O UNION JACKS DE JAMIE OLIVER

10.1.14
Retrô, com detalhes vintage, cool e descontraído. Assim é o Union Jacks, restaurante do não menos cool e descontraído Jamie Oliver, o Chef que encara a cozinha de maneira prática e divertida.

Num ambiente de cantina Italiana e com mesas que lembram refeitórios, o restaurante fica ao ar livre, nas galerias do histórico mercado de Covent Garden, Londres. Mas enganem-se as friorentas se pensam que vão bater o queixo: há um sistema de aquecimento nos pés e calefação dos assentos, ambos controlados por nós!




E se ainda assim a temperatura não estiver a gosto, umas mantas podem ajudar. A partir daí, mais calor, penso que só mesmo se pedir uma boa garrafa de vinho!



A cozinha é aberta e a movimentação atrás do balcão, assim como à volta do restaurante, nas lojas do mercado, é intensa. Se tiver sorte e estiver instalada numa mesa estratégica, ainda pode ver e ouvir um dos inúmeros espetáculos de rua que sempre acontecem por ali.



Mesas comunitárias, com bancos altos de look industrial, piso rústico, sem nenhuma pretensão de impecabilidade, a decoração dá uma personalidade única ao local e nos remete a um Oliver que cozinha com simplicidade, genuinidade e paixão.



As loiças? Ice cream colour palette. E aliás, fiquei a saber, tarde demais, que os gelados são as grandes estrelas no que toca às sobremesas.



Os pratos, saborosos diga-se, chegam-nos à mesa apresentados de forma aparentemente despojada mas sempre com um pormenor de charme.




Fish and chips, nada mais que peixe frito envolvido num polme acompanhado de batatas fritas e puré de ervilhas, é o prato tradicional da culinária Britânica:





E por acaso, só por acaso, e porque o almoço tinha sido bastante regado (a limonada) e a tarde ainda iria ser longa, perguntei onde ficavam os "toilettes". Claro que ao encontrá-los, voltei à mesa para vir buscar a máquina fotográfica.


Os lavabos ficam na cave. A pessoa desce e já acha o ambiente original, mas ao subir as escadas para sair, uma última surpresa: nos degraus, os "lyrics" de Hello Goodbye, grande hit dos Beatles nos anos 60.



Lá em baixo: mistura de tijolo aparente, com mosaico e azulejo, tubos de ventilação à vista, loiças sanitárias antigas, e nas portas, reproduções de figurinos vintage, indicam o feminino e o masculino. A luz é baixa e enfatiza mais ainda o ambiente underground.









Um programa a não perder para quem for a Londres. Palavra de quem não aprecia comida por aí além (mas se apreciasse, não teria saído dececionada) mas perde-se por uma decoração peculiar !

29 comentários:

  1. Que descoberta! Palavra que não conhecia. Adorei!

    ResponderEliminar
  2. Oi Val,
    Gostei muito... eu adoro o Jamie. =)
    Beijos e bom final de semana!!

    ResponderEliminar
  3. Aqui está (mais) uma boa razão para ir a Londres :)

    ResponderEliminar
  4. Que interessante, adorei o pratos.
    beijinhos tenha uma bom fim de semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Acho que a cereja no topo do bolo era o Jamie a cozinhar para ti:-) o restaurante é sem dúvida muito original adorei a letra dos Beatles na escada!bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Oi Val! Estive lá em julho com minha filha mais velha. Foi presente de aniv conhecer Londres e lá fomos nos almoçar no restaurante de Jamie Oliver e na loja/ café no bairro de Notting Hill http://bysavannahk.blogspot.de/2013/07/london-on-tour-ii.html
    Maravilhoso!
    Que bom relembrar aqui com vc esse momento!
    Beijos e bom final de semana

    ResponderEliminar
  7. Oi Val antes de tudo te desejo um feliz 2014.
    Ainda nao tive o prazer de conhecer essa cidade e seus encantos,mas com certeza esse será um dos lugares que estará na lista dos passeios quando vier a conhecer Londres.Amei tudo nesse restaurante.O detalhe das portas dos banheiros com fotos de revistas de figurinos foi o que me chamou mais atencao.Obrigada pela partilha.Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Há! Acabamos de fechar uma viagem pra londres em julho... com certeza o UJ esta no roteiro, adoro os restaurantes do jamie oliver! Recomende mais lugares onde ir/ comer, Val ;) Minhas lembranças da cidade são praticamente os museus de guerra e avião...haha

    ResponderEliminar
  9. Ei Val
    Bacana, original o restaurante do Oliver - à ida ao toalete foi o máximo, lugar legal demais, a escada é um show à parte, sem falar na decoração originalíssima na porta dos banheiros.
    Bacanérrimo, adorei.
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Que lugar más vintage Val !,, esos cuadros , adore esas mesas y sillas ,,, ahh y que baño más entretenido
    Besos

    ResponderEliminar
  11. Sensacional o projeto, Val, acho que cada vez mais o comércio, de uma maneira geral, está adotando uma decoração mais "afetiva". Adorei e passaria horas aí reparando em cada um dos detalhes! Super beijo e obrigada pelo carinho!

    ResponderEliminar
  12. Olá Val
    Decoração industrial com toque vintage ,interessante e muito bem documentado por ti ,fotos texto ,os meus parabéns pelo post .
    E mais uma vez fiz uma viagem virtual a um sitio que ainda não tinha estado ;)
    Amei ;)
    Bom Fim de semana
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  13. Oi Val, estou encantada com tanta coisa linda, que lugar! Eu iria fazer o mesmo, fotografar cada pedacinho desse lugar, adorei a escada, mas te garanto que se eu fosse lá e visse a escada nunca iria saber que era de letra de musica dos Beatles, eu conheço a musica, mas como não entendo muito de inglês, ia só achar bonitinho, rsrsrsrs pode rir, é verdade, corria o risco ate de fazer na minha escada sem saber o que era, aí vc falou que era dos Beatles eu fui no link que vc deixou e vi qual era a música, que bom que agora vocês estão aprendendo a fazer posts explicadinho pra mim. rsrsrs, o que me ajuda muito também é o Google tradutor, e agora eu vou lá ver o que é ´´ underground``.Um bj no seu lindo coração.

    ResponderEliminar
  14. Agora eu já sei ´´ambiente subterrâneo``. BJK amiga

    ResponderEliminar
  15. É você rindo aí e eu aqui, morro de rir de mim mesma, adorei seu comentário, ri muito quando vc disse que eu coloco no ventilador,rsrsrs, eu não ligo para essas coisas eu sempre achei que o que vale em um ser humano é o que ela tem no coração e na alma. Eu te adoro sabia amiga. Bjk.

    ResponderEliminar
  16. Olá Val! Um ambiente diferente, com um conceito que apetece copiar!! Descontraído, informal qb, e com detalhes vintage que adoro!! Sem dúvida um local a visitar, ou não fosse eu fã assumida deste chef... Já vi que anda em passeio... já está na tal fase de "fazer o que gosta"?! Um abraço! Manuela

    ResponderEliminar
  17. Oi Val!

    Feliz 2014!
    Union Jacks...
    Gostei muito da miscelânea de estilos, detalhe que deixou o ambiente acolhedor, estiloso e descontraído!
    Amo tudo isso, sabia? É um desafio, mas vale a pena!
    As portas, os acessórios, pisos e azulejos dos toilletes foram reaproveitados.
    A escada com a música dos Beatles é um detalhe bacana! E a ideia das mantas idem.
    Ontem, fiquei feliz ao saber da restauração de um casarão do século 17, em Salvador/BA.
    O imóvel tornou-se uma linda pousada...
    É o tipo de conscientização que ainda não cresceu por aqui, sabe?
    Agradeço a dica, tá anotada!
    Na minha ida a Londres, visitarei esse restô!
    Bom passeio e obrigada pela visita!

    Bjksss

    ResponderEliminar
  18. Muito bacana Val! Assisto o Oliver no canal GNT aqui no Brasil e gosto muito. Adorei todos os detalhes que vc retratou, valeu. Beijinhos e muito obrigada pelo comentários no meu blog, gosto de todos. Clau.

    ResponderEliminar
  19. Olá Val,

    Amei as fotos, a dica e principalmente a descrição, divina! Já fiquei com o frivião da curiosidade me cotucando, rs.
    Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  20. Super original! Deve ter um clima ótimo! Há lugares que frequento mais pelo ambiente do que pela comida!
    Tenha uma ótima semana!
    Rosa
    Le Paquet

    ResponderEliminar
  21. Oi, Val.
    Iria só pela decoração, você me deixou com vontade.
    Me sinto mais à vontade num desse do que num de altíssima gastronomia.
    Jamie Oliver é muito pop.
    Vou colocar na lista de desejos em Londres.
    Quem sabe um dia.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  22. Olá Val,

    A pulseira é bem fácil de fazes, já estou na terceira! Adoro um badulaque, tenho um pezinho no xingú com certeza, rs. O porta pulseira que gostou é chines e feito a mão, também acho lindinho.
    Beijos

    ResponderEliminar
  23. OI, val
    A decoração é de babar... bem vintage, amei, amei... Um industrial misturado com tanta delicadeza, os pratos me parecem maravilhosos.
    Obrigada por compartilhar coisa tão linda!
    Bjos, Sheyla.

    ResponderEliminar
  24. acho que sò a decoração ja vale a visita. e se come bem então...


    bacione

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde ,
    obrigado pela visitinha,
    tenha uma belo e florido fim de semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  26. OLÁ VAL
    Que lindo adorei tudo aqui. Bom gosto,
    Passando para te fazer uma visita.. Gosto de fazer amizade nova. Quando vc puder me faça uma visita ficarei muito feliz.
    Ana
    .http://brisa-petala.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  27. Nossa, agora fiquei sem fala!
    Obrigada por me mostrar maravilhas de um mundo que talvez eu não tenha a oportunidade de conhecer. Apreciei cada detalhe. Os pôsteres de figurinos vintage são lindíssimos! Tudo é harmoniosamente colocado, é de enlouquecer! rs

    bjs

    ResponderEliminar
  28. Eu não sou muito fã da decoração tipo industrial, porque a acho impessoal, mas tenho de concordar que a decoração desse espaço, no geral, está muito bem conseguida e com pormenores muito engraçados e originais, como o caso das escadas e as "toilettes". Vou querer visitar um dia que vá a Londres. O registo fotográfico está muito bem conseguido, Val! ;)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics