Páginas

O ANIVERSÁRIO É NOSSO, O PRESENTE É SEU !



É com este batido slogan de cadeia de supermercado que anuncio que o blog completa hoje 1 ano! É um bébé, eu sei, tem muuuuito a aprender ainda.
Não vou fazer uma retrospectiva do que têm sido estes 365 dias, mas apenas dizer-vos que adoro estar aqui, e que é sempre com muito prazer e carinho que escrevo e partilho ideias convosco.
Quando comecei, não tinha expectativas de nada. Sempre li blogs, gosto de arquitetura,decoração e trabalhos manuais, porque não mostrar a quem está desse lado tantas e tantas fotos que até então apenas engordavam o arquivo? Assim nasceu o L´ar.
Não tinha a noção de que as pessoas passavam e participavam com as suas mensagens, numa troca constante de pontos de vista e sugestões.
E que ainda melhor do que escrever, é ler-vos. Ler os vossos comentários, que me motivam e incentivam. E ler os vossos cantinhos, onde aprendemos tantas coisas, entre elas a vos conhecer melhor. E só pelo prazer da leitura, sem obrigações.
A quem por aqui costuma passar das mais diversas formas: àquelas que não se manifestam, às que de vez em quando dizem olá e às (muitas) top comentadoras, o meu muito obrigada. Tem sido um ano gratificante de descobertas, inspirações e amizades.

E para comemorar em grande esta data e alegrar ainda mais as vossas casas, vou sortear um sensacional conjunto de 4 individuais:




E um fabuloso set de 2 caminhos de mesa. A parte da costura feita por mim; o crochet, gentileza da minha sogra, que apercebeu-se a tempo que eu não ia dar conta do recado.



Para participar, não é preciso curtir a fan page que o blog não tem, nem partilhar na vossa barra lateral o que quer que seja.

Basta ser seguidor (se ainda não é, não espere mais, a hora é esta) e deixar a timidez de lado comentando neste post até terça feira 3 de dezembro. E cruzar os dedos, claro!

Quem não tem blog, não esqueça de deixar um email de contato, para o caso de ser a feliz contemplada.

Resultados no dia 4/12. Boa sorte a todos!!

COZINHA PRONTA EM 3...2...1 !

Promessa é dívida! vou mostrar a cozinha, ou melhor, o canto das refeições finalmente pronto. Levou o seu tempo, eu sei. Não é que a remodelação fosse complicada , muito pelo contrário: já tinha tudo na minha cabeça, era só questão de concretizar.
Mas o tempo frio e húmido não ajudou à colagem do papel nem as pinturas em tinta de esmalte, então tudo tornou-se mais moroso.

Mas aí está, um espaço muito pessoal e quase intransmissível, reconheço.

Em 17 anos, a cozinha conheceu 3 fases.
Da primeira, apenas sobram as imagens abaixo, tiradas da revista Casa Cláudia de janeiro de 2000, em que a família era menos numerosa, e o estilo tinha um pézinho no rústico.

Em 2007, fiz umas obras grandes na cozinha. Mudei móveis, piso e revestimento das paredes, e claro que o canto das refeições também levou um upgrade: acrescentei uns nichos para a crescente coleção de velharias, coloquei uma mesa maior, porque no entretanto a família aumentou, e troquei a pintura mural rústica por algo mais citadino, inspirado nos cafés Parisienses. Sou assim: altamente influenciável pelo que vejo. 

UMA SEMANA CHEIA


Por vezes sou assim. Esqueço que o dia só tem 24 horas  (das quais 8 são para dormir) e invento de iniciar mil e uma atividades em simultâneo.
Depois fico frenética a tentar respeitar os prazos que eu própria me imponho.

As mudanças que estou a fazer na área de refeições da cozinha, que incluem pinturas por minha conta, somadas às costuras e crochets que farão parte da surpresa que tenho para vocês no 1º anif do blog, fizeram-me pensar que talvez, tão cedo não conseguisse postar.
Acrescente-se ainda a visita de uns tios do Brasil, e o fato de estar de bábá do cão dos vizinhos, que se ausentaram por uns dias, deixando o coitado nas minhas mãos!
Mas aqui estou, para vos dizer, que no meio do lixa-pinta-torna a lixar, corta-erra-corta novamente, costura e conta malhas, passeia os tios e passeia o cão, a semana acabou em beleza com a chegada de um mega pacote proveniente diretamente da Ilha da Madeira!
Sim, a Lulu, que para muitos de vocês dispensa apresentações, do blog Walking on sunshine, enviou-me produtos típicos da Madeira, que eu adorei.
Quem não a conhece, aproveite os dois dias que tem pela frente e faça uma visita ao cantinho dela, que tal como a dona, é simples, sereno e romântico. E cheio de dicas de decoração e DiY, receitas, reciclagem, inspirações. A não perder!
 
Da ilha da Lulu veio um licor de tomate feito a 4 mãos por ela e a mãe e lindamente engarrafado num frasco de vidro decorado pela Lulu, com direito a rótulo e tudo.
Chegou-me também uma lata vintage com broas de mel crocantes do Porto Santo, típicas de Natal, e uns românticos guardanapos de papel.  
 
 
 
Muito obrigada Lulu, sei que foi de coração que mandaste-me estas lembranças da tua terra, e com grande alegria que as recebi.

PARA INSPIRAR E COPIAR (OU ADAPTAR)

Gosto muito quando as lojas apostam numa imagem diferente para atrair o público.
Sem entender nada de estratégias de marketing, penso que é uma forma de convidar o consumidor a entrar e a conhecer a marca. É ainda uma maneira de tornar mais acolhedores os ambientes e personalizar espaços que hoje em dia ficam muitas vezes situados em grandes superfícies descaracterizadas.

A Naf Naf é uma marca francesa que pessoalmente nem me diz muito, mas adoro o estilo que adotam na decoração das lojas deles.
É criativo, descontraído e surpreendente, o modo como usam peças do quotidiano, subvertendo-lhes a função. Ideias para inspirar e copiar  (ou adaptar) em casa.
A única coisa chata é não permitirem fotos no interior da loja. Por essa razão as primeiras imagens estão um pouco desenquadradas (tiradas à revelia) e as outras tiveram que ser feitas através das montras, sem conseguir evitar os reflexos dos vidros.

Achei interessante o desmembramento do guarda roupa antigo: as portas saíram e foram colocadas nas paredes, transformadas em espelhos de corpo inteiro. O roupeiro permaneceu aberto, em jeito de expositor.

Móveis clássicos (não necessariamente velhos ou antigos) foram para as montras, pintados de uma só cor, inclusive os puxadores.
Uma gaveta estreita adota funções de prateleira.

Fazer uma composição com uma coleção de um mesmo objeto, pode render uma parede original em qualquer canto da casa. Até mesmo aquelas peças que habitualmente vemos pousadas no chão ou em cima da mesa.

Nem só de pratos vive uma parede. Aqui parece que aproveitaram todo o serviço: as chávenas colocadas de diversas formas e até a terrina da sopa. Só é preciso ter coragem para fazer o pequeno furo na porcelana.

Esta última foto é dedicada aquelas que passam por aqui e adoram costura. Existe alguma coisa que deixe um local público com mais cara de casa do que uma máquina de costura antiga?

Loja Naf Naf da Rue Neuve em Bruxelas, Be.

OBRIGADA

 
Num blog pequeno, com relativamente poucas (mas boas) leitoras, qualquer movimentação anormal que aconteça, faz diferença.
E isto passou-se com o L´Avion Rose esta manhã.
Intrigada, cliquei aqui e ali, consultei o Analytics e descobri, surpresa, que havia sido citada por Elaine Gaspareto no seu blog  Um pouco de mim.
Preciso dizer aqui, o quanto me sinto feliz e honrada por várias razões, mas principalmente pelo fato desta deferência ter vindo por parte de uma pessoa extremamente generosa, que no seu blog aborda os assuntos mais diversos, sempre com franqueza e um verdadeiro sentimento de lealdade e partilha.
Um pouco de mim é mais do que só um pouco da Elaine, é onde ela se dá a conhecer por inteiro.
Ali, Elaine divide connosco dicas sobre blogs (o pouco que sei, foi lá que aprendi), divulga e impulsiona o trabalho dos que estão a começar, abre espaço para debates interessantes sobre ética e comportamentos na blogosfera, brinda-nos com receitas deliciosas, e com grande coragem, emociona-nos com suas histórias de vida, nem sempre fácil.
Leio a Elaine há já algum tempo, mas só recentemente atrevi-me a comentar. Se não me engano, opinei sobre um post em que Elaine falava sobre o tema "me segue que eu te sigo". Julguei que num blog com mais de 6000 seguidores, um comentário assinado por uma tal "Val" seria apenas mais um, e por isso mesmo, até aí tinha sido uma leitora silenciosa. Mas julguei mal: minutos depois de ter postado o meu comentário, Elaine responde-me, não só interessada nas minhas palavras, como ainda esclarecendo-me de certos pontos que jamais tinham ocorrido a uma blogueira caloira como eu.
 
No final de Novembro, este blog vai completar um ano. Tenho algumas ideias em mente que espero conseguir concretizar, para que quem me acompanha e despende o seu tempo a ler o que escrevo, seja o verdadeiro aniversariante.
Escusado será dizer, que ter sido citada por um blog sério e de grande visibilidade como o da Elaine, motiva-me a ter vontade de continuar.
Obrigada, Elaine, pelas suas doces palavras. E obrigada a todos os que passam por aqui.