COZINHA PRONTA EM 3...2...1 !

21.11.13
Promessa é dívida! vou mostrar a cozinha, ou melhor, o canto das refeições finalmente pronto. Levou o seu tempo, eu sei. Não é que a remodelação fosse complicada , muito pelo contrário: já tinha tudo na minha cabeça, era só questão de concretizar.
Mas o tempo frio e húmido não ajudou à colagem do papel nem as pinturas em tinta de esmalte, então tudo tornou-se mais moroso.

Mas aí está, um espaço muito pessoal e quase intransmissível, reconheço.

Em 17 anos, a cozinha conheceu 3 fases.
Da primeira, apenas sobram as imagens abaixo, tiradas da revista Casa Cláudia de janeiro de 2000, em que a família era menos numerosa, e o estilo tinha um pézinho no rústico.

Em 2007, fiz umas obras grandes na cozinha. Mudei móveis, piso e revestimento das paredes, e claro que o canto das refeições também levou um upgrade: acrescentei uns nichos para a crescente coleção de velharias, coloquei uma mesa maior, porque no entretanto a família aumentou, e troquei a pintura mural rústica por algo mais citadino, inspirado nos cafés Parisienses. Sou assim: altamente influenciável pelo que vejo. 

Mas agora encontro-me num período francamente over. Precisava de um agito e de uma cor na cozinha. E exagerei. Abusei de propósito nas cores e nas estampas, porque conheço-me e sei que convivo melhor com o colorido do que com o neutro. O papel de parede é da Pip Studio, marca holandesa que eu adoro. E aí está o resultado:


A maior parte das peças que vocês vêm nas prateleiras, no louceiro azul e em cima da mesa, são objetos que encontrei em apartamentos antigos, nas andanças da minha vida profissional: os bules órfãos, as formas de bolo, as caixas de mantimentos. Até os espelhos que aparecem à direita, duas fotos acima.



A seguir a vista contrária: o piso, que muda de madeira para mosaico hidráulico, marca a transição entre a zona de refeições e a área de trabalho. Pelo meio, os cerca de 80 cm a que eu tenho direito para a costura.

Aproveitei uma gaveta desta cozinha que aparece abaixo, e da qual breve espero mostrar-vos a remodelação. Não é que ela fosse linda ou original, mas tinha o seu charme com uma pintura mal feita e um puxador ferrugento. Foi cortada na profundidade, e agora deixa os temperos mais usados sempre à mão.

Mais alguns pormenores. Como fã incondicional dos anos 50, adoro a tela das banhistas.
 


THE END.

44 comentários:

  1. Parabéns Val pela remodelação. Fiquei encantada com tudo. Os pormenores, as cores, o bom gosto, tudo...
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Sou apaixonada por papel de parece florido!
    Tudo muito lindo!

    ResponderEliminar
  3. Wow! Val, ficou um arraso! Também convivo melhor com o colorido e babei pela nova versão da sua cozinha. Adorei a estampa, os detalhes colecionados, o seu canto de costura que já existia... e o banquinho repaginado tem tudo a ver! Gosto muito de ver cozinhas assim de verdade! Bjos

    ResponderEliminar
  4. Tudo muito encantador e muito bem pensado amei!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá Val,
    Estou sem palavras...nem sei muito bem o que escrever, apenas que está MARAVILHOSA!!!
    Gosto da cor, das peças colecionadas ao longo dos anos, da transição do parquet para o mosaico, das prateleiras dos seu suportes, lindos, rendilhados a lembrar alguns dos antigos candeeiros de rua em Lisboa.
    Um upgrade em bom, muito bom!!!
    Parabéns minha querida Val.
    Bjs e bom fim de semana,
    MJ

    ResponderEliminar
  6. Val minha linda, eu estou in love com você, sabe eu estava lendo o seu comentário e quando vc falou do quebra nozes eu fui no meu post procurar a 20 foto para ver a que que você estava se referindo e me deparei com os soldadinhos, aí eu pensei: ´´Ué isso não é o Playmobil?``kkkkkkkk pode rir vai kkkkk, ...aí eu fui pesquisar a palavra quebra nozes no google e apareceu imagens do balé Quebra nozes que eu sempre ouvia falar quase todo ano na televisão, mas não conhecia a historia do quebra nozes, aí eu falei ´´Não é balé não seu google burro, é natal`` aí me apareceram os bonecos que eu chamava de ´´playmobil`` depois fui no Wikipedia e entendi a historia do balé e do soldadinho quebra nozes, eu me apaixonei por ele, pela historia que eu não conhecia e por você que fez eu deixar de ser burra, te amo Valzinha... você tinha que morar bem do lado da minha casa, aliás eu do lado da sua aí em Portugal, porque as coisas aqui no Rio estão um caos, Olha depois vou voltar aqui no seu blog porque eu quero ver esses posts com calma mas eu não podia deixar passar essa coisa engraçada porque depois eu ia esquecer de te contar, não publiquei o seu comentário ainda porque eu vou deixar lá na caixa de comentários para eu lembrar de olhar o seu blog quando eu chegar da rua, já estou um pouco atrasada, um Bj no seu lindo coração.

    ResponderEliminar
  7. Val, a sua cozinha ficou encantadora!!!! Apetece entrar e ficar aí... As cores escolhidas, os objectos, a toalha (vinil?) em patchwork, a balança vintage (linda!!!!), e o candeeiro absolutamente maravilhoso.... E o papel de parede? Fico alegre só de olhar...Você é uma artista de mão cheia!!!!! Tenho a certeza de que se alguma revista vir esta publicação vai querer fotografar a sua cozinha... Parabéns! Manuela :):):)

    ResponderEliminar
  8. QUE LINDOOOOO :)
    Adoro tudo, as cores, o cantinho da costura, as velharias, o chão...tudo,tudo,tudo...

    Acho que vou rever este post mil vezes para me inspirar :D

    Tanto bom gosto junto...PARABÉNS Val :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Eba, finalmente encontrei a declaração de alguém que convive melhor com o colorido do que com o neutro! Esse sempre foi o dilema de minha vida. Adorei sua cozinha, Val, especialmente a estampa floral que escolheu ( lembrou minha antiga lareira ). Ficaram ótimas as prateleiras com os adornos, seu piso é lindão e aquela parede da porta com vidro é show também. Parabéns! Beijo

    ResponderEliminar
  10. Olá Val,

    Estou apaixonada! Muito linda e incrivelmente atrevida. Amei o papel de parede, as preteleiras em verde, a toalha da mesa e o banquinho restaurado. Muito charmosa e acochegante. As velharias são lindas e ficaram em destaque. Amei cada detalhe!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  11. Nossa Val!!! Ficou demais!!! Muitos detalhes e muita cor! Amo também o contraste e você escolheu a dedo onde colocar cada objeto, pois cada pedacinho da sua bela cozinha conta uma história. Acho que a decoração ficou realmente linda, alegre e radiante, parabéns!!! Beijos da Clau. (Ai... agora me deu mais medo de não saber ousar como você...hehehe).

    ResponderEliminar
  12. uau! Lindo o papel de parede! E a cozinha ficou muito animada e claro, colorida! Tb adoro uma cor!!!!
    Como é gostoso ver a casa dos outros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ainda estou devendo as fotos da minha, mas qualquer dias desses esse post sai.
    Também adorei aquele quadro das banhistas e também tenho uma balança na cozinha, só que vermelha e diferente da sua. Achei num ferro velho e junto com um amigo pintamos. Hoje, a bandeja serve como fruteira. Você ainda vai vê-la...

    ResponderEliminar
  13. Olá querida
    Amei esse colorido! Arrasou na escolha, ficou bem harmonioso.
    Beijos e um bom fds.
    http://criandoartescarla.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  14. Bem por onde começar ?
    Desde o antes e o depois tudo tão bem feito :)
    Que cantinho tão ecléctico ,cheio de histórias .O papel de parede é fantástico e adorei o verde das prateleiras com os os seus objectos vintage (incluindo a minha caixinha hihihi)
    A tua cozinha tem uma luz fantástica ,os dois tipos de pavimento foi uma belissima ideia ,não fosses tu arquitecta ;).
    Bebia já ai uma chávena de chá com uma luz baixinha e ficaria a ouvir te contar histórias ,tais quais como as que escreves :)
    Valeu a pena ,grande antes e depois, LINDA ZONA DE REFEIÇÔES , (a caras deco. havia de ver este post não achas ? )
    Bom Fim De Semana
    Lulu

    ResponderEliminar
  15. Que decoração fofa, adorei super meu estilo, está de parabéns!
    Beijinhos, já estou seguindo ;)
    http://blogcoisinhasdaduda.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Val,
    a tua zona de refeições está cheia de alegria, cor, e de velarias que eu adoro, dá vontade de sentar beber um chá e ficar a admirar.
    Não há nada melhor para alegrar os dias cinzentos que a cor.
    Uma vez mais me surpreendes.
    Beijinhos e Bom fim semana
    Cristina

    ResponderEliminar
  17. Muito giro :) gostei de ver!
    Visite o meu blog também: santiroyalhome.blogspot.com
    Santi

    ResponderEliminar
  18. Val querida,
    Obrigada por suas palavras de carinho!!!
    Também adoro musica francesa, as vezes fico na busca de bandas e novos cantores, acho tão chique e tão bom de ouvir!
    A cozinha ficou incrível...amei as paredes! Puro upgrade! o tom das prateleiras com as mãos francesas...que lindo! A mesa é mais moderninha mas no mais a tela das banhistas e os detalhes antigos me encantaram!
    Muito bom gosto!!
    Grande beijo e preciso mesmo agradecer suas visitas, que delícia tê-la sempre por lá!
    Bom final de semana!
    Cris

    ResponderEliminar
  19. Valzinha, você não vai acreditar; fui ao Saara não sei se você conhece, mas é como se fosse a tão conhecida 25 de março, fui comprar enfeites para a minha arvore de natal, pois eu comprei uma maior e os enfeites ficaram poucos, e com quem que eu me deparo em uma loja chiquerrima de enfeites? O PLAYMOBIL, kkkkkkk, quase morri quando vi, tinha de todos os tamanhos como vc mesma disse e os preços absurdos, mas eu consegui comprar um para mim, eu não podia deixar passar esta oportunidade, para mim ele entrou para a historia, eu comprei um de 30cm todo cheio de Glitter, feirto de madeira, muito lindo, o preço era 75 reais,mas tive 20% de desconto e saiu por 60 reais, mas tinha uns bem pequenos para pendurar na arvore por 22 reais e um grandão com +-1 metro de altura por 990 reais, e cada um com um modelo diferente, os mais baratos são sem brilho. Eu sou obrigada a fazer um post sobre este MICO que eu cometi né? O pior foi que eu fiz um comentário em um blog, que a menina postou a sala dela arrumada para o natal e tinha o quebra nozes e eu falei assim´´ como ficou lindo o Playmobil em baixo da arvore... MICÃO. kkkkkkk. Eu olho para o Quebra nozes e já começo a rir. Um bj no seu coração.

    ResponderEliminar
  20. Ei Val
    As cores vibrantes reinaram soberanas na sua cozinha, gostei muito, adorei o cabideiro com ganchos coloridos, um encanto, queria um destes.
    Beijo e boa noite.

    ResponderEliminar
  21. Gostei tanto de ver as várias fases da cozinha! Todas bonitas! Parabéns! :) Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  22. Ohhh Vl que maravilla tu cocina , partiendo por ese hermoso papel mirar florar ,, esa repisa verde limos y ese armario turquesa ,,, me encanto el piso hidráulico y me tiene maravillada esa lámpara
    Besos

    ResponderEliminar
  23. Oi Val!
    Estou aqui encantada com a sua cozinha.
    De 2000 para cá, todas as fases!
    Primeiro fiquei namorando as pinturas, que lindas!
    Esse móvel maravilhoso que acompanhou todas as mudanças.
    E a atual!
    Adoro cor, essa explosão de cor ficou linda.
    Linda em detalhes: a mão francesa, os nichos com as suas coleções de 'preciosidades' - nada de velharia, - a banqueta branca, o quadro,os ganchinhos coloridos na área de costura...
    O lustre com os pássaros, lindo!
    E esse pé de máquina em ferro turquesa! Amei!
    Parabéns! Digna de revista novamente!

    bjs, obrigada e um final de semana bem colorido :)
    Ah, adoro tags também!
    Quero fazer todas que vejo rs

    ResponderEliminar
  24. Estou morrendo aos poucos com inveja da sua cozinha.
    Aposto que até a comida ficou mais gostosa! :)

    Que coragem , que ousadia. O mundo é dos ousados. E as cozinhas mais lindas também.
    Além do armário, a mesa da máquina de costura, os passarinhos, a toalha em Patchwork, quero tudo tá!
    Que bom gosto. Nada como a casa da gente, com a nossa cara, do nosso jeito.
    Parabéns, ficou lindo e alegre.

    ResponderEliminar
  25. Val, xeretei cada cantinho desta copa, adorei o tom do verde das prateleiras ficou muito lindo, e os ganchinhos coloridos amei, pé da máquina na cor do luxo puro, Azul Turquesa. Eu achei muito legal a ideia da tv bem na altura dos olhos na cabeceira da mesa, se pudesse faria aqui em casa assim, mas a minha mesa fica de costas para a parede. As peças antigas na prateleira eu achei lindas, a balança antiga, moedores de pimenta, caixa de madeira de marmelada isto é raridade por aqui, a latinha ´lá no cantinho que a amiga deu, a gaveta cortada servindo de porta tempero ficou bem original, e deu pra ver um pedacinho da linda cozinha que ainda vai mostrar,
    Ah, gostei do modelo da mão francesa, acho que o nome é mão francesa né?
    Aff, e se for Playmobil ??? kkkkk
    Um BJÃO no seu coração amiga.

    ResponderEliminar
  26. Você gosta de reforma hein,
    eu tô até com alergia de pensar em reforma , mas logo vou encarar uma reforma na casa nova,
    é que estou falando pela fé, pois coloquei minha casa á venda, e agora é esperar,adorei a roupagem nova que você adicionou á cozinha nova, ficou linda.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  27. The end, que nada! Agora que vem a parte boa: curtir.
    Existem pessoas onde aquela clássica ideia de que menos é mais, não se encaixa e você, com uma cozinha - LINDA - como essa, mostrou que é assim.
    Parabéns, ficou um encanto. !!!

    ResponderEliminar
  28. Val. Foi atrevida e ainda bem!!! A cozinha ficou bem colorida e com muita personalidade. Gosto das estantes, da mistura de padrões, da ligação damadeira com o hidraulico. Vê-se que foi tudo planeado com muita atençao a cada detalhe. Muitos parabéns pelo seu trabalho. Valeu a pena esperar! Beijinho grande .Evelyne.

    ResponderEliminar
  29. Essa sim é uma cozinha alegre e cheia de vida! Muito linda mesmo, aprovadíssima essa renovação. Agora é só curtir muito e encher a casa de quitutes deliciosos!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderEliminar
  30. Fiquei extasiada com o resultado! O piso é apaixonante, todos os pormenores cheios de personalidade, muita vida nesse ambiente!
    E o cantinho para costuras, super charmoso.
    Parabéns, cada detalhe tem muito estilo. Amei.
    As fases anteriores também eram lindas, Val.

    bjs

    ResponderEliminar
  31. Quanta vida nessa cozinha ao longo desses anos! Delícia! Fiquei mesmo apaixonada foi pelo lustre com passarinhos. Já vi por aí e tenho uma paixão platônica por ele ;-)
    Tenha uma ótima semana!
    Rosa
    Le Paquet

    ResponderEliminar
  32. Oi Val!
    No Natal temos que aproveitar para decorar mesmo.
    Eu ainda não comecei...só no finde!
    bjs
    Obrigada e ótima semana também!

    ResponderEliminar
  33. Val, vim espreitar novamente a sua cozinha! Estou encantada... O tecido da toalha é encantador...
    Olhe, neste preciso momento, 10h:57m, estamos várias pessoas a ver a sua cozinha, não digo o local, apenas digo que estamos num sitio de trabalho, muito, muito formal,diria quase institucional, onde não seria suposto estarmos a ver estas coisas... :):):) Bjinho

    ResponderEliminar
  34. Oi Val,
    Ficou muito linda a sua reforma! As cores também me animam.
    Adorei a mão francesa que prende as prateleiras.
    Beijos

    ResponderEliminar
  35. Oi Val
    Obrigada pela visita e comentário delicado deixado no post.
    Beijo pra você.

    ResponderEliminar
  36. Olá Val
    Eu estou a ver o seu Blog pela primeira vez e dou de caras com a cozinha! Eu, que pessoalmente vou pelo neutro, pelos brancos e tendencialmente pelo monocromático, de x em quando tenho necessidade de sair do cómodo e cair numa cozinha como esta! está fantástica! Adoro o papel de parede e enquadrava-se no post que publiquei há uns dias sobre decoração ousada e atrevida! Adoro o papel e os pormenores que vou voltar a ver atentamente e a seguir vou ver o resto do Blog.
    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  37. PS: Tenho uma máquina de costura parecida com a sua que pintei de branco e a família ia-me trucidando! Mas também estou a gostar do azul, ainda volto a dar um banho à minha :) Adoro a tela das banhistas e a balança!

    ResponderEliminar
  38. sabe quando dá um sustinho de ver algo diferente? Pois conforme fui rolando a tela do notebook e cheguei às paredes florais da atual cozinha eu assustei com a diferença. Achei o resultado incrível! Tá linda a nova cozinha! O susto foi por um bom motivo haha! Os detalhes que você mostrou nos ajudam a perceber a profundidade do trabalho.
    e também adorei ver o outro lado da cozinha, todo branco e com muita entrada de luz natural. Deu um contraste super bacana!
    parabéns pelo trabalho, Val! :)
    um beijo!

    ResponderEliminar
  39. Oi Val, vim retribuir sua visita ao meu blog. Adorei te ver por lá. Menina, seu blog é demais! Achei ele e aqui fiquei lendo e lendo os posts. Sua casa é linda. Muita inspiração pra pessoinha aqui. Sua cozinha está demiais! Vou trazer seu blog junto ao meu para acompanhar as novidades . Tudo de bom querida, bjssssssssss

    ResponderEliminar
  40. Depois de teres anunciado no IG, finalmente consegui vir ver a tua cozinha e dou-te os meus parabéns! Sem dúvida que ficou um espaço intrasmissível e com muita personalidade. Eu sou mais menina do café parisiense e acho que a mudança foi brutal! Gosto muito desse chão hidráulico, é cinco estrelas e as tuas velharias são top! Ainda a semana passada vi o quadro das banhistas na "viva", lembrei-me de ti e esbocei um sorriso :). Bjs

    ResponderEliminar
  41. Ahh... já fiz uns pins das tuas fotos no meu álbum "ideias casa" ;)

    ResponderEliminar
  42. Oi Val,
    Acabei de ler que é arquiteta!
    Somos duas!
    Linda profissão, por isso também tanto capricho e bom gosto com a casa!
    Gostei de saber!
    bjs

    ResponderEliminar
  43. oi Val!
    Não tinha ideia de q vc era tão colorida, me lembrou a minha amiga Helka do Forma Plural.
    Amei a prateleira verde com a estampa das paredes. Sou fã deste papel.
    Obrigada por me deixar o recado pra ver tua cozinha!!

    bjus

    ResponderEliminar
  44. Linda em todas as versões, mas na verdade me apaixonei pelo seu ladrilho....o que é isso???!!!
    Beijos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics