos

    ResponderEliminar
  24. Acho incrível o reparo que você faz nas coisas que seriam descartadas pela maioria das pessoas.
    Você devia estar num daqueles reality shows da televisão, Val!
    É linda a caixinha dos pesos, guardaria só pra ter pra mim mesmo, só pra ter. =D
    Especialmente linda a sua mesa de Páscoa! ♥

    ResponderEliminar
  25. Bom dia!

    Adoro essa balança e os pesos, meu pai tinha uma em sua padaria mas minhas irmãs ficaram com tudo, não deixaram nada pra mim :(

    ps.: Adorei sua matéria na revisa ocapop. Linda demais!

    ResponderEliminar
  26. Que inveja Val Há anos que tento comprar uma caixa de pesos, mas as que encontro são sempre muito caras ou então quando o preço é aceitável estão incompletas. A recuperação (restauro?) ficou óptima!

    ResponderEliminar
  27. Que peças bonitas, Val, sou louca por essa balanças! E que tremenda diferença fez a dose de tinta e carinho, a caixa se remoçou incrivelmente. Convivo com essas balanças há algum tempo, meu pai adquiriu algumas e lembro de brincar horrores com esses pesos. Esses dias mesmo estava pensando em "roubar" uma da casa da minha mãe, ainda não fiz porque não me ocorreu onde colocá-la, mas tenho esperança que em breve essa vaga vai aparecer :)! Beijo e ótimo domingo

    ResponderEliminar
  28. Val, esse conjunto é um verdadeiro tesouro! Ainda bem que caíram nas suas mãos "mágicas"! Além de enxergar o potencial por trás dessas peças, você ainda tem o talento de lhes devolver a beleza de uma maneira incomum! Lindo trabalho!

    ResponderEliminar
  29. Oi Val, fazia tempos que não aparecia uma nova postagem sua para mim. Achei que não estava atualizando o blog. Mas como você deixou um comentário no meu, vim aqui te agradecer e vi que você está sim atualizando e eu continuo te seguindo. Sabe o que acontece por não estar aparecendo para mim? Puxa, fiquei triste, pois vi postagens e fotos lindas - a característica do seu estilo. Adoro. Beijos

    ResponderEliminar
  30. Oi Val!

    Como diria a minha mãe: "Quem te viu, quem te vê".
    Ficou uma graça sua caixa de pesos após ser repaginada.
    Eu não entendo por qual motivo as pessoas amam pintar o que não deve ser pintado. Hehehe
    Qual material limpou os pesos? Tenho algumas peças de cobre que ganhei do meu padrinho.
    Preciso limpá-las!

    Feliz Outono!

    Bjks


    Ficou uma graça sua caixa de pesos!

    ResponderEliminar
  31. Olá Val!! Essa balança é o máximo! E tu fizeste um belissimo trabalho. Para além de que essas decorações estão maravilhosas:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  32. Realmente Val, fez toda a diferença :)
    Essa caixa ficou muito melhor :) Agora sim, faz uma bela dupla com a balança :)
    Acho um máximo esta originalidade a dar uma "2ª vida" a estes objetos :) Fantástico :)

    ResponderEliminar
  33. Adoro esse tipo de balanças. São magnificas. A caixa, de cara lavada nem parece a mesma.

    ResponderEliminar
  34. Val querida, onde está você? Tá sumida. Tudo bem por aí?
    Bjos.

    ResponderEliminar
  35. Val, a balança é muito charmosa e a caixa realmente era um tesouro escondido por um acabamento tão "rústico". A sua proposta ficou super interessante e moderna. Acho que não conseguiria me desfazer de uma caixa assim também.

    ResponderEliminar
  36. Esa caja para pesos es un verdadero tesoro y haci restaurada en blanco luce más bella aún

    ResponderEliminar
  37. Olá Val, adoro essas balanças, a caixa ficou perfeita, realçar as cavidades foi uma boa solução, gostei do resultado, beijinhos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics