...apartamento.
Lembram-se desta cozinha ? pois é,achei que o resto da casa também merecia ser mostrado.Pela sua configuração nada comum nos andares Lisboetas do séc.xx e por estar inserido num imóvel classificado pelo Município,projeto do arqtº de origem suiça naturalizado português,Ernesto Korrodi.
Construído em 1910/11,é um prédio de gaveto,o que faz com que o andar,adaptando-se à geometria do terreno,vá estreitando para o logradouro.
O que resulta numa planta tipo "ferro de engomar".Com exceção das 3 assoalhadas da frente,perfeitamente regulares,os outros cómodos seguem o ângulo definido pelo corredor,dando origem a espaços bastante originais pela sua geometria incomum.Gosto disto.
A sala tal como estava,e depois das obras de recuperação.
Um dos quartos da frente.A iluminação ficou nas paredes para não se mexer nos tetos trabalhados.
Vista do corredor angular que termina na cozinha.
Todas as portas do andar foram decapadas.O que consiste na remoção das camadas antigas de pintura para deixar a madeira à vista.
A remoção da pintura é um trabalho caro,mas estéticamente compensa muito e valoriza a porta,uma vez que assume os nós,os veios e a cor da madeira (de casquinha neste caso).Para manutenção,apenas cera.
Aqui a única foto que tenho em que se vê uma porta no seu estado original.Essa mesma porta aparece 3 imagens acima,numa vista contrária,ao fundo do corredor angular.
E para terminar,mais uma vista da sala,com o rodapé trabalhado de 50cm de altura,vão de porta dupla com bandeira, e arranque do corredor,espinha dorsal do andar.