#toalhademesa #colchadecama

29.6.14
Na minha cabeça a toalha para a mesa grande do terraço já estava mais que pronta. Mas na vida real, só ontem consegui acabá-la. A receita não tem segredo e é até enfadonha: cortar exaustivamente quadrados de 21x21cm, unir os quadrados em tiras, juntar essas tiras até obter o tamanho desejado. Forrar. Nada de enchimento.
Usei fat quarters e uma boa parte dos tecidos, vieram da City Quilter, em Nova Iorque. Gostaria de vos ter falado sobre essa quilt shop em NYC e não o fiz porque foi mesmo impossível fotografá-la, e um post sem fotos, não vale. Mas se visitar a cidade e gostar de patchwork, não deixe de lá ir. Além da oferta infindável de toda a sorte de apetrechos, aviamentos e livros da especialidade, eles têm alguns tecidos exclusivos e desenvolvidos por eles, notadamente as reproduções do metro de NY, o mapa da cidade ou os ícones da Big Apple.
Mas voltando ao meu assunto, ao todo foram 143 quadrados e 38 padrões diferentes. Resultou numa toalha de mesa feliz, exatamente como eu queria. E quando não estiver a ser utilizada como tal, afinal temos um verão curto, talvez possa dar o ar da sua graça alindando a cama.   
Eu diria que a peça é tão versátil, que pode fazer dela #whateveryoulike.













Em tempo: para quem pergunta como é o verso da toalha, fiz um pequeno PAP aqui em baixo. Utilizei para o forro, um tecido de algodão, tipo lençol, com 2,80cm de largura, para não haver emendas.

66 comentários:

  1. Parabéns! Ficou linda!!
    Funciona muito bem como toalha de mesa mas não tens receio das nódoas difíceis de sair?
    Não me canso de olhar para o teu terraço, é tão bonito e acolhedor! O meu é 3 x's maior e não sei o que hei-de fazer para o tornar mais cosy ...
    O teu quarto também é lindo! Adorei o candeeiro de mesa e a mesinha de cabeceira :)
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Val
    aqui:8:34 manhã de domingo, com céu meio nublado.
    Você definiu bem: Uma toalha feliz. Adorei o efeito que conseguiu com as estampas. E seu terraço ganhou vida e alegria. E nas noites invernais: lá está ela alegrando o quarto.
    Adorei. Parabéns.
    bjão e um ótimo dia.
    mari

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Val! A toalha ficou linda, linda!! Como cobertura da cama também fica encantadora!! Este é daqueles posts que vou ver até cansar!!! Quanto ao terraço... um espaço charmoso, onde apetece estar... por mim vou sentar à tua mesa, e olhar mais de perto os saquinhos dos talheres, amorosos. Nota máxima para esta postagem! Um abraço! Manuela

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo, Val, é uma peça pra alegrar qualquer ambiente. Parabéns, pela toalha/colcha e pela casa! Que delícia sua casa, muita luz, muita cor, e ao mesmo tempo uma casa com cara de que pode se transformar a qualquer instante. Ah, como gosto disso! Quando vejo trabalhos como esse, fico me alfinetando pra aprender a costurar. Beijo grande!

    ResponderEliminar
  5. Mas essa idéia é sensacional amiga,parabéns,um perfeito 2 em 1.Feliz domingo.Beijo.Valéria.

    ResponderEliminar
  6. Guauuu amiga querida ! Yo adoro el pachwork por ser una técnica tan bella que casi ya no existe por su laboriodidas ! La felicito por ese gran mantel y por esa hermosa colcha en su pieza , no pude dejar de admirar en su dormitorio esa hermosa cómoda ,,,,que tenga un óptimo día
    Besos

    ResponderEliminar
  7. Parabéns ela ficou estonteante de linda ,eu estou querendo fazer uma toalha assim para a mesa da minha casa e vc me motivou ,eu gostaria de ver como ficou a parte detrás dela ? bjs .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adriana, tem razão, não mostrei o avesso da toalha, mas redimi-me fazendo um pequeno passo a passo no final do post. Penso que ficou bastante explicado. Qualquer dúvida é só perguntar. Bj

      Eliminar
    2. Hello. I am from Stockholm and working as Textile teacher.
      Its beautiful pics.You are so creative. Please suggest where can I find such a beautiful fabric? Amy website?

      Eliminar
    3. Hello, most of the these fabrics were bought in quilting stores in New York, USA, just do a reseach online and you´ll get a bunch of them! Hope I could help!

      Eliminar
  8. Val, amei as duas opções! Ficou show tanto cobrindo a mesa quanto forrando a cama. Prestei atenção nas costuras e fiquei impressionada com sua dedicação, pois elas ficaram retinhas, parabéns minha amiga! Beijos e um ótimo domingo de sol no seu terraço ou na sua cama quentinha se tiver frio aí. Clau.

    ResponderEliminar
  9. Oi Val!
    Passei minutos admirando o seu quarto e terraço, com tanta coisa linda.
    A tolha sem palavras, amei as cores, ficou linda. E deve ter dado muito trabalho, mas valeu pela beleza e versatilidade.
    Amei os móveis do seu quarto, são lindos!
    Beijos!

    http://simplesmentedecor.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. É mesmo uma peça versátil e maravilhosa, Val!!! Parabéns. Adoro o vosso terraço e a explosão de cores. :) Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Olá minha linda :D :D :D
    O que eu já me ri com este post ,e já te digo porquê .
    Eu babada para o terraço e pormenores da mesa ,toalha e loiças ........................e quando aos descer deparo me com o teu quarto ,não sei porquê não estava á espera de ve lo assim .
    Os meus parabéns de uma maneira ou outra ficou linsissimo .
    143 quadrados ,38 tecidos My god não ficas te com os olhos a andar á roda ?
    Estás aprovada como costureira /arquitecta /restauradora :D
    bj mt grande e adorei conhecer mais um pouco da tua casa :)

    ResponderEliminar
  12. Oi, Val, não sei se entrará outro comentário meu, pois quando apertei "publicar", o comentário sumiu :(. Achei sensacional sua colcha/toalha, desde o conceito que criou pra ela até a escolha e combinação das cores, sem citar o belo trabalho. Parabéns! Sua casa está bacana demais, cheia de vida, repleta de luz e cores. Beijo grande!

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde Val ,adorei a toalha ficou linda ,amei as estampas ,o colorido ,bjs.

    ResponderEliminar
  14. oi Val

    Que deslumbre de trabalho!!!
    A toalha?colcha ficou um sonho, as cores e estampas lindíssimas. Amei o jeito que vc arrumou a mesa, com os ratos diferentes e os saquinhos pra talheres e guardanapos!!
    Muita bobeiras dessas lojas que não deixam fotografar, seria uma propaganda positiva pra elas pois os clientes fariam a divulgação sem cobrar nada e nada melhora pra quem quer conhecer alguma loja que ter a indicação de uma amiga ou conhecida.
    Ah quase esqueço de comentar que tua casa é muito linda, espaçosa,colorida, muito acolhedora. Essa varanda ficou uma delícia!!

    Ah se vc deixar eu levar uma foto da sua toalha outro dia eu faço um post linkando pra ver o teu post , teu passo a passo.

    bjãooo

    ResponderEliminar
  15. Oi Val,
    Ficou muito linda!!! a padronagem dos tecidos, as cores...perfeito!
    Ficou alegre e simples ao mesmo tempo!
    Parabéns pela dedicação e determinação!
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Ah, voltei pra dizer que passei nas postagens anteriores e comentei também, não esqueça de ler o comentário na postagem das latas de tomate, rs
    :)

    ResponderEliminar
  17. Val, que toalha linda, a combinacão de tecidos ficou um espectáculo! E como colcha também! E o terraco também! :) :) :)
    Já foi para a minha lista de coisas a fazer um dia...
    Uma boa semana Val!
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  18. Val, amei o PAP, deu até vontade de fazer, será que consigo??? Outra coisa, aquele ponto decorativo que usei no jogo americano de maça só tem nas máquinas eletrônicas, nas máquinas que só costuram reto não tem. Beijosss, Clau.

    ResponderEliminar
  19. Oi querida Val, não poderia de deixar meu comentário. Que linda, que maravilha ficou a toalha.! Lindas as estampas dos tecidos. Um trabalho para se orgulhar infinitamente. Parabéns !
    Logo, logo vou fazer um post lá no blog contando minhas notícias e novidades.
    Tudo de bom querida, bjsssss

    ResponderEliminar
  20. Ficou linda, linda! Tem tudo a ver comigo! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá Val, vê-se bem a qualidade dos tecidos e os padrões maravilhosos. Fica uma toalha linda, alegre, encantadora. Muitos Parabéns! Claro que amante das costuras e olho atento pergunto se no final ao virar a peça não sentiste necessidade de fazer mais costuras para prender as duas partes? Eu estou a a terminar uns individuais de costura, logo logo coloco no blo! Boa semana beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Olá Val,
    Adorei a tua nova toalha, 143 quadros é muito quadrado :)
    Ficou linda no teu maravilhoso terraço e a versatilidade é espantosa...sabes que eu tenho uma colcha de seda que herdei da minha avó, que utilizo como toalha de mesa. Acho que desde que se adeque, podemos dar várias utilizações a cada objeto.
    Parabéns pelo trabalho, estás uma costureira de mão cheia.
    Bjs grandes,
    MJ

    ResponderEliminar
  23. Uau! Que toalha magnífica, Val, tão cheia de cor, de alegria, de Sol!
    Não consigo decidir do que gosto mais: se da toalha na sua encarnação de exterior, se do terraço, com essas vistas deslumbrantes, se do tom da parede - aquele azul, oh! -, se dos copos e dos porta-guardanapos, se da obra de patchwork na sua metamorfose em colcha, se do quarto, com outro tom lindíssimo na parede (aquilo que é? violeta? lilás? rosa velho?), se da cómoda espelhada, se..., se...
    Parabéns, Val, por toda essa criatiVIDAde!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  24. Quanta estampa linda aí no meio! Adorei tanto a versão toalha de mesa, quanto colcha. Esses bolsinhos para os talheres estão um charme. E bisbilhotando a casa... entre várias coisas, curti muito o abajur verde, a cor roxa/lilás das paredes, o móvelzinho branco com espelho e esse piso divino!

    Val, estou tão feliz... Ontem reservei voo e hotel pra Lisboa! Finalmente vou pras bandas daí! Bjos e obrigada por estar sempre presente lá no meu Blue =*

    ResponderEliminar
  25. Val,

    Sua toalha ficou linda! Trouxe alegria e descontração no ambiente.
    Gosto disso, porque de cara já deixa os convidados à vontade, e isso é um dos segredos do sucesso de qualquer confraternização.
    Gostei também dos porta guardanapos. Me lembram os antigos porta óculos!
    E que sonho de quarto é esse??? Lindo demais!
    Menina, eu tinha postado postado a foto do ANTES da Bandeja de girassois, mas apaguei sem querer, e depois para achar?
    Metade do post já estava pronto desde o ano passado, como encontrei a pouco uma plantação de girassois, decidi acrescentar.
    Procurei, procurei, mas nada.
    Hoje, finalmente encontrei o ANTES. Acabei de publicar!

    Bjksss

    ResponderEliminar
  26. Val...

    Fiquei tão encantada com a toalha estampada, que esqueci de comentar a respeito dos seus girassois! São lindos também! Flor exótica, alegre, é a minha cara!
    Vou contar uma história super engraçada que ocorreu anos atrás...
    Meu vizinho gay, o seu namorado, eu e a minha filha, fomos até Pedreira/SP, cidadezinha que fica perto da nossa.
    Conhecida como "Cidade das Louças" é um atrativo para quem curte Decoração, coisa e tal.
    Tá, no retorno passamos por uma plantação de girassois, que havia no lado da estrada.
    Quando vimos aquilo, ficamos loucos!
    Giovani, o namorado do meu vizinho, parou o carro no acostamento, e lá fomos nós alguns capturar os girassois.
    Parecia cena de filme... Saímos carregando flores e mais flores!
    De volta à estrada, numa determinada curva fechada, o meu vizinho que era estressadíssimo, gritou para o seu namorado:
    Corre Giovani, corre! Porque se você morrer já tenho as flores em mãos!
    KKKKKKKKKKKKKKKK

    Bjksss

    ResponderEliminar
  27. oi Val

    Já fiz a postagem!!
    vim te agradecer pela confiança ;)
    Ah agora que reparei na estampa linda dos teus travesseiros, se não me engano ela é a mesma de um papel de parede que vivo encontrando nos blogs europeus.
    Sobre vários comentários seguidos em alguns blogs faço assim. Qdo sobra um tempinho vou lá e me atualizo. No da Angélica do Decora Adora é sempre assim.

    Bjo grande, espero que minhas amigas venham te visitar!!

    ResponderEliminar
  28. Oi Val você deixou o seu terraço bem alegre e aconchegante com esta toalha lindíssima, as estampas escolhidas ficaram perfeitas. E os portas talheres, que coisinhas mais bonitinhas, cheios de graça e de várias estampas, ficaram lindos ao lado da sua louça maravilhosa!
    Na cama ficou bem primaveril, combinando com seu quarto com móveis lindos!
    Parabéns pelo belo trabalho, adorei este post, as imagens estão demais ;-)
    Beijinhos e uma semana abençoada amiga!
    Ene ♥

    ResponderEliminar
  29. Amei, amei,amei! Encantada com tudo! Esse saquinho para colocar talher é fofo demais! Adoro montar mesas e essa está uma verdadeira inspiração,bjos

    ResponderEliminar
  30. oi Val, minha primeira vez aqui no blog...sou irmã da Ana do blog Jeito de Casa, adorei o post.

    Lindooo e amei a colcha e a toalha, vou divulgar na fanpage do meu blog, ok

    Grasi

    https://www.facebook.com/AdoroLilasBlog

    ResponderEliminar
  31. Olá val, agradeço seu carinho.
    Estou encantada com suas artes.
    Parabéns ficou linda, estou aqui admirando amiga.
    Beijos

    ResponderEliminar
  32. Ei Val
    Que maravilha tanto como toalha de mesa, enfeitando seu terraço lindo, como colcha do quarto de casal, parabéns pelo talento e habilidade.
    Permita-me comentar uma coisinha- gostei mais da sua obra de arte na sua cama, ficou um verdadeiro encanto.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  33. Isso é que é um verdadeiro 2 em 1 mas eu até tinha medo de colocar ela como toalha e sujar com nódoas difíceis de tirar.
    Gostei do candeeiro feito com garrafa e o fio verde.
    Pinta

    ResponderEliminar
  34. Oi bom dia adorei vi seu trabalho no blog da Ana confesso que adoro uma colcha de retalhos mas não tinha imaginado uma toalha ficou ótima beijos Eliane Lima

    ResponderEliminar
  35. Bom dia
    Adorei sua toalha, sua varanda ficou mais charmosa ainda,
    enfadonha por que? admiro quem se esforça pra fazer , é tão fácil comprar pronta ,
    o que dá um orgulho é dizer fui eu que fiz não é mesmo?
    bjs e boa semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  36. olá Val, gosto de tudo. do terraço, das cores, da toalha que há de ser colcha, da combinação dos pratos, ok, de tudo mesmo. é possível que haja mais para dizer, mas à medida que aqui vier, e continuar a gostar do conjunto, está então tudo dito. não me cansa. beijinhos. boa semana! :))

    ResponderEliminar
  37. Olá Val...

    Que delícia de post, já li alguns comentários acima e também acho que está tudo lindo e cheio de estilo :-)
    Adoro o terraço, a cor da parede do terraço, as sardinheiras a dar côr, os sacos dos talheres encantou-me, a toalha/coberta de cama espectacular, as suas mesinhas de cabeceira desiguais... Olhe, amei! Este é sem dúvida um post com uma qualidade incrível...

    Beijinhos grandes Val***

    ResponderEliminar
  38. Val, maravilhoso trabalho! As cores ficaram lindas.Amei a varanda e o quarto. Perfeitos para mim!
    Beijos e obrigada pela presença lá no blog.

    ResponderEliminar
  39. oi lindinha....
    estou conhecendo hoje o seu blog e estou amando..... tudo muito lindo.... muito capricho e ideias maravilhosas..... vou segui-la.... parabéns....

    ResponderEliminar
  40. Que linda, colorida e carregada de verão!!!
    Valeu a paciência!!! Parabéns

    ResponderEliminar
  41. Olá Val,

    Que maravilha, adorei! Tão alegre e tão verão! A padronagem foi muito bem escolhida, cores e motivos lindos, deve ter dado muito trabalho, mas com certeza muito orgulho também. Quanto a versatilidade citada só aumenta a beleza da peça, ficou perfeita. Adorei a varanda, que sortuda você, morar em apartamento e ter uma varanda linda, cheia de flores! Amei as peças do quarto, linda a comoda espelhada, um dia chego lá, rs, o quadro acima da cama e um risco de bordado antigo? Bem interessante!
    Que pena que as colheres não foram fazer uma viagem mais longa, mas quem sabe na próxima, já estou pensando nisso.
    Beijos

    ResponderEliminar
  42. Olá querida Val, adorei!
    As cores que vc usou ficaram fantásticas.
    Perfeito trabalho esse seu, parabéns.
    Beijos

    ResponderEliminar
  43. Olá Val, como já aqui te disse, sou uma fã de patchwork.
    Este post está maravilhoso. As duas versões são lindas, toalha de mesa, colcha...
    Adorei os tecidos, parabéns.
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  44. adorei a versatilidade da toalha/colcha , a tua paciência a cortar, seleccionar os padrões dos tecidos, montar todo o esquema parece um puzzle, Val demorou mas o resultado é fantástico, o pormenor dos saquinhos para os talheres, fica uma mesa lindíssima, as pessoas até se esquecem de comer, ficam a contemplar a mesa com todos os acessórios que a compõem., consegues tornar cada refeição diferente, alegre .......Parabéns. Cristina

    ResponderEliminar
  45. Val, fui visitar tua cozinha e adorei, deixei meu recado lá e já compartilhei na pagina do meu blog ;)

    Bjus, acho que já é boa tarde aí, rs

    ResponderEliminar
  46. Val, a toalha ficou linda. Pefeita.
    E também ficou perfeita como colcha. Adorei. Você tem jeito pra coisa!!
    Já estive nessa City Quilter. É linda mesmo. E tem tanta coisa que fiquei perdida e acabei comprando só os tecidos temáticos de NY (ainda não usei e olha que já fazem 3 anos...)
    Quanto ao porta ferro lá no meu blog, é uma bolsa pra guardar o ferro, mas ela tem uma utilidade a mais, eu faço de um jeito que ela abre toda e por dentro tem tecido térmico. Vira uma base pra passar roupa. Bom quando não se quer abrir a tábua ou quer passar só uma peça de roupa rapidinho.
    Na minha lojinha tem foto dela aberta.
    Beijos!!

    ResponderEliminar
  47. OLÁ VAL QUANTO TRABALHO MESMO, MAS NO FIM VALEU A PENA FICARAM LINDAS E BEM FEITAS EU GOSTEI MAIS DA COLCHA, EMBORA A TOALHA TENHO FICADO BONITA TAMBÉM, MAS NÃO SOU MUITO FÃ DE TOLHAS DE MESA COLORIDA MAS A COLCHA EU AMEI. BEIJUSSS

    ResponderEliminar
  48. Olá, Val!
    Que toalha maravilhosa! Cores e padrões alegres. Gostei mesmo muito e essa mesa está linda, a tua cara, sem dúvida! Sabes que ando a virar-me para as cores, outra vez, já tive o meu momento neutro - que me soube bem - mas estou a precisar de mais cor na minha vida, sem abdicar do meu preto e branco que continuo a gostar muito :). Adorei vê-la na tua cama, muito versátil, sem dúvida! Fiquei com vontade de fazer igual :).
    Onde andam as tuas latas de aromáticas?
    Beijocas

    ResponderEliminar
  49. Adoro o teu terraço, adoro as tuas mesas :) Admiro a tua paciência e força de vontade!
    Amiga, manda-me a tua morada para veludarte@gmail.com para te mandar lavandas frescas. Beijinho.

    ResponderEliminar
  50. oi Val, esta mesa não me sai da cabeça, ahhaha
    no dia em que postei parece que fui deitar com a imagem dela.
    Comprei o tecido pra fazer uma toalha comum e depois fiquei pensando. Qdo tiver minha nova casa vou fazer uma de patchwork só que em faixas de tecido. Vai ficar bonito também sem dar tanto trabalho porque e não teria paciência de fazer todos estes quadros Até tentei fazer uma almofada tempos atrás mais desisti.

    Era esta aqui: http://www.jeitodecasa.com/2012/07/patchwork-na-almofada.html

    E desde ontem andei atras das taças bico de jaca aqui numa home em arias lojas e não achei nada como queria, só num supermercado mas achei muito caro. Fica pra outro dia ;)

    bjus

    ResponderEliminar
  51. Linda, muito linda a toalha, ou deverei dizer a colcha? Difícil decidir de qual gostei mais!
    Obrigada pela dica sobre a loja em NY. Já registei.
    A junção desses quadrados exige perícia que não sei se possuo. Mas agradeço a inspiração.
    Adorei esse seu espaço - o magnífico terraço e o quarto so cozy!
    Beijinhos
    Nina

    ResponderEliminar
  52. Lindaaaa! Eu queroooo! rs
    Só não consegui acessar o pap.
    Muito alegre, os tecidos maravilhosos. Aqui eu não encontro nada disso...

    bjs

    ResponderEliminar
  53. Minha amiga esta toalha........ está linderrima .......
    É a tua cara
    bjssssss
    Lulu

    ResponderEliminar
  54. Val eu estou encantada com a beleza de suas toalhas, apesar de eu gostar mais de tonalidades Candy Colors, esta sua toalha e a da nossa amiga que vc citou no outro post, nos remete as cores quentes da Provence. A sua foto parece uma cena perfeita da Provence, as cores dos campos de girassóis, lavandas, gerânios. O ocre mesclado de suas paredes faz lembrar os tons do Vilarejo de Roussillon e ainda com o detalhe fortíssimo da cor do muro que lembra as cores das portas e janelas das casas do Vilarejo de Roussillon. Os copos bico de jaca ou ´´Biquinho`` como chamam por ai, todos os detalhes estão perfeitos e me fizeram viajar a uma cena da Provence. Detalhe importante eu ´´ainda`` não fui na Provence rsrsrs, mas leio muito sobre a cidade. Sinceramente eu amei seu post, e suas fotos, estou amando sua toalha! Obrigada por um post tão lindo! Um bj no seu coração.

    ResponderEliminar
  55. Oi Val, tudo bem?
    achei linda sua colcha- já estou preparando os retalhos para fazê-la. Porém uma dúvida a medida de 21x21cm já é com margem de costura ou teria que acrescentá-la ( mais 1,5 ou 1,0). Qual a margem de costura você usou?
    Foram 13 quadrados no comprimento e 11 de largura?
    facilita muito essas informações.
    Estou começando agora no patchwork- ainda chego lá.
    Um abraço carinhoso. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Edineura,
      Obrigada pelo seu comentário. Sim usei quadrados de 21x21 já contando com a margem de costura. A margem que usei é a de 1/2" (meia polegada) que é a mais comum da máquina. Como a toalha não tem, digamos, um sentido definido pelo padrão dos tecidos, eu quando uso na mesa de fato os 11 quadrados ficam na largura e os 13 no comprimento. Mas quando coloco na cama, devido às dimensões da cama, troco o sentido. Isto na verdade não tem importância, importante mesmo é a dimensão da sua mesa. Quando fiz esta toalha também estava me iniciando no patchwork, de lá para cá já fiz outras como esta que vou deixar aqui o link http://lavionrosedeco.blogspot.pt/2016/05/bandana-tablecloth.html

      Nessa eu já acrescentei uma barra a toda a volta, pois os quadrados que cortei não eram suficientes para cobrir a mesa.

      Vc vai ver que patchwork é um trabalho bonito e viciante. Requer paciência mas é uma terapia ótima. Bom trabalho Edineura, qualquer dúvida que eu saiba responder, é só perguntar! bj

      Eliminar
  56. Oi tenho uma mesa minuscula e todas as toalhas que preparei para ela estão em petição de miséria. Fiquei pensando em fazer uma mas nada de ter tecido suficiente. Até que achei vc por acaso e com isso a solução do meu problema. Como não pensei nisso!!! Retalhos aqui não faltam. Quando estiver pronta volto aqui. Um beijo da Eliane.

    ResponderEliminar
  57. Laurita Oliveira Nunes Costa14 de setembro de 2017 às 02:05

    Queria saber como fazer os quadros de retalhos???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Laurita, esta colcha/toalha é muito simples de fazer, eu cortei os quadrados com a medida de 21cm X 21cm. Mas vc tem que saber que tamanho final vc vai querer a toalha/colcha para fazer umas contas e chegar à conclusão da medida dos seus quadrados. Unir os quadros também é tarefa fácil e vou lhe deixar aqui um link com um tutorial super bem explicado:
      http://www.euamocosturar.com.br/tutorial-colcha-de-patchwork-simples/
      Espero ter ajudado! bj

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics