O MÓVEL DA D. RAQUEL

21.6.15
O móvel veio desta casa, onde habitou a D. Raquel. Deixado à sua sorte, como todos os outros, o que me chamou a atenção no dito cujo, foi o seu estilo não definido e o formato assimétrico. Quando peguei nele, não tinha a mínima ideia de que maneira iria transforma-lo, só sabia que precisava despi-lo das camadas de tinta. E foi duro, acreditem! Sessões intermináveis com decapante e lixadora elétrica, em que a única desculpa que me movia era a expetativa do que poderia descobrir: imaginava uma madeira antiga, num tom bonito em que bastaria envernizar ou encerar e toda a beleza do pequeno armário ficaria assim exposta. Ledo engano! partes bonitas apareceram, sim, mas outras, muito manchadas, também se tornaram visíveis e o fundo (que desilusão!) era em contraplacado. Eu percebo que estas marcas fazem parte da história que a peça carrega, mas neste caso, achei que preservá-las não abonaria em nada o móvel. Num primeiro momento, pensei em esconder as partes danificadas com pintura, depois considerei aplicar papel e finalmente optei pelo tecido, um que fosse buscar o verde dos vidros, o alaranjado da madeira, e tivesse um pézinho nos anos 70, só para baralhar ainda mais o estilo.
Coloquei-o na cozinha, no m2 onde costuro. Pode soar estranho, mas tendo em conta os meus fracos dotes culinários, a cozinha para mim serve mais para coser do que para cozer!















O clássico antes e depois:

 Várias fases de um mesmo pormenor do móvel:

 As fases cruciais do pequeno armário: 1-como chegou-me às mãos 2-já depois de ter usado bastante decapante 3-descobrindo o fundo que não era maciço e as manchas na lateral 4-trabalho acabado!

32 comentários:

  1. Que delicadeza Val... ficou incrível!! =) Beijos,

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo trabalho Val, ficou lindo!
    Eu me lembro desse armário e da casa que ele pertencia, como eu queria ter a sorte de encontrar um desses.
    Sou parecida com você, também prefiro costurar do que cozinhar e adorei a ideia de colocar a máquina na cozinha. Eu preciso de espaço pra fazer minhas artes e ainda não encontrei um lugarzinho aqui em casa. Acho que vou copiar você, rsrs.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso do armário e de não ser simétrico! Adorei o espaço para costurar! :) Uma verdadeira inspiração! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oi Val
    Só hoje apareceu no meu blogroll sua atualização, por isto a demora em comentar.
    Você sempre colocando a mão na massa e saindo cada trabalho digno de uma profissional muito competente.
    Muito fofo seu armário.
    Parabéns, querida.
    Um monte de beijos.

    ResponderEliminar
  5. Oi Val, sorte sua de encontrar tantos móveis lindos para reaproveita-los. Adorei a cor e o tecido escolhido. E a serventia dele caiu bem nesse cantinho da costura. Parabéns pelo trabalho.
    Tudo de bom querida,bjssssss

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, ou quase boa tarde.
    aqui: 11:24 quase almoço de quinta feira, com sol,céu azul e ventinho gelado.
    Estiloso sem dúvida ele é, e ficou mais ainda com seus pitacos artisticos.
    Agora...estilosa também é sua sala/cozinha de costura.
    Parabéns pela feitura. Admiro sua vontade de colocar a mão na massa.
    bjão
    mari

    ResponderEliminar
  7. Sua cozinha é fora de série de charmosa, Val. Babo de ver o carinho e amor que você coloca nela. É muito alegre. E essa mesa aí da Singer hein? Foi herança?
    Olha, o guardanapo foi pra disfarçar a simplicidade da minha costurice. Precisava inventar algo pra costurar. E não pra cozer!
    Cozer e coser são palavras que não usamos mais, adoro ler texto em português puro de Portugal. Nós estragamos a língua de vocês.
    O móvel ficou lindo. De onde sai tanta coisa bonita que cabe nesse armário pequenino?
    Ficou tão delicado. Lixar não é pra mim, que bom que você tem mão boa pra isso.
    Achei mais bonito com essa aplicação florida nele. Percebe-se que é pequeno mas você mantem ali o essencial.
    Um beijo, Val!

    ResponderEliminar
  8. Val, o móvel ficou tão giro, aliás onde pões as mãos, não se espera outra coisa. Mas também adorei a capa da máquina de costura e o banco, a mesa singer, a almofada das agulhas, bem...esse cantinho todo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Nossa Val, fiquei pensando o quanto vc é caprichosa, eu não teria paciência para chegar na madeira rsrsrs, mas valeu o resultado como tudo que vc faz ganha vida, se de imediato eu tivesse visto falaria para deixar branco mesmo, mas vendo agora como ficou sem dúvida valeu o esforço, eu amei, mas sabe o que mais goto, quando aparece detalhes da sua casa, muito linda, sem dúvida uma das casas mais lindas da blogosfera na minha humilde opinião.

    bjs

    ResponderEliminar
  10. Val do céu!!!
    A cada foto você conseguiu me tirar alguns suspiros! Essa sua cozinha é maravilhosa, o armário fico di-vi-no ((eu compraria)), os itens dentro do armário, a xícara azul com poá branco!!!!
    Nossa muita coisa! Amei! Estou pensando em comprar uma lixadeira elétrica para mim! Recomenda? Beijos!
    Thamyrez

    ResponderEliminar
  11. Oh amiga ;)
    Gostei deste comentário aqui em cima "Val do céu " ;D (é que tu surpreendes mesmo )
    Grande antes e depois ,e ninguém faz ideia do trabalhão que isso dá ,ufaaaa .
    Nem parece o mesmo ármario !!
    Esse teu canto da costura é um mimo ,e olhando as fotos não sei o que gosto mais .
    Tens tanto que prenda o olhar ,cada objecto , cada lembrança ,tantos pequenos DYI feitos por ti .O que nasce da nossa criatividade ,tem sem duvida muito mais valor .
    Não sei se acontece contigo ,mas estes trabalhos têm um efeito benéfico muito mais alargado .
    Olha se e traz tanto orgulho .
    A tua cozinha é linda :) :) :)
    Só vi estes post hoje acreditas !!!!!
    Fiquem com DEUS
    bjs para toda a familia
    Lulu

    ResponderEliminar
  12. Ficou lindo e a escolha do tecido... espectacular! Não sei mas a mistura dos tons da madeira, dos vidros e o remate com o tecido transporta-me para qualquer coisa de "arte nova", talvez a assimetria do próprio móvel ajude. Uma coisa é certa, está lindo! bjss

    ResponderEliminar
  13. Val, fizeste um trabalho fantástico!!! E fico aqui perdida a olhar para essa cozinha que mais parece um espaço encantado... Mais uma vez esse candeeiro de tecto deixa-me verdadeiramente encantada:):):)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Me fala que você também pegou aquele bauzinho da foto de baixo da desse armário, na casa antiga? Por favor, ele tinha corações nos pés, que fofura!
    Brilhante transformação do seu armário, Val. Que diferença! E como o tecido ficou bem!
    Você tem muito talento em ressuscitar móveis, Deve haver um canto no céu especialmente guardado para quem tem esse dom!!!
    Bjs e ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  15. Olá Val,
    Estou aqui fazendo e refazendo o comentário, além de penar com o teclado do computador da filha, as palavras que encontro para falar do lindo e encantador móvel não demostram meu verdadeiro encantamento, é lindo, maravilhoso e muito, muito charmoso! A nova roupagem ficou perfeita, multiplicou o charme original umas mil vezes, belíssimo trabalho!
    Quanto as perguntas sobre a granola, encontro as sementes e a quinoa suflada nas lojas de produtos naturais e já encontrei no Jumbo, o segredo e usar uma panela de fundo grosso e o fogo baixo para torrar as sementes e a aveia, fica muito gostosa.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  16. Olá. dizer o quê Val, que fico aqui cheinha de inveja dessas tuas obras? pois sim fico. Enquanto via as fotos ia pensando:- Se fosse meu pintava-o de branco, e depois tu mostras como ele era antes, branco.Mas não mudei de ideias, aqui ele ficaria branco :)
    Ainda não tinha visto essa parte da tua casa, e pronto mais uma vez a invejosa ficou aqui a pensar:- olha podia muito bem morar ali :) .
    Ontem na baixa vi uma sr. a andar de bic. assim toda chik de calção e blusa de alças, toda muito descontraida e pensei: Olha podia ser a Val... ok ok vou já tomar a medicação . Beijinhos bom fim de semana

    ResponderEliminar
  17. Val, que armário maravilhoso. Lindo! Encantador! Com certeza absoluta ele merecia esta chance. Só pela beleza dos entalhes já valia a pena. O texto ficou ótimo, adorei ler. Esse móvel tem características autênticas da arte nouveau, todo romântico. Sua casa é uma graça, adorei o chão, as paredes coloridas, a cozinha moderna contrastando. Mostra seu equilíbrio na valorização de tudo o que o mundo oferece: prático onde pode ser e romântico onde deve ser.
    Seu trabalho ficou ótimo, acredite. O restauro nos faz aceitar o tempo e essa mistura de estilos nos faz crescer e mostra o quanto aceitamos as cicatrizes. Aprendi muito restaurando. Agora estou na fase de escancarar o machucado do móvel, porque é bem ali que pousa sua história. Acredito ser fases de nossas vidas, onde vamos nos modificando com as experiências e aceitando o próximo através de nossas artes. Enfim, só queria parabenizá-la e acabei por escrever uma bela carta.
    Beijos e seja sempre muito bem vinda lá no blog, que, digo de passagem, é minh'alma.

    ResponderEliminar
  18. Val, que armárinho diferente!

    Gostei muito.

    Nossa, deu bastante trabalho, porém ficou muito lindo!

    E lindo também é esse seu cantinho de costura!

    Agora muito mais organizadinho!

    beijinhos, tenha um bonito final de semana,

    Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar
  19. Val esse cantinho é o máximo! Eu era pessoa para passar aí tardes a costurar :) bjn

    ResponderEliminar
  20. Muito lindo esse móvel da Dona Raquel, Val!
    A madeira é bonita e merecia seu devido destaque.
    Nem tudo devemos pintar, penso eu.
    Há momentos em que o original cai muito bem, não é?

    Bjksss

    ResponderEliminar
  21. Val, passo sempre por aqui mas nem sempre comento. Mas hoje não podia deixar de o fazer!

    Por onde começar?
    Que angústia que senti quando li que há pessoas que deixam as casas dos seus ascendentes totalmente intocadas... como é possível não quererem um objecto, algo que possam tocar e recordar aquela pessoa?! Ou eu sou uma lamechas de primeira, saudosista até ao tutano, ou então há gente muito insensível.

    Deves encontrar achados fantásticos assim!

    O que eu gostava de perceber de restaurar peças!

    E posso só dizer que além do móvel ter ficado espectacular, fiquei a namorar o teu cantinho de costura na cozinha, ou melhor... fiquei a namorar a tua cozinha!!! É linda!

    ResponderEliminar
  22. Parece que esse teu m2 estava à espera dessa peça! Fica lindamente e como sempre fizeste um trabalho impecável! adorei o resultado e o tecido que escolheste é lindíssimo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Oh Val tu estás sempre a surpreender-nos!!
    Que trabalho fantástico que fizeste, o móvel é giríssimo e super diferente, e tu com as tuas mãos e com a tua maravilhosa criatividade conseguiste que ficasse ainda mais giro!
    Esse teu cantinho de costura está um mimo, aliás essa tua cozinha é maravilhosa!
    Beijinho enorme minha querida!

    ResponderEliminar
  24. Oi Val.
    Impressionante como mudou, ficou lindo, o tom da madeira e o detalhe em tecido.
    Um capricho.
    Beijos!

    Simplesmente Decor

    ResponderEliminar
  25. Fantástico Val :)
    A transformação que faz das coisas é simplesmente fantástico, bonito :)
    No início não dava nada por ele, mas no fim, ficou um máximo :)
    E nesse "seu cantinho" fica muito bonito, gostei desse cantinho da costura :)
    Uma cozinha muito aconchegante :)
    Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
  26. Oi Val
    Conseguiu dar um ar novo ao armário e utilidade, até parece que sempre fez parte
    deste cantinho.

    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  27. O móvel da D. Raquel pode ter dado muito trabalho, mas o resultado final é espantoso.
    O móvel é lindo e original e ficou cheio de elegância e delicadeza.
    Parabéns pelo trabalho e pelo blog, que andei a cuscar e tem trabalhos lindos.

    ResponderEliminar
  28. Val deu um trabalho grande, mas valeu a pena, ele ficou bem vintage com este tecido e a madeira aparente.
    A sua cozinhatelier está uma fofura, parece até uma casinha de bonecas, com tantas cores e estampas fofíssimas, ameei amiga;-)
    Gostei muito do resultado do armário, bem melhor na cor original, deixá-lo com as manchas foi uma grande ideia, gosto deste efeito envelhecido. E os entalhes que ele tem eu nunca vi, bem romântiquinho e cute, por isso combinou com a sua cozinha linda!

    Obrigada pelo carinho com o meu primeiro Patchwork, a sorte foi que a minha filha adorou, hahaha!
    Beijinhos e abraços amiga!
    Ene ♥

    ResponderEliminar
  29. Hola Val querida ,, que bonito quedo ese pequeño armario ,, por suerte que uso de santa , así es mas fácil sacar las capas y capas de pintura ,,m

    ResponderEliminar
  30. Olá val,

    Achei tão engraçado o prato de 3 andares... Onde supostamente será para elementos da cozinha, a Val transformou-o nas utilidades da costura :-) Boa! cada um tem os seus dons, uns na cozinha outros na costura e outros noutras actividades... A vida é mesmo assim.
    Val... Inventa-me cada uma, a coberta da máquina é assim uma coisa p'ra cima de espectacular e original... Eu fico sempre maravilhada com as ideias da Val, adorei as fotos, os pormenores, a sua cozinha é uma inspiração, acredite! Aquelas prateleiras na parede amarelinha colorida, os fracos todos à mostra... Acho a sua cozinha muito irreverente, adoro!
    Agora esse armário deve mesmo ter dado imenso trabalho, é uma diferença brutal do antes para o depois, mas está tão giro e se lhe é útil no seu cantinho da costura muito melhor :-)

    Beijinhos grandes Val***

    ResponderEliminar
  31. Em madeira "ao natural" ficou bem mais giro. Não imaginas o quanto eu te valorizo pela capacidade de estimar e adaptar à tua vida essas peças que se cruzam no teu caminho e já tiveram outras vidas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. !Díos mío! Eu sei que o post é sobre o móvel, mas eu ainda não conhecia a sua cozinha.... e GENTE! Estou de queixo caído! É muita belezura para um ambiente só! Mesinha vintage de máquina de costura, papel de parede ao fundo, prateleirinha verde, luminária amarela, piso de ladrilhos, luminária de passarinhos... como não se sentir abraçada aí? Deve ser uma delícia tomar um café aí no final da tarde!
    Agora falando sobre o móvel: gostei desse meio termo - meio natural, meio customizado. Meio vintage, meio moderno.Gosto bastante desses contrapontos. Mas acredita que quando vi a foto, no primeiro momento, achei que era mosaico, e só depois que vi que era tecido. Melhor assim, mais fácil de reproduzir, e mais animador!
    Ah, e eu reparei ali, na tag feita pela Carla... a letra dela é inconfundível! =)

    Beijos!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics