O TOUCADOR

8.7.16
Fui a casa da D. Maria. Daqueles andares típicos de Lisboa antiga: corredor a perder de vista, muitas assoalhadas, pé direito generoso. Geralmente, ao cruzar a porta de patim de um andar como este, entro noutra dimensão e é até difícil falar comigo de tão concentrada que estou a absorver detalhes dos tetos, desenho dos rodapés e das portas, padrão do piso da cozinha. Mas voltemos à D. Maria. Esta, já com uma certa idade e a viver sozinha, vai mudar-se para um apartamento mais pequeno e tenciona vender parte das suas mobílias. Insiste para que eu fique com algumas pois são peças impregnadas da sua história -rosário que vai desfiando à medida que passa de sala em sala a mostra-me os moveis- e assim sendo ela prefere que pelo menos alguém conhecido fique com elas. Não posso levar tudo, vou escolhendo esta, aquela, a outra ali ao canto. Tenciono usá-las num projeto da empresa onde trabalho. Faço um lote, acertamos o valor (montante difícil de definir tendo em conta o fator afetivo) e quando estou para vir-me embora vejo pela porta entreaberta da casa de banho, um móvel esguio, encimado por um espelho, muito parecido com um que fazia vezes de mesinha de cabeceira no quarto que minha irmã e eu partilhávamos em criança. Está em bastante mau estado mas decido juntá-lo ao conjunto já escolhido, muito pela originalidade da peça mas mais ainda pela lembrança do quarto da minha infância.  Mais tarde e enquanto tiro a camada de tinta velha, começo a descobrir pormenores invulgares que ele tem, como o cabide na lateral do pé que serviria para pendurar a toalha de rosto (marcas mostram que existia um segundo cabide), as peças redondas que atarraxam o suporte do espelho, e os pequenos acessórios que unem a estrutura à moldura do espelho, formando um eixo e permitindo que o espelho gire. Escolho deixá-lo na madeira, e apenas intervenho na pequena gaveta e mísula de encaixe, que essas, estão quase sem salvação. Hoje, dei-o finalmente como pronto e quando me propunha fotografá-lo na casa da D. Maria, soube que esta deixou o casarão e que obras de renovação já lá estão em curso. Deu-me alguma nostalgia das horas que passei a escolher moveis e a ouvir histórias, mas é assim a vida, enquanto algumas coisas deixam de existir, outras reinventam-se e entram num novo ciclo.













28 comentários:

  1. Espantosa a diferença Val. Eu adoro essas peças antigas cheias de histórias e tradições, já o meu marido não liga nada a isso e nem entende muito bem o meu fascínio. Esse toucador é uma coisa surreal, nunca vi nenhum desse género, simples mas tão bonito. E depois de muito trabalhinho (imagino eu) ei-lo com a madeira à vista em todo o seu esplendor. Adorei o post Val. Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  2. Ei Val
    Sensacional ficou o toucador depois do seu trabalho, que deve ter sido bem difícil, antes, todo branquinho, já era bonito, transformou-se numa peça encantadora, digna de admiração.
    Você tem um olhar diferente,um dom, acho que é isto, para descobrir peças, móveis, já um tanto desgastados pelo tempo e deixá-los com uma cara nova, mais bonita, mais vibrante e de muito bom gosto.
    Parabéns, artista Val.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Inacreditável Val, ficou espectacular e gosto tanto dos pormenores que lhe impregnaste. Tão engraçado, enquanto lia o teu post vi o "filme" todo... tu a vagueares pela casa de olhar fixo nos pormenores, a D. Maria, a cheirar a lavanda, a contar as suas histórias de seguida, quase sem dar espaço para absorveres o que ia dizendo, enquanto digerias uma história já a D. Maria tinha começado uma nova e por aí fora... eheheh tenho uma imaginação muito fértil, daqui já saía um conto :D Gostei muito do toucador, do que fizeste com ele e das tuas palavras. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Que diferença!!! Fizeste um trabalho fantástico (mais um)! Nunca tinha visto um toucador assim, e adorei!! Como eu adoro peças assim, peças cheias de história e com vida própria! Aposto que a D. Maria ia adorar o trabalho que fizeste.
    Beijinho enorme minha querida, tem um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Olá Val ficou muito bonito o toucador e muito original. Nunca tinha visto um assim.
    Parabéns por mais uma transformação, beijinhos:)

    ResponderEliminar
  6. Toda vez que eu jogar algo fora, vou pensar em você.
    Fui rolando a página e imaginando como era antes de você restaurar e eu impaciente, fui vendo aos poucos nas últimas fotos, já que fiquei imaginando.
    Afinal, ele estava quebrado ali né, perto do espelho. O vejo em três pedaços nas fotos. Seu trabalho é lindo, Val.
    O bacana é que é pequeno, ocupa pouco espaço e dá sempre pra mudar de lugar.

    P.S.: Adoro seus textos por causa do seu português de Portugal.
    Meu sonho sempre foi falar assim com naturalidade. Lá no Brasil, só nos tempos do Império. Nem vou tentar, fico só admirando. =)

    Beijinhos! :*

    ResponderEliminar
  7. Val esse móvel toucador é incrível. E achei incrível o modo como consegue recuperar estes móveis para ficarem com um aspecto desses. E também invejo a sua sorte de encontrar estas oportunidades assim. Por um acaso a D Maria também não teria uma máquina de costura antiga a precisar de uma nova dona :) bom fim-de-semana e um grande beijinho :)

    ResponderEliminar
  8. Val, que achado! Gostei muito da nova forma que ele recebeu. Fico impressionada com a aparência das madeiras que vc recupera. Parece que nunca receberam uma demão de tinta sequer! Imagino que tenha sido um processo bem lento.
    Gostei muito dessa transformação!

    ResponderEliminar
  9. Original e lindo de morrer esse toucador! E depois do seu restauro ficou deslumbrante. Adoro o pormenor do puxador da gaveta e do tecido nas costas do espelho. Ficou lindo! Parabéns

    ResponderEliminar
  10. Olá Val! Ficou fantástico, conseguiste fazer um trabalho muito meticuloso e o resultado final ficou o máximo! Adorei! A antiga dona certamente ficaria fascinada se visse a transformação do seu velho móvel. ..
    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Oi Val, que linda peça renovaste. E te traz recordações da sua infância. Gostei da cores escolhidas(tecido e tinta), sempre combinando e deixando as peças lindas. Dá trabalho fazer essas transformações mas o resultado é surpreendente.
    Tudo de bom querida,bjssss

    ResponderEliminar
  12. Olá Val,eu tenho o mesma percepção que tu quando vejo estas casas antigas.A minha vizinha precisou desfazer de todos os moveis da casa dos pais,pois o pai faleceu e a mãe foi para um lar de idosos.Ela pediu para eu esolher o que quisesse para mim.Infelizmente,mesmo morando em casa com um sotão e uma cave,não tenho mas tantos lugares para guardar.Herdei uma louça floral inglesa,bancos,pequenos moveis e consegui uma amiga para ficar com algumas peças.Adorei a transformação,bom Domingo por ai,beijinhos


    ResponderEliminar
  13. Muito bacana Val, a transformação ficou ótima, muita sensibilidade sua em perceber o potencial do antigo toucador. Vim aqui também para te convidar a participar de uma brincadeira de perguntas sobre costura que acabei de postar lá no meu blog. Beijos com saudades, Clau.

    ResponderEliminar
  14. Oi Val, ficou linda a restauração, a peça é um achado e ainda mais lembrando de suas memórias infanto juvenis tem um valor inestimável. Bjs da Rose.

    ResponderEliminar
  15. Val querida
    Gostaria de pedir-lhe uma gentileza- daqui alguns dias pretendo fazer um post com peças, móveis que estavam detonados ou judiados e foram completamente restaurados e se tornaram lindos. Como você é mestra nesta arte, gostaria muito de pegar algumas imagens suas, dando os devidos créditos a você, é lógico.
    Caso você tenha alguma objeção, esteja à vontade para recusar, entenderei perfeitamente.
    Beijo pra você.

    ResponderEliminar
  16. Realmente Val, até a mim me deu "tristeza" quando disse que a D. Maria já se tinha ido embora... Mas é mesmo assim a vida...
    Este toucador ficou lindo com a nova "cara" :) E quem diria que está tão danificado, mas quando se gosta tudo se recupera :D Lindo :)
    Parabéns por mais uma transformação fantástica :)

    ResponderEliminar
  17. Olá Val,
    Que maravilha de móvel, Lindo! Cheio de historias e de lembranças, suas e de dona Maria, e com final feliz para o móvel que voltou aos dias de gloria. Adorei como foi restaurado, deixando a linda madeira aparente e dando muito charme e personalidade com os detalhes, como a gaveta pintada, o lindo puxador e o forro colorido ficaram perfeitos!!! Uma pena que dona Maria não o tenha visto de roupa nova. Um trabalho e tanto tendo em visto o estado original.
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Bom dia, Val,
    aqui:10:58 manhã de quarta-feira com o tempo querendo esfriar. Céu azul e ventinho gelado.
    Admiro profundamente seu olhar otimista perante uma peça velha (antiga). Creio que ao olhá-la já consiga vesti-la com roupagem nova e bonita.
    Tiro meu chapéu a essa restauração, o móvel ganhou juventude. Achei a ideia de deixar na madeira original perfeita. Esse móvel me fez lembrar um toucador que minha avó materna tinha. Ele era de uma madeira clara e linda com três espelhos ovais articulados que facilitava uma visão da parte de trás da cabeça.Adora fuçar nas gavetinhas. É ....certas coisas deixam lembranças e muitas saudades. Bem...parabéns pela sua feitura e como sempre muito bem feita.
    Grande abraço.
    Mari

    ResponderEliminar
  19. Que transformação!!!! Realmente, é uma peça bonita e diferente. Elegante e esguia, traz charme a qualquer ambiente. Você a ressuscitou, ouso dizer!!
    Como queria estar junto na visita a D. Maria! Ia adorar, como adorei a surpresa da gaveta florida internamente, bem como as costas do espelho.
    Adoro essas pequenas surpresas!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. que linda história e que lindo toucador Ele ficou tão lindo depois do restauro. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderEliminar
  21. Val,

    As camadas de tinta acabaram escondendo a beleza da madeira.
    Nunca vi um toucador desse modelo.
    O DEPOIS ficou lindo e estiloso ao mesmo tempo!

    Bjks

    ResponderEliminar
  22. Que beleza o resultado final.
    Sua oficina deve ser uma maravilha e seu prazer ao ver a obra pronta deve ser gratificante.
    Belo tocador.
    Abraços Val.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  23. Que peça linda, Val, não teria a menor dúvida em acolhê-la! Fez um excelente trabalho nela, continuou uma peça muito romântica e feminina, mas acima de tudo ficou alegre outra vez. Fiquei imaginando a cena de vc adentrando num desses prédios e com inúmeros pensamentos na cabeça. Acho que um galpão pra armazenar essas preciosidades fariam uma tremenda diferença em sua vida, né? beijo e ótimo fim de semana

    ResponderEliminar
  24. Val querida, a princípio pensei em colocar só umas duas imagens suas e outras garimpadas da net, contudo, seu trabalho é tão maravilhoso, que merece outras postagens, para que mais pessoas te conheçam.
    Eu é que fiquei lisonjeada em mostrar no meu bloguito sua peças restauradas e não sei sabia quais escolher, foi páreo duro, mas optei por aquelas.
    Muito obrigada por permitir que eu pudesse deixar meu bloguinho mais bonito.
    Com relação ao meu e-mail, aí está: mcelia15@hotmail.com
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  25. Olá Val :)
    Bom dia
    Quase que consigo estar no apartamento da D.Maria a absorver as historias ou como tu dizes rosários que tem para contar entrando em cada quarto e olhando cada peça .
    Nunca, mas nunca tinha visto um toucador destes e adorei o facto de teres tirado a tinta e teres deixado metade original e a outra metade dom o teu cunho pessoal .
    Adoro mesmo o que fizeste com a peça .
    O tecido, o puxador deu lhe o estilo A La Val que faz com estes posts surpreendam.
    Quem diria que a madeira escura com um tecido preto e uma gaveta pintada em tons de salmão ficasse assim tão bonito .
    Olha eu adorei e se tivesse no teu lugar,teria muita dificuldade em desfazer me dessa peça .
    Vim com uma semana de atraso , mas venho de coração cheio
    Parabéns Val pelo teu lindo trabalho .
    Bom fim de semana e já sei que no Porto está bom tempo divirtam se muito,família linda .
    Lulu

    ResponderEliminar
  26. Hola Val ,, realmente un cambio impresionante ese tocador , pasó de ser algo simple en blanco a un tocador muy vintage lleno de colorido,, me encantaron los tiradores y la combinación de colores

    ResponderEliminar
  27. Que peça linda, original, única! O tecido florido e o puxador em forma de flor (que amor!) combinam lindamente com todos os pormenores, dando graça, cor e requinte ao conjunto. Fiquei com pena de não saber da reação da antiga dona. Mas estou feliz por ter tido a possibilidade de apreciar e admirar o teu cuidado, a tua coragem e o teu bom gosto em tornar novo o que era quase lixo. Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  28. Uma peça de extremo valor histórico! Linda. Faz-nos ver o tempo através dela.
    Teu trabalho de recuperação, como sempre, foi impecável. Parabéns. Ficou belíssima!
    bjs

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics