A CASA (NOVA) EM BRUXELAS

6.9.14
E quando ficou tudo arrumado e eu finalmente sentei-me na sala para estrear a poltrona e descontrair, é que me dei conta de que as movimentações tinham começado em abril, e se estendido até aquela noite de agosto.
Tudo começou com um whatsApp da filha, estava eu nos EUA. Ela dizia que tinha encontrado a casa ideal (espaços generosos, luz natural abundante, a 4 estações de metro da faculdade) para dividir com 2 colegas. Ponto negativo: um dos quartos era muito pequeno, e uma das amigas só compartilharia o apartamento com elas se tivesse a certeza de que toda a sua mobília caberia no dito cômodo. Era hora do jantar em San Diego (madrugada em Bruxelas) e os guardanapos da mesa serviram para rabiscar e trocar ideias. Aparentemente boas, porque convenceram a jovem indecisa.
Este foi o Kick-off para uma ideia, a princípio um tanto ou quanto peregrina, que começou a se formar: a arrecadação cheia, móveis a pedirem uma segunda oportunidade, e se eu recuperasse alguns, e se eu arranjasse um transporte, e se eu cuidasse da mudança? Ainda na dúvida, só precisava de mais um empurrãozinho e este surgiu quando vagou um apartamento da empresa onde trabalho, e eu fui visitá-lo para iniciar as obras: na sala, o inquilino tinha deixado um conjunto de sofá e duas poltronas. Era a deixa que me faltava! a sala estava completa! e a partir daqui, quem acompanha o blog, assistiu às peripécias: dei cara nova a um candeeiro, discuti com a filha por causa da mesinha azul, deixei de pedir opinião e fiz por minha conta e risco a dupla de bancos. Mas também contei com a ajuda de profissionais para estofar os sofás e dar laca a um aparador. Com os colegas de escritório que arranjaram uma sala desocupada, e foram recebendo e estocando as peças à medida que iam ficando prontas. Com o sr Serafim dos transportes, que apareceu na página do Facebook "Portugueses na Bélgica" e prontificou-se de imediato a fazer o trabalho. Com o marido que embarcou nos meus delírios e já em Bruxelas e junto com o filho, montaram pacientemente todos os móveis do Ikea (sim, também houve recurso ao milagroso Ikea!!). E com os vossos blogs que leio diariamente e de onde pesquei ideias, sobretudo de arrumação e organização. Um trabalho em equipa, para chegar a bom porto! Ainda não está acabado, suponho eu. Há paredes vazias, faltam cortinas e alguma iluminação. Mas agora a bola está com as três residentes do andar, que com tempo, se encarregarão dos detalhes!













Existe um quarto aberto para a sala, que não cheguei a perceber se é original da construção ou ideia do proprietário do apartamento. Aí ficou somente uma cama transformada em sofá. Para os amigos.














47 comentários:

  1. Estou completamente ''enfeitiçada'' com as imagens. Já as vi vezes sem conta e continuo com a mesma admiração por elas todas. A Val realmente tem uma vontade e um bom gosto extraordinário. As peças transmitem amor. Muito amor. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito, muito linda a casa das meninas! Meus parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Subo e desco e a cada vez que faco isso me apaixona mais e mais por esse ap e decoracao.Amiga você simplesmente deu vida a esse cantinho.Am,ei de paixao o armário branquinho.In love. Bjs

    ResponderEliminar
  4. oi Val!!!
    Nossa, que arraso de apartamento!
    Primeiro imaginei um apê pequeno, mas as peças são generosas. A arquitetura do prédio
    é lindíssima, a vista também.
    Reparei em casa detalhe, até o amor de quadro da doutora de jaleco.
    O apê ficou uma casa muito aconchegante, como vc diz faltam pequenos detalhes mesmo. Achei os sofá um luxo, a cristaleira branca renasceu! e a mesa de jantar também é muito bonita. Ta tudo maravilhoso. Tuas artes eu já vinha acompanhando e até achei que vc deveria ter ficado com o abajur na tua casa, mas ficou maravilhoso perto da janela . A vaquinha é muito fofa!!
    Que sentimento de realização vc deve ter sentido vendo sua filha tão bem instalada. E parabéns por seu bom gosto e olho clínico pra recuperar a beleza dos móveis!!

    bjo bjoooooooo

    ResponderEliminar
  5. Val, parabéns!! Tu és uma verdadeira arquitecta... de profissão e de sonhos!! Mas isso já eu sabia, por isso não fiquei surpreendida... Mostrei as imagens à filhota mais vellha que também está de malas "aviadas" para entrar na universidade, e sabes qual foi o comentário?! " Está o máximo!!!" Um grande abraço! Manuela

    ResponderEliminar
  6. Val querida, queria ser sua vizinha, hummmm... ia ser bom demais morar perto de uma pessoa tão habilidosa, criativa, bem disposta, animada.
    O apartamento ficou muito lindo, estou encantada com cada detalhe, é impressionante a transformação dos móveis, já rolei o cursor umas dez vezes pra apreciar bem tudinho.
    Gostei de tudo, dos objetos e peças decorativas, da cômoda vermelha, linda.
    Parabéns pra você e todos que colaboraram nesta empreitada bacana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Val que AP mais acolhedor ,ficou lindo .......
    Ando aqui para cima e para baixo a tentar absorver todos os detalhes .Cada achado ,cada transformação ,uma casa com alma .
    Os sofás , quem diria que teriam tanto potencial ,o móvel antigo cheio de detalhes e cor .
    O quarto da tua filha também está um primor ,adorei o quadro por cima da cama ,o banquinho feito pela sua mãe ......
    O vosso empenho é de louvar ,muito sucesso para a vossa filha neste novo ano escolar .
    E por aqui chove a potes e nós amiga vemo nos por ai
    Os meus parabéns ,és uma inspiração
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
  8. Oiiii Val, nossa ! Como ficou lindo todas as peças juntas. Uma harmonia de cores que me encanta.
    Esse candeeiro e o aparador, um espetáculo !
    Parabéns pelo belo trabalho. Estou ausente do meu blog mas estou aqui acompanhando suas novidades. Um forte abraço querida,bjsssss

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Val, que maravilha...
    Está tudo tão lindo, que nem tenho palavras...
    Aposto que a filhota se sente orgulhosa da mãe, por este espaço tão acolhedor.
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  10. Que mamã de sonho! ;) ahahahah Mas é mesmo, Val!

    Espero que a filhota perceba que tem um tesouro como mãe. *

    ResponderEliminar
  11. Val ! Estoy realmente maravillada con esa apartamento , usted es una verdadera decoradora !! Su hija debe estar feliz ,
    Cariños

    ResponderEliminar
  12. Como se tornou hábito, vindo de ti essa mistura de cores e estilos não me surpreende. Não sei o que fazes mas tudo fica bonito. Quando for grande quero ter o teu bom gosto. Já tinha comentado mas penso que não entrou o comentário, mas era isto... Ficou muito muito bonito. Pinta

    ResponderEliminar
  13. Minha querida! Todo trabalho foi um sucesso no final.
    O apto está lindo assim mesmo, do jeito que está e posso imaginar quando as
    meninas começarem a enfeitar!
    Parabéns!
    Um bejim e tenha um lindo domingo!

    ResponderEliminar
  14. Val,
    Parabéns pelo trabalho! O apartamento ficou muito aconchegante.
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Sem palavras Val...apartamento lindo, aconchegante e cheio de personalidade.
    Beijos,

    ResponderEliminar
  16. Essa do sofá e das poltronas foi demais! Que sorte! O apartamento ficou um charme, cheio de detalhes e histórias. Gostei da composição na parede sobre a cômoda vermelha! Parabéns pelo capricho! Bjos

    ResponderEliminar
  17. Val que fascínio!! Os sofás ficaram o máximo! Os bancos o máximo, os detalhes, tudo! As garotas vão se divertir muito por aí! Está uma delícia o apartamento. Vou voltar a ver mais uma centena de vezes. Está mesmo um espectáculo. Valeu o tempo de dedicacão!
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  18. Nossa Val!!!
    Sem palavras para tanta beleza!
    Ficou perfeito o apartamento das meninas!
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Val, estou aqui com os olhos cheios!!!

    Uau!! Que diferença....do antes para agora...

    Quantos detalhes encantadores, que riqueza!!

    Já olhei duas vezes...

    Amei tudo em especial aquele moedor de café pintadinho...fofo demais!

    Você tem um bom gosto incrível e mãozinhas de fada!!!

    Parabéns, amiga,

    Tenho certeza que sua filha e as amigas vão estar bem aconchegantes nessa linda casa.

    beijinhos, tenha uma ótima semana,

    Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar
  20. Ah, o apartamento ficou tão bonito e alegre! Percebe-se seu toque em tudo. E os banquinhos combinaram muito bem com o tapete kilim (é kilim, não é?) Inacreditável o antes e depois dos sofás e do aparador!!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Val seu cantinho ficou muito aconchegante.
    É u lugar lindo para se chamar de seu amiga.
    A decoração de muito bom gosto, com cores que alegram.
    Beijos e seja muito feliz na sua nova morada.

    ResponderEliminar
  22. Oi, Val, ficou tudo maravilhoso! A arquitetura do imóvel é feliz demais, mas por ter boas dimensões, é necessário um cuidado enorme para que tudo não pareça solto demais, com ar de jogado. E isso foi resolvido de uma maneira muito pontual! Os móveis são encantadores e nem dá pra acreditar como deixam para trás sofás e poltronas como essas. Bom, sorte nossa, né? Parabéns pelo belo trabalho, sempre digo que não existe móvel velho e acabado, existe sim gente que não consegue ter uma boa conversa com eles. Beijo!

    ResponderEliminar
  23. Parabéns, parabéns pelo vosso trabalho!! Ficou fantástico (não esperava outra coisa) ficou mesmo com ar jovem, descontraído e com raizes portuguesas se é que se pode chamar assim :) Adoro esse tipo de louceiro e os sofás... quem diria ãh!?
    Até a mesinha de cabeceira com o padrão florido! Nada foi descurado eheh e os banquinhos Val são uma perdição! Um dia que nos encontremos vou querer um banquinho assim para a minha filha, ela acho que nasceu cansada senta-se em todo o lado (mesmo).

    Um beijinho grande e boa sorte à filhota e à amiga na casa nova.

    ResponderEliminar
  24. Oi Val!

    Ficou muito bonito a decoração do apê de sua filha & amigas!
    Achei super espaçoso esse imóvel!
    Aqui no Brasil, geralmente, os estudantes moram em lugares bem menores.
    E muitas famílias também!
    Ainda bem que os móveis das demais meninas couberam direitinho, não é?
    Gostei da descoberta dos Pés palitos;;;Rsrsrs
    Espero que todas cuidem de tudo com muito carinho, viu?
    Senão o bicho vai pegar!
    KKK
    Boa sorte às meninas!

    Bjksss

    ResponderEliminar
  25. Bom...acho que não tenho palavras para dizer o quanto gostei do resultado final!! :) Lindo de morrer Val, muitos parabéns!!
    Talvez possa dizer o que não gostei...hmmm...ah...não....hmmm :))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Imagino o trabalho para que tudo ficasse assim , as fotos do antes té dá uma
    tristeza , as peças que vc restaurou ficou como novas e até mais charmosas
    no novo ambiente , tudo branquinho com toques de cor com os móveis , ficou show.
    bjs e uma ótima semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  27. Val minha linda! Que trabalho delicioso, amaria estar presente em uma transformação dessas, sei o quanto demora e da trabalho, mas ficou maravilhoso. Eu adorei tudo o que vi, a transformação deste móvel, ficou muito lindo, todo branquinho. E que apartamento lindo, espaçoso, todos os detalhes ficaram perfeitos. Fiquei apaixonada. Um bj no seu coração.

    ResponderEliminar
  28. Nossaaaa, que postagem lindaaa. É como se fosse um resumo da "novela" toda, assim me sinto mais próxima de você, das suas histórias, da sua vida minha amiga. Nem dá pra saber qual eu gostei mais, acho que o que mais me impressionou foi o aparador. Parabéns pelas transformações, sua filha deve ter muito orgulho de ter uma mãe como você. Beijossss!!! Clau.

    ResponderEliminar
  29. Oi Val,
    Difícil descrever...ficou simplesmente lindo!, charmoso, colorido, chique!
    Que olhar e mão boa você tem para transformar! Parabéns!!
    Sabe Val, minha filha ganhou uma bolsa do governo para estudar em Paris por um ano. Faz dois meses que ela está lá! Ela está cursando o último ano de arquitetura e desde que conheci seu blog falo de você e mando links, com certeza vou mandar deste post! Ela estava numa cidade do interior e chegou em Paris esta semana e acabou de se instalar no apto (já mobiliado). Um beijo e boa sorte para nossas filhas!!

    ResponderEliminar
  30. Val, já vim aqui umas 2 ou 3 vezes para ver bem todos os pormenores. Trabalho incrível. Adorei! E também gosto muito destes posts com estas descrições. A parte do reaproveitamento com as transformações que fez ficaram muito bem mesmo. Eu gosto de cor! Neste caso com conta, peso e medida, q.b.. Bj

    ResponderEliminar
  31. Ficou maravilhoso, Val. Muito vom gosto. Que espaço gostoso.
    Beijo

    ResponderEliminar
  32. Oi Val, que belezura que ficou a nova casa de sua filha, deu trabalho mas valeu muito a pena, está uma fofura com tanta cor e objetos vintage (amo muito tudo isso, rs). Apaixonante o aparador, ficou maravilhoso na cor branca e com peças vintages. O sofá e as poltronas ficaram deslumbrantes com o novo estofamento. Com certeza as meninas estão amando o novo lar!
    Parabéns pela sua criatividade e pela grande mãezona que tu és, fazemos tudo e mais um pouco por eles, isso que é amor!
    Beijinhos e abraços carinhosos!
    Ene ♥

    ResponderEliminar
  33. fiquei rendida. não vou distinguir nada, porque me agrada tudo. ficou ótimo. beijinhos. belíssimo trabalho.

    ResponderEliminar
  34. Olá Val,

    Que disposição a sua! Valeu a pena, ficou uma lindeza, o sofá ficou um primor, sem palavras, as cores os detalhes, tudo lindo. Quarto lindo, cada detalhe muito bem colocado, o criado azul um toque muito especial. Que talento o seu, idealizar e colocar em prática uma decoração onde os objetos estavam em um país e o imóvel em outro, parabéns!
    Beijos

    ResponderEliminar
  35. Esta um charme quando colocares as cortinas vai ficar mais acolhedor, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  36. Amada! Não creio! Verdade existe a tal caneta, realmente no vídeo tem uma parte que eles usam uma caneta, eu recebi um email da empresa agradecendo o post no blog e dizendo que eles vão abrir uma loja no site. E é bem capaz de ter essas belezinhas para comprar né mesmo, vou ficar muito feliz de receber uma de presente. Ficarei agradecida mesmo, você é um amor. Presente de Portugal, vou ficar com pena de usar rsrsrsrs. Um bj no seu coração amiga.

    ResponderEliminar
  37. Meu pai que casa mais linda estou encantada parabéns
    fiquei aqui olhando os detalhes apaixonada

    ResponderEliminar
  38. Val, ficou lindo e muito aconchegante. Adorei os móveis renovados, o louceiro , o criado. E o sofá quem diria que foi abandonado. O apartamento tem lindas vistas e é super luminoso. Eu acho Bruxelas uma cidade escura, mas nesse imóvel a luz inunda cada canto. Com certeza terão uma feliz morada as meninas. Parabéns.
    Besitos

    ResponderEliminar
  39. Vim colar minha resposta ao seu comentario no blog aqui..

    oi Val, vc não vai acreditar, mas agora que ando aprendendo a mudar as coisas de lugar!!
    e com quem aprendi? com minha filha? tudo começou ha dois anos qdo ela reclamou que não aguentava mais ver os mesmo laços da árvore de natal que me dei conta.
    Eu sou do tipo que qdo gosta de alguma coisa gosta demais, nem muda de lugar, bem estou tentando mudar, acho que esta dinâmica vai valer pra vida também. E aprendo muito com as amigas de blog.

    bju bju, obrigada pela visita!

    ah, também prefiro as lojas de decoração do que moda, kkk

    ResponderEliminar
  40. val encantador.
    sem mas o que dizer.
    beijocas,sejamos gentil.
    obrigada pelo carinho.
    agora me conta o que é esse enfeito tipo um chuveirinho na mesa de café fofo demais.
    bem se sumir esta por aqui.rsrsrs

    ResponderEliminar
  41. Que sala generosa e com imensa luz natural! E os bancos, que bem lá ficaram! Reparei logo nos pés dos sofás - adoro! Ficou fantástico, Val. Pormenores que são a tua cara. Gosto das paredes brancas que realçam a cor dos objetos. Excelente trabalho! Por vezes gostava de ter um pouco mais da tua dinâmica :). És uma inspiração!

    ResponderEliminar
  42. Nossa Val, ficou lindo!! Moderno e antiguinho! Tudo bonito demais, ainda mais com sua criatividade que me enchem os olhos!!
    Adorei mesmo!! O escritório ficou um sonho!! E o abajur chegou lá né? Muito bom!!
    Os bancos...uau!
    Mil beijos
    Cris

    ResponderEliminar
  43. Um charme! Decoração bem aconchegante!
    adorei tudo!

    ResponderEliminar
  44. Show de reaproveitamento e bom gosto. Lembro de quando repaginaste algumas peças,e as identifiquei pelo apartamento.
    Este apartamento está um luxo de bem decorado. Peças charmosas dando um ar casual, despojado, muito lindo!
    As janelas da sala são o máximo, amei.

    bjs

    ResponderEliminar
  45. Olá Val,

    Lindo! Quem diria que aquele aparador feiinho e velhinho iria dar um aparador com um ar todo sofisticado, tão clean :-)
    A Val tem mãos de ouro e ideias a fervilhar parece-me :-)
    Tão bom!
    A sua filhota deve ter adorado e as amigas então... Umas sortudas por viverem numa casinha assim tão bem decorada!

    Beijinhos grandes Val***

    ResponderEliminar
  46. Olá de novo...
    Super parabéns.
    Você tornou tudo muito aconchegante e deu muita personalidade aos ambientes.
    Gostei demais.
    bjão
    Mari

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics