Páginas

ANDAR DE 35 M2

Esta é a remodelação de um pequeno andar de 35m2 situado num prédio comum de Lisboa.Habitado durante cerca de 50 anos por uma mesma família,estava bastante degradado fruto de pura falta de manutenção e descaso.
As alterações foram poucas,apenas um lavar de cara no quarto e na sala,ambos de dimensões diminutas,e uma intervenção mais profunda na cozinha e casa de banho,muito desatualizadas para as exigências atuais.
Como sempre,o objetivo foi não descaraterizar o andar,que apesar de modesto,tem lá as  particularidades e marcas da época de construção (anos 60).
Comparando o antes e depois em planta,percebe-se a nova posição das loiças da casa de banho,e o fechamento de uma parte da varanda traseira para complementar a exígua cozinha de 6m2,como medidas mais relevantes.

Vista do antes e depois do quarto.As portas típicas dos anos 60 e os tacos em espinha foram conservados,assim como a janela que dá alguma luz para a casa de banho.
Casa de banho: a nova canalização e iluminação não permitiu guardar os azulejos 11x11,tão caraterísticos deste tipo de construção,mas o lavatório foi reaproveitado.

No hall de acesso à cozinha e sala,eliminou-se o pesado roupeiro,já muito empenado e com pouca serventia.
Na cozinha,a bancada inferior teve que ser completamente nova:o tampo em mármore estava em péssimo estado,e a sua altura não permitia integrar as máquinas.E mais uma vez,com as novas canalizações não foi possível conservar os azulejos originais,que foram substituídos por brancos....
....para não tirar protagonismo à parede paralela,que esta sim,teve os azulejos preservados.Na 2ª foto,estes aparecem já limpos e betumados,com uns puxadores a servirem de cabides de parede (para panos de prato,saco do pão,etc...)e prateleira estreita para quadros,livros ou frascos de condimentos.O piso,também é o mesmo,não é bonito,mas é o marmorite forte e feio tão em voga nos anos 60.
Ideia que considero a "original" da obra:os móveis superiores,cuja estrutura e prateleiras interiores estavam impecáveis,ficaram.Apenas se descartou as portas antigas,grandes e pesadas,e optou-se por portas mais curtas em MDF e vidro.A parte de baixo,deixou-se aberta,para loiças engraçadas e objetos decorativos.Umas cores,novos puxadores e ei-lo que surge repaginado! 

4 comentários:

  1. Uma excelente remodelação.

    Adorei a ideia utilizada nos armários de cozinha.
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Modéstia à parte,foi uma ideia que resultou. E como todas as boas soluções,partiu de um condicionamento:orçamento curto para os moveis de cozinha!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Para um apartamento modesto e com tão poucos detalhes decorativos, o resultado ficou simpático.Obg!

      Eliminar