MISTURAR SEM PRECONCEITOS

22.9.14
A Lies é Italiana e o Mauro, Brasileiro. Conheceram-se em Portugal, onde moraram muitos anos até se mudarem para os EUA e daí partirem para a Indonésia. Em Lisboa conservaram sempre o apartamento. Já não os via há algum tempo e tinha-me esquecido de como a casa deles é diferente. Única mesmo, eu diria, pois ali não há modelos nem regras, as coisas e as pessoas simplesmente entram e arranjam um lugar. É a casa mais descontraída e aberta aos amigos, e aos amigos dos amigos, que conheço. Espelhando, e de que maneira, a ausência de rotina do casal, e a forma desembaraçada de como encaram a vida.
Na casa, tudo está à vista e ao alcance de todos. Livros, Cds e Dvds, quadros e posters, objetos e moveis trazidos daqui e dali, convivem sem inibições e não há a preocupação de manter tudo asséptico e arrumado. É esse caos (quase) controlado que me atrai e a meu ver, é também aí que reside o encanto da casa. Uma desordem que pode ser perturbadora para alguns, mas que no contexto e para quem conhece o casal, apenas transmite um estilo de vida sem preconceitos.


















O gato da casa, mais conhecido por Garfield, pela semelhança física e por ser tão pachorrento quanto o famoso personagem:


29 comentários:

  1. Olá Val,

    Eu e as minhas manias de manter a casa sempre limpa e arrumada... E depois, olho para estas fotos e fico... Olhe Val, nem sei o que dizer! Porque é um desarrumado bonito :-) É um sinal que a casa é usada, é vivida e sinceramente deixou-me a pensar um bocadinho mais nesta minha 'panca' para não lhe chamar obsessão de ter tudo arrumadinho!
    E agora que olhei para os aventais e as pegas todas penduradas... Ficou-me entaladinho, porque já ando à não-sei-quanto-tempo para colocar o avental visível pendurado na cozinha e não consigo :-( É uma coisa que quero fazer mas não consigo... Acho que me vai dar à cozinha um ar desarrumado... E depois olho para essa foto... E gosto!!!!!!!!!!!!!!!!!! Enfim... Dilemas de dona de casa e de quem gosto muito de decoração e da casa onde se vive :-)

    Beijinhos grandes Val*** Adorei ver esta casa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Val :)
    Também fico sempre baralhada com este tipo de casa :) Também sou pro obsessivo com a arrumacão e cada coisa no seu sitio mas, quando olho para uma casa assim, os meus olhos fogem para todo o lado porque há muita inforamcao e eu quero ver tudo e fico encantada! Mas se me mudasse para uma casa assim, no dia seguinte estava a mudar tudo de sitio. Enfim... dilemas!
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  3. Oi, Val! Achei que você conseguiu descrever muito bem o estilo deles, descontraído. Viver assim é muito bom, pois a casa (ou apt) não me pareceu um local vazio, gelado, sem vida. Pelo contrário, cheio de alegrias e de muitos encontros. Gosto de gente e casas assim. Beijos e uma ótima semana pra você! Clau.

    ResponderEliminar
  4. É realmente verdade que as nossas casas dizem muito sobre nós :)
    Obrigado pela visita guiada de uma casa que adorei! Também tenho algumas misturas por aqui...surgiram por acaso à medida que a casa se foi tornando vivida....móveis velhos reciclados, telas modernas com molduras de fotos e máscaras moçambicanas. Reflectem o meu gosto e as minhas vivências e penso que é isso que a decoração deve ser :)
    Acho que é por isso que gosto tanto do teu blogue...não mostra decoração de revistas mas sim de vidas :)
    Beijinhos e uma festinha ao Garfield

    ResponderEliminar
  5. Ei Val
    Particularmente não conseguiria morar num local tão cheio de coisas um tanto quanto amontoadas, prefiro ambientes mais livres, objetos, peças, livros em seus devidos lugares, cozinha impecável, me faz muito bem ser assim.
    Mas, enfim... cada um é cada um, temos que respeitar o jeito descontraído de muita gente, como o caso dos seus amigos.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Como dizia Carlos Drummond de Andrade, a casa tem de ser arrumada de um jeito que fique com a nossa cara!! Gostei da casa dos teus amigos: pessoal e intransmissível... Com vida e com o gosto de quem nela mora... Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Hola Val !! a mi me encantan ese tipo de casas en donde se nota que vive gente !! gente de verdad ,, gente que ensucia y asi y todo es una casa colorida y alegre.. a mi no me gustan esas casa inmaculadas en que pareciera que no mora nadie alli

    ResponderEliminar
  8. Apesar de gostar de ambientes mais clean, eu gostei do colorido do lugar.
    Gostei da arquitetura do lugar Val.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Val :)
    Esta é sem duvida uma casa muito vivida .
    Sendo a casa uma extensão de nós mesmos ,esta trasmite mesmo isso ,parecem ser bons vivants ;viagens ,musica , livros vinhooooo ;)e muito chill out .....
    Se funciona para eles ter tudo á mão ,parece me bem ..
    A Lulu como não gosta de confusão visual tem quase tudo guardado ,funciona para mim .
    Somos todos diferentes e todos iguais ,cabe a cada um de nós escolhermos o que funciona melhor para nós
    Bjs grandes
    Lulu

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, Val
    aqui:8:52 manhã de terça-feira com sol e céu azul.
    Admiro esse despojamento, essa falta de critério, esse deixa ai...e está tudo bem.
    Mas....não sou muito assim.
    Adorei a casa, onde tudo fica à mostra e à mão.
    A Lies e o Mauro devem ser excelentes anfitriões e as pessoas devem se sentir bem a vontade .junto deles.
    Gostei demais.
    bjão e um excelente dia.
    mari

    ResponderEliminar
  11. Essa casa inspira vida... adorei a rede!! =)
    Beijos,

    ResponderEliminar
  12. Oi Val!

    É uma apartamento limpo e aconchegante!
    Alguma coisa fora do lugar, o que acontece em todos os lares.
    A decoração lembra bem os anos 70, mas, sem aquela carga psicodélica de figuras e cores.
    Sempre gostei de rede na sala e aqui é comum encontrar essa peça nas cidades nordestinas onde os moradores a usam na sala, no quarto e varanda.
    Senti falta de um planta natural, mas o gato demonstrou que o casal é sensível.
    Diferente do Brasil, as pessoas que moram no exterior não tem preconceito em usar cortina plastificada no box.
    O que é uma graça e pode ser trocada a cada tempo.
    Gosto de pessoas que deixam as visitas à vontade!
    Gosto de decoração com cara de gente !

    Bjksss

    ResponderEliminar
  13. Oi Val,
    enquanto lia seu texto fiquei imaginando uma casa desarrumada, daquelas que está tudo por todo lugar. Apesar de tudo estar aparente a ao alcance de todos, está tudo arrumado, limpo! Me pareceu uma casa com a personalidade dos donos!!
    Obrigada pelas palavras de carinho!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  14. Eu particilarmente gosto de casas , assim , que tudo está a alcançe de todos,
    parece mais casa , me sinto mais a vontade a decoração está show,
    se os donos gostam não há por que mudar.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito disso, Val! Parece que as "coisas" arrumam seu próprio lugar, tudo ruma para a liberdade. Casa de gente que vive, que aproveita de verdade cada item. E, principalmente, casa de gente que não tem medo de errar. Aliás, existe ago mais original que o próprio erro? Beijo

    ResponderEliminar
  16. A casa tem de ser a nossa casa e se não estiver um pouco desarrumada não é uma casa com vida, mas sim uma casa de revista. Gostei da casa não sei é se conseguia viver assim sem cortinas nas janelas.

    ResponderEliminar
  17. Oi Val!
    É uma casa de verdade, como todas a s outras com as suas baguncinhas.....
    mas tem seu charme, o que me encantou foi a rede vermelha, linda, linda!

    ResponderEliminar
  18. A casa dos teus amigos tem boa onda - e parece ser num edifício antigo, com sacadas giras... É uma casa musical e cálida, propensa à amizade. Parabéns e que os laços com esses globe-trotters se fortaleçam mais e mais!
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Val algumas coisas me chamaram muito atenção, os quadros, pois amos abstratos e coloridos, o porta utensílios na cozinha e o cabideiro, além dos vários tons de madeira.

    bjs

    ResponderEliminar
  20. Gostei dos sofás de frente um pro outro e não pra TV.
    Sou super a favor disso. Não faço em casa porque meu sofá é de canto, é um só.
    Gostei da rede, atrevida, no meio da casa.
    'Rede, o que a senhora está fazendo aí?'
    'Estou te convidando pra deitar', disse a rede.

    Aposto que eles ouvem todos esses cds aí nessa rede.
    E essa porta linda pro terracinho.
    Gostei.

    ResponderEliminar
  21. Querida Val, a casa não é bagunçada e sim oganizada, com certeza eles sabem aonde estão todas as coisas que precisam, pois estão a vista de todos.
    Nós que temos mania de estar tudo guardado, muitas vezes escondemos os objetos ao invés de apenas guardá-los, rs!
    Gostei da casa, ela é bem utilizada e descontraída, percebe-se que é um casal extrovertido e simpático. Adorei a cortina do banheiro!
    Valeu pelo post e pelo casal amigo que compartilha tudo com os outros :-)
    Beijinhos e um ótimo finde!
    Ene

    ResponderEliminar
  22. Oi Val, tudo bem?
    Por aqui to correndo bastante...
    Ameiii o gato, rs!! Que lindo!
    E hoje, o que mais queria era deitar nesa rede vermelha, rs! Adorei o estilo descontraído deste apartamento! E os pratos, me parecem descartáveis, "sujos" aparecendo em uma das fotos... Realmente, oura descontração... Uma descontração gostosa! Grande beijo!

    ResponderEliminar
  23. Oi Val.

    Uma vez em aula, surgiu um comentário de uma pessoa que contratou um design para decorar a sua casa, onde tudo era impecável, o local parecia mais uma vitrine, e nada poderia ser tocado e nem tirado do lugar. A casa tinha a cara do design e não a personalidade do cliente.
    Para mim vale muito mais a casa desse casal, que tem personalidade e jeito de casa. É aconchegante e acolhedora. Valorizo muito casas assim , a gente pode chegar e conhecer o gosto dos moradores nos detalhes.
    Achei muito legal o post, beijos!

    http://simplesmentedecor.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  24. Muito bom esses seus posts. Essa mistura de culturas, ideias, valores, gostos é tão legal. Acho que devemos fazer de nosso canto a nossa cara. É tão bom quando temos nossa identidade reconhecida através dos nossos gostos. Adoro quando dizem: isso é tão você. Nos faz perceber que não somos mais um na multidão. Que temos nosso jeito único de ser. Nada padronizado.
    Um ótimo fim de semana!!

    Beijocas
    Danielle
    betweenteaandcoffee.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Oi Val ,que casa aconchegante ,essa rede é a cara do Brasil , é um cantinho bem especial ,bjs.

    ResponderEliminar
  26. Val, quando vi a rede, pensei... Lá vem histórias sobre o Brasil.
    Casa boa é assim, mesmo.
    Amei a cortina do banheiro.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  27. Me identifiquei, e muito. A rede na sala, então, acho o máximo.
    Adorei a maneira com que os talheres estão guardados.

    Bjs

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics