UM NATAL DIFERENTE...

26.12.13
...foi aquele que passámos este ano.
A filha mais velha mora na Bélgica e não lhe convinha vir a casa. E quando Maomé não vai à montanha, a montanha desloca-se. E lá rumámos nós em direção a Bruxelas.
De antemão, sabia que um jantar de Natal, só para nós 5 e numa casa de estudantes, carecia de alguma organização antecipada ou seria recheado de improvisos.
Assim sendo, ainda em Lisboa, preparámos o cardápio. Por unanimidade, o bacalhau ficou de fora (o apartamento é pequeno e a ventilação duvidosa). O peru acompanhado de castanhas Portuguesas iria já assado na mala do marido, e aterrou em Bruxelas na própria véspera de Natal, em meio a uma enorme tempestade, que nos fez temer o pior (marido e peru ilhados num qualquer aeroporto Europeu). Para um gostinho de Brasil, também seguiria farinha de mandioca para ser transformada numa bela farofa. E como em Roma sê Romano, os doces seriam os tradicionais do Natal Belga: mini troncos de Natal, petit Jesus em pasta de açúcar, cougnous (um pãozinho em brioche) tarte de cerejas.
Ficou por minha conta, a tarefa de pensar numa mesa bonita. Lembrei-me de comprar um tecido alusivo e cortar uma toalha simples para a ceia. Separei para levar, guardanapos (desta vez de pano), alguns enfeites rústicos que tenho, por ser este o ambiente da casa, e preparei um kit com algum material, banal quando estamos na nossa terra, mas sempre complicado de encontrar no estrangeiro, tais como pioneses, vários tipos de cordel, velas de réchaud, e outras insignificâncias mais, fundamentais na hora de se montar uma mesa.
Pratos e copos, escolhi-os sem muito tempo para pensar, na Maisons du Monde, loja com mil ideias para a casa, em variados estilos, no centro de Bruxelas e a preços aceitáveis. Sempre naquela minha mania de misturar os serviços, e em meio a um mar de gente que fazia as últimas compras de Natal.
Foi uma Consoada diferente, feliz e tranquila, os cinco reunidos novamente, como não estávamos há cerca de meio ano.













O filho passou a tarde a decorar e montar a sua casa de gengibre, mas eu tive a feliz ideia de colocar 2 velas dentro, para iluminar, e a construção feita com tanto esmero...derreteu e desmoronou. Ficou a foto de recordação!




Manhã do dia de Natal. Depois da tempestade, a bonança.

29 comentários:

  1. Mesa fofinha, divertida e que celebrou o Natal, com sabor especial de matar saudades :)
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Que aventura em véspera de Natal, mas é isso mesmo, o Natal só faz sentido se tivermos junto a todos os que fazem parte da nossa vida:)
    beijinho grande!

    ResponderEliminar
  3. Minha querida, que Natal delicioso o seu! Encantador, não descurou os pormenores, e o mais importante: em família! Que mais se pode desejar?! Um grande abraço para essa família bonita! Manuela

    ResponderEliminar
  4. Val, só tu para te lembrares de levar um kit com decorações para a mesa de natal, gostei muito da árvore, diferente como tu gostas, os pratos vermelhos lindos, parecem da costa nova, foi um natal feliz com os teus filhos juntos, o que vem sendo raro, fico muito feliz por ti, tu sabes.
    um grande abraço e beijinhos para todos, até segunda
    cristina

    ResponderEliminar
  5. Adorei todos os pormenores! E o Natal é isso mesmo: estar junto de quem realmente importa. O resto, vem por acréscimo ;)
    Beijinhos e bom ano

    ResponderEliminar
  6. Oi Val, estou aqui admirando cada detalhe da decoração natalina. Ficou linda!
    Ter a família reunida é o melhor presente de natal.
    Tudo de bom ,bjssssss

    ResponderEliminar
  7. Olá amiga :)
    Fico feliz em saber que estiveram todos juntinhos .
    A mesa estava muito bonita ,cheia de pormenores encantadores :)
    Essa do peru ir dentro da mala meio assado ,está demais :P :P não sei é como ninguém se apercebeu do cherinho e ficou com a mala :P
    Um abraço carregadinho com muito carinho para ti e para a família , e que o 2014 traga muita saúde ,paz e equilibro para ti e para todos .
    bjs desta amiguinha
    Lulu

    ResponderEliminar
  8. Que ambiente tão acolhedor e bonito! Deve ser também por a alegria de estarem todos juntos se sentir no ar. :) Beijinhos e que tenha sido um bom Natal.

    ResponderEliminar
  9. Oi Val
    Que Natal maravilhoso, ficou tudo tão lindo, aconchegante, você é muito habilidosa; coisa mais linda estas imagens piscando.
    Imagino que o melhor de tudo foi reencontrar a filhota, a família toda reunida e feliz.
    Adorei seu Natal.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Essa árvore de natal faz bem o meu género e que piada achei aos mini troncos de natal, já para não falar da casa de gengibre, que ficou o máximo! Estava uma mesa bem composta num ambiente acolhedor e o mais importante: estarem todos reunidos e felizes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Ah, que Natal gostoso deve ter sido!!!! Ficou tão bonita a mesa e a sua disposição de fazer lá um Natal como em casa foi de uma grande sensibilidade. Esta menina (sua filha) tem tanta sorte...
    Ri imaginando seu marido e o peru ilhados por aí, um a fazer companhia para o outro, hahaha... Ainda bem que deu tudo certo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. O que importa é estarem juntos mas com algum "requinte" ainda melhor :)
    Bom ano novo e tudo de bom. Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Foi com certeza muito bom passarem juntos em família!
    Quem me dera poder ter feito o mesmo... :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. A prova de que o amor é o mais importante! Uma mesa simples, com um toque de natal e a família toda reunida é o principal para uma excelente consoada!
    Bjs e continuação de Boas Festas,
    MJ

    ResponderEliminar
  15. Ola, vim agradecer o carinho deixado no meu blog, e aproveitar para desejar um excelente 2014, com tudo de bom.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Olá Val. Não sabia que a sua família era tão internacional!!
    Que bom que tenham passado o Natal os cinco! Estava tudo bonito.
    Aproveito para desejar para si e sua linda familia as maiores felicidades para 2014. beijinhos, Evelyne.

    ResponderEliminar
  17. Oi, Val! Essa postagem eu já tinha visto, mas resolvi não comentar porque queria voltar e ver os detalhes. E que detalhes, são tantos que fico me deliciando com cada um. O cenário me pareceu de loja de tão bonito que ficou, mas com um diferencial, pois dá pra perceber que foi feito com muito amor. Passar o natal em família é maravilhoso e por isso quero parabenizá-los (a todos) pela decoração e pelo cuidado em agradar. Beijos e um feliz ano novo pra você e pra toda sua família. Clau.

    ResponderEliminar
  18. Quanto carinho, Val! Todos os detalhes ficaram bem acolhedores, um Natal de família mesmo. Gostoso reunir todos assim, é uma alegria que a gente carrega na memória. Espero que tenha um Ano Novo incrível, com ótimas surpresas e muitas felicidades. Beijo grande em vc!

    ResponderEliminar
  19. Olá Val,

    Um natal lindo, juntar a família é muito bom, e ainda pensou em todos os detalhes!! A mesa ficou linda, tudo muito bonito, a casinha uma belezinha! Ainda bem que tem a foto, rs. Com certeza será lembrado depois. Que 2014 seja cheio de alegria!
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Val, que este novo ano seja repleto de coisas boas para si e para os seus. Desejo-lhe muita saúde e felicidade. Bjs

    ResponderEliminar
  21. Val, que ideia ótima o filho segurar a bolsa e eu fotografar!!!! Como não pensei nisso antes???
    Espero que 2014 seja maravilhoso para você e toda a sua família. Estou aqui com o apartamento cheio de parentes e a noite chega mais gente. O fogão está a toda.
    Bjs e muitas alegrias!!!

    ResponderEliminar
  22. Adorei a mesa e todos os detalhes decorativos. Ainda por cima, longe de casa! Quero desejar do fundo do coração um Ano Novo muito bonito e cheio de coisas boas para si e para a sua família. Beijinho, Joana

    ResponderEliminar
  23. Como sempre tudo que você faz vem com um bom gosto incrível...!! Adorei a mesa e os enfeites.
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  24. Tudo lindo demais Val!!!!
    Formidável e simples!!
    Um ano de 2014 iluminado amada!! Desejo milhares de coisas boas!!
    Grande beijo
    Cris

    ResponderEliminar
  25. Val com certeza este Natal entrou para a história da família, eu queria viver um momento assim diferente, deve ter sido uma aventura e tanto, a chuva as compras de ultima hora, a casinha se derretendo, e qual programa você usou para aquelas fotos ficarem como se estivesse acesas, ficou linda a foto, adorei a sua mesa e você sempre usa um enfeite nos pratos prontos, fica muito fofo, to indo lá no outro post tá? Já vi uma coisa linda por lá...

    ResponderEliminar
  26. Hola Val querida perdone por mi ausencia es que estoy de vacaciones de verano en mi casa en el lago con muy poca señal de internet ,, deje unos post programados ,, vuelvo en Marzo ,, pero siempre tratare aunque me atrase de venir acá
    Besos

    ResponderEliminar
  27. Ah, ainda bem que deu tempo de tirar a foto da casinha, porque estava linda, encantadora! E esse menino puxou à mãe, cheio de habilidades com as mãos.
    Aprendo muito contigo, Val. São muitas informações novas para a minha cabeça, ávida de conhecimento, processar, mas eu adoro ouvir os pormenores das coisas que vivencias.
    A mesa tão terna que ficou! Escolheste muito bem o tecido para a toalha.

    bjs

    ResponderEliminar
  28. Ah... Com certeza este Natal foi inesquecível!
    Adorei o layout do seu blog e a "significância" do nome! Lindo mesmo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  29. Linda toalha Val, é com tecido de estampa digital? Ficou linda. E adorei a maçã como castiçal de velas! Vou copiar, posso? Você tirou um pouco de maçã e colocou a vela? Espetou cravos em volta? Ficou lindo todo o conjunto e gostei do menu. Um beijão

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics