O QUE QUERES SER QUANDO FORES GRANDE?

18.4.15
Se uma casa é o espelho de quem a habita, o que dizer de um quarto de adolescente?
Este é o quarto do meu filho David e a pergunta "o que queres ser quando fores grande" fica respondida mal se passa pela porta.
David é um apaixonado pela aviação, e todos os seus momentos livres (e não livres) giram em torno do assunto. O quarto dele, que começou por ser um quartinho azul para o único rapazinho da família, transformou-se por força das circunstâncias no seu mundo temático. É ali que David pesquisa sobre aviões, troca ideias e experiências com colegas do "Aviation Lovers", pilota o Flight Simulator. Boa parte das suas economias são gastas em modelos miniatura, em "Add-ons" para tornar o mais realista possível os seus voos virtuais ou em aparelhos que lhe permitem ouvir em tempo real as comunicações entre pilotos e torre de controle. Um dos seus hobbies é o aircraft spotting que consiste em ir para lugares estratégicos e com boa visibilidade sobre a pista dos aeroportos, fotografar os aviões. O Flight Radar 24 permite-lhe saber exatamente qual aeronave vai pousar ou descolar, a origem ou o destino e a que horas. As fotos são depois postadas em várias comunidades de entusiastas do tema.
Para quem tem medo de avião, viajar ao seu lado é uma tranquilidade: à mínima turbulência David tem uma explicação técnica e lógica para o fenómeno. Tão lógica que até nos convence.
Lembro-me dele ter  6 ou 7 anos, e a professora dizer-me que viu-se obrigada a tirá-lo do lugar perto da janela, pois de cada vez que passava um avião, ele desconetava-se da aula. E é assim até hoje, sempre de olhos postos no céu.
"O meu sonho é estar aos comandos de um avião, sobre o oceano, à noite, com os passageiros a dormirem e só se ouvir o ronco dos motores" confidencia-me ele muitas vezes. E eu acredito que ele chegue lá.

















David, a cara da felicidade, em Julho de 2014, num ultra leve Fox V5 sobre a floresta Amazónica, no Brasil:

O mesmo quarto quando ele era criança. Desse tempo para hoje, só se manteve no quarto a manta verde que está sobre o sofá e a parte de baixo do móvel que se encontra à esquerda da segunda foto, e que é atualmente a sua "mesa de cabeceira". A minha ideia é substituir esta cómoda por um baú de viagem velho ou várias malas antigas, que dessem um ar mais "homenzinho" ao quarto. Mas ainda não encontrei o que quero.

39 comentários:

  1. Filhinho mais rico da Mãe babada:):) Que bom quando eles já têm objectivos bem determinados! Quer-me parecer que o meu filho mais novo deverá ter a idade aproximada do David.
    Ouartinho de bébé era lindo, e o de adolescente não fica atrás...
    Beijinho e bom fim de semana;)

    ResponderEliminar
  2. :) Então, que o David consiga realizar esse sonho! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Que decoração leve e gostosa, tanto o quarto infantil, quanto o quarto de adolescente.
    É Val, David é um rapaz bem determinado, seu quarto diz tudo, mais ainda, dizem suas ações, ter passeado de ultra leve, pela Floresta Amazônica, com seu sorriso aberto de felicidade, não é preciso dizer mais nada... Parabéns, soube educá-lo muito bem. Agradeço, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  4. Oi Val, quanto tempo...
    Estou aqui admirando o seu menino com todo esse amor pela aviação.
    O quarto dele é um encanto. Linda essa janela no telhado.
    Tudo de bom querida,bjssss

    ResponderEliminar
  5. Oi Val, amei o quarto desse futuro piloto, bem do jeito que ele gosta e deseja ter para sempre, o amor pela aviação! O tempo passa rápido, a pouco nós cuidávamos desses filhotes e agora vemos se transformando em homens e mulheres que sabem o que querem e muitas vezes nos ensinam muitas coisas também. Ontem mesmo a minha filha completou 19 anos e foi comemorar com as amigas num cinema vendo uma maratona de filmes de terror dos anos 80. Acho que eles não tem medo de nada mesmo, né?
    Isso nos deixa mais felizes em vê-los crescendo e conquistando seus desejos e sonhos!
    Beijinhos e tenha um lindo domingo!
    Ene ♥

    ResponderEliminar
  6. Adorei o quarto e este sonho tão bonito! Desejo do fundo do coração que um dia o David o consiga realizar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Este quarto, expressa bem o que o seu habitante mais gosta, com essa dedicação, vai com toda a certeza conseguir realizar o sonho que comanda a sua vida. Um jovem feliz e com objetivos concretos. O quarto está muito giro e personalizado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. O que dizer, Val?

    Todas as vezes que entro no seu blog sou sempre surpreendida pelas suas histórias, seu bom gosto e seu amor por tudo o que faz. Estou encantada pelo quarto do seu filho. Bonito de ver a paixão dele em exposição no, além dos aviões, também gostei dos mapas. Mas o que mais gostei foi da estrutura do quarto! Nossa, que coisa linda, amei a janela!!!
    Também adorei o quarto quando ele era um baby, e os sapatinhos do berço? Inspirador!

    Beijo grande Val! Thamyrez

    ResponderEliminar
  9. Val,

    A história do seu filho é maravilhosa e seus textos sempre são uma delícia de ler.

    Eu adorava voar até uns 10 anos atrás. Amava entrar na ala internacional dos aeroportos, me sentia uma cidadã do mundo. Mas, de uma hora para outra, peguei medo. Um medo inexplicável. Eu adoraria conversar com seu filho sobre as turbulências, eu congelo e me agarro na poltrona ao menor chacoalhar do avião.

    Espero que os sonhos dele se realizem! Que lindo vai ser quando ele finalmente puder comandar um avião atravessando o oceano! Acho lindo quando uma pessoa mostra uma paixão tão cedo quanto ele mostrou!

    Ah, mostrei o post para meu marido e ele já está no Flight Radar 24. Amou!

    ResponderEliminar
  10. Hola Val querida ! Que bonita historia de su hijo y ese cuarto es muy bonito adore esos toques de verde ! Que tengas un buen comienzo de semana
    Cariños

    ResponderEliminar
  11. Que quarto lindo!!! Que paixão pela aviação, hein?!? ...eu amei foi aquele carro de bombeiros, que se destaca, no meio de tantos aviões. rsrsrs
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. E tao bom quando os pequenos sabem exactamente o que querem :)
    O quarto 'e uma maravilha!! Espacoso, com uma decoracao jovial e acolhedora. Adoro a pintura na parede e os puxadores do arm'ario e varios detalhes que mostram como foi dada atencao ao quarto :) :)
    Uma boa semana Val e um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  13. Muito bom gosto o quarto do seu filho Val!
    Desde quando era pequeno já era bonito!
    Agora então, nem se fale!
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Oi Val
    Que garoto fofo e simpático, tenho certeza que ele vai voar alto, já está fazendo isto.
    O quarto é muito legal e por tudo que você nos falou, é o mundo dele, tudo que ele ama está ali, aliás, adolescentes adoram o próprio quarto, é quase um santuário.
    Quando criança o quarto também era muito fofo.
    Um beijo, querida.

    ResponderEliminar
  15. Pela descrição que fez, é perfeito, Val! Gostei muito da diagramação, dos toques coloridos e das prateleiras em "L". Gostaria de experimentar uma viagem ao lado de seu filho, deve ser uma figurinha incrível. Beijo

    ResponderEliminar
  16. Que quarto bem arrumado!!!! Meu filho faz jornalismo e seu quarto é uma bagunça ENORME! Eu nunca poderia fazer uma postagem sobre ele, jamais! Correria o risco de pensarem que crio um vândalo, hehehehehe... Depois que vi o quarto do seu futuro piloto, fiquei mais abalada ainda...
    Ele é lindo, parabéns!
    Bjs e ótima semana!

    ResponderEliminar
  17. Val, tão bom quando eles têm objectivos bem definidos do que querem... Eu lembra-me que nunca fui assim na minha vida de estudante, nunca soube exatamente o que queria e quando via alguns colegas com tanta determinação confesso que tinha um pouco de inveja :-)
    Ele é mesmo apaixonado, nota-se pelo seu sorriso na foto do Brasil!!!
    Quem sabe ele não consegue mesmo... Com trabalho e empenho tudo se pode alcançar...
    O quarto é muito arrumadinho, sendo de um rapaz o normal é estar sempre mais bagunçado... Mas é muito bonito!

    Beijinhos grandes Val e desejos que o seu filho alcance aquilo que tanto quer***

    ResponderEliminar
  18. Que quarto e sonho tão bonito!! E tudo tão arrumadinho, quase que nem parece normal no quarto de um adolescente:)))) Mas claro para mim que tenho a mania das arrumações está perfeito!!
    Espero que o David o realize o seu sonho:=)
    Beijinho enorme, boa semana querida Val para ti e para a tua família!

    ResponderEliminar
  19. Que legal Val e ele já veio para cá, e andou sobre a floresta amazonica , qu vergonha para mim,
    que nunca fui , eu amo aviação, depois que casei a muitos anos que começou a florescer dentro de mim esta paixão,é incrível, que bom que ele sabe desde já o que gosta , acho que terá um piloto na familia, o quarto perfeito para quem gosta deste tema e ainda é aficionado por avioes.
    beijinhos e uma ótima semana.


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  20. Bom dia alegria :)
    O David parece me ser um jovem muito feliz e realizado e é tão giro ver que com est idade já sabe muito bem onde quer chegar .
    Não tenho duvidas que daqui a alguns anos faças uma viagem de avião feita pelo teu filho .
    É giro ver como o espaço se transforma e conforme eles vão crescendo .
    Gostei muito das fotos e especialmente de ver a minha ilha no mapa :D :D
    Um dia muito muito FELIZ .
    Eu vou fazer por isso ,talvez também porque acredite me mim ;)
    Gosto muito de ti ;)
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  21. è bom ter um sonho, um hobby,um objetivo, isso ajuda a crescer.
    também tenho uma amiga que seu filho è apaixonado por aviões e afins.
    o meu filho quer ser alguma coisa diferente toda semana, um dia me disse que quer vender sorvete e ser matemático rsrs
    mas ele tem sò 7 anos, e tem muito tempo para decidir
    baci

    ResponderEliminar
  22. Adorei o quarto atual Val :) Parabéns :) nota-se o fascínio claramente do seu filho :) A organização que está no quarto é fantástica :) Os aproveitamentos, tudo muito bonito :)

    ResponderEliminar
  23. Gosto muito desse quarto de adolescente! E não é nada fácil um quarto de rapaz adolescente ter um ar esteticamente tão apelativo! A mãe passou genes de bom gosto. :)

    ResponderEliminar
  24. É tão extraordinária a possibilidade de poderem seguir os seus sonhos. Sabes Val, eu segui o meu, tive essa sorte e quero proporcionar aos meus filhos o que os meus pais me permitiram: seguir o sonho. A minha mais velha desde pequena dizia que queria ser arqueóloga (muitos filmes do Indiana Jones prá cabeça!!! a mãe adorava vê-los, eheheh). Hoje é arqueóloga e completamente apaixonada pela sua profissão, mesmo em tempos difíceis...
    O meu do meio é um apaixonado pela natureza e por tudo o que seja bicho (lembraste da manta floresta que fiz para ele?). Está quase com 15 e sinto que está em fase de transição, a definir-se melhor. Hoje em dia fala muito em design. Vamos ver o que o coração lhe diz. O pequenote, esse quer engenharia robótica, eheheh acho-lhe tanta piada, porque ele diz querer sê-lo com tanta convicção. Só o tempo dirá qual o destino deles. Mas, sem dúvida, se nos for permitido como pais estimular os desejos dos nossos filhos, como se percebe que fazes com o teu filho, depressa alcançam as suas paixões! E já agora, ser aviador acho extraordinário. Entendo que deva ser uma profissão magnífica ;)
    E o quarto, reflecte e de que maneira a paixão do teu filhote!!!
    bjs e dias felizes ;)

    ResponderEliminar
  25. Val, você tem toda razão! Os quartos dos rapazes já indicam sua personalidade, mesmo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Que sorte a dele ter uma mãe que respeita e incentiva suas paixões! Você citou coisas que eu nem sabia que existiam! Que mundo mágico de se conhecer! E adorei ver a carinha dele, os olhos brilhando fazendo o que mais ama! De derreter o coração, Val!
    Beijos

    ResponderEliminar
  27. Primeiro, gostaria de acrescentar que amo o português de Portugal. Falo 'de Portugal' porque há o nosso brasileiro, o angolano e aí vai... Acho lindo vocês falarem 'fores'. Essa palavra pode ser desconhecida pra muitos brasileiros. :)

    Eu nunca falei 'fores' na vida. :)

    Deve ser muito bom ser seu filho. Que quarto de menino mesmo, hein, Val!
    È muito clean. Eu amo esse tipo de decoração.
    Como você aplicou aquele avião na parede?

    Beijo

    ResponderEliminar
  28. Que menino mais fofo é o David!
    Como é lindo ver um jovem com sonhos e planos para o futuro, se todos os garotos dessa idade fossem assim, com certeza esse mundo seria muito melhor.
    O quarto tá lindo Val.
    Beijos

    ResponderEliminar
  29. Olá Val. A paixão que o seu filho mostra pela aviação é contagiante. Tenho a certeza que um dia ele vai realizar o seu sonho. Beijos

    ResponderEliminar
  30. Com tanta determinação, o apoio dos pais é quanto precisa para realizar os seus sonhos :)

    ResponderEliminar
  31. Oi Val!
    Adorei saber um pouco mais sobre seu filho! Que linda a decoração do quarto! E amei ver a foto do Ultra Leve sobre a floresta Amazônica! Com certeza ele vai ser um grande piloto! Grande beijo

    ResponderEliminar
  32. Val,

    Depois daquele dia o Flight Radar 24 virou febre aqui em casa. Meu marido também está conseguindo escutar as comunicações entre os aviões e as torres, mas não sei como ele está fazendo isso. Mas é divertido, outro dia ficamos acompanhando dois vôos que faremos em julho.

    Sobre o medo de voar, como todo medo, é irracional... Estou cansada de saber que aviões são seguros, mas mesmo assim... com certeza saber mais sobre turbulências seria muito reconfortante pra mim. Quando meu filho era pequeno e não conseguíamos 3 assentos juntos, pedia para que meu marido se sentasse com ele para que meu pequeno não percebesse meu medo é acabasse se assustando também. Hoje ele está maior e brinca comigo. Já gritou "estamos caindo" durante uma viagem. Fiquei pensando nos outros passageiros. Talvez alguém mais tivesse medo e isso não fosse nada engraçado.

    ResponderEliminar
  33. Oi Val!

    Muita gracinha o quarto do seu filho!
    Tanto o ANTES como o DEPOiS.
    Diga a ele que também AMO a Aviação!
    Já tenho um post pronto a respeito faz tempo, qq dia posto! São tantos...Rsrsrs
    E como creio na Reencarnação, deixarei para a próxima vinda o meu sonho de ser piloto de avião.
    KKKK

    Bjksss

    ResponderEliminar
  34. QUE LINDO...ESE AMOR POR LA AVIACION!!!
    QUE SE CUMPLAN SUS SUEÑOS!!!
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  35. oi Val

    Eu vi este post outro dia e na hora de comentar me chamaram e ainda não tinha tirado tempo pra vir aqui novamente.
    Eu acho lindo quarto com esta abertura no teto, aqui não vemos isso. O quarto do seu filho é um verdadeiro recanto. Amei o tempo do azul de quado era bebe. Acho o máximo quando uma pessoa já tem desde pequeno o sonho de uma profissão na vida, lógico, é um hobby tão forte que não deixa dúvida do que vai ser qdo crescer. E o mais importante é ser uma pessoa realizada no trabalho, o que não é algo muito fácil. É como diz o ditado: faça o que vc ama e não vai sentir que é um trabalho!
    Muito sucesso na jornada do filhão amado :D

    bjus amiga

    ResponderEliminar
  36. Lindeza em dobro, Val. O quarto do seu menino e a paixão dele pela aviação. Seguramente ele irá realizar esse sonho. Sabe que eu também sempre fui fascinada por aviões e voar. Na adolescência pensava em ser comissária de bordo (mas acabei fazendo geografia), tive um namoradinho que também era apaixonado por avião, fez o curso e toda semana faziamos voos em avião de instrução para acumular horas de voos. Meu irmão durante muitos anos foi comissário e eu praticamente fiz o curso junto com ele. Nunca tive medo, adoro voar e adoro aeroporto. bj.

    ResponderEliminar
  37. Adoro ver a transformação que as casas levam, e pelas tuas mãos já só posso esperar o melhor. O quarto azul estava muito bonito mas o actual não fica atras, tomara eu ter 10
    % do teu bom gosto. Vamos então ter mais um aviador daqui a uns anos.
    Beijinhos






    ResponderEliminar
  38. Que lindo... O sonho desse menino é real, ele deve sonhar em ser piloto por causa dessa janela aí, que ele devia ficar desde bebezinho olhando os aviões passarem e ele só admirando... O quarto dele é lindo eu amei, até eu tive vontade ser ser piloto com um quartinho assim tão gostoso. Pode acreditar Val esse menino vai longe... Um bj no seu coração.

    ResponderEliminar
  39. Da próxima vez, daqui a poucos dias espero ;), que atravessar o Atlântico, duante a noite, quando for ver se os pilotos precisam de alguma coisa, vou imaginar o seu filhote, daqui a uns anos, realizando o seu sonho! É bom ter um rumo desde cedo, saber o que se quer!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics