Vocês já perceberam que eu atrevo-me a dar receitas,sem ter jeito nem para fritar um ovo.Que ataco de crafter mal sabendo enfiar a linha na agulha.E ainda corro,nado e pedalo diariamente,mas estou longe de ser atleta.
Na vida real,sou arquiteta.That´s what I do for living.Gosto de ter os pés metidos no pó,no barulho,no movimento e no imprevisto.
Quanto mais a casa estiver velha e degradada,melhor.Maior é o desafio de recuperar os elementos de época,nem sempre evidentes, e maior o estímulo para arranjar soluções que,sem colidir com a alma da casa,permitam trazer o conforto e alguma da modernidade dos nossos dias.
Quem me acompanha numa obra já sabe:quando as decisões dependem só de mim,tudo é para manter.Mesmo se certas soluções não vão ao encontro do gosto comum ou possam suscitar discussões.
A casa que vão ver abaixo,foi uma das que mais tive satisfação em intervir.Para não maçar,hoje vão ficar só com a cozinha.Plantas do antes e depois e outros ambientes virão no próximo post.
Quando entrei,a cozinha ( e o resto da casa) estava num estado deplorável,e acreditem,até ao dia anterior a estas fotos,tinha lá estado a viver uma família.
A cor que imperava em todo o espaço,era esse amarelado de gordura.Nunca consegui identificar qual teria sido a cor original dos móveis e das paredes.Infelizmente a bancada e os armários inferiores,estavam irrecuperáveis.
A bancada nova poderia ter continuado até à parede do fundo,decisão lógica.Mas encontrei na casa esse sideboard dinamarquês,em ótimo estado,e achei que lacado de lilás ele poderia continuar a morar por lá.
Em baixo,a cozinha,vista da marquise,final de obra,limpeza feita. As portas foram decapadas como já fiz noutros trabalhos, gosto mesmo de ver os veios e os nós das madeiras.
A janela para a qual chamei a atenção lá em cima:tinha uma rede para ventilar uma despensa contigua à cozinha. Essa despensa foi transformada em casa de banho.Deixei a janela no seu estado original,sem tocar no aro e guarnição,que ficaram na cor que eu tinha encontrado a cozinha.Quem entra hoje na casa,pensa que é um trabalho de patine feito de propósito.Mas não.Ficou como um testemunho dos anos de descaso.Pormenor no aro,em baixo à esquerda:marca de uma tomada de luz.
O móvel superior é o mesmo.As portas estão ao natural,com vidro e puxadores novos.
Alguns pormenores: