SCRAPPY LAMPSHADE

31.7.14
Ou, traduzindo para a língua de Camões, um abajur feito com retalhos.
Já tinha o candeeiro de pé há uns três anos. Veio de um recheio de uma casa, e estava bastante maltratado, mas o pormenor da mesinha incorporada, chamou a minha atenção. Guardei-o, e a certa altura mandei lacar de uma cor neutra, pois a minha intenção era colocá-lo no quarto do filho, ideia que acabei por abandonar.
Até que agora surgiu a oportunidade de lhe dar um destino.
A filha mais velha mora na Bélgica e mudou-se de um pequeno estúdio que dividia com uma colega, para um apartamento de dimensões generosas que passará a ser partilhado por três. Perguntou-me se eu não teria "móveis a mais" que lhe pudesse dispensar. Ter, até tenho. Mas todos velhos, achados nos andares que entro para fazer obras, guardados num depósito à espera de melhores dias.
Pensei muito entre recuperar algumas dessas peças e pagar um frete para Bruxelas, ou simplesmente mandá-la abastecer-se no Ikea local. Ganhou a primeira opção. Nem quis fazer muitas contas para não me arrepender.
Assim sendo, seguirá a meio de agosto, diretamente de Lisboa para o bairro de Gribeaumont em Bruxelas, o transporte do Sr. Serafim, com uma mesa de jantar e seis cadeiras que eram minhas e não precisam de reforma; uma mesa de cabeceira que estou neste momento a dar um up; um louceiro velho que foi ali levar uma tinta branca; um sofá e duas poltronas que estão no estofador; e este candeeiro. Dois bancos para a cozinha, encontram-se em fase de estudo de ideias e ainda em dúvida quanto ao embarque.

Dar ao sisudo candeeiro um ar menos sério, não foi difícil: bastou-me arranjar uma estrutura de abajur graciosa, uma mão cheia de retalhos e alguma paciência.


































































































































































Um passo a passo para vos ajudar. É um processo simples e até divertido mas que requer calma e paciência!

45 comentários:

  1. Oi Val!
    Seu candeeiro ficou lindo, um espetáculo!
    Mas não foi só ele que me chamou a atenção, o quarto que deu para ver também é maravilhoso!
    Adoro o seu blog e as suas postagens, não fique tanto tempo sem postar.
    Um super beijo

    ResponderEliminar
  2. Ah e felicidades para a sua filha na nova moradia!

    ResponderEliminar
  3. Val, ficou bem alegre!!
    E vai dar um toque especial no estudio da sua filha.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha!!!!!!!!!!!!!
    Amei, estou ansiosa de ver o novo apartamento da tuia filhota, tenho a certeza que vai ficar um mimo!
    Bjs grandes,
    MJ
    PS: Felicidades para ela no novo ninho :)

    ResponderEliminar
  5. Oi Val.
    Nada melhor do que repaginar móveis antigos.
    Os retalhos foi uma ótima ideia, ficou lindo.
    Sei que a casa de sua filha vai ficar linda.
    Beijos!

    http://simplesmentedecor.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Val eu estou encantada, pelo sue mundo colorido, que peça mais linda, olha seu eu fosse eleger a casa que eu mais achei linda na blogosfera seria a sua, a riqueza das cores, dos detalhes nossa muito bom gosto, ainda não vi nada aqui que não agrade meu olhos, tudo tudinho eu acho lindo.

    Sua filha vai amar,!

    Bjs

    Gélia

    ResponderEliminar
  7. Ei Val
    Adoro seus textos, você tem um humor e uma forma muito peculiar de escrever.
    Ficou um verdadeiro encanto o abajur repaginado, moderno e colorido, gostaria de ter um destes no meu quarto
    Seu quarto é uma beleza, adorei.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Ficou muito bacana e descolada este abajur! Já "pinei" na minha pasta de "Móveis Adoráveis". Acho que isso já diz o quanto adorei essa sua arte! Feliz da sua filha!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Val. É impressionante a maneira como você consegue dar vida nova aos objectos. Mais um belíssimo trabalho como já é hábito. A cor é muito bonita e actual. Que mais posso dizer? Adorei. Bjo

    ResponderEliminar
  10. Que graça, quanta criatividade:) Esse trabalho requer mesmo mta paciência, mas o resultado é encantador;)
    Beijos!

    ResponderEliminar
  11. Pode morrer de amores por ele??? Ficou lindo demais Val... Parabéns!! :-) Beijos

    ResponderEliminar
  12. Val,

    Amei a repaginação do seu Abajur!
    Simples e lindo.
    Tenho duas peças aqui, que vou repaginar com tecidos.
    Já fiz isso algumas vezes e gostei, pois notei que adoro fazer "cóti picóti".
    "Cóti e picóti" era o nome que inventei para prática de recortar revistas, quando meus filhos realizavam esse tipo de tarefa escolar.
    Ah, gostei de sua poltrona Art Déco!

    Bjksss

    ResponderEliminar
  13. UAU Val,

    Sempre a surpreender :-)
    Está lindo o candeeiro e de certeza que as outras peças que estão p'ra levar tinta e por aí fora também irão ficar! A sua filhota é uma sortuda por ter uma mãe com um bom gosto incrível e ainda com mãos-de-fada para pôr tudo bonito :-)
    Quanto ao € realmente é mesmo melhor não pensar muito, mais vale pensar no amor e na dedicação que tem ao reutilizar esses móveis antigos!

    Beijinhos grandes Val***

    ResponderEliminar
  14. Já pensaste em abrir uma loja online com as tuas criações? É que tudo o que tu fazes fica um mimo! Peças, coloridas, modernas e com carisma!!
    Pensa nisso ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Sorttuda essa filha, com a mama cheia de criatividade e muito amor! Maravilhoso...
    Beijso e uma linda sexta!

    ResponderEliminar
  16. Hola amiga ! Que espectáculo de colorido en esa lámpara , la felicito por la combinación de la base de amarillo con todo el resto de las telas , hermosa todo el conjunto de su habitación

    ResponderEliminar
  17. Olá Val, maravilhoso sua luminária!
    Adorei o colorido e a criatividade é sensacional.
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Que linda Val!!! Achei de uma delicadeza sem tamanho. Cada coisa que você faz é carregado de muito bom gosto. Faço um elogio a parte para suas fotos...amo!!! Acho que vc tem muita sensibilidade para clicar no ângulo certo. Amei também a cor, lindíssima a da luminária e também da parede. Obrigada por me inspirar, sua filha vai amar com certeza! Beijosss

    ResponderEliminar
  19. uau!!

    Que criatividade, Val.

    Ficou uma peça exclusiva e belíssima!!

    Sua filha vai amar com certeza!!

    beijinhos, tenha um ótimo final de semana,

    Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar
  20. Sensacional! Ficou demais, estou apaixonada por esta peça!! Respondendo às perguntas do seu comentário... Eu já conhecia uma Anthropologie dos EUA, mas aquela da Regent St é bem maior e dá vontade passar o dia todo lá dentro. O triste é que achei que vale mais a pena pedir os produtos online aqui na Alemanha, sai mais barato. Por isso acabei comprando só uma vasinho, só pra ter de recordação mesmo. Quanto ao Jamie de Covent Garden, eu amei! Lugar muito bacana, os garçons super simpáticos, comida boa e prestei atenção nas louças que você mostrou aqui! Pena que acabei me esquecendo de visitar o banheiro! Haha! Bjos!

    ResponderEliminar
  21. Oi Val, que lindeza este candeeiro que você reformou, adorei a ideia de encapá-lo com tecido e colocar as fitas amarradas, ficaram show. Está bem jovial, tenho certeza que a filhota vai amar, ainda mais com todo o carinho e criatividade da mamãe coruja ;-) Ele aceso fica de arrasar, parabéns pela arte amiga!
    Já vi que você tem muito trabalho pela frente, mas não esqueça de nos mostrar cada arteirice que fizer para decorar a casa da filha, hein?
    Beijinhos e um finde repleto de alegrias!
    Ene ♥

    ResponderEliminar
  22. Oi Val, muito lindo esse trabalhinho com abajur. Amei. bjsss

    ResponderEliminar
  23. OI VAL QUERIDA VOCÊ SEMPRE DANDO COLORIDO E VIDA ÀS COISAS NÉ, QUE DIFERENTE FICOU BONITO BEM BACANA SUA IDEIA, TODA REPAGINADA É BEM VINDA NÉ. BJUSSS

    ResponderEliminar
  24. Olá Val :)
    O candeeiro ficou originalissimo ,desconhecia essa técnica dos retalhos .
    Base amarela e o topo cheio de cor ,ficou muito bem .
    No inicio do post pensei que o AP onde tinhas o link era para onde ela se mudaria ,até tem boas dimensões ;)Mas já percebi que vão se mudar para um ainda maior.
    Olha amiga , a tua filha só tem de se orgulhar ,vai ter uma home sweet home com o cunho pessoal da sua mãe e isso é muito bonito .
    Claro que quero ver onde essas peças vão ficar ,tal como tu sou cusca ;)
    Bom fim de semana
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  25. Fantástico!! Val, daria uma excelente capa de revista! Certamente que a tua filha vai ficar apaixonada por esse candeeiro... e que bem que ele ficava aqui na casinha de campo ! Fico expectante em relaçäo ao que ainda vais transformar... Beijocas,Manela

    ResponderEliminar
  26. Está MARAVILHOSO! Por acaso nao tens um a mais para moi, ficava um espanto no quarto da minha filhota aí em Portugal. O apartamento está vazio e vamos decorar agora para as férias com móveis dos meus pais. Bom, se quizeres ver-te livre de algumas peças, já sabes ;o). Eu até aproveito para ir á capital ehehe. Beijinhos grandes (também adorei a toalha e tudo e tudo.

    ResponderEliminar
  27. Ai que lindo Val!!!
    Como vais tirar daí ja que ficou tão perfeito no teu espeço???
    Tadinha da filha, que malvada eu. Mas nunca vi um abajur que já vem com mesinha e tudo, hehe
    Parabéns pelo trabalho!!
    Já tinha visto um abajur assim na blogosfera, mas não conheceia nenhuma blogueira que tenha feito. Estou encantada!!!

    Ah, mudando de assunto aqui no Brasil não usamos muito coifa mesmo. Pela primeira vez vou ter uma depois de vinte e cinco anos de casada no futuro apê. Mas vou dar um jeitinho de colocar algo dentro da churrasqueira pra fazer frituras, trabalho pra o marido ajeitar. AQui em casa tenho praticamente duas cozinha,s o fogão da cozinha de dentro que funciona como uma copa eu até desliguei do gás, não uso pra não bagunçar e engordurar.
    Tua dúvida com a falta de coifas no Brasil é a mesma com a minha que vejo em muitos blogs estrangeiros churrasqueiras em cobertura. Em dia de chuva não fazem churrasco? aqui no Brasil tentamos proteger as churrasqueiras,principalmente aqui no sul onde adoramos um churrasco e temos muito tempo chuvoso.

    Bjs amiga

    ResponderEliminar
  28. Val, ficou lindo seu candeeiro, muito original, adorei a cor da base também, bem neutra.
    Obrigada por partilhar o passo a passo.
    O apartamento novo com certeza ficará mais com cara de casa com os móveis enviados por você, que é uma mãe tão talentosa e caprichosa. Fizeste uma ótima escolha, móveis IKEA são práticos, mas poucos resistentes. Minha irmã vive em Bruxelas também, veio semana passada por aqui e quase morreu de calor...rsrs...Besitos

    ResponderEliminar
  29. Val parabéns ficou o máximo.
    Obrigada por mais uma partilha, beijinhos:)

    ResponderEliminar
  30. Bom dia val
    Você fez um grande pacote , é assim mesmo para não se arrepender
    pelo preço , mas creio que vão ficar todas lindas, dar um up na casa é
    algo que estou a tempo querendo fazer também , mas o dim dim está curto,
    e sempre vejo as prioridades , de pouquinho em pouquinho estou conseguindo,
    e me manda as fotos se não vou ficar brava kkkkkk
    beijinhos e boa semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  31. Oi, Val, que lindão! Adorei sua cor neutra e pra mim ela também é. Por aqui não encontro cúpulas assim, acho muito bonita. E que felizarda sua filha, faço ideia de como devem ser encantadoras essas peças. Com certeza foi uma excelente decisão! Beijo

    ResponderEliminar
  32. Genial, espetacular! Eu quero, é claro!
    Uma peça diferente, também, com mesinha... amei!
    Depois mostra as outras peças que viajarão para a Bélgica.

    bjs

    ResponderEliminar
  33. Adorei o colorido! A luminária ficou maravilhosa.
    Beijos Val e boa semana

    ResponderEliminar
  34. Val que paixão!!
    Fiquei tão encantada que fiquei olhando por tempos!! Primoroso!! Um luxo e tão caprichado que parece comprado em uma dessas lojas de decoração bem requintada!
    Você é danadinha e fala das minhas qualidades coloridas e energia positiva, sinto isso em você também! A filha vai ficar tão feliz! Esse quarto já é o dela? Que poltroninha charmosa!!
    Parabéns querida por esse lindo trabalho!
    Mil beijos e linda semana cheia de encantos!
    Cris

    ResponderEliminar
  35. Fala sério que lindo que ficou e super criativo, vou usar esta inspiração para umc asamento que vou decorar!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  36. olá, Val!
    O gaveteiro é feito com adesivo nas gavetas!
    Adorei conhecer seu blog!
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  37. Que lindo!
    Quanto capricho!! Ele aceso ficou um charme, aconchegante...deixou o ambiente quente e com ternura no ar!! E que habilidade vc tem em fazer esses trabalhos manuais!! Um beijão

    ResponderEliminar
  38. PARABÉNS minha querida, estás no Copy&Paste.
    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  39. Como fica fito o candeeiro aceso! O efeito é soberbo, mágico.
    Outro beijinho

    ResponderEliminar
  40. Este candeeiro é absolutamente genial e com o toque da Val no abajour, ainda ficou melhor! Boa sorte com as mudanças da filha. Beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Só agora vi esta postagem. Que lindo que ficou.
    E aquele cadeirão Schiuuu não digas a ninguem mas queria um para mim" inveja mata:)"
    beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Oh Val, se tu visses um candeeiro com esse pé que tenho no meu sótão à espera que lhe faça algo... Pertencia à minha tia avó e era daqueles que tinha um abatjour de cerca de 50 cm de diâmetro, que entretanto já foi para o lixo há alguns anos. Já o lixei, mas é mais um daqueles meus projetos inacabados. Também porque agora, sinceramente, não vejo espaço para ele aqui em casa. Mas quem sabe um dia se faz luz nesta cabecinha e encontro aqui um cantinho perfeito para ele.

    ResponderEliminar
  43. Ahhh e claro, o teu ficou lindo e fica muito bem na nova sala da Lau.

    ResponderEliminar
  44. You are so creative.May I put this tutorial on My blog?Of course with Your link.:))

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics