CHICAGO

12.4.16
A 2ª vez que ouvi falar sobre Chicago, terá sido no cinema, nos filmes de gansters. A 3ª, já na faculdade, quando se estudou a obra do arquiteto Frank Lloyd Wright. Mas a 1ª foi pela boca da minha avó, que contava aos netos uma piada considerada imprópria para crianças educadas. Era a seguinte:
Um japonês encontrava-se num avião a atravessar a América, dirige-se à assistente de bordo e pede: "senhola, pol favol, avise-me quando estivelmos soblevoando Nova Iolque!".
A assistente assim faz e ao passar sobre Nova Iorque, procura o Japonês, que no momento se encontrava na casa de banho. Bate na porta e avisa: "Senhor, estamos sobre Nova Iorque". Ao que o asiático responde: "Obligado, mas agola, estou vendo chi cago!". Era a risota geral, minha avó espantada com sua própria ousadia e minha mãe furiosa por as filhas estarem a aprender "nomes feios".
Pois bem, foi com a minha avó no pensamento e muita expetativa na bagagem que desembarquei numa Chicago supostamente na primavera, mas com 1 grau e a nevar! Adormeci num shuttle sacolejante, mas aquecido, que me levou ao hotel e cheguei ao The Loop, bairro central, onde ficam o comércio e as principais atrações turísticas. Minha primeira saída foi em direção ao Millennium Park, para ver o Cloud Gate, escultura em aço mais conhecida por The Bean, devido à sua forma óbvia. É o atual cartão postal da cidade, e pessoalmente encantei-me e diverti-me com as mil possibilidades de ver os arranha céus de Chicago deformados na sua superfície.

Entusiasmada, até ensaiei uma selfie, primeira e última que verão por aqui. Não tenho jeito para a coisa e recuso-me a andar de selfie stick. Foi só uma brincadeira para que a família se desse conta que eu estava de fato em Chicago! a minha cara saiu tão deformada quanto os prédios refletidos no Bean e não se iludam com o céu azul, a temperatura estava mesmo muito baixa.

Do Cloud Gate, caminhei mais um pouco até ao Art Institute of Chicago. Cheguei às portas do museu antes das 10 da manhã com o local ainda fechado. A minha intenção era somente ver a parte dedicada à arte contemporânea Americana, com ênfase no movimento Pop Art, assim como as alas de arquitetura, design e artes decorativas. Tudo o resto, como arte Oriental, Africana, Indiana, Grega e até os pintores impressionistas de que tanto gosto, não faziam parte do meu programa por duas razões: tempo curto e a oportunidade de apreciá-los nos museus pela Europa afora. Mas ao comprar o meu ticket de entrada, a pessoa que me atende informa-me que por mais 5 dólares posso ter acesso à exposição temporária sobre Van Gogh, mais propriamente sobre as 3 versões do seu quadro "Bedroom", que pela primeira vez, estão expostos lado a lado num museu norte Americano. Muitos conhecem esta pintura de Van Gogh, mas poucos sabem que existem 3 versões da mesma, com diferenças muito sutis entre elas. Uma, faz parte da coleção do Museu Van Gogh de Amesterdão, outra, integra o acervo do Musée d´Orsay em Paris, e finalmente uma última que fica em exposição permanente neste museu de Chicago. E foi aí que me perdi nas horas, eu que tinha tudo mais ou menos controlado e cronometrado, deliciei-me com os vários "Bedroom" e com o exercício de descobrir e comparar as diferenças quase imperceptíveis entre as 3 obras.


Aliás, a cidade estava com várias alusões aos "Bedroom" de Van Gogh, uma delas esta montra das lojas Macy´s, que mostrava uma versão mais feminina do quarto e num ângulo completamente novo:

Apaixonei-me pela Liz, vista por Andy Wharol,

e pela obra pictórica de Roy Lichtenstein.

Como demorei mais que o pretendido no museu, opto por saltar o almoço e caminhar ao longo do Rio Michigan, no famoso Chicago Riverwalker. Mas o frio continuava a apertar, as calçadas ao longo do rio estavam quase desertas, os cafés fechados, e eu dou-me conta que por mais que ande, possivelmente não vou chegar a lado nenhum interessante. É quando passo em frente a um ponto de vendas de bilhetes para passeios de barco organizados pela Architecture Foundation e decido embarcar. Resolução mais do que acertada: o passeio vai pelos braços sul e norte do rio, com um guia voluntário da fundação, a explicar a história da cidade e da construção dos prédios. A arquitetura é uma das grandes atrações de Chicago e deparamos com ícones desenhados por Mies Van der Rohe ou Frank Lloyd Right. Escusado será dizer que 1 hora e trinta depois, eu estava ainda mais congelada do que quando tentava apreciar a cidade do "calçadão" do Riverwalker. Tirar a luva para desbloquear o telemóvel e bater uma foto era missão quase impossível!

A arquitetura é tão extraordinária em Chicago, que nos oferece visões deste tipo: um prédio possivelmente dos anos 40, encimado por uma catedral gótica!





As habitações com varandas viradas para o rio, são as mais valorizadas em Chicago.



Quem conhece um pouco de mim, sabe que sou viciada (sim, é o termo) em coisas para a casa. Não ligo para a moda nem sou fashion. Em termos de roupas, tenho 2 ou 3 lojas que se adaptam ao meu estilo, em Lisboa, então quando vou ao estrangeiro não tenho a mínima curiosidade em olhar as tendências. Sei que não é comum a pessoa ser assim, pode até ser chato ou limitador, mas a verdade é que estou nesta fase há já alguns anos. Pode ser que mude! Isto para vos dizer que não fui para a Michigan Avenue (5ª Avenida de Chicago) onde estão as marcas boas, mas para a State Street, mais popular e só entrei em duas lojas: a Anthropologie, da qual sou super fã e já vos falei dela aqui e a Macy´s .
Na Anthropologie, as coleções de loiças estavam, como sempre, lindas. Como sempre, dispostas de maneira muito atrativa. E como sempre também, saí eu de lá a alancar com 8 pratos. E só não foram mais porque não tinha quem me ajudasse a acartar com o peso!






A Macy´s é uma famosa loja de departamentos nos Estados Unidos. Passo sem olhar os perfumes e acessórios, ignoro os sapatos, não me detenho nas marcas de roupas, vou subindo as escadas rolantes e só paro na secção casa. Gosto de apreciar a miscelânea de produtos e de me inspirar nas mesas montadas. mesmo que sejam over, sempre se tira daqui e dali uma ideia para adaptar à nossa realidade.






No que toca a restaurantes, padarias, cafés, Chicago está mais do que bem servida. Nos 2 dias que lá passei, apenas fiz refeições informais e fiquei sempre satisfeita. Não me programei para entrar em nenhum lugar em especial. Parava sobretudo quando já não aguentava mais o frio e a cara do estabelecimento agradava. Ou quando precisava de Wifi para me conectar com o mundo.

Mas nem tudo o que parece é. Adorei a forma como me serviram este café mas desisti dele ao primeiro golo! Em Portugal estamos muito mal habituados com o café saboroso que temos!

Vim embora e não vi tudo o que queria. Não fui a Oak Street Beach, uma parte do lago Michigan com areia, que faz lembrar uma praia. E não cheguei a visitar o bairro da Universidade de Chicago onde fica a Hobbie House, uma das mais famosas casas de Frank Lloyd Right. Imperdoável, mas duas boas desculpas para voltar!

32 comentários:

  1. uh! Que post delicioso! Acho que vou adorar esta tua viagem :) Os EUA não é um país que me cative para viajar, mas gosto sempre de ver as novidades das lojas! E Val...eu estou contigo! Para quê ver roupa quando podemos ver coisas tão lindas para a casa!? ;)
    Sabes que o meu sobrinho do meio tem uma fixação por Chicago desde que ainda mal sabia falar!? Não sabemos explicar isto, mas acredito que um dia ai terá de ir por algum motivo! :)
    Continuação de boa viagem e um beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Yey! Extraordinária cidade, adorava conhecer, anda na mista lista de "viagens obrigatórias", portanto, quem sabe um dia tenha a oportunidade de a visitar. Nunca vi Lichtenstein ao vivo mas já vi Warol e Van Gogh. Gosto tanto de ver e conhecer, andar nas ruas de nariz no ar a apreciar os edifícios e andar nos museus, embora seja muito cansativo, admito, mas é muito gratificante e até revigorante! Já vi alguma coisa por essa Europa fora mas tenho muito, muito mais para ver por cá e além atlântico. Há já meia dúzia de anos que não viajo mas é algo que quero muito voltar a fazer. Olha que essa secção de decoração para o lar da Anthropologie gastar-me-ia umas valentes horas do meu tempo :) adoro! É tudo lindo!!! E sim, como te compreendo. O melhor exemplo que te posso dar da minha experiência foram as idas a Paris, nunca vim com perfumes e afins, nada disso, vim sempre carregada de especiarias, vinagretes e outro tipo de condimentos que cá não se encontrava com facilidade, algo que agora já é muito comum.
    Val, adorei este teu post! Muito obrigada pela tua partilha inspiradora, deu-me vontade (e saudades) de voltar a viajar. E olha que se não nos dissesses que estava muito frio, de facto esse céu tão azul enganarnos-ia. Desejo-te a continuação de uma excelente estadia. Beijinhos e até já ;)

    ResponderEliminar
  3. Adorei!! Obrigado pela partilha! Continuação de uma excelente viagem

    ResponderEliminar
  4. Ai Val que maravilha, quase parece que estou em Chicago. Obrigada pela partilha e pela forma clara e especial como consegues transmitir o encanto da cidade.
    Adorei. Vou voltar a ler.
    Beijinhos e continuação de uma boa viagem
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. Olá Rose,estou aqui me deliciando com teu post!
    Muito bom ver Chicago através dos teus olhos!
    Eu também não me interesso muito por moda,sou básica,nada de exagero e excesso.Cá compro quase sempre nos saldos:Zara,Mango,Sprit...
    Mas quando vejo coisas para casa,meus olhos parecem que pulam!
    O céu de Chicago estava com um céu maravihos,boa continuação e sempre que poder,faça fotos para nós,beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adorei ler estas tuas aventuras em Chicago, Val. Ri-me com a piada da tua avó, que eu conhecia numa versão um pouco diferente. E gostei da tua selfie! É bom podermos ver quem está do outro lado.
    Estive em Chicago antes do "Bean", já em 2003. E foi uma surpresa maravilhosa. Poucos falam da beleza da cidade (pelo menos eu não estava ciente) e é verdade que, arquitectonicamente (e geograficamente também, por causa do lago gigante), é muito interessante.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Que delícia de post Val!!
    Tenho muita vontade de conhecer Chicago... vai demorar um pouquinho agora, mas quero fazer um tour nos EUA e Chicago será uma parada obrigatória.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  8. Olá minha querida!!!
    Que post maravilhoso, muito obrigada por partilhares tudo isto aqui, por nos transportares para outros sítios bem diferentes da nossa realidade!!
    Que lojas incríveis, eu imagino o teu encanto com tanta coisa bonita!! Que cores e padrões tão " Val"!!
    Desejo que continues a aproveitar cada segundo dessa tua viagem e tenho a certeza que é o que vais fazer.
    Beijinho enorme minha amiga*

    ResponderEliminar
  9. Olá Val!

    Primeiramente...
    Gostei de vê-la por aqui! Quem disse que não é fotogênica?
    Belos registros, amiga!
    Chicago encanta pela sua história, arquitetura, lojas, enfim, é linda!
    Se encontrar Al Capone, diga a ele que mandei lembranças! Rsrsrs
    Gostei das mesas decoradas com pedras. Quer apostar que são pedras brasileiras?
    Boa viagem!

    Bjks

    ResponderEliminar
  10. Olá querida Val!
    Que belíssima reportagem, gostei tanto! Pelo teu olhar sabe melhor ainda percorrer esses caminhos, esses recantos, ainda por cima porque estou no quentinho da minha casa e não nas ruas frias. E como detesto frio!
    Além disso, adorei a tua foto, linda e fotogénica que és!
    Virei "absorver" as restantes novidades, aguardarei com carinho. Até lá, continuação de uma agradável e boa viagem!

    ResponderEliminar
  11. Val, maravilhosas fotos! Amei essa vitrine da Macy's, incrível!
    E a Anthropologie é sempre uma perdição...

    ResponderEliminar
  12. Olá val 😀
    Que viagem !! Adorei a forma como começaste o post, a anedota está muito gira e fizeste soltar gargalhadas.
    Quanto à tua selfie , mulher bonita e isso Já sabias .
    O rezto do post é quase ema aula da história do design. As coisas que tu me ensinas .
    Para pouco tempo ai ainda viste muito na minha opinião. Isso é que foi aproveitar.
    Eu nisso de lojas soh como tu, coisas para a casa , enche me sempre a cabeça de coisas boas. E sabe sempre tão bem essas lufadas de coisas novas que aguça a criatividade .
    Sempre gostei de Chicago. Começou com a Oprah e hoje em dia sigo um blog de umas meninas que vivem nessa cidade .
    Aliás os estates sempre me fascinaram. Quem sabe um dia tomo coragem e atavesso o Atlântico.
    Amiga querida. Aproveita bastante e continua com O Tour , pois já nos habituaste mal 😉😉
    Bjs mil
    Lulu

    ResponderEliminar
  13. Agora fiquei ainda com mais vontade de ir a Chicago!
    Obrigada pela partilha e continuaçáo de uma fantastica viagem!

    ResponderEliminar
  14. Oi Val, lindo passeio, os arranha céus de Chicago arrasam mesmo , amei as suas fotos, tudo tão lindo lá!
    Também sou louca pra conhecer a casa de Frank Loyd Wright, desde da época da faculdade, sempre me encantou a sua arquitetura, mas com certeza é uma boa desculpa para voltar e terminar o seu tour amiga ;-)
    As louças da Antropologe são muito belíssimas mesmo e as da Macy's estão maravilhosas no cenário das mesas.
    Parabéns pela ótima viagem e obrigada por compartilhar tanta beleza conosco!
    Milhões de beijos querida!
    Ene ♡

    ResponderEliminar
  15. Ei Val, linda viajante, corajosa, desbravadora e melhor ainda nos mostrando e nos encantando com suas palavras divertidas e certeiras.
    Somos parecidas no quesito compras, fico muito mais feliz em apreciar e comprar coisitas para casa do que roupas e sapatos. Quando estive em Nova York, fiz isto, quase não comprei peças de roupas, uma ou outra blusa de meia estação, de boa qualidade que estavam com um precinho camarada.
    Gostei das suas andanças por Chicago, das fotos, aguardo o resto do percurso.
    Faça uma ótima viagem e nos mostre mais coisas bonitas e interessantes.
    Um beijo, querida.

    ResponderEliminar
  16. Olá Val,

    Que viagem deliciosa, tirando o frio claro, e como sempre um jeito de contar que me faz entrar na historia, me sinto em Chicago vendo os lindos prédios e as vitrines. Compartilho em tudo o gosto por lojas de produtos para casa e a prioridade sobre qualquer outra. As fotos das vitrines estão maravilhosas, as louças uma tentação e o banquinho verde sensacional! Adoro Van Gogh e tudo que se refere a sua arte me atrai como imã, eu também não perderia uma chance de vê a exposição ficaria sem almoço e sem jantar, rs.
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Bom dia, Val
    aqui: 10:37 manhã de quarta-feira com sol e céu azul.
    viajar e conhecer lugares novos é fantástico.
    Também deixaria as lojas de moda e adentraria nessas que mostrou.Passaria horas vendo tudo nos detalhes.
    Também não sou dada a selfies, mas você se saiu bem nesse.
    Continue curtindo a viagem e nos colocando a par dessas belezas.
    Grande abraço.
    Mari

    ResponderEliminar
  18. Lindo paseo por Chicago( la cuidad de los vientos ) me encanta esa cuidad con su Gran Milla en la Michigan av . Y ese beans y los bellos museos .. Que entretenido

    ResponderEliminar
  19. Que cidade linda. Sei que aproveitou a visita pra filha pra conferir a arquitetura da cidade. Teria unido também o útil ao muito agradável, mas não sou fã de cidades grandes, embora a arquitetura e museus que essa cidade oferece sejam irresistíveis. Amo as casinhas com varais nas janelas da Italia por exemplo, as fazendinhas, feiras livres (definitivamente, mais do que lojas de roupas de marca, te entendo!) e me sentiria desesperada aí.
    Na loja, eu provavelmente visitaria os mesmos departamentos que você.
    E que bom ver sua carinha! Que cabelo liso escorrido, hein! Bem que você falou. Daqueles que se vem uma ventania, quando acaba, ele tá no lugar! :)
    O meu viraria um black power. =)
    Muito bom ver seu rostinho!
    Gata, eu? OMG! Aquela foto tirada pelo meu filho de pé e eu com dificuldade de descer (sair) da casinha do jardim. Qualquer dia saio dali pelo escorregador, que nem as crianças. Eu nem limpo mais, peço pra menina varrer.
    Falei muito já! Vou-me embora.
    Beijos e divirta-se, Val! ♥

    Muito obrigada pela dica do Patchwork! Vou tentar a última delas já.
    Achei incrível. Já tinha visto antes e não sabia como era feito.
    Parece tão divertido!

    ResponderEliminar
  20. Bom dia!

    Nunca fui a Chicago mas sempre ouço falar que é uma cidade muito bonita, e muita fria, é conhecida como the windy city.

    Através de sua narrativa conheci um pouco mais da cidade, e me uma vontade de conhecê-la, na primavera ou verão, é claro, rsrsrs.

    Eu sempre visito a loja Anthropologie, acho incrivelmente inspirador, nem sempre compro alguma coisa, como você bem escreveu, é uma loja cara.
    Gosto de ter um certo estilo no vestir, mas como você quando eu viajo lojas de moda não fazem parte do meu roteiro, tantas outras coisas para conhecer e descobrir quando viajamos...

    Beijos, e se puder, nos mostre mais de sua viagem.

    ResponderEliminar
  21. Val fantástico a forma como descreves a cidade, o que vês o que gostas, dá vontade conhecer para poder partilhar contigo.
    beijinhos e cá te espero em Lisboa, com bom tempo.

    ResponderEliminar
  22. Amei!! Muito obrigada pela partilha! Bom regresso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Geeente, que delícia conhecer esse museu! E essa escultura do Kapoor é um sonho que tenho. Adoro o trabalho dele!
    Bom, todos os lugares que você mostrou são encantadores e dá muita vontade de ir conhecer. Como eu queria... Ainda mais com esse jeito poético, comum dos seus posts. :)
    Ah! Ainda bem que você comentou lá no meu blog, eu to acompanhando as fotos pelo Instagram (e adorando!), mas não sabia que já tinha post da viagem!
    Aguardando mais!
    Beijos

    ResponderEliminar
  24. Pudesse eu estar aí!! E sim,para a época a tua avó devia ser bem ousada:):)
    Uma boa semana e traz muitas novidades!

    ResponderEliminar
  25. Val, quanta coisa linda! Mas a montagem do quarto do Van Gogh, me apaixonei...agora quero montar um ambiente assim para as crianças brincarem! Já pensou que legal!

    Eu quero também te fazer um convite, eu adoro os teus projetos para casa e acho de extremo bom gosto, se você quiser participar de uma série de posts que vou fazer no blog, no estilo desse aqui http://www.tuorganizas.com/2015/10/10-projetos-como-consegui-deixar-casa.html para mim será uma grande honra te ter por lá. Se você tiver interesse pode me retornar pelo email do blog tuorganizas@tuorganizas.com.
    Beijos Val

    ResponderEliminar
  26. Val, que delícia deve ser Chicago para uma arquiteta! E acho que é bom assim, quando as coisas não saem bem como planejado e possibilidades novas aparecem sem a gente nem imaginar! Acho que sua visita foi super proveitosa! Minha passagem por Chicago também foi debaixo de muito frio! Acho que é preciso voltar numa época mais quente para aproveitar um pouco mais! Beijos

    ResponderEliminar
  27. Querida Val, isto é uma maldade para os meus olhos... Estou amar ver as fotos :-) A América do Norte e os vários estados é capaz de ser a minha viagem de sonho. Assim 1 ano a passear-me pelos vários estados, e podia bem deixar Nova Iorque para último, há sítios com tanto mais encanto, parece-me... Adorei! Estou com inveja :-) Tenho dito! Beijinhos grandes e continue a desfrutar dessa viagem.

    ResponderEliminar
  28. Val,
    Que linda é Chicago,e muitas vezes esquecida das rotas turísticas.
    Amei esse Feijão,e o prédio da Catedral.Acredita que tenho ele no Pinterest,me parece que é uma igreja metodista, mas não tinha idéia que era em Chicago. E as lojas, nem vou comentar, perdi o ar, aiai...Besitos

    ResponderEliminar
  29. Que máximo Val, tantas coisas bonitas :)
    É um destino que temos em lista, e um dia, um dia vamos lá :)
    Eu faria o mesmo que a Val, iria ver essas lojas, com tantas coisas lindas, em vez de ir ver roupas, e pelo que vejo acho mesmo que a Val encontrou o paraíso ;)
    Obrigado Val, pela visita guiada a Chicago :) Estou adorar :D :D
    Beijinhos e boa continuação :)

    ResponderEliminar
  30. Que delícia, Val, viajar é tão bom, sempre voltamos mudadas, né? Belíssimos passeios, seu roteiro me agradou muito. É difícil mesmo conseguirmos completar a agenda, mas sem dúvida é uma excelente desculpa para o retorno. Agora quero só ver a próxima mesa que montará, já até imagino que esteja com um monte de ideias na cabeça! rs Beijos

    ResponderEliminar
  31. Gostei de ver Chicago pelos teus olhos, quanto a lojas, sou como tu, corro para as que têm artigos para a casa, roupa compro nos locais habituais e chega. Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. A aula de belas artes e arquitectura que eu levo daqui! E os quadros, fartinha de olhar para eles em lojas e pensava lá eu que eram conhecidos....
    Adorei cada cantinho, obrigada por nos trazer um pouco da sua viagem e nos mostrar tudo.
    Grande aventura sozinha! Nem sei como conseguiu ver tanto ;)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics