Páginas

E FEZ-SE LUZ!

Gosto de soluções que surpreendam e que fujam do óbvio. E quando o assunto é transformar ou reutilizar objetos dando-lhes nova função, então, fico completamente rendida! Existem pessoas que conseguem ver mais longe, que ousam, e sugerem ideias que saem do convencional. E se algumas propostas são mais complicadas de reproduzir, e talvez requeiram a ajuda de um profissional, outras há que se tornam desconcertantes de tão simples e acessíveis que são!
Vale a pena deixar os olhos bem abertos para captar por aí, o que de diferente se faz!

O QUE QUERES SER QUANDO FORES GRANDE?

Se uma casa é o espelho de quem a habita, o que dizer de um quarto de adolescente?
Este é o quarto do meu filho David e a pergunta "o que queres ser quando fores grande" fica respondida mal se passa pela porta.
David é um apaixonado pela aviação, e todos os seus momentos livres (e não livres) giram em torno do assunto. O quarto dele, que começou por ser um quartinho azul para o único rapazinho da família, transformou-se por força das circunstâncias no seu mundo temático. É ali que David pesquisa sobre aviões, troca ideias e experiências com colegas do "Aviation Lovers", pilota o Flight Simulator. Boa parte das suas economias são gastas em modelos miniatura, em "Add-ons" para tornar o mais realista possível os seus voos virtuais ou em aparelhos que lhe permitem ouvir em tempo real as comunicações entre pilotos e torre de controle. Um dos seus hobbies é o aircraft spotting que consiste em ir para lugares estratégicos e com boa visibilidade sobre a pista dos aeroportos, fotografar os aviões. O Flight Radar 24 permite-lhe saber exatamente qual aeronave vai pousar ou descolar, a origem ou o destino e a que horas. As fotos são depois postadas em várias comunidades de entusiastas do tema.
Para quem tem medo de avião, viajar ao seu lado é uma tranquilidade: à mínima turbulência David tem uma explicação técnica e lógica para o fenómeno. Tão lógica que até nos convence.
Lembro-me dele ter  6 ou 7 anos, e a professora dizer-me que viu-se obrigada a tirá-lo do lugar perto da janela, pois de cada vez que passava um avião, ele desconetava-se da aula. E é assim até hoje, sempre de olhos postos no céu.
"O meu sonho é estar aos comandos de um avião, sobre o oceano, à noite, com os passageiros a dormirem e só se ouvir o ronco dos motores" confidencia-me ele muitas vezes. E eu acredito que ele chegue lá.

A TOALHA DA LU

Qualquer semelhança entre a toalha abaixo e outra que poderão ter visto aqui no blog, não é mera coincidência.
Esta, a cara do verão, um autêntico raio de sol, é a versão da Lu, que mora em Minas Gerais, no Brasil. Postou-a no seu instagram e sem nunca ter tido qualquer contato comigo, "tagou-me", deixando-me sensibilizada com suas palavras:

"Vi (...) me apaixonei e fiz a minha! Vou contar que, se alguém me mostrasse essa toalha de mesa pronta, eu diria que JAMAIS seria capaz de fazer algo parecido...Mas fui em frente e fiz!!! Em exatas 7 semanas estava pronta e ficou mais linda que pensava! Prova que a gente pode tudo que quiser (...) Sempre chegamos a algum lugar, mesmo que não seja onde imaginávamos chegar!!! De quadrinho em quadrinho fui remendando minha vida, construindo um novo caminho, novos horizontes! "navegar é preciso, viver não é preciso"...não, não é! nunca se sabe o que vai ser, onde vai dar, a que fim vamos chegar! seja em um simples forro de mesa, seja em um grande projeto de vida!"

É uma sensação única quando alguém inspira-se em algo que partilhámos, e não só entusiasma-se a fazer, como interpreta-o à sua maneira. Babei na combinação dos tecidos e na explosão de amarelos e laranjas que remete-me aos girassóis de Van Gogh. Mas mais importante ainda é quando o simples ato de cortar quadrados e uni-los, leva-nos a constatar o quanto determinação e vontade são fundamentais no desbravar de novos caminhos.
E agora tenho um problema: dois amores. A toalha da Lu e a minha. E não tenho a certeza da qual eu gosto mais!
Obrigada Lu, por mostrar-nos a sua toalha numa produção tão cuidada, seu quintal florido e essas crianças lindas!

MESA DE PÁSCOA

A mesa está pronta para receber e reunir a família neste dia de Páscoa. Algo incompleta, com marido e uma das filhas num outro continente. Mas a vida é assim, às vezes estamos juntos, outras vezes, nem por isso. Importante é agradecermos e seguirmos com os nossos sonhos.
Páscoa é ressurreição e vida. Neste domingo, o que desejo aos que por aqui passam, é que reflitam e celebrem. Celebrem muito, a renovação e a alegria. Feliz Páscoa!