Já há uns anos que deixei praticamente de usar papel para embrulhar prendas, principalmente na altura do natal. Não existe pior visão para mim, naqueles dias logo a seguir ao Natal, que os ecopontos pejados de papéis para presente; tão cheios apresentam-se os "papelões" que as pessoas nem se dão mais ao trabalho de dobrar o que quer que seja e simplesmente despejam tudo na rua, transformando a cidade numa autêntica lixeira. Portanto, de há uns anos a esta parte, comecei eu a fazer os meus próprios sacos de embrulho. Tenho muito mais trabalho, é certo, mas não só nada bate uma embalagem personalizada, como também evito o desperdício embrulhando os presentes de forma consciente, em pacotes prontos a serem reutilizados. Este ano, e como o tempo disponível para fazer estas coisas é sempre apertado, optei por usar tecido cru (bom e barato) num modelo de saco muito simples que ensino a fazer mais em baixo. Adicionei uma barra em tecido natalício, usei os transfers que tanto gosto e tanto efeito fazem, e obtive um resultado bem original. As minhas dimensões preferidas para os sacos são 25cmX30cm e 30cmX45cm, pois permitem colocar objetos bastante grandes, mas na verdade acabo por fazer de diversos tamanhos consoante vão sobrando tecidos que quero aproveitar. Para fechar as bolsas, é usar aquilo que vai lá por casa: cordel, ráfia, fita, restos de berloques, enfim, o que houver à mão. E para complementar os sacos, sugiro que revejam aqui, aqui e aqui como fazer cartões e etiquetas que também poderão ser reaproveitadas, gerando desta forma, uma economia circular.
Eu sei, o Natal está à porta, mas quem sabe ainda sobra por aí algum tempinho livre que permita a realização de umas festas mais sustentáveis!
Há um tempo dei-me conta que tinha tanta variedade de fitas e cordéis em casa, tudo restos de projetos ou reciclados de presentes que tinha recebido, que decidi organiza-los por cores numa caixa grande de sapatos, de modo a ser mais fácil visualiza-los e dar-lhes uso:
6- Cortar as pontas e desvirar o saco, que está pronto:
Maravilhosos!
ResponderEliminarLindos! Só que eu, agulhas e tecidos não nos damos bem 😢
ResponderEliminarO ano passado no natal pensei nisso também... excesso de papel "perdido" e a ideia maravilhosa de sacos personalizados. Mas mais uma vez não meti mãos à obra e aqui estou eu a babar-me por esses sacos e cheia de remorsos. Este ano consegui comprar a maior parte das prendas a partir de setembro, coisa que nunca fazia antecipadamente. Para o ano, serão os sacos... tenho esperança.
ResponderEliminarAdorei! Incríveis esses trabalhos.
ResponderEliminarBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia